Santander

Sabemos que inovação parte do princípio de que existe um objetivo a ser alcançado, e queremos alcança-lo para e com você.

Inovação não é um departamento, é um processo, concorda com a gente? Pensando nisso, nos importamos em disseminar uma cultura cada vez mais direcionada à evolução contínua. Afinal, podemos errar, podemos acertar, mas a gente só não pode parar.

Veja abaixo

Metodologias ágeis

Em plena era digital é necessário repensar os modelos atuais de negócio para estar sempre em alinhamento às expectativas de um mercado repleto de consumidores transformados, hiperconectados e mais exigentes. Desta forma, abordamos o ágil e o design thinking como algumas de nossas metodologias chave de revolução e inovação em nossos negócios, justamente por serem práticas interativas, com foco no tempo, que permite evoluções mais rápidas e resoluções mais concretas e bem embasadas.

Fintech Station

Fintech Station é o centro global do Santander de excelência em fintechs, do qual o Lab 033 faz parte – representando o Brasil, e que tem por objetivos: Identificar as startups com as quais existem oportunidades de negócios; mapear e analisar as soluções de startups; dar suporte aos programas locais de aceleração de startups; e elaborar reportes periódicos sobre o ecossistema.

Não só o Lab 033 tem indicado startups brasileiras para participarem desta iniciativa global, como também tem participação da seleção de startups estrangeiras, que atuam com diversas unidades do Santander no mundo, para a realização de projetos-pilotos no País, fomentando o empreendedorismo e gerando novos negócios para o Grupo Santander.

Santander LAB 033

Localizado no icônico prédio do Farol Santander, no Centro Histórico de São Paulo, o Lab 033 tem como propósito identificar oportunidades relevantes de negócio para o Banco, com visão cliente e mitigar eventuais riscos, aplicando metodologias ágeis de inovação e conectando com novas tecnologias. Atua como propulsor da inovação dentro do Grupo Santander, através de uma cultura que foca em problemas e necessidades dos clientes; que prioriza o aprendizado e o entendimento, por meio de experimentos rápidos; e que abraça o fracasso antecipadamente para aprender, apoiando aqueles que assim tentam fazer.

É formado por:
•  Radar Santander: Mapeia dores e oportunidades, dentro e fora; conecta startups com o Grupo Santander; e difunde a cultura de inovação, inclusive com eventos (Hackathons, Meetups, Ideathon, etc);
•  Lab de Inovação: Explora e valida, de forma rápida, novos modelos de negócios / novas soluções;
•  New Ventures: De forma estruturada e validada, cria novas startups / ventures no Grupo Santander. Responsável pela criação da tese de Open Banking no Brasil.

Em 1 ano de existência, o Lab 033 já entregou: + de 10 projetos-pilotos com startups; + de 8 soluções criadas; 1 empresa lançada; + de 20 workshops; 2 Meetups; e 1 Hackathon.

Radar: Aceleração e mentoria de Startups

O Radar Santander apoia startups que buscam crescimento acelerado e que desafiam o mercado financeiro, com soluções inovadoras. A ampliação do relacionamento com startups dissemina a cultura da inovação e gera novas oportunidades de negócios para todas as áreas de atuação do Banco.

Para os empreendedores participantes, estes são os benefícios:
•  Diagnóstico do negócio e do perfil do empreendedor;
•  Encontro com profissionais do Santander (“Sponsors”), com profundo conhecimento de dores e oportunidades do negócio;
•  Networking: Acesso a profissionais que são referência no mercado e a empreendedores de alto impacto;
•  Geração de novos negócios: Possível parceria com o maior banco internacional do Brasil e um dos maiores do mundo.

Entre 2017 e 2019, foram realizadas 3 edições do Radar Santander, em parceria com a Endeavor, com a participação de 20 startups selecionadas. Somadas todas as edições, foram recebidas mais de 1.000 inscrições de startups de todo o Brasil.

The CODE FORCE

O The Code Force - Hackathon é uma maratona de criação de novas soluções inovadoras, frente aos desafios propostos. Desenvolvedores, designers e especialistas de negócios participam da iniciativa, agrupados em equipes multidisciplinares.

Com duração de 1 final de semana (começando na manhã de Sábado e terminando no final de Domingo, virando a madrugada), a iniciativa traz aos seus participantes estes benefícios:
•  Exercitar, testar e aprimorar conhecimentos e habilidades;
•  Aprendizado e mentoria com profissionais experientes no mercado;
•  Networking com profissionais que são referência no mercado;
•  Transformar ideias em soluções reais, com potencial para impactar o futuro do mercado financeiro.

A 1ª edição do The Code Force ocorreu em 2016/17 e registrou mais de 700 inscrições.As equipes finalistas receberam R$ 5 mil, sendo escolhida como vencedora a “Piggy” (“porquinho-cofre” 100% digital, que poupa dinheiro por micro-transações, ao arredondar pagamentos para cima), que recebeu R$ 25 mil.

Em breve, será realizada a 2ª edição do The Code Force, com desafios lançados pela novas ventures do Grupo Santander:
•  emDia: Como podemos ajudar os 61 milhões de brasileiros inadimplentes a negociarem suas dívidas, de forma simples, humanizada e digital?
•  Pi: Como facilitar a jornada do usuário na escolha do investimento ideal, de acordo com o seu perfil e o seu momento de vida?
•  SIM: Como ajudar o cliente a entender, com mais profundidade, sua situação de crédito no mercado e/ou estimulá-lo a pagar em dia seus compromissos?

Trata-se de um novo Hackathon, mais sustentável, com o compromisso de menor impacto ambiental possível, com emissão zero de carbono. O conceito de #Desplastifique, usado em todo o Banco, também está inserido na iniciativa.

Geração Digital

Inovação, agilidade, dinamismo e muita criatividade são os conceitos que guiam o site Geração Digital Santander, nosso hub de desenvolvimento tecnológico localizado em Interlagos, São Paulo. Somos uma geração de pessoas apaixonadas por tecnologia e desafios e nos importamos em disseminar a cultura de liderança, colaboração e revolução. Além disso, aqui temos um espaço físico com todos os apetrechos dos locais de trabalho em alta em tecnologia, com direito a quadra e campo de futebol, espaço gourmet com churrasqueira, sinuca, pebolim, wi-fi em todo o ambiente e muita área verde.

Digital Talks

O Digital Talks é uma iniciativa realizada em parceria com a Academia Santander e que busca incentivar nossos colaboradores a pensarem e a agirem “fora da caixa”.

Convidamos palestrantes de outras empresas para debaterem temas que impactam o nosso dia a dia, dos nossos clientes e da sociedade, como inovação, transformação digital, Banco do futuro, empreendedorismo, proteção dos dados, etc.

Já foram realizadas mais de 30 edições, com mais de 6.000 colaboradores participantes, e a participação de outras grandes empresas.

Innovation Open Challenge

Parte do pilar de inovação aberta, o Innovation Open Challenge visa promover a inovação e o empreendedorismo junto a universitários brasileiros e estrangeiros que divididos em equipes, em 1 dia no Santander, analisam e buscam soluções frente aos desafios propostos por áreas do Banco e/ou coligadas do Grupo.

Já foram realizadas 3 edições desta iniciativa, com a presença de estudantes da Universidade de Babson e de Suffolk, ambas nos EUA, propondo soluções de negócios para Global Transaction Banking, Microcrédito, Cartões / Pagamentos, Securitizadora, Riscos, GetNet, por exemplo.

Big Bets & Validate

Plataformas internas (brasileira e global) que permitem o compartilhamento de ideias pelos colaboradores, frente às dores e oportunidades identificadas dentro do Grupo Santander.

Através de um processo de seleção, as ideias finalistas são escolhidas e os colaboradores que as deram recebem todo apoio necessário para seu desenvolvimento e a construção de um MVP (Produto viável mínimo), agregando valor aos nossos negócios e aos nossos clientes.

Projetos de destaque

•  Criação das novas ventures / startups do Grupo Santander, permitindo-nos explorar os mais diversos mercados e atender às necessidades mais específicas dos diferentes perfis de consumidores que temos no mercado: Ben (benefícios); Pi (plataforma digital de investimentos); SIM (solução digital de crédito não-correntistas); e emDia (plataforma digital de renegociação de dívidas);

•  Santander Way: Solução que permite a gestão simples e completa dos cartões, além do resgate e utilização dos bônus acumulados no Santander Esfera – fidelização do Banco. É também uma carteira digital, que permite realizar pagamentos por aproximação, por meio da tecnologia NFC;

•  Santander Pass: Trata-se da versão do cartão de nossos clientes em pulseira, adesivo ou tag para relógio, que permite pagamentos por aproximação;

•  Santander On: Solução que traz aos clientes a situação de sua vida financeira, por meio de: Consulta do CPF e exibição de eventuais restrições; uso das linhas de crédito, com dicas de melhor uso delas; consolidação e consulta dos contratos de crédito; exibição da renda mensal; e o remanejamento dos limites de cartão e da conta-corrente;

•  Santander One Pay: Solução mobile para a transferência internacional de dinheiro, de forma quase instantânea e segura, por meio da tecnologia de blockchain;

•  Work Café: Novo modelo de negócio para as agências / lojas, melhorando a experiência do público que as frequentam (clientes e não-clientes), unindo espaços de cafeterias, de trabalho e de sociabilidade.

Veja também