Cancelamento de Compra - Santander

Cancelamento de Compra

Conheça aqui as situações em que o Banco Santander poderá auxiliar você no cancelamento das compras feitas com o cartão de crédito.

Para auxiliar no cancelamento de uma compra, o Santander obedece um processo estabelecido pela Bandeira do seu cartão (Visa ou Mastercard). Nesse Processo o Santander fará a realização de alguns questionamentos ao Cliente referente à compra a ser cancelada para posterior comunicação ao estabelecimento. É importante ressaltar que o Santander é o banco intermediador da compra e realizará a comunicação ao estabelecimento que fará a análise e decidirá se aceita ou não sua solicitação de cancelamento. Lembre-se que antes de você solicitar o cancelamento da compra ao Santander você deve primeiramente procurar o estabelecimento comercial no qual ela foi realizada e tentar uma solução diretamente com o estabelecimento, isso poderá tornar o processo mais rápido e eficiente.   Uma dica importante é que você e os adicionais do seu cartão sempre confiram os dados de todas as transações realizadas no cartão, a assinatura no comprovante de venda ou a digitação da senha confirmam a transação realizada.

IMPORTANTE: A decisão final sobre acatar ou não o cancelamento da compra cabe ao estabelecimento em que a compra foi realizada. O Santander sempre atua como intermediador da sua solicitação, não podendo garantir o cancelamento da compra.​

Conheça aqui as situações em que o Banco Santander poderá auxiliar você no cancelamento / contestação das compras feitas com o cartão de crédito.

Compra não reconhecida ou não autorizada

Se você não reconhece uma despesa (compra ou saque) lançada na fatura, primeiro compare seus comprovantes com o demonstrativo de despesas. Verifique também se o nome do estabelecimento lançado na fatura é o mesmo lançado no comprovante de venda, pois alguns estabelecimentos têm um nome fantasia diferente da razão social. Se mesmo após esta verificação você continuar não reconhecendo esta despesa, siga as orientações para realizar o cancelamento da compra.

Importante: Seu cartão será bloqueado para evitar que novas compras não reconhecidas sejam feitas e você será informado sobre o procedimento para emissão de um novo cartão.

Compra duplicada (lançada duas vezes na mesma fatura)

Verifique atentamente os dados da compra em sua fatura, pois para a realização da contestação por duplicidade a data da compra, valor e estabelecimento precisam ser os mesmos.

Importante: Caso as datas ou valores sejam diferentes, não caracteriza uma cobrança em duplicidade. Neste caso você poderá contatar o estabelecimento, para cancelamento do valor lançado na fatura.

Compra processada com valor maior/menor, divergência no número de parcelas ou compra feita sem juros, mas processada com juros

Verifique se o valor do comprovante de venda é diferente do apresentado na fatura do cartão. Aplica-se para transações em moeda nacional e internacional.

Importante: Para compras em moeda internacional, o valor divergente deverá ser considerado sempre pela moeda de origem. É importante considerar a variação cambial de cada moeda.

Em caso de transações em moeda internacional você sempre precisa considerar variação cambial entre as moedas e possíveis taxas/tarifas praticadas pelo país de origem. 

Compras pagas por outros meios

Esta situação ocorre quando houve a tentativa de pagamento da compra com cartão Santander a transação não foi aprovada e você efetuou o pagamento através de outro meio de pagamento como: cheque, dinheiro, outro cartão de crédito, voucher e etc.

Compra Cancelada (Situação em que o Cliente tem o comprovante de Cancelamento emitido pelo estabelecimento, mas o mesmo não realizou o cancelamento)

Situação em que você reconhece a compra e realizou o cancelamento com o próprio estabelecimento comercial.

Em caso de cancelamento o estabelecimento sempre evidencia a ação através de um número de protocolo, podendo ser composto por letras e números. A contestação pode ser realizada junto ao banco quando o estabelecimento não realiza o acordado,  como o estorno dos valores mesmo após o cancelamento.


- Cancelamento de Transação recorrente consiste na aquisição de um produto ou serviço que se renova periodicamente como por exemplo: assinatura de revistas, sites de recolocação ao mercado de trabalho e etc.
A renovação do produto/serviço ocorre de acordo com o contrato estabelecido entre você e o estabelecimento podendo ser: bimestral, trimestral, semestral ou anual.

Lembrando que antes de entrar em contato com o banco é de extrema importância contatar o estabelecimento e solicitar o cancelamento das cobranças posteriores.

Importante: Caso você realize o cancelamento e o estabelecimento não disponibilize o número do protocolo, você precisa contata-lo novamente e solicitar.

Para casos de “No Show” (quando o cliente faz uma reserva e não comparece), os estabelecimentos cobram costumam cobrar uma taxa pelo não comparecimento, ou pelo cancelamento da reserva antes do prazo informado em clausula contratual.

Arrependimento de Compra (somente compra online)

Essa situação ocorre quando você consumidor desiste de um contrato/compra no prazo de 7 dias, a contar da assinatura do contrato ou do recebimento do produto/serviço, sempre que a contratação ocorrer fora do estabelecimento comercial. Exemplo: Por telefone, internet ou a domicilio.  (lembrando que este é um direito do cliente perante a lei do Código de Defesa do Consumidor).

 

Para compras internacionais a lei do arrependimento não é válida, portanto você não pode contestar uma compra por esse motivo realizada fora do Brasil, compras presenciais(com digitação de senha na maquininha) também não podem ser contestadas por este motivo.

Compra realizada em que o Serviço adquirido não foi prestado ou não recebimento de mercadoria adquirida

Essa situação ocorre quando a oferta, publicidade, produto ou serviço não é disponibilizado conforme acordado no ato da compra entre você e o estabelecimento.

O Código de Defesa do Consumidor informa que, quando o fornecedor de produtos e/ou serviços se recusar a cumprir a oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá rescindir o contrato.


Importante: Para problemas com qualidade no serviço prestado ou a qualidade do produto recebido não existe a possibilidade de contestação da compra, neste caso você precisa contatar o estabelecimento para esclarecimentos.

Compra realizada em que o serviço contratado foi realizado diferente do acordado ou a mercadoria recebida estiver com defeito

Esta situação ocorre quando o você adquire um produto/serviço e identifica que é diferente do contratado ou apresenta algum defeito (não cumpre com a finalidade esperada, gerando a perda de utilidade ou valor), e contatando o estabelecimento não conseguiu resolver o problema mesmo após o reparo no período da garantia, de acordo com o prazo legal.

Importante: O Código de Defesa do Consumidor prevê que o cliente poderá solicitar a restituição da quantia paga, quando o produto e/ou serviço adquirido apresentar algum defeito, aparente ou não, e este não for corrigido no prazo.

Numerário Retido (Função de Saque do Cartão de Crédito)

É quando o você realiza saques nos caixas eletrônicos e redes compartilhadas na função crédito, evidenciado em fatura como débito.

Para realizar a contestação / Cancelamento você precisará:

1º passo - Entre em contato com a Central de Atendimento

Ligue na Central de Atendimento (Capitais e regiões metropolitanas 4004-3535 / demais localidade 0800 702 3535), solicite a abertura de uma contestação de compra e será necessário informar a data, valor da compra e o nome do estabelecimento. Por isso ao ligar para a Central de Atendimento tenha em mãos os comprovantes de compra ou a fatura do seu cartão de crédito.

Aproveite e atualize seu cadastro (telefone e e-mail) se necessário. Pois estes dados são importantes para o mantermos informado sobre o andamento de sua solicitação.

2° passo - Pagamento da fatura

Durante o atendimento você será informado sobre como proceder para efetuar o pagamento da fatura do seu cartão de crédito, enquanto a sua solicitação de contestação de compra estiver sendo analisada.