App Santander
FRN (Fixed/Float Rate Note)
Emissão de título no mercado externo para você que precisa captar recursos.
Solução para cobrir despesas inesperadas e descasamentos no seu fluxo de caixa.
Vantagens para a sua empresa
É uma maneira de realizar o hedge natural do seu balanço patrimonial, ou seja, diminui os riscos da variação da situação contábil, financeira e econômica da sua empresa. Isso porque vincula os ativos em moeda estrangeira à obrigação de pagar o loan na mesma moeda.
Caso você não esteja habituado ou não queira contratar um derivativo para se proteger da variação cambial, pode emitir a FRN direto em reais.
Você não precisa comprometer os lastros de importação ou exportação da sua empresa, já que os recursos poderão ser usados para qualquer finalidade.
Condições de contratação
Como contratar
Se você já é cliente, fale com o seu gerente de relacionamento ou Gerente de Negócios Internacionais. Caso ainda não seja cliente Santander, procure a agência mais próxima. A operação está sujeita à análise de crédito.
Crédito consciente
Recomendamos que o seu crédito seja utilizado de forma consciente. Antes de contratar, verifique se a operação é adequada às suas necessidades atuais e se você está confortável com todas as condições do produto.
Taxas/Juros/Impostos
- Há incidência de IR (Imposto de Renda) sobre os juros do crédito enviado ao exterior.
- IOF/Câmbio (Imposto sobre Operações Financeiras de Câmbio), é aplicável no ingresso dos recursos à alíquota de 3,50%, desde que a operação seja elegível ao registro de SCE-Crédito (antigo ROF) e operação possua prazo médio mínimo de até 364 dias. Não há incidência de IOF/Câmbio na liquidação dos juros (Decreto nº 12.466/2025).
- IOF/Crédito não se aplica conforme Decreto nº 6.306/2007.
- Taxas de Juros praticadas no mercado internacional, como: SOFR, TERM SOFR, etc
Registros necessários
É necessário fazer o ROF (Registro de Operações Financeiras) junto ao Bacen no momento da contratação da operação.