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FORNECEDORES

Este é o canal de diálogo do Santander Brasil com seus parceiros. Aqui você tem acesso a informações sobre os processos de gestão de fornecedores adotados pelo banco, cursos e atividades que os funcionários de sua empresa e seus fornecedores podem realizar para conhecer mais sobre sustentabilidade e colocá-la em prática no dia a dia.

Também conhece os requisitos dos processos de homologação, as políticas e compromissos com as quais promovemos a sustentabilidade dentro do Santander, no setor bancário e na sociedade.

Ainda é possível conferir as experiências bem-sucedidas e os aprendizados de outras empresas que dão atenção ao tema, as soluções de negócios colocadas à disposição de nossos parceiros e pode endereçar suas dúvidas, sugestões e reclamações.

Se sua empresa tem interesse em ofertar produtos e serviços ao Banco Santander, faça um pré-cadastro em nossa base de fornecedores potenciais.

Na medida em que for necessário ampliar o número de fornecedores nas categorias de produtos e serviços que o banco necessita comprar ou contratar, sua empresa poderá ser chamada para as demais etapas do cadastramento, que engloba a homologação e a qualificação.

Esse processo é conduzido pela Aquanima, empresa do Grupo Santander responsável pela seleção e contratação dos fornecedores do banco. Serão convidadas a participar de concorrências exclusivamente empresas que cumprirem todas as etapas e, ao final, forem homologadas.

Se sua empresa tem interesse em ofertar produtos e serviços ao Banco Santander, clique aqui e envie sua solicitação que analisaremos e entraremos em contato.

Queremos ser parceiros de nossos fornecedores na melhoria contínua de nossos serviços e processos. Nesse sentido, dispomos de canais de comunicação específicos para acolher, tratar e dar retorno às questões trazidas pelas empresas que trabalham conosco.

  • Sugestões/dúvidas/reclamações envolvendo as diversas etapas do processo de compras e contratações entre o Banco e sua empresa, devem ser direcionadas através do preenchimento do formulario* e envio do arquivo para o e-mail sugestao_fornecedor@santander.com.br
     
  • Em caso de esclarecimento de dúvidas ou denúncias relacionadas à conduta inadequada, antiética ou praticas que contrariam nossos valores, envolvendo os funcionários e outros fornecedores do banco, direcione as questões ao Canal Aberto Santander:  canalaberto@santander.com.br e/ou telefone 0800 723 4472 (opção 2). Este canal de comunicação garante total sigilo em todo o processo.

 

  • O pré-cadastro é o primeiro passo para a empresa manifestar seu interesse em ofertar produtos e serviços ao banco. O preenchimento pode ser feito em qualquer época. As informações ficam arquivadas em nossa base de dados.

    Para que a empresa possa se tornar fornecedora do Santander, ela deverá atender aos requisitos técnicos, administrativos, financeiros, legais, socioambientais e de governança requeridos para a homologação. Ela preenche um questionário, comprometendo-se com as informações prestadas, e deve apresentar os documentos exigidos.

    Empresas consideradas de alto impacto para as atividades do banco passam, ainda, pela qualificação, que é customizada de acordo com o segmento, atividade e valor a ser contratado. Nesse processo, podem ser realizadas visitas às instalações ou ser exigidas licenças ambientais e certificações, por exemplo.

    As compras de bens e serviços são feitas por meio de concorrências, das quais podem participar exclusivamente fornecedores homologados e, quando for o caso, qualificados. As empresas são convidadas e recebem um documento com as regras e requisitos específicos da concorrência.

    Encerrada a concorrência e selecionado o fornecedor, são formalizados o instrumento jurídico (contrato) e o pedido para faturamento.

    Os produtos e serviços serão fornecidos somente após a assinatura do contrato e da emissão do pedido de faturamento.
    Durante a vigência do contrato, o fornecedor manterá um (ou mais) gestor técnico de relacionamento por categoria de produto/serviço fornecido. Sua função será acompanhar as entregas e avaliar o desempenho.

    Terminada a vigência, os contratos podem passar por revisão total ou parcial de suas condições.

    As informações a serem inseridas na nota ou fatura são fornecidas após a formalização do contrato.

    Elas devem ser emitidas nos prazos e condições estabelecidas em contrato e encaminhadas à área de Gestão e Controle de Pagamentos (GCP) do Banco Santander ou pelo site da prefeitura (nota fiscal eletrônica).

    São efetuados mediante crédito em conta corrente aberta junto ao Banco Santander indicada pela empresa contratada, nos prazos estabelecidos em contrato.

    As atividades são conduzidas de modo centralizado pela Aquanima, empresa do Grupo Santander que responde pela seleção e contratação dos fornecedores do banco.
  • Por meio de questionário e documentação, as empresas são avaliadas em relação a aspectos técnicos, administrativos, financeiros, legais e, também, sociais, ambientais e de governança.

    Os fornecedores considerados de alto impacto para nossas atividades passam, ainda, pela etapa de qualificação. Além do questionário e documentação exigidos na homologação, eles recebem visitas de técnicos para checagem das informações. O processo gera o Índice de Qualificação de Fornecedores (IQF). A nota obtida determina se o fornecedor será aprovado e em quais condições. No caso das corretoras de valores que operam com a Tesouraria, a qualificação determina a frequência com que elas trabalham com o banco.

    Os fornecedores homologados, quando forem convidados a participar de concorrências para a contratação de produtos e serviços, se comprometem a seguir os princípios Pacto Global, adotando, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

    Nossos contratos contêm uma cláusula pela qual o fornecedor se compromete a adotar práticas leais de operação, combater a corrupção, respeitar o meio ambiente, prevenir o trabalho escravo e infantil, evitar a discriminação, o assédio moral e sexual, respeitar a livre associação sindical de seus trabalhadores e oferecer condições dignas de trabalho.

    De acordo com sua Política de Responsabilidade Socioambiental, o Banco Santander Brasil busca sempre trabalhar com fornecedores que tenham boa conduta social, ambiental, ética e que incentivem a adoção de boas práticas, repudiando quaisquer práticas que não estejam em conformidade legal, que se mostrem vinculadas a ações de favorecimento pessoal ou que caracterizem situações de corrupção ou suborno. Para isso, procura:

    • Incluir critérios relativos à responsabilidade social corporativa no processo de cadastramento e homologação de fornecedores;
    • Incluir critérios socioambientais específicos no processo de qualificação de fornecedores considerados estratégicas ao bom andamento dos serviços realizados pelo Banco Santander (serviços críticos);
    • Incluir em todos os seus contratos com fornecedores cláusula contratual que estipula obrigações socioambientais, incluindo obrigações referentes à prevenção de trabalho escravo, infantil e exploração sexual, o respeito ao meio ambiente e o combate a todas as formas de corrupção.
    • Incluir critérios socioambientais no processo de acompanhamento de fornecedores;
    • Estimular que seus fornecedores adotem práticas socioambientais, em conformidade com a regulamentação existente e as boas práticas do mercado, de forma a incorporar o tema em sua própria gestão, o que inclui a adesão aos Princípios do Pacto Global das Nações Unidas.

    Conheça na íntegra nossa Política de Responsabilidade Socioambiental.

     

    O Banco Santander Brasil tem como compromisso promover a sustentabilidade, conduzindo seus negócios em plena conformidade com a legislação vigente, pautado por princípios éticos, de Direitos Humanos, de respeito ao meio ambiente e promovendo relacionamentos de respeito, imparcialidade e igualdade com seus públicos de relacionamento.

    Para isso, desenvolveu o Código de Conduta de Fornecedores, um documento que traz uma série de princípios que devem ser respeitados por todos os fornecedores do Santander, e que pautarão as relações comerciais com o Banco.

    O Banco espera que todos os seus fornecedores ajam de acordo com os mais elevados padrões de integridade, transparência, responsabilidade, diversidade e respeito na execução de suas atividades, para com isto promover a padronização de boas práticas em toda a cadeia produtiva.

    Conheça o documento na íntegra Código de Conduta de Fornecedores e compartilhe em sua cadeia de valor.

  • Trabalhamos para construir relacionamentos de qualidade, pautados pela ética e pela parceria de longo prazo com nossos fornecedores. Nesse sentido, incentivamos as empresas que trabalham conosco a pôr a sustentabilidade em prática e a disseminar informações e conhecimentos sobre o tema entre todos aqueles que integram suas cadeias de valor.
    Fazemos isso por meio do modelo de gestão, pautado pelo comprometimento com as questões básicas propostas pelo Pacto Global, de cursos e materiais colocados à disposição de todos e, também, do diálogo direto com empresas sobre temas específicos. Alguns exemplos:

    1. Em 2014, reunimos nossos fornecedores em dois encontros presenciais cujo o tema abordado foi o combate e a prevenção à corrupção e tinha como objetivo principal de compartilhar informações sobre a “Lei da empresa Limpa” (lei nº 12.846/13) e práticas que contribuam para a prevenção à corrupção no dia a dia dos negócios dos nossos parceiros. Nestes encontros também convidamos os fornecedores dos nossos fornecedores.
    2. Em 2013, realizamos dois encontros presenciais com fornecedores, um com empresas prestadoras de serviços de callcenter e outro com empresas do setor de construção civil. Ambos com o objetivo de compartilhar práticas que auxiliam na redução de riscos sociais e ambientais de suas atividades e contribuem para a melhoria de sua produtividade e competitividade.
    3. Em 2010, reunimos alguns de nossos parceiros para conscientizá-los da importância de fazer o inventário de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEEs). A iniciativa nos ajudou a ampliar ainda mais as informações sobre as fontes de emissões de fornecedores (Escopo 3) que são consideradas em nosso inventário.
       

    Confira os cursos, jogos e cartilhas que seus funcionários e fornecedores podem acessar para aprimorar os conhecimentos e pôr a sustentabilidade em prática.

    Sua empresa, bem como seus fornecedores, podem participar dos programas sociais que realizamos, como o Amigo de Valor e o Programa Escola Brasil.

  • Queremos contribuir para que nossos parceiros sejam bem-sucedidos e, assim, nos ajudem a construir negócios que tragam resultados cada vez melhores para suas empresas, para o banco e toda a sociedade. Conheça os serviços e produtos que oferecemos e que podem ajudá-lo nesse sentido.
    Desenvolvemos cursos, vídeos, guias, cartilhas e outros materiais que podem ajudar sua empresa a administrar as finanças de forma eficiente. Conheça e divulgue entre seus funcionários e fornecedores.

    TV do Práticas: vídeos com orientações de especialistas sobre como lidar com dilemas financeiros da vida cotidiana.

    Jogo da vida financeira: jogo de cartas que aborda, de um jeito divertido, temas como planejamento financeiro e uso de produtos bancários.

    Cursos online: no curso Vida Financeira, o enfoque é organizar o orçamento e cuidar melhor do dinheiro.

    Direcionado a pequenas e médias empresas, o portal traz informações de especialistas, treinamentos e ferramentas de gestão, como o SME Toolkit Kit, e o guia para aprender a montar um plano de negócios. O acesso é gratuito.
     

    Conheça algumas das soluções bancárias que podem agilizar e facilitar os negócios da sua empresa:

    Mobile Token: dispositivo de segurança do Internet Banking Empresarial que gera senhas diretamente do seu celular.

    Capital de giro: crédito flexível para atender às necessidades de caixa de sua empresa, seja investir em infraestrutura, máquinas, frota, estoque ou para a folha de pagamento, entre outros.

    Santander Conta Integrada: sua conta-corrente PF e sua PJ são atendidas pelo mesmo Gerente de Relacionamento e você tem direito a uma maquininha diferenciada, para agilizar as suas transações e receber os créditos das suas vendas com cartões Visa e MasterCard® em uma única conta.

    Folha de pagamento: são duas modalidades de folha de pagamentos (Superfolha Online e Superfolha Convencional) para simplificar o pagamento dos salários de seus funcionários.

    Conta Garantida Santander: conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito rotativo; você pode sacar e amortizar o empréstimo quando quiser.

    Antecipação de Recebíveis: possibilita antecipar os recebíveis MasterCard® e Visa gerados pela maquininha Santander.

    Pagamento a Fornecedores: serviço que cuida do Contas a Pagar da sua empresa, de forma ágil, segura e automatizada.

    Encontre nossos Correspondentes Bancários do Santander espalhados por todo o Brasil, com intuito de facilitar e expandir o atendimento prestado mesmo em localidades onde não possuímos agências.