Tem muita história de transformação social por trás do Amigo de Valor: já são mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes beneficiados pelo programa, criado em 2002 pelo Banco Santander.
Todos os anos, as empresas do Grupo Santander e os nossos funcionários, clientes e fornecedores participam fazendo doações ou destinando parte de seu Imposto de Renda devido – aqui a gente explica direitinho como ampliar suas deduções do IR fazendo o bem.
Só em 2024, inclusive, arrecadamos R$25,2 milhões que ajudaram a levar atendimento, proteção e oportunidades a milhares de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. Mas você sabe quais são os projetos por trás do Amigo de Valor?
Veja a seguir como contribuir para a transformação de milhares de vidas ao apoiar projetos que enfrentam e previnem violações contra crianças e adolescentes, como maus-tratos e trabalho infantil:
Família Acolhedora
Em Moreno (PE), as crianças e adolescentes afastados de suas famílias por decisão judicial não vão mais para abrigos institucionais. Com o Projeto Família Acolhedora, elas podem permanecer em suas comunidades, sob o cuidado e acompanhamento de pessoas selecionadas e capacitadas.
O serviço de acolhimento familiar foi apresentado para a rede municipal de proteção, para o sistema judiciário e o Ministério Público, e sua formalização em lei já foi aprovada pela Câmara de Vereadores – um avanço significativo para a continuidade do projeto.
Criança Não é Brinquedo de Adulto
Em Cruzeiro do Sul (AC), a Terra Indígena Katukina abriga mais de 800 indígenas, distribuídos em oito aldeias com acesso limitado a serviços públicos essenciais. Algumas das crianças e adolescentes que vivem nessa região enfrentam situações graves de vulnerabilidade, incluindo casos de violência e exploração sexual.
Para enfrentar essa situação, o projeto Criança Não É Brinquedo de Adulto formou uma equipe multidisciplinar, estruturou os fluxos de atendimento e está realizando rodas de conversas e palestras de conscientização nas comunidades. Assim, tem conseguido identificar e encaminhar casos de violações.
Protagonismo Juvenil Feminino
Mais de cem garotas de 11 a 17 anos de Maragogi (AL) são atendidas pelo projeto Protagonismo Juvenil Feminino, que facilita o acesso de adolescentes vulneráveis a oportunidades, cursos profissionalizantes e atividades culturais.
Essa iniciativa vem ajudando essas meninas a se desenvolverem plenamente para que, assim, possam adquirir novos conhecimentos, expandir os seus horizontes e conquistar melhores condições de vida, saúde e segurança.
Convivência Digital
Em Pombal (PB), o projeto Convivência Digital utiliza a educação e a inclusão digital como caminhos para ampliar as oportunidades de trabalho e renda para crianças e adolescentes, especialmente vítimas de violações, moradores da zona rural e de comunidades quilombolas.
Uma equipe técnica com cinco profissionais foi contratada e mais de cem beneficiários estão participando de oficinas de informática, música, reforço escolar, capoeira, artesanato e esporte. O Núcleo de Inclusão Digital na comunidade quilombola rural está em reforma e o atendimento psicológico foi ampliado. Os familiares também estão envolvidos.
Projeto Proteger
Em Barcarena (PA), o Projeto Proteger está enfrentando a violência sexual contra crianças e adolescentes, especialmente nas áreas portuárias e comunidades ribeirinhas da cidade. Para isso, contratou uma equipe, mapeou o território e está engajando lideranças comunitárias.
A busca ativa de vítimas já resultou no atendimento a seis casos. A divulgação do projeto já fez surgir, também, demandas de atendimento em áreas portuárias e rurais do município.
Aproveite para conhecer os demais projetos do Amigo de Valor e acompanhe as transformações sociais causadas por eles aqui.