Atualizado em Thu Dec 21 19:49:54 GMT-03:00 2023

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Quando o assunto é segurança digital, todo cuidado é necessário e pode fazer a diferença. Ao instalar aplicativos de banco em seu celular, é preciso ativar todos os recursos que irão aumentar a sua proteção a cada movimentação financeira em sua conta, como a biometria facial.

Se você quer saber mais sobre quais são as vantagens de usar a biometria facial no seu dia a dia, continue acompanhando esse conteúdo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

O que é biometria facial

Reconhecida como um dos tipos de autenticação em dois fatores, a biometria facial é uma tecnologia que tem marcado presença nos aplicativos em geral, mas, principalmente, no de bancos e de instituições financeiras.

Isso porque se trata de um recurso que usa algoritmos de inteligência artificial para confirmar a identidade do usuário. Quando é utilizado em aplicativos de instituições financeiras, aumenta a segurança das transações. Para outras empresas, também há como ser usada para liberar algum acesso por meio da validação de que, de fato, a pessoa é quem ela diz ser e que ela tem permissão para acessar determinado ambiente.

Uma das formas de cadastrar sua biometria facial é através da foto do seu rosto, chamada de foto de segurança, para que sempre seja usada como base para a confirmação da sua identidade no aplicativo em questão. Para que funcione corretamente, será necessário abrir a câmera, permitir a leitura facial e confirmar a sua biometria como o dono da conta de acesso ao aplicativo.

A biometria facial é capaz de aumentar a sua segurança por ser algo que só o usuário tem para se identificar, isto é, uma característica totalmente pessoal e particular, como se fosse uma impressão digital. Os algoritmos dessa tecnologia auxiliam a conferir quais são os traços do rosto e a estrutura para que possam saber que é você sempre que você precisar confirmar uma transação.

Importante: a sua foto de segurança não será compartilhada ninguém.

Quais são as vantagens da foto de segurança

É importante se preocupar com a segurança ao fazer transações pelo celular. Mas ter a biometria facial habilitada torna isso ainda mais prático. Confira abaixo quais são as principais vantagens de usar este recurso ao movimentar o seu dinheiro.

Proporcionar mais segurança para as suas informações

O principal benefício de usar essa tecnologia no seu dia a dia é para proteger o seu dinheiro, os seus dados e as suas informações pessoais, o que ajuda a se precaver contra golpes como o Golpe da Mão Fantasma e fraudes digitais. Aumentar a sua segurança se faz essencial e pode impedir uma ação de alguém mal-intencionado tente se passar por você. Neste caso, a biometria facial poderá ser solicitada para confirmar a identidade do dono da conta.

Facilitar a habilitação do ID Santander

O ID Santander funciona como um autenticador automático para as movimentações em sua conta, sendo mais um recurso de segurança que os nossos clientes podem contar para protegerem os seus dados e informações pessoais. Tendo a sua biometria facial cadastrada, a próxima habilitação do ID Santander terá como ser feita pelo app Santander, sem precisar sair de casa.

Como cadastrar a Biometria Facial no Santander

Além de todas as vantagens que listamos acima, cadastrar a Biometria Facial no app Santander é muito fácil e rápido. Basta seguir o passo a passo abaixo para ativar a sua em alguns cliques.

Passo 01 – Acesse o aplicativo Santander e entre em sua conta;

Passo 02 – Já no aplicativo, você irá receber um convite para cadastrar a sua Biometria Facial. Se essa mensagem não aparecer, você pode clicar em Menu Lateral > Segurança > Biometria Facial;

Passo 03 – Siga as instruções que aparecem nesta etapa para que a sua imagem fique nas condições ideais (isso faz a diferença!);

Passo 04 - Agora, olhe para a câmera e tire sua foto. O seu rosto deve estar encaixando na moldura que aparecerá na tela;

Passo 05 - Pronto! O seu cadastro foi feito. Nas suas próximas transações você conseguirá concluir com ainda mais rapidez e segurança ao confirmar a sua identidade;

Se você ainda não usa o aplicativo do Santander, baixe agora mesmo para cadastrar a sua foto de segurança seguido os passos acima.

Baixar App Santander

E se você ainda não é cliente, que tal abrir sua conta com a gente e ter mais praticidade para movimentar o seu dinheiro?

Abra sua conta

Avalie esse artigo