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SEGURANÇA NO INTERNET BANKING

O Internet Banking foi desenvolvido com modernos recursos de segurança para garantir que seu acesso ao banco seja feito de forma confidencial.

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    Mais segurança para você acessar o Internet Banking do Santander.

    O Santander trabalha constantemente para oferecer a você as mais avançadas soluções de proteção. O Novo Módulo de Proteção do Banco Santander é um software, desenvolvido pela IBM, que trabalha de forma integrada com o seu navegador para reduzir os riscos com programas maliciosos que, instalados no seu computador sem seu consentimento, capturam ou solicitam seus dados de acesso ao Internet Banking. 

    O Módulo de Proteção não altera ou exclui arquivos no computador, inclusive programas maliciosos. Para sua correta instalação é necessário que o usuário possua permissões de Administrador em seu computador.

    Siga corretamente todas as instruções apresentadas durante o processo de instalação do Módulo de Proteção. Caso possua dúvidas ou problemas relativos à instalação, entre em contato com Central de Atendimento Santander.

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  • É a técnica de escrever mensagens de maneira cifrada (em código) e embaralhada, de modo a tornar sua interpretação inviável.

    Usando a criptografia é possível transformar dados legíveis em dados indecifráveis, impedindo que as informações que transitam entre o seu computador e o do banco possam ser lidas ou decifradas por outras pessoas.
     

    Módulo Criptografia

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    A Chave de Segurança é um código alfabético composto de três letras. Esta chave foi criada para aumentar sua segurança nas movimentações financeiras realizadas em nossos equipamentos de Auto-atendimento e no Banco24Horas.
    Você recebe sua Chave de Segurança pelo correio ou pode cadastrá-la em qualquer agência.
    Para as transações financeiras, além de sua senha será necessária a digitação de sua Chave de Segurança. O terminal mostrará uma tela com uma tabela com números e letras e você deverá digitar os números correspondentes às letras de sua Chave de Segurança.
    Os números correspondentes às letras da sua Chave de Segurança mudam a cada transação, portanto memorize as letras correspondentes à sua Chave de Segurança.

    Como utilizar sua Chave de Segurança:

    • Após passar ou inserir seu cartão magnético em um terminal de Auto-atendimento, o sistema solicitará sua senha atual.
    • Se você optar por uma consulta, a mesma é realizada normalmente sem necessidade da Chave de Segurança.
    • Se você optar por uma transação financeira (saque, pagamento, transferência), além de sua senha é necessária a digitação de sua chave de segurança. O terminal exibirá uma tela com uma tabela com números e letras. Digite os números correspondentes às letras de sua Chave de Segurança.

    Em caso de dúvidas entre em contato pela Central de Atendimento Santander, atendimento disponível 24 horas todos os dias, inclusive nos feriados.

  • O Certificado de Segurança é um atestado fornecido por uma empresa especializada que confirma a identificação do titular do certificado e o nível de segurança do site que está sendo acessado.
    Para visualizá-lo, basta que você clique sobre o ícone do cadeado existente no seu navegador.
    Existem outras formas de se visualizar o certificado:

    Se você estiver utilizando o Internet Explorer:

    • Clique com o botão direito do mouse na tela do Internet Banking.
    • Selecione o item Propriedades.
    • Clique no botão Certificados e você poderá verificar que o certificado pertence ao Santander e que a página utiliza uma chave de criptografia de 128 bits, baseada no protocolo SSL.

    Se você estiver utilizando o Netscape Navigator/Communicator:

    • Clique com o botão direito na tela do Internet Banking.
    • Selecione o item View Frame Info.
    • Nessa tela, você poderá verificar que o certificado pertence ao Santander e que a página utiliza uma chave de criptografia de 128 bits, baseada no protocolo SSL.

    A entidade certificadora utilizada pelo Santander é a VeriSign, mundialmente reconhecida por fabricantes de navegadores e profissionais de informática.

    A Verisign está entre as maiores autoridades em segurança digital do mundo e como tal, possui o direito de emitir Certificados Digitais para empresas e usuários comuns.
     

  • O SSL (Secure Sockets Layer) é protocolo padrão de segurança desenvolvido pela Netscape Communications. Sua função é estabelecer uma conexão segura entre seu navegador e o banco. Assim, a interceptação dos dados confidenciais que trafegam entre os dois pontos é evitada.

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    O Internet Banking realiza a desconexão automática após 15 minutos de inatividade, mas para sua proteção, sempre encerre a sessão ao se afastar do computador utilizado ou ao término da sua utilização. Para isso, basta clicar em Sair.
     

     

     

  • O Cartão de Segurança On-line foi criado para aumentar, ainda mais, sua segurança na realização de transações financeiras pelo Internet Banking.

    Cada cartão contém no seu verso 50 códigos numéricos de 4 algarismos. Você precisará dele, sempre que for confirmar uma transação na mesma sessão de acesso ao Internet Banking.

    Como isso ocorrerá? Quando você for efetuar uma transação será solicitado aleatoriamente um dos códigos numéricos contidos no cartão. Se houver outras transações ao longo do acesso ao Internet Banking, será solicitado um novo código.

    Após solicitar o seu Cartão de Segurança On-line, você receberá em seu endereço de correspondência um cartão para cada CPF cadastrado no Internet Banking. Por exemplo, para contas correntes com dois CPFs, serão emitidos dois cartões.

    O cartão é único e exclusivo, e não possui nenhuma informação nominal ou qualquer dado bancário, trazendo impresso apenas um Número de Identificação formado por 9 algarismos. Para que você possa reconhecê-lo, aparecerão na tela os 3 últimos algarismos dessa numeração

    Você precisará do seu Cartão de Segurança On-line em todas as transações do Internet Banking. Cada cartão possui uma lista de 50 códigos numéricos de 4 algarismos. Será solicitado aleatoriamente um código numérico para cada transação no mesmo acesso.

    A Senha de acesso será necessária para acessar o Internet Banking. Para realizar transações financeiras, utilize o Cartão de Segurança On-line. Em nenhuma hipótese o Cartão de Segurança On-line será solicitado na tela de acesso ao Internet Banking.
     

    Com o Cartão de Segurança On-line, você tem ainda mais segurança e tranqüilidade na realização de suas transações bancárias.

    Confira:
     

    • O uso do cartão garante a você uma proteção adicional em suas transações bancárias realizadas pelo Internet Banking;
    • Proporciona ainda mais flexibilidade em suas movimentações financeiras;
    • Caso precise adequar seus limites, é possível solicitar ao seu gerente a personalização dos valores;
    • Funciona como um dispositivo de segurança que previne a ação de programas maliciosos, chamados de cavalos-de-tróia, que se instalado acidentalmente em seu computador, podem capturar e armazenar o conteúdo do que foi digitado no teclado. Acesse nossa área de Segurança, cujo link está disponível em nossa home page e saiba como se prevenir.

    Para usar o seu Cartão de Segurança On-line, você deverá ativá-lo logo após o recebimento.

    Veja como é fácil ativar seu cartão:

    1. Após a digitação de sua Senha de Internet para acessar o Internet Banking, o sistema identificará que você recebeu o cartão e apresentará uma mensagem com a opção de Ativação.
    2. Nesse momento, será solicitado que você digite o Número de Identificação do seu cartão. Os 3 últimos algarismos serão informados pelo sistema, para que você possa conferi-los.
     

     

     


    3. Caso queira ativá-lo em outro momento, poderá fazê-lo pelo Internet Banking no menu Outros Serviços > Cartão de Segurança > Ativar.
    Na ativação, em nenhuma hipótese, serão solicitados os códigos de 4 algarismos do seu Cartão de Segurança On-line ou a senha de seu cartão magnético.

    Os códigos do Cartão de Segurança On-line são solicitados em todas as transações durante o mesmo acesso.

    1. Após acessar uma transação, você deverá confirmar se está de posse do cartão com o Número de Identificação que será apresentado na tela. 2. Nesse momento, será solicitado que você digite o Número de Identificação do seu cartão. Os 3 últimos algarismos serão informados pelo sistema, para que você possa conferi-los.
     

     

     


    2. Se o Número de Identificação estiver correto, o sistema solicitará aleatoriamente um dos códigos numéricos contidos no seu cartão.

    3. Basta localizar a posição numérica solicitada e em seguida, digitar o código numérico correspondente clicando nos botões do teclado virtual que será mostrado na tela.
     

     

     

    Se o Número de Identificação apresentado na tela da transação for diferente do seu Cartão de Segurança On-line não prossiga. Entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento Santander.Nunca digite mais de um código do Cartão de Segurança On-line em um mesmo acesso.
    O uso do cartão não substitui sua Senha de Acesso. Ele confere segurança adicional às transações realizadas pelo Internet Banking.

    Para solicitar o seu Cartão de Segurança On-line através do Internet Banking, acesse a opção Outros Serviços > Cartão de Segurança > Solicitar.
    Se preferir, a solicitação também pode ser feita pela Central de Atendimento Santander.
    Para sua proteção, o Cartão de Segurança On-line não possui validade, e sempre que necessário, o Santander lhe enviará um novo.

    Bloqueio e Desbloqueio
    Após a digitação 3 vezes da senha, o acesso à conta pelo Internet Banking é automaticamente bloqueado. A liberação deverá ser solicitada na Central de Atendimento Santander.

    Substituição
    O Cartão de Segurança On-line será substituído periodicamente por medida de segurança. Mas, não se preocupe. Quando necessário, o Banco enviará uma nova via ao seu endereço de correspondência, sem nenhum custo para você.

    • A Senha de Acesso será necessária para acessar o Internet Banking. Em nenhuma hipótese o Cartão de Segurança On-line será solicitado na tela de acesso ao Internet Banking.
    • O Santander não faz nenhum tipo de recadastramento do seu Cartão de Segurança On-line.
    • Se o Número de Identificação apresentado na tela da transação for diferente do seu Cartão de Segurança On-line não prossiga. Entre imediatamente em contato com a Central de Atendimento Santander.
    • Na confirmação de todas as transações no Internet Banking, o sistema solicita o digo numérico contido no verso do seu cartão.
    • Na ativação, nunca são solicitados os códigos de 4 algarismos do seu Cartão de Segurança On-line ou a senha de seu cartão magnético.
    • Se você ainda não recebeu o seu Cartão, basta solicitá-lo pelo Internet Banking ou pela Central de Atendimento Santander.
    • A Senha de Internet será necessária para acessar o Internet Banking e para realizar transações financeiras em conjunto com o Cartão de Segurança On-line. Em nenhuma hipótese o Cartão de Segurança On-line será solicitado na tela de acesso ao Internet Banking.
    • Os códigos do Cartão de Segurança On-line são solicitados na confirmação de cada transação em um mesmo acesso.
    • Em caso de solicitação de uma nova via do cartão, certifique-se de que seu endereço de correspondência está atualizado.
    • O Banco não solicita em hipótese alguma os dados do seu Cartão de Segurança On-line por e-mail ou por telefone.
    • Nunca anote ou cole no Cartão de Segurança On-line seus dados (agência, conta, Senha de Internet, etc.) ou qualquer outra informação que possa identificá-lo.
    • Para sua segurança, o Cartão não possui nenhuma informação sobre você ou seus dados bancários trazendo impresso apenas um Número de Identificação formado por 9 algarismos.
    • Use e guarde seu cartão com cuidado e nunca entregue a terceiros. Não o deixe em locais onde os códigos possam ser facilmente vistos ou capturados por outras pessoas.
    • O uso do Cartão de Segurança On-line não substitui sua Senha de Acesso. Ele confere segurança adicional às transações realizadas pelo Internet Banking.
    • Para sua proteção, o Cartão de Segurança On-line não possui validade. Sempre que necessário, o Santander lhe enviará um novo.

    O que é o Cartão de Segurança On-line?
    É um dispositivo de segurança criado para proporcionar a você uma proteção adicional em suas operações realizadas pelo Internet Banking.

    Em que momento será solicitado meu Cartão de Segurança On-line?
    Na confirmação de todas as transações realizadas pelo Internet Banking.

    Precisarei do meu Cartão de Segurança On-line para acessar o Internet Banking?
    Não. Os códigos numéricos do Cartão de Segurança On-line nunca serão solicitados no acesso. Você precisará deles na confirmação de todas as transações.

    Como utilizo meu Cartão de Segurança On-line pela primeira vez?
    Primeiramente você deverá ativá-lo. Após a digitação da Senha de Acesso para acessar o Internet Banking, o sistema apresentará uma mensagem com a opção de Ativação. Nesse momento, será solicitado que você digite o Número de Identificação do seu cartão. Os 3 últimos algarismos já estarão preenchidos pelo sistema, para que você possa conferi-los com o cartão que tem em mãos.

    Por que é importante usar o Cartão de Segurança On-line?
    Porque oferece a você ainda mais segurança e tranqüilidade em suas transações bancárias realizadas pelo Internet Banking.

    Quais as vantagens da utilização do Cartão de Segurança On-line?
    Garante a você uma proteção adicional em suas transações bancárias realizadas pelo Internet Banking;
    proporciona ainda mais flexibilidade em suas movimentações financeiras;
    caso precise adequar seus limites, é possível solicitar ao seu gerente a personalização dos valores;
    funciona como um dispositivo de segurança que previne a ação de programas maliciosos, chamados de cavalos-de-tróia, que se instalados acidentalmente em seu computador, podem capturar e armazenar o conteúdo do que foi digitado no teclado. Acesse nossa área de Segurança, cujo link está disponível em nossa home page e saiba como se prevenir.

    Quantas vezes serão solicitados os códigos numéricos do Cartão de Segurança On-line?
    A solicitação será feita sempre no momento da confirmação de cada transação financeira.

    Como saberei qual código numérico devo digitar para confirmar uma transação?
    O sistema solicitará aleatoriamente um dos códigos numéricos contidos no seu cartão. Basta localizar a posição numérica solicitada e em seguida, digitar o código numérico correspondente.

    O acesso à conta é bloqueado por tentativas incorretas de digitação dos códigos numéricos?
    Sim. Após a digitação incorreta por algumas vezes consecutivas, o acesso à conta pelo Internet Banking é automaticamente bloqueado. A liberação deverá ser solicitada na Central de Atendimento Santander.

    Minha conta é conjunta. Preciso solicitar um Cartão de Segurança On-line para os demais titulares?
    Não, é preciso que cada titular solicite o seu Cartão de Segurança On-line, através do Internet Banking (menu Outros Serviços > Cartão de Segurança > Solicitar), Central de Atendimento Santander ou agência.

    No caso de conta conjunta, como identifico meu cartão?
    Cada Cartão de Segurança On-line possui um Número de Identificação, formado por 9 algarismos. Para que você possa reconhecê-lo, aparecerão na tela do Internet Banking os 3 últimos algarismos dessa numeração.

    Como solicito meu Cartão de Segurança On-line?
    É possível solicitar o Cartão de Segurança On-line pelo Internet Banking em Outros Serviços > Cartão de Segurança > Solicitar, pela Central de Atendimento Santander ou agência. Ao solicitar um novo cartão, o antigo será automaticamente cancelado.

    Como procedo em caso de perda ou roubo do meu cartão?
    Em caso de extravio, furto ou roubo, você deve solicitar um novo Cartão de Segurança On-line pelo Internet Banking (menu Outros Serviços > Cartão de Segurança On-line > Solicitar) ou pela Central de Atendimento Santander. Ao solicitar um novo cartão, o antigo será automaticamente cancelado.

    Corro algum risco se eu perder meu cartão?
    Não. O Cartão de Segurança On-line não possui nenhuma informação a seu respeito ou de sua conta. Além disso, os códigos constantes no seu cartão não são solicitados no acesso ao Internet Banking.

    Há cobrança de tarifas pela emissão do Cartão de Segurança On-line?
    Não. Este serviço é gratuito. Nosso maior objetivo é aumentar, ainda mais, sua segurança em transações bancárias efetuadas pelo Internet Banking.

    Qual é o prazo de validade do Cartão de Segurança On-Line?
    Para sua proteção, o cartão não possui validade. Sempre que necessário, o Santander lhe enviará um novo, sem nenhum custo para você.

    O uso do Cartão de Segurança On-line é obrigatório?
    Sim, o Cartão de Segurança On-line é obrigatório, junto com a Senha de Internet, para realizar transações financeiras.