Atualizado em 25-10-2023

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à esquerda com a frase ‘Mais proteção para seus negócios’. Já à direita, temos uma ilustração de um celular com um ícone de cadeado.

Seja como pessoa física ou como pessoa jurídica, cuidar da segurança dos seus dados é fundamental. Afinal, atualmente, existe um número expressivo de golpes que fazem milhares de vítimas e causam diferentes tipos de prejuízos, tanto financeiros quanto de reputação.

Para isso, os criminosos aplicam truques de diversas maneiras de um contato se passando por funcionário do Santander ao envio de comunicações com links falsos. Dessa forma, descobrir como se manter seguro é de grande importância, principalmente em seus negócios.

A seguir, você irá encontrar as principais dicas de segurança para sua empresa ficar mais protegida de golpes Veja abaixo!

Aumente a segurança da sua empresa com as nossas dicas

Do mesmo modo como se deve tomar certos cuidados com senhas, dados e informações sensíveis das suas contas pessoais, é importante fazer isso com tudo o que for empresarial. Para evitar dores de cabeça causadas por pessoas mal-intencionadas, siga as nossas dicas.

1. Não forneça os seus dados de contas e acessos 

Existe um conjunto de informações que são exclusivamente suas, o dono destes dados. Entre eles estão senhas de acesso às contas empresariais, e códigos dos dispositivos de segurança como tokens ou o ID Santander.

Essas informações nunca devem ser fornecidas em ligações recebidas que se assemelham ao contato do banco. Também não digite tais dados depois de clicar em que cheguem até você por e-mail, SMS ou por WhatsApp, por exemplo.

O nosso site oficial é www.santander.com.br. Não clique em nenhum link diferente deste ou em links sugeridos por buscadores.

E lembre-se de algo fundamental: os funcionários do Santander não entram em contato com você para solicitar dados sigilosos da empresa como senhas, e não enviamos links, seja para fazer atualização, instalação de aplicativos ou realizar testes.

Por isso, caso receba uma ligação em que digam ser do banco solicitando esses dados, desconfie e não informe. É golpe!

2. Confira os dados da transação antes de pagar

Vai pagar um boleto? Pessoas mal-intencionadas podem interceptar, adulterar e enviar o boleto como se fosse o verdadeiro para conseguirem receber o dinheiro das vítimas. Veja como proteger a sua empresa dos boletos falsos:

- Confira se o valor e dados de quem irá receber (beneficiário) estão corretos. Se notar divergências, não pague e contate o emissor do boleto;
- Ao pagar um boleto emitido pelo Santander, veja se os 3 primeiros dígitos da linha digitável são 033;
- Se precisar emitir uma segunda via do boleto, faça somente pelo site oficial da Instituição Financeira.

Outra dica importante é: ao utilizar o QR Code ou o Token Físico para validar transações, sempre confirme se os dados conferem com a sua transação.

3. Fique atento às suas senhas e ative a Biometria Facial

Na rotina de uma empresa muitas transações bancárias são feitas. Com isso, ter cuidado redobrado com as senhas, etapas de confirmação e outros recursos essenciais que auxiliam a proporcionar a sua segurança quando precisar movimentar o seu dinheiro.

Dessa forma, muita atenção: tenha certeza de que a sua Biometria Facial está cadastrada no app Santander Empresarial, o que trará mais praticidade e proteção extra nas transações.

Além disso, é interessante adquirir o hábito de trocar as senhas de acesso ao aplicativo e Internet Banking com frequência. Isso irá dificultar a ação de criminosos e manter sua empresa mais protegida.

4. Compartilhe com sua equipe as dicas acima

Faça com que as orientações de segurança cheguem a todos! Isto é, os gestores que buscam ter o máximo de proteção em toda a empresa devem fazer com que as demais pessoais saibam essas medidas de proteção que explicamos acima. Trata-se de uma forma de prevenir imprevistos e de todos estarem cientes.

Em caso de suspeita de fraude ou golpe contate a Central de Atendimento Empresarial nos telefones: 4004 2125 (capitais e regiões metropolitanas), 0800 726 2125 (demais localidades) ou 0800 723 5007 (para pessoas com deficiência auditiva ou de fala).

Continue acompanhando os nossos conteúdos sobre segurança aqui no Blog Santander ou no site de segurança em que essas e outras informações sobre medidas de proteção estão reunidas.

Leia sobre segurança

Avalie esse artigo