Atualizado em Mon Jul 31 14:03:06 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Seja seu aniversário ou uma data comemorativa, ser presenteado é sempre muito bom, porém, recentemente, esse ato virou uma armadilha para criminosos que aproveitam desta data, pela vulnerabilidade da pessoa e distração, para aplicar golpes.

No chamado Golpe do Presente, o fraudador usa o cartão de crédito da vítima indevidamente. Para que você não tenha prejuízos, trouxemos algumas dicas de como identificar o golpe em questão e sobre saber o que fazer.

Entenda o que é o Golpe do Presente

O Golpe do Presente recebeu esse nome porque acontece no seguinte contexto: no dia do seu aniversário ou em outras comemorações, como Dia das Mães, dos Pais ou dos Namorados, um entregador aparece em seu endereço alegando que tem um presente para você, mas que entregará somente depois de receber o pagamento de uma taxa.

É neste momento que o golpe acontece: o valor cobrado na maquininha é muito mais alto do que o informado. Utilizando técnicas de engenharia social, o golpista cria argumentos para justificar a cobrança tais como frete, entrega anterior sem sucesso e com isso manipula o valor sem que o cliente perceba.

O golpe também pode ser aplicado de forma online por conversas de WhatsApp, SMS ou e-mail: o golpista se passa por um representante de uma marca ou loja famosa informando que possui um brinde e solicita o pagamento via Pix para realizar a entrega.

Quer se proteger? Confira as dicas abaixo

Siga as recomendações abaixo e se mantenha desconfiado ao se deparar com um cenário como o descrito, assim você ficará mais protegido.

Suspeite de entregas desconhecidas

É normal receber entregas em casa porque, atualmente, muitas compras são feitas com a opção de envio. No entanto, ao perceber que é uma entrega surpresa, fique desconfiado e busque informações para saber se é realmente um presente para você ou não.

Nesta situação, uma recomendação de segurança é entrar em contato com a loja do “presente” ou pessoa que dizem estar presenteando para confirmar se a entrega é verdadeira ou não.

Evite pagar taxas extras ao receber o presente

Se você já está desconfiado por não reconhecer a entrega do presente, não pague nenhuma taxa que o entregador vir a cobrar porque pode ser um jeito  de cobrar altos valores de transação.

Confirme o que aparece na máquina de cartão

Mas, caso você chegue na etapa de realizar um pagamento no ato da entrega, preste atenção nas informações que aparecem no visor da máquina de cartão. É fundamental confirmar o valor antes de colocar a senha ou aproximar o cartão. Além disso, não entregue o seu cartão a ninguém, para evitar que seja trocado.

Essas dicas valem para qualquer situação que envolva pagamentos em maquininha: sempre confirme que está pagando o valor certo.

| Veja também: como se proteger do Golpe do Delivery.

Desconfie de mensagens sobre presentes

Os criminosos também estão enviando mensagens como se fossem funcionários de lojas reais ou de marcas conhecidas com o discurso de que têm um brinde para ser entregue para você, seja no mês do seu aniversário ou sorteado em uma promoção falsa, por exemplo.

É neste momento em que os golpistas criminosos dizem que há um valor a ser pago por Pix e, assim, se a vítima não reparar que as informações são de uma pessoa física e não de uma pessoa jurídica, aplicam o golpe. O dinheiro será enviado para a conta de quem aplicou o golpe.  

Sempre confirme nos canais oficiais da loja sobre o envio do brinde e cobranças de taxas. Ao fazer o pagamento, verifique se quem irá receber o valor corresponde ao nome da empresa de quem está comprando.

Gostou das dicas? Elas são essenciais para não ser uma vítima do Golpe do Presente nem ter dor de cabeça com prejuízos causados por pessoas-mal-intencionadas. Se quer saber mais dicas sobre segurança, confira o nosso site com tudo sobre o assunto ou participe do curso Cyber Hero para descobrir como ficar mais seguro online.

Seja um Cyber Hero

Avalie esse artigo