Santander

Aqui você pode ser quem você é

Vivemos em um mundo globalizado e heterogêneo, onde as fronteiras entre o público e o privado não existem mais. Dele emerge riquezas de visões, vivências, cultura e experiências, que representam todo o potencial humano para transformação que queremos ver no mundo do futuro e que já está batendo na nossa porta.

Quanto maior a diversidade de características como gênero, raça, orientação sexual, pensamentos, origens, gerações, entre muitas outras, maior será a nossa capacidade de compreender e zelar pelas relações humanas no nosso dia a dia, nos serviços que prestamos para os nossos clientes e também na nossa vida em sociedade. Nossos clientes são diversos, nós também precisamos ser. Quanto mais estimularmos um ambiente diverso e inclusivo, onde todos são tratados com respeito, maior será a nossa capacidade de inovar, criar novas soluções e surpreender, aumentando nossa atratividade para os clientes.

Nossa atuação

Diversidade é a singularidade em cada um de nós, é a certeza de que não há em qualquer lugar do mundo duas pessoas completamente iguais. Quando falamos de diversidade, estamos assumindo a pluralidade da nossa sociedade. Para direcionar nossa atuação, consideramos as questões relativas a demografia do país e do Santander no Brasil, para que nosso propósito, se torne prática.

Veja abaixo

#CompetênciaNãoTemGênero: encorajar a liderança em cada mulher

No Santander, as mulheres representam 58% da organização. Nosso desafio é neutralizar os vieses inconscientes relacionados à carreira das mulheres e impulsionar a representatividade feminina nos cargos de liderança. Acreditamos que a equidade de gênero na alta liderança traz novos olhares às decisões estratégicas e pode impulsionar o protagonismo feminino em um “efeito cascata”, beneficiando toda a organização.

#TalentoNãoTemCor: Oportunizar caminhos para negros que querem crescer profissionalmente.

No Brasil, 54% da população se declara negra (pretos, pardos e indígenas). Hoje 41% dos estudantes das universidades são negros. Em 1995, eram somente 18%. Entretanto,  no mundo corporativo, essa representatividade ainda é muito tímida: apenas 5% dos cargos executivos são ocupados por negros nas empresas brasileiras. O Santander está liderando um grande movimento de transformação interna: hoje temos mais de 24% de colaboradores negros e estamos evoluindo a cada mês. Acreditamos que ao exercer uma influência positiva sobre nossos colaboradores, criamos espaços mais inclusivos e mais abertos às diferenças.

#HabilidadeNãoTemLimite: fortalecer o desenvolvimento dos profissionais com foco em suas habilidades.

Quase um quarto da população brasileira tem algum tipo de deficiência, segundo dados do último Censo Demográfico (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do número significativo de pessoas com deficiência no Brasil e da Lei Brasileira de Cotas, o país ainda está longe de garantir a elas o direito à inclusão, à participação social e ao desenvolvimento profissional no mundo corporativo.
Hoje temos mais do que os 5%, exigidos por lei, de profissionais com deficiência e o nosso objetivo é fortalecer o desenvolvimento desses profissionais, para que possam progredir na carreira em condições iguais às dos demais.
Conheça a história da Juliana

#AquiSeEmpreende: potencializar a criação de valor a partir da diversidade de formação, gerações e expertises.

É através do conhecimento e experiência de nossos colaboradores que podemos apresentar soluções inovadoras para os principais dilemas do mundo atual.
Por isso, queremos cada vez mais ser o empregador de escolha de talentos das mais distintas idades, provenientes de escolas e universidades de todos os rincões do Brasil e do exterior e com experiência profissional nas mais diversas indústrias e setores da economia.
Porque a tecnologia avança, mas é do humano que vem a capacidade de utilizar as informações para agregar valor para o consumidor.

#AquiNãoTemBarreiras: potencializar o respeito aos profissionais LGBTI+ para que possam trabalhar sem barreiras.

Acreditamos que todas as relações devem ter o respeito como base. Independentemente de sua identidade de gênero, orientação sexual e corpo biológico, todos os colaboradores do Santander devem respeitar a essência e individualidade de seus colegas. Neste sentido, nosso objetivo é ampliar o diálogo entre colaboradores e gestores, levar informação e educação, derrubar barreiras para que profissionais LGBTI+ possam se sentir incluídos e seguros psicologicamente e assim alcancem seu potencial máximo no Banco Santander.

Nossas Ações

O Santander alcançou as pontuações mais altas com o Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg 2020. A inclusão no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg (GEI) tornou-se o selo de ouro para empresas de todo o mundo demonstrarem publicamente seu compromisso com a igualdade e o avanço das mulheres no local de trabalho através do desenvolvimento de políticas, representação e transparência.

Em 2019 lançamos a Jornada de Aliados – um programa educativo para todas e todos que desejam aprender a ser mais inclusivos e respeitosos com colegas, clientes e familiares LGBTI+. Em poucos meses, desde o lançamento, mais de mil pessoas se tornaram aliados.

Em 2019, recebemos um valioso reconhecimento do nosso trabalho: fomos eleitos pelo Guia EXAME de Diversidade a Empresa do Ano e a instituição financeira com as melhores práticas de inclusão e diversidade do mercado nacional. O prêmio nos mostra que estamos caminhando na direção certa, mas não temos dúvidas de que ainda temos uma longa jornada pela frente.

Lançamos a websérie #ComentaAíCarreiras, que são vídeos curtos, sobre histórias de colaboradores e funcionários, que representam nossa diversidade e contam como é trabalhar no Santander.Veja todos os vídeos da série

O Santander é construído por nossas pessoas. Somos mais de 48.000 histórias diversas fortalecendo nossa cultura inclusiva.

Veja também