Atualizado em 08-02-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

O carnaval está chegando e é um ótimo momento para viajar, sair um pouco da rotina e claro, aproveitar os bloquinhos com toda a folia que só o Brasil proporciona.

Mas, por ser um momento de curtição com amigos e muitas pessoas reunidas, é importante estar sempre com a atenção redobrada para não passar por nenhuma situação que atrapalhe a sua felicidade nesta data.

Para ajudar você, reunimos as principais dicas de como aproveitar o carnaval mantendo a sua segurança. Continue a leitura e confira!

Dica nº 1 - Se você for viajar, tenha alguns cuidados

Se você tem planos de ir viajar durante os dias de carnaval, seja para destinos nacionais ou para outros países, há algumas medidas de segurança essenciais para evitar incidentes.

Por exemplo, confira os detalhes completos da acomodação em que você pretende ficar, como a localização, como chegar e a qualidade, compre passagens e pacotes de viagem somente em sites seguros, e contrate um seguro viagem.

Afinal, viajar é uma experiência que requer atenção com a sua segurança tanto quanto ficar na cidade para aproveitar os bloquinhos de carnaval.

| Leia também: Confira 6 dicas de como viajar com segurança.

Dica nº 2 – Lembre-se de proteger o seu cartão

Ao realizar um pagamento com o seu cartão, fique de olho na hora de passar nas maquininhas, principalmente nos blocos de rua, pois pessoas mal-intencionadas podem aproveitar esse momento para aplicar golpes.

Além disso, tenha atenção ao pagar: olhe o visor da maquininha e não pague caso ele esteja danificado, confira o valor digitado e evite entregar seu cartão na mão de terceiros.

Outra dica de segurança para o carnaval é ativar a notificação de compras e sempre que possível verificar o extrato de compras no aplicativo do seu banco, como pelo App Santander ou App Way aqui no Santander. Se possível, use o cartão online para ter mais segurança e praticidade.

Dica nº 3 – Ative a Gestão de Limites do seu cartão de crédito

Em todos os cenários de como aproveitar os dias de carnaval, opte por utilizar funcionalidades que protejam os seus dados pessoais e os acessos às suas contas, como o aplicativo do banco.

Aqui no Santander, a sua vida financeira fica mais segura com a possibilidade de definir o limite máximo para pagamentos com cartão, Pix ou fazer transferências. Você consegue fazer com poucos cliques através do App Santander e App Way. Saiba como:

Para ajustar o limite no Cartão de Crédito: acesse o App Way e vá no Menu > Limite por Cartão > Clique no ícone de “Configurações” > Clique em 'Ajustar Limite' e digite o valor desejado > Selecione 'Alterar' e pronto.

Para ajustar o Limite do Pix: acesse o App Santander e vá no Menu > Pix > Meus limites > Gestão de limites > Escolha umas das opções: Para conta de outra pessoa / Para dados autorizados / Para contas no meu nome > Digite o valor e clique em 'Ajustar'.

Atenção! O aumento do limite pode levar até 48 horas. A redução é imediata.

| Leia também: O que é a gestão de limites e como agrega segurança para suas transações.

Dica nº 4 – Não fique sem os seguros

Quer ainda mais segurança para curtir os dias dessa época como você quiser? Então, conheça os seguros que o Santander tem para te proteger.

Com o Seguro Transações, você está protegido em caso de transações indevidas via Pix, TED e TEF, se realizadas sob coação, como ocorre em assaltos. Além disso, bens comprados via Pix estão protegidos em caso de roubo nos 7 primeiros dias após o recebimento da compra.

Contrate o seguro

Para você saber: clique nos links acima para conhecer em detalhes as condições dos Seguros Santander. Estamos com ofertas diferenciadas para esse período de carnaval e você não vai querer perder.

Dica nº 5 – Cadastre a sua Biometria Facial e o ID Santander

Com a Biometria Facial, o aplicativo reconhece quem está movimentando o dinheiro e só irá autorizar caso seja você, o dono da conta e do celular. Se alguém tentar fazer uma transação ou movimentar a sua conta, ela não irá conseguir.

No aplicativo Santander você pode ativar duas funções importantes para a sua segurança: a Biometria Facial e o ID Santander.

- Para ativar a Biometria Facial: abra o App Santander e faça login, clique no Menu > Segurança > Habilitar Biometria Facial.

- Para habilitar o ID Santander: entre em sua conta e no Menu, clique em Segurança > Habilitar ou Sincronizar ID Santander.

Dica nº 6 – Tenha cuidado com seu celular e demais pertences

Os registros com o celular já fazem parte do nosso dia a dia, para guardarmos as recordações de dias importantes em nossa vida, e no carnaval não pode ser diferente.

Mas é nesse momento que pessoas mal-intencionadas têm se aproveitado para roubar celulares, ainda mais no meio de uma multidão. Portanto, tenha muita atenção quando for registrar algum momento com os amigos ou família, para não correr nenhum perigo e ter prejuízos.

Mais uma indicação de segurança é carregar apenas o necessário com você. Se estiver em lugares com muitas pessoas, opte pela regra popular do “menos é mais” e, dessa forma, os riscos de imprevistos são menores.

Dica nº 7 – Coloque o seu bem-estar em primeiro lugar

Não é só a sua vida financeira que precisa de atenção durante o carnaval, já que a sua segurança também está relacionada com a sua saúde.

Por isso, lembre-se de manter a hidratação, ainda mais se estiver aproveitando a folia nos blocos de rua. Tenha cuidado com as bebidas e comidas desconhecidas e aposte em roupas mais leves.

E se algo acontecer com você, nós podemos ajudar

Por mais que tenha se protegido com medidas de segurança, você ainda foi uma vítima de furto, golpe ou roubo? Você pode contar com o suporte do Santander para saber como agir em cada situação.

Por exemplo, há como contestar uma compra realizada em sites ou aplicativos direto pelos nossos aplicativos com a opção de “Não reconheço essa compra” ao clicar no item que estiver em sua fatura do cartão. Já com a funcionalidade de confirmação de compra suspeita, iremos te notificar com mensagens caso algo pareça não ter sido adquirido por você.

E se você procura o jeito certo de fazer o bloqueio do seu cartão, entrar em contato com a gente para bloquearmos a sua conta e outras maneiras de evitar possíveis complicações para a sua vida financeira, clique aqui para acessar todas essas informações.

Com as dicas apresentadas, agora é o momento de aproveitar a folia com segurança, sem passar por dores de cabeça. E se você quiser manter-se atualizado sobre os golpes e outras novidades no mundo de segurança, conheça nosso site de segurança.

Leia sobre segurança

Avalie esse artigo