Você está em

PROJETOS INSTITUCIONAIS

Através de programas que buscam a melhoria da educação, a garantia dos direitos humanos, a valorização da diversidade, além do estímulo ao empreendedorismo e geração de renda, o Santander contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Nossa estratégia vai além do apoio financeiro aos projetos, pois disponibilizamos também diversos recursos e ativos, oferecendo suporte técnico de especialistas em cada área de atuação e monitorando a realização das iniciativas, por meio de assessoria, encontros presenciais e visitas in loco.

Conheça nossas principais iniciativas institucionais:

Projeto Escola Brasil

O Projeto Escola Brasil (PEB) tem o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da escola pública de Educação Básica, por meio da participação voluntária de funcionários do Santander, seus familiares, amigos, clientes, fornecedores, entre outros públicos de relacionamento.

As ações do PEB são desenvolvidas de maneira conjunta e integrada com dirigentes e demais membros da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais, entre outros).
Acreditamos que educação de qualidade é imprescindível para superarmos os grandes desafios sociais, ambientais e econômicos do mundo. Consideramos o voluntariado como uma forma de despertar a consciência das pessoas, gerando comportamento mais maduro e responsável do indivíduo perante si mesmo, o outro e a sociedade.

Para saber mais, acesse:
www.projetoescolabrasil.org.br

Educação Infantil

Lançado em abril de 2011, o propósito do Programa de Educação Infantil do Santander, desenvolvido em cooperação com o MEC, é melhorar a qualidade do atendimento oferecido a crianças de 0 a 05 anos de idade nas unidades de creche e pré-escola construídas com recursos do PROINFÂNCIA.

Para isso, o Programa de Educação Infantil investe na formação de profissionais das Secretarias de Educação nas áreas pedagógica e de gestão para a saúde, apoiando-os no desenvolvimento de projetos institucionais de formação continuada de diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública local de Educação Infantil.

Para saber mais, acesse:
www.santander.com.br/sustentabilidade

Amigo de Valor

Baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, o Amigo de Valor é um programa que facilita aos clientes, funcionários e fornecedores do Santander e das empresas que fazem parte do grupo o direcionamento de recursos financeiros (dedutíveis e não dedutíveis) aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com estes recursos é possível apoiar iniciativas e prioridades definidas pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente para a promoção, defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios onde as condições de vida e proteção da população infanto-juvenil são mais críticas.

Para saber mais, acesse:
www.santander.com.br/amigodevalor

Parceiro do Idoso

O Programa Parceiro do Idoso é resultado de duas experiências do Santander no campo do Investimento Social: o Programa Amigo de Valor e a extinta categoria “Programas Exemplares” do Concurso Talentos da Maturidade, que apoiava ações direcionadas a idosos vulneráveis.

No programa, o Santander direciona recursos financeiros aos Fundos do Idoso (1% do IR devido) e oferece capacitação e apoio remoto aos Conselhos Municipais do Idoso, em parceria com duas consultorias especializadas no tema: Prattein e Interage.

Para saber mais, acesse:
www.santander.com.br/sustentabilidade

Parcerias em Ação

O Programa Parceiras em Ação é destinado a organizações e instituições sociais que apoiam microempreendimentos formados por mulheres de baixa renda.

O objetivo é fortalecer estes grupos produtivos comunitários, possibilitando melhoria na qualidade de vida das mulheres e, consequentemente, de suas famílias.

Para saber mais, acesse:
www.santander.com.br/sustentabilidade

Universidade Solidária

Reforçar o compromisso do Santander Universidades com a educação superior e com o desenvolvimento do País. Esses são os objetivos do Prêmio Santander Universidades.

O Prêmio Santander Universidade Solidária, que compõe os Prêmios Santander Universidades, investe em projetos sociais que tenham como tema “Desenvolvimento Sustentável, com ênfase em geração de renda” elaborados e executados por universidades, com a participação de professores, de estudantes e da comunidade local.

Para saber mais, acesse:
www.santanderuniversidades.com.br

Programa Saber

Em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, participamos da formação das equipes das Secretarias Municipais de Educação, dos formadores de diretores, dos coordenadores pedagógicos e de professores do Ensino Fundamental II da rede pública de 11 municípios da região de São José do Rio Preto. 

Com foco no desenvolvimento de competências e habilidades para o trabalho em Língua Portuguesa, a formação está organizada em ciclos de atividades bimestrais, nos quais estão previstos: encontros presenciais de todo o público-alvo com formadores do CEDAC; entre os formadores de diretores e os diretores municipais; e entre os coordenadores pedagógicos e os professores.