Você está em

Programação

Artes Visuais

Voltado preferencialmente à arte moderna e contemporânea, o Santander Cultural já recebeu obras de artistas como Miró, Picasso, Miguel Rio Branco, Vik Muniz e Vasco Prado. Em 2016, mais uma vez a Instituição reafirmou seu compromisso de apresentar talentos da cena local recente, com a quinta edição do RS Contemporâneo, projeto que agrega artistas gaúchos desde 2011, além de trazer duas grandes mostras com obras do pernambucano  Francisco Brennand e do falecido escritor gaúcho Simões Lopes Neto.

Cinema

A sala de cinema abrange a produção dos cinemas brasileiro e mundial, com ênfase em mostras e reflexão e realização de sessões comentadas, pré-estreias, lançamentos, e festivais com a presença constante de elenco e realizadores.

  • Filmes de Israel e Argentina entre as atrações de novembro

    Começa mais uma edição da Feira do Livro de Porto Alegre, e novamente o Cine Santander Cultural terá três programas diferentes, todos com entrada gratuita, para acompanhar a programação do evento.

    As sessões das 15h serão dedicadas à 3ª Mostra de Cinema Israelense. Elaborada em parceria com o Consulado de Israel em São Paulo, a programação terá cinco dramas premiados produzidos no país, enfocando temas como a situação prisional, a mulher na sociedade israelense e a busca por justiça.

    Às 17h acontecem as exibições do Cinema Argentino Contemporâneo, numa seleção elaborada em parceria com o Consulado Geral da Argentina em Porto Alegre. Dos oito filmes apresentados, quatro são documentários, mas também tem terror, fantasia, drama e policial, oferecendo aos espectadores um pequeno panorama da produção argentina recente.

    Já as sessões das 19 horas terão filmes vindos de dois dos países nórdicos homenageados na 63º Feira do Livro: dois longas noruegueses e cinco longas suecos, baseados em obras literárias de sucesso.

    Para complementar a programação, haverá duas exibições únicas das obras francesas em homenagem aos 40 anos de falecimento do poeta e roteirista Jacques Prévert: o longa de animação O Rei e o Pássaro e uma coletânea com 13 curtas de animação baseados em seus poemas.

    Representando a literatura e o cinema de gênero do Brasil, também será projetado o filme Condado Macabro, com a presença do diretor e escritor Marcos DeBrito.

    Não deixe de visitar a Feira do Livro e acompanhar gratuitamente a programação do Cine Santander Cultural, que está repleta de filmes de qualidade!

  • 15h Raiva e Glória Avi Nesher


    RAIVA E GLÓRIA
    Za'am V'Tehilah , Israel, 1984, cor, 118 min


    O filme enfoca o movimento de resistência judaica na Palestina em 1942, quando os britânicos ainda mantinham poder colonial sobre a região. Neste contexto, integrantes da resistência pretendem vingar-se do cruel oficial inglês que condenou um de seus companheiros à morte.

    D, R: Avi Nesher. E: Hanna Azoulay Hasfari, Sigal Cohen, Rona Fried. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h Ressurreição Gonzalo Calzada


    RESSURREIÇÃO
    Resurrección , Argentina, 2015, cor, 102 min


    Na Argentina de 1871, um jovem padre viaja para Buenos Aires para ajudar os contaminados durante uma epidemia de febre amarela. Chegando à residência de sua família, onde todos também estão infectados, ele presencia estranhos acontecimentos que, junto ao medo da morte, fazem com que questione sua missão.

    D, R: Gonzalo Calzada. E: Martin Slipak, Lola Ahumada, Diego Alonso, Patricio Contreras. G: Terror. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h Astrid Kristina Lindström


    ASTRID
    Astrid , Suécia, 2015, cor, 90 min


    Os livros de Astrid Lindgren venderam mais de 150 milhões de cópias, e ela é um dos dez autores mais lidos do mundo. Mas de onde surgiram suas histórias? Este documentário investiga como Astrid tornou-se um ícone para o mundo inteiro, influenciando a política e o debate público como uma ativista contra a guerra, o racismo e a energia nuclear.

    D: Kristina Lindström. E: Lennart Hyland, Astrid Lindgren, Leif G.W. Persson. G: Documentário. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h Bruriah Avraham Kushnir


    BRURIAH
    Bruriah , Israel, 2008, cor, 90 min


    Nos dias atuais, uma mulher judia embarca na busca pela última cópia de um controverso livro escrito pelo seu pai sobre Bruriah - uma história de vários séculos atrás, na qual os rabinos declaravam que as mulheres tinham “uma mente mais leve”.

    D: Avraham Kushnir. E: Alon Aboutboul, Shmuel Atzmon, Baruch Brener. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    17h Procurando Tita Teresa Costantini


    PROCURANDO TITA
    Buscando a Tita , Argentina, 2016, cor, 58 min


    Documentário que resgata a trajetória de Tita Merello (1904-2002), uma singular cantora e atriz argentina que encarnou o tango humorístico com muita expressividade. Numa época em que apenas os cantores masculinos brilhavam na mídia, ela impôs sua presença e criou um estilo único e pessoal.

    D, R: Teresa Costantini. E: Susana Rinaldi, María José Demare, Sandra Mihanovich, Héctor Olivera. G: Documentário. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h O Círculo Levan Akin


    O CÍRCULO
    Cirkeln , Suécia, 2015, cor, 144 min


    Certa noite, quando a lua aparece vermelha no céu, seis adolescentes se encontram em um parque abandonado atraídas por um poder misterioso. Elas são “as escolhidas”, um grupo de bruxas com poderes mágicos que devem aprender a trabalhar juntas, apesar de suas diferenças, para salvar o mundo.

    D: Levan Akin. R: Levan Akin, Sara Bergmark Elfgren, Mats Strandberg. E: Josefin Asplund, Helena Engström, Miranda Frydman. G: Fantasia/Terror. CI: 16 anos. L: Sim.



  • 15h A Final da Copa Eran Riklis


    A FINAL DA COPA
    Gmar Gavi'a Israel, 1991, cor, 105 min


    Um soldado israelense é feito refém por um pequeno grupo da Organização Libertadora Palestina, no Líbano. O soldado planejava sair de férias para ir assistir à final da Copa do Mundo. O amor pelo futebol também faz parte da vida dos seus captores, e isso acaba gerando uma improvável união entre eles.

    D: Eran Riklis. R: Eyal Halfon. E: Moshe Ivgy, Mohammad Bakri, Salim Dau. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    17h Viemos de Longe Ricardo Pitterbarg


    VIEMOS DE LONGE
    Venimos de Muy Lejos - La Película , Argentina, 2012, cor, 105 min


    Desde 1990, o grupo de teatro comunitário Catalinas Sur encena a chegada à Argentina dos imigrantes no início do século 20. Com o mesmo espírito empreendedor e solidário de seus antepassados, estes artistas uniram-se para construir um bairro, uma escola, um campo de futebol, uma praça, um grupo de teatro e, finalmente, um filme.

    D: Ricardo Pitterbarg. R: Paula Pasnansky, Ricardo Pitterbarg, Vanina Sierra. G: Documentário. CI: Livre. L: Sim.



    19h Um Jogo Sério Pernilla August


    UM JOGO SÉRIO
    Den allvarsamma leken , Suécia, 2016, cor, 115 min


    Os jovens Arvid e Lydia se apaixonam loucamente. Ambos são atraídos pelo sonho de um amor puro, grande e imaculado. Mas o sonho exige um sacrifício maior do que eles podiam imaginar. O filme conta uma história de amor apaixonada e intensa, mostrando quais escolhas temos e as consequências que as acompanham.

    D: Pernilla August. R: Lone Scherfig, Hjalmar Söderberg. E: Michael Nyqvist, Sverrir Gudnason, Mikkel Boe Følsgaard. G: Drama/Romance. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h Além das Fronteiras Uri Barbash


    ALÉM DAS FRONTEIRAS
    Me'Ahorei Hasoragim , Israel, 1984, cor, 103 min


    Na prisão central de Israel, muitos policiais corruptos fornecem drogas e instilam o ódio entre os prisioneiros judeus e árabes, desta forma conquistando controle e vantagens no local. Mas alguns eventos levam a uma união inesperada entre os dois grupos, que gera uma greve de fome.

    D: Uri Barbash. R: Benny Barbash, Uri Barbash, Eran Preis. E: Arnon Zadok, Mohammad Bakri, Assi Dayan. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h Abzurdah Daniela Goggi


    ABZURDAH
    Abzurdah , Argentina, 2015, cor, 89 min


    Baseado no romance autobiográfico de Cielo Latini, o filme conta a história de uma adolescente nos anos 1990 que encontra na internet uma válvula de escape para as pressões escolares. Entrando em salas de bate-papo, ela conhece pessoalmente um homem dez anos mais velho, e o amor não correspondido entre os dois acaba se tornando uma obsessão.

    D: Daniela Goggi. R: Daniela Goggi, Cielo Latini, Alejandro Montiel, Alberto Rojas Apel. E: Eugenia Suárez, Esteban Lamothe, Gloria Carrá. G: Drama, Romance. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h O Centenário que Saiu Pela Janela e Desapareceu Felix Herngren


    O CENTENÁRIO QUE SAIU PELA JANELA E DESAPARECEU
    Hundraåringen som klev ut genom fönstret och försvann , Suécia, Rússia, Reino Unido, França, Espanha, 2013, cor, 114 min


    O centenário Allan Karlsson sai pela janela e desaparece. Ele começa uma viagem inesperada envolvendo vários assassinatos e uma mala cheia de dinheiro. Logo ele vira toda a nação de ponta-cabeça - algo que já tinha alguma experiência, considerando que anteriormente ele já tinha feito a mesma coisa com o mundo inteiro.

    D: Felix Herngren. R: Felix Herngren, Hans Ingemansson, Jonas Jonasson. E: Robert Gustafsson, Iwar Wiklander, David Wiberg. G: Aventura/Comédia. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h Sede Tawfik Abu Wael


    SEDE
    Atash , Israel, 2004, cor, 109 min


    Depois de abandonar sua cidade natal, uma família mora em uma base militar abandonada no meio do nada, e sobrevive produzindo e vendendo carvão. Certo dia, o pai decide trazer água - ilegalmente - para sua família. O surgimento da água faz renascer os ressentimentos entre a família e o desejo reprimido de liberdade sufocado ao longo destes anos.

    D, R: Tawfik Abu Wael. E: Hussein Yassin Mahajne, Amal Bweerat, Ruba Blal. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h El Francesito Miguel Kohan



    19h Victoria Torun Lian


    VICTORIA
    Victoria , Noruega, 2013, 106 min


    O filme narra a trágica história de amor de Victoria e Johannes. Ela é a herdeira de um rico, dono de diversas propriedades, enquanto ele é filho de um pobre moleiro. Apesar do amor existente entre o jovem casal, seu pai obriga Victoria a abandonar Johannes para casar-se com Otto, um jovem rico.

    D: Torun Lian. R: Knut Hamsun, Torun Lian. E: Iben Akerlie, Jakob Oftebro, Bill Skarsgård. G: Drama/Romance. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h A Final da Copa Eran Riklis


    A FINAL DA COPA
    Gmar Gavi'a Israel, 1991, cor, 105 min


    Um soldado israelense é feito refém por um pequeno grupo da Organização Libertadora Palestina, no Líbano. O soldado planejava sair de férias para ir assistir à final da Copa do Mundo. O amor pelo futebol também faz parte da vida dos seus captores, e isso acaba gerando uma improvável união entre eles.

    D: Eran Riklis. R: Eyal Halfon. E: Moshe Ivgy, Mohammad Bakri, Salim Dau. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    17h O Patrão - A Radiografia de um Crime Sebastián Schindel


    O PATRÃO - A RADIOGRAFIA DE UM CRIME
    El Patrón, Radiografía de un Crimen , Argentina, Venezuela, 2014, cor, 90 min


    Baseada em fatos reais, esta história policial narra as desventuras de um trabalhador rural que chega a Buenos Aires em busca de trabalho, mas acaba sendo explorado por um patrão assustador. Introduzido ao submundo dos açougues, ele é obrigando a vender carne podre, numa situação de verdadeira escravidão.

    D: Sebastián Schindel. R: Nicolás Batlle, Elías Neuman, Sebastián Schindel. E: Germán de Silva, Joaquín Furriel, Mónica Lairana, Luis Ziembrowski. G: Policial/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h O Homem que Amava Yngve Stian Kristiansen


    O HOMEM QUE AMAVA YNGVE
    Mannen som elsket Yngve , Noruega, 2013, 90 min


    O ano é 1989, logo depois da queda do muro de Berlim. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle tem tudo que poderia querer: a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal. Juntos, eles irão lançar a banda punk mais pesada de Stavanger, a Mattias Rust Band. Então o novo garoto da sala, Yngve aparece e as coisas se complicam.

    : Stian Kristiansen. R: Tore Renberg, Tore Renberg. E: Rolf Kristian Larsen, Arthur Berning, Ida Elise Broch. G: Comédia/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h Além das Fronteiras Uri Barbash


    ALÉM DAS FRONTEIRAS
    Me'Ahorei Hasoragim , Israel, 1984, cor, 103 min


    Na prisão central de Israel, muitos policiais corruptos fornecem drogas e instilam o ódio entre os prisioneiros judeus e árabes, desta forma conquistando controle e vantagens no local. Mas alguns eventos levam a uma união inesperada entre os dois grupos, que gera uma greve de fome.

    D: Uri Barbash. R: Benny Barbash, Uri Barbash, Eran Preis. E: Arnon Zadok, Mohammad Bakri, Assi Dayan. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h O Volante Número 5 de Talleres Adrián Biniez


    O VOLANTE NÚMERO 5 DE TALLERES
    El 5 de Talleres , Argentina, Uruguai, Alemanha, França, Holanda, 2014, cor, 100 min


    Patón é o volante central de um time que luta para subir à Primeira Divisão. Aos 35 anos, sabe que já está longe dos seus dias de glória, e tampouco é um craque. Depois de uma marcação violenta e de receber oito dias de suspensão, o artilheiro tenta definir com Ale, sua esposa, o que fazer do futuro e a melhor hora para pendurar as chuteiras.

    D, R: Adrián Biniez. E: Diego Mattioli, Esteban Lamothe, Julieta Zylberberg, Alfonso Tort. G: Comédia/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h Antologia “Saindo da Escola - Jacques Prévert” Diversos Diretores


    ANTOLOGIA “SAINDO DA ESCOLA - JACQUES PRÉVERT”
    En Sortant de l'École - Jacques Prévert , França, 2014, cor, 39 min


    Uma coleção de 13 curtas-metragens - cada um com no máximo três minutos de duração - produzidos por artistas de escolas francesas de animação. Usando as mais diversas técnicas, os artistas tentam transpor ao universo gráfico dos poemas do autor Jacques Prévert.

    D: Marie Larrivé, Camille Authouart, Lila Peuscet, Burcu Sankur, Geoffrey Godet, Armelle Renac, Caroline Lefevre, Marion Auvin, Marion Lacourt, Chenghua Yang, Clément de Ruyter, Morgane Le Péchon, Anne Huynh, Marine Blin, Mélia Gilson. G: Animação. CI: Livre. L: Sim.



  • 15h Sede Tawfik Abu Wael


    SEDE
    Atash , Israel, 2004, cor, 109 min


    Depois de abandonar sua cidade natal, uma família mora em uma base militar abandonada no meio do nada, e sobrevive produzindo e vendendo carvão. Certo dia, o pai decide trazer água - ilegalmente - para sua família. O surgimento da água faz renascer os ressentimentos entre a família e o desejo reprimido de liberdade sufocado ao longo destes anos.

    D, R: Tawfik Abu Wael. E: Hussein Yassin Mahajne, Amal Bweerat, Ruba Blal. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h Kryptonita Nicanor Loreti


    KRYPTONITA
    Kryptonita , Argentina, 2015, cor, 80 min


    Um hospital suburbano com uma pequena equipe de plantão é invadido por uma gangue de perigosos super-vilões. Pinino, seu líder, está mortalmente ferido com um vidro verde cravado no peito - a única substância que pode machucá-lo. Agora, o médico Gonzalez tem até o amanhecer para salvá-lo, enquanto a polícia cerca o hospital.

    D: Nicanor Loreti. R: Nicolás Britos, Camilo De Cabo, Nicanor Loreti, Paula Manzone, Leonardo Oyola. E: Diego Velázquez, Juan Palomino, Susana Varela, Nicolás Vázquez. G: Thriller/Fantasia. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h O Rei e o Pássaro


    O REI E O PÁSSARO
    Le Roi et l'Oiseau , França, 1979, cor, 81 min


    Baseada num conto de fadas de Hans Christian Andersen, esta animação se passa no mundo dos desenhos animados, onde há um reino chamado Taquicardia. Seu Rei é muito vaidoso e um tanto cruel, e tem o hobby de caçar passarinhos. Até que um pássaro jovial e tagarela, que construiu o seu ninho no alto do gigantesco palácio, rebela-se contra Sua Majestade.

    D: Paul Grimault. R: Jacques Prévert, Paul Grimault, Jacques Prévert. E: Vozes de Jean Martin, Pascal Mazzotti, Raymond Bussières, Agnès Viala. G: Animação. CI: Livre. L: Sim.



  • 15h Raiva e Glória Avi Nesher


    RAIVA E GLÓRIA
    Za'am V'Tehilah , Israel, 1984, cor, 118 min


    O filme enfoca o movimento de resistência judaica na Palestina em 1942, quando os britânicos ainda mantinham poder colonial sobre a região. Neste contexto, integrantes da resistência pretendem vingar-se do cruel oficial inglês que condenou um de seus companheiros à morte.

    D, R: Avi Nesher. E: Hanna Azoulay Hasfari, Sigal Cohen, Rona Fried. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h Ressurreição Gonzalo Calzada


    RESSURREIÇÃO
    Resurrección , Argentina, 2015, cor, 102 min


    Na Argentina de 1871, um jovem padre viaja para Buenos Aires para ajudar os contaminados durante uma epidemia de febre amarela. Chegando à residência de sua família, onde todos também estão infectados, ele presencia estranhos acontecimentos que, junto ao medo da morte, fazem com que questione sua missão.

    D, R: Gonzalo Calzada. E: Martin Slipak, Lola Ahumada, Diego Alonso, Patricio Contreras. G: Terror. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h O Círculo Levan Akin


    O CÍRCULO
    Cirkeln , Suécia, 2015, cor, 144 min


    Certa noite, quando a lua aparece vermelha no céu, seis adolescentes se encontram em um parque abandonado atraídas por um poder misterioso. Elas são “as escolhidas”, um grupo de bruxas com poderes mágicos que devem aprender a trabalhar juntas, apesar de suas diferenças, para salvar o mundo.

    D: Levan Akin. R: Levan Akin, Sara Bergmark Elfgren, Mats Strandberg. E: Josefin Asplund, Helena Engström, Miranda Frydman. G: Fantasia/Terror. CI: 16 anos. L: Sim.



  • 15h Bruriah Avraham Kushnir


    BRURIAH
    Bruriah , Israel, 2008, cor, 90 min


    Nos dias atuais, uma mulher judia embarca na busca pela última cópia de um controverso livro escrito pelo seu pai sobre Bruriah - uma história de vários séculos atrás, na qual os rabinos declaravam que as mulheres tinham “uma mente mais leve”.

    D: Avraham Kushnir. E: Alon Aboutboul, Shmuel Atzmon, Baruch Brener. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    17h Procurando Tita Teresa Costantini


    PROCURANDO TITA
    Buscando a Tita , Argentina, 2016, cor, 58 min


    Documentário que resgata a trajetória de Tita Merello (1904-2002), uma singular cantora e atriz argentina que encarnou o tango humorístico com muita expressividade. Numa época em que apenas os cantores masculinos brilhavam na mídia, ela impôs sua presença e criou um estilo único e pessoal.

    D, R: Teresa Costantini. E: Susana Rinaldi, María José Demare, Sandra Mihanovich, Héctor Olivera. G: Documentário. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h Astrid Kristina Lindström


    ASTRID
    Astrid , Suécia, 2015, cor, 90 min


    Os livros de Astrid Lindgren venderam mais de 150 milhões de cópias, e ela é um dos dez autores mais lidos do mundo. Mas de onde surgiram suas histórias? Este documentário investiga como Astrid tornou-se um ícone para o mundo inteiro, influenciando a política e o debate público como uma ativista contra a guerra, o racismo e a energia nuclear.

    D: Kristina Lindström. E: Lennart Hyland, Astrid Lindgren, Leif G.W. Persson. G: Documentário. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h Raiva e Glória Avi Nesher


    RAIVA E GLÓRIA
    Za'am V'Tehilah , Israel, 1984, cor, 118 min


    O filme enfoca o movimento de resistência judaica na Palestina em 1942, quando os britânicos ainda mantinham poder colonial sobre a região. Neste contexto, integrantes da resistência pretendem vingar-se do cruel oficial inglês que condenou um de seus companheiros à morte.

    D, R: Avi Nesher. E: Hanna Azoulay Hasfari, Sigal Cohen, Rona Fried. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h Viemos de Longe Ricardo Pitterbarg


    VIEMOS DE LONGE
    Venimos de Muy Lejos - La Película , Argentina, 2012, cor, 105 min


    Desde 1990, o grupo de teatro comunitário Catalinas Sur encena a chegada à Argentina dos imigrantes no início do século 20. Com o mesmo espírito empreendedor e solidário de seus antepassados, estes artistas uniram-se para construir um bairro, uma escola, um campo de futebol, uma praça, um grupo de teatro e, finalmente, um filme.

    D: Ricardo Pitterbarg. R: Paula Pasnansky, Ricardo Pitterbarg, Vanina Sierra. G: Documentário. CI: Livre. L: Sim.



    19h Condado Macabro Marcos DeBrito, André de Campos Mello


    CONDADO MACABRO
    Brasil, 2015, cor, 115 min


    Uma casa alugada por cinco jovens transforma-se no palco de uma chacina. Um palhaço suspeito é encontrado ensanguentado na cena do crime e precisa provar sua inocência para o investigador da pequena cidade onde cometia delitos. Sem evidências para prendê-lo, o policial entra no jogo ardiloso do acusado, e precisa averiguar sua versão de que assassinos sanguinários possam ter passado pela mansão.

    Uma casa alugada por cinco jovens transforma-se no palco de uma chacina. Um palhaço suspeito é encontrado ensanguentado na cena do crime e precisa provar sua inocência para o investigador da pequena cidade onde cometia delitos. Sem evidências para prendê-lo, o policial entra no jogo ardiloso do acusado, e precisa averiguar sua versão de que assassinos sanguinários possam ter passado pela mansão.



    Sessão comentada - 14 de novembro - 19h

    Marcos DeBrito - Cineasta e escritor brasileiro. Seu trabalho em cinema já lhe rendeu cerca de 30 prêmios com curtas-metragens, incluindo Melhor Direção e Roteiro. Condado Macabro é seu primeiro longa. O diretor está lançando a adaptação literária do filme na 63ºFeira do Livro de Porto Alegre.

  • 15h Bruriah Avraham Kushnir


    BRURIAH
    Bruriah , Israel, 2008, cor, 90 min


    Nos dias atuais, uma mulher judia embarca na busca pela última cópia de um controverso livro escrito pelo seu pai sobre Bruriah - uma história de vários séculos atrás, na qual os rabinos declaravam que as mulheres tinham “uma mente mais leve”.

    D: Avraham Kushnir. E: Alon Aboutboul, Shmuel Atzmon, Baruch Brener. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    17h Abzurdah Daniela Goggi


    ABZURDAH
    Abzurdah , Argentina, 2015, cor, 89 min


    Baseado no romance autobiográfico de Cielo Latini, o filme conta a história de uma adolescente nos anos 1990 que encontra na internet uma válvula de escape para as pressões escolares. Entrando em salas de bate-papo, ela conhece pessoalmente um homem dez anos mais velho, e o amor não correspondido entre os dois acaba se tornando uma obsessão.

    D: Daniela Goggi. R: Daniela Goggi, Cielo Latini, Alejandro Montiel, Alberto Rojas Apel. E: Eugenia Suárez, Esteban Lamothe, Gloria Carrá. G: Drama, Romance. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h Um Jogo Sério Pernilla August


    UM JOGO SÉRIO
    Den allvarsamma leken , Suécia, 2016, cor, 115 min


    Os jovens Arvid e Lydia se apaixonam loucamente. Ambos são atraídos pelo sonho de um amor puro, grande e imaculado. Mas o sonho exige um sacrifício maior do que eles podiam imaginar. O filme conta uma história de amor apaixonada e intensa, mostrando quais escolhas temos e as consequências que as acompanham.

    D: Pernilla August. R: Lone Scherfig, Hjalmar Söderberg. E: Michael Nyqvist, Sverrir Gudnason, Mikkel Boe Følsgaard. G: Drama/Romance. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h A Final da Copa Eran Riklis


    A FINAL DA COPA
    Gmar Gavi'a Israel, 1991, cor, 105 min


    Um soldado israelense é feito refém por um pequeno grupo da Organização Libertadora Palestina, no Líbano. O soldado planejava sair de férias para ir assistir à final da Copa do Mundo. O amor pelo futebol também faz parte da vida dos seus captores, e isso acaba gerando uma improvável união entre eles.

    D: Eran Riklis. R: Eyal Halfon. E: Moshe Ivgy, Mohammad Bakri, Salim Dau. G: Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    17h El Francesito Miguel Kohan


    19h O Centenário que Saiu Pela Janela e Desapareceu Felix Herngren


    O CENTENÁRIO QUE SAIU PELA JANELA E DESAPARECEU
    Hundraåringen som klev ut genom fönstret och försvann , Suécia, Rússia, Reino Unido, França, Espanha, 2013, cor, 114 min


    O centenário Allan Karlsson sai pela janela e desaparece. Ele começa uma viagem inesperada envolvendo vários assassinatos e uma mala cheia de dinheiro. Logo ele vira toda a nação de ponta-cabeça - algo que já tinha alguma experiência, considerando que anteriormente ele já tinha feito a mesma coisa com o mundo inteiro.

    D: Felix Herngren. R: Felix Herngren, Hans Ingemansson, Jonas Jonasson. E: Robert Gustafsson, Iwar Wiklander, David Wiberg. G: Aventura/Comédia. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h Além das Fronteiras Uri Barbash


    ALÉM DAS FRONTEIRAS
    Me'Ahorei Hasoragim , Israel, 1984, cor, 103 min


    Na prisão central de Israel, muitos policiais corruptos fornecem drogas e instilam o ódio entre os prisioneiros judeus e árabes, desta forma conquistando controle e vantagens no local. Mas alguns eventos levam a uma união inesperada entre os dois grupos, que gera uma greve de fome.

    D: Uri Barbash. R: Benny Barbash, Uri Barbash, Eran Preis. E: Arnon Zadok, Mohammad Bakri, Assi Dayan. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h O Patrão - A Radiografia de um Crime Sebastián Schindel


    O PATRÃO - A RADIOGRAFIA DE UM CRIME
    El Patrón, Radiografía de un Crimen , Argentina, Venezuela, 2014, cor, 90 min


    Baseada em fatos reais, esta história policial narra as desventuras de um trabalhador rural que chega a Buenos Aires em busca de trabalho, mas acaba sendo explorado por um patrão assustador. Introduzido ao submundo dos açougues, ele é obrigando a vender carne podre, numa situação de verdadeira escravidão.

    D: Sebastián Schindel. R: Nicolás Batlle, Elías Neuman, Sebastián Schindel. E: Germán de Silva, Joaquín Furriel, Mónica Lairana, Luis Ziembrowski. G: Policial/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h Victoria Torun Lian


    VICTORIA
    Victoria , Noruega, 2013, 106 min


    O filme narra a trágica história de amor de Victoria e Johannes. Ela é a herdeira de um rico, dono de diversas propriedades, enquanto ele é filho de um pobre moleiro. Apesar do amor existente entre o jovem casal, seu pai obriga Victoria a abandonar Johannes para casar-se com Otto, um jovem rico.

    D: Torun Lian. R: Knut Hamsun, Torun Lian. E: Iben Akerlie, Jakob Oftebro, Bill Skarsgård. G: Drama/Romance. CI: 14 anos. L: Sim.



  • 15h Sede Tawfik Abu Wael


    SEDE
    Atash , Israel, 2004, cor, 109 min


    Depois de abandonar sua cidade natal, uma família mora em uma base militar abandonada no meio do nada, e sobrevive produzindo e vendendo carvão. Certo dia, o pai decide trazer água - ilegalmente - para sua família. O surgimento da água faz renascer os ressentimentos entre a família e o desejo reprimido de liberdade sufocado ao longo destes anos.

    D, R: Tawfik Abu Wael. E: Hussein Yassin Mahajne, Amal Bweerat, Ruba Blal. G: Drama. CI: 16 anos. L: Sim.



    17h O Volante Número 5 de Talleres Adrián Biniez


    O VOLANTE NÚMERO 5 DE TALLERES
    El 5 de Talleres , Argentina, Uruguai, Alemanha, França, Holanda, 2014, cor, 100 min


    Patón é o volante central de um time que luta para subir à Primeira Divisão. Aos 35 anos, sabe que já está longe dos seus dias de glória, e tampouco é um craque. Depois de uma marcação violenta e de receber oito dias de suspensão, o artilheiro tenta definir com Ale, sua esposa, o que fazer do futuro e a melhor hora para pendurar as chuteiras.

    D, R: Adrián Biniez. E: Diego Mattioli, Esteban Lamothe, Julieta Zylberberg, Alfonso Tort. G: Comédia/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



    19h O Homem que Amava Yngve Stian Kristiansen


    O HOMEM QUE AMAVA YNGVE
    Mannen som elsket Yngve , Noruega, 2013, 90 min


    O ano é 1989, logo depois da queda do muro de Berlim. Na cidade de Stavanger, na Noruega, Jarle tem tudo que poderia querer: a melhor namorada do mundo e o amigo mais legal. Juntos, eles irão lançar a banda punk mais pesada de Stavanger, a Mattias Rust Band. Então o novo garoto da sala, Yngve aparece e as coisas se complicam.

    : Stian Kristiansen. R: Tore Renberg, Tore Renberg. E: Rolf Kristian Larsen, Arthur Berning, Ida Elise Broch. G: Comédia/Drama. CI: 14 anos. L: Sim.



Música

A programação de novembro do Santander Cultural traz um show especial que marca o encerramento das atividades musicais deste ano: o SEXTETO GAÚCHO, formado por professores da Oficina de Choro do Santander Cultural, com uma seleção muito especial do melhor do choro.

As inscrições para Oficina de Choro Santander Cultural no segundo semestre seguem abertas, as aulas contam com alguns dos principais nomes do choro do Rio Grande do Sul, como Samuca do Acordeon, Elias Barboza, Guilherme Sanches, Lucian Krolow e Alexandre Susin, estão a frente das turmas, sob a direção de Mathias Pinto.Neste mês, o grupo vai se apresentar em Nova Iorque, a convite da organização do Third International Choro Festival. O grupo ministrará oficinas e realizará shows na capital americana, sendo a atração principal deste importante evento internacional dedicado ao choro.
No dia 4 de novembro às 16h, o Bandão da Oficina de Choro do Santander Cultural faz apresentação gratuita na 63ª Feira do Livro de Porto Alegre. O encontro será na praça da alfândega em frente ao Santander Cultural.

 

  • SEXTETO GAÚCHO - formado em 2012 por músicos que se conheceram nas rodas de choro da capital do Rio Grande do Sul, o grupo Sexteto Gaúcho apresenta sonoridade tradicional dos conjuntos brasileiros de choro incluindo composições contemporâneas de seus próprios integrantes. O grupo de músicos também é responsável pela Oficina de Choro do Santander Cultural, tendo na sua formação Mathias Pinto (violão 7 cordas), Alexandre Susin (cavaquinho), Guilherme Sanches (pandeiro), Lucian Krolow (flauta), Samuca do Acordeon e Elias Barboza (Bandolim). No repertório, obras de Altamiro Carrilho, Pixinguinha, Copinha e Garoto, além de composições dos integrantes do sexteto.

  • Show com Bandão da Oficina de Choro do Santander Cultural
    16h
    Ingresso: Gratuito
    Praça da Alfândega - Em frente ao SC

  • Show com SEXTETO GAÚCHO com participação especial do Bandão da Oficina de Choro do Santander Cultural
    17h
    ÁTRIO
    R$ 12,00 - CHORO/MPB

Fazendo Música | Oficina de Choro Santander Cultural

A Oficina de Choro Santander Cultural expande suas atividades em 2017. O projeto que já existe há 12 anos, atualmente  coordenado pelo músico Mathias Pinto, amplia sua carga horária e equipe de professores, aumentando a capacidade de alunos e trazendo novas áreas abordadas como aulas de criação e improviso, divididas em dois encontros semanais. Na formação da nova equipe músicos destacados no estado, como Samuca do Acordeon, Elias Barboza, Guilherme Sanches , Lucian Krolow, Alexandre Susin  e Mônica Kern na produção executiva e comunicação, se unem com o objetivo de proporcionar educação musical através da linguagem choro, incentivando a postura criativa e a formação de multiplicadores. Gratuita e com classificação livre, para alunos de todos os níveis. Mais informações: oficinadechorosantander@gmail.com