Siscomex - Santander

Siscomex

Facilita pagamentos de importação da sua empresa, como taxas, impostos e contribuições.

Mais agilidade e comodidade para os processos de importação da sua empresa

Tenha maior controle sobre as movimentações feitas pelos seus agentes

Você pode conciliar os seus pagamentos de importação

Um jeito mais fácil e rápido de pagar as importações realizadas pela sua empresa, com um sistema disponibilizado pela Receita Federal Brasileira.

Benefícios para a sua empresa

A sua empresa ganha tempo e controla melhor os pagamentos de importações

Você pode fazer o cadastramento e a manutenção das contas, dos limites e dos despachantes ou representantes de maneira online, pelo internet banking. Os débitos acontecem em tempo real, dando mais agilidade para o processo da DI (Declaração de Importação) e na liberação da mercadoria.

Você consegue gerenciar e consultar compromissos pelo Internet banking

O histórico de pagamentos  dos últimos dez anos pode ser consultado por conta, período, despachante e até por protocolo. O resultado da pesquisa vem detalhado e pode ser salvo em PDF ou Excel

Como o débito dos tributos geralmente são feitos por despachantes ou representantes e não pela própria empresa, você pode definir e cadastrar um limite diário de segurança por conta corrente.

Os débitos são feitos em apenas um lançamento

Para facilitar o controle dos pagamentos feitos pela sua empresa, os débitos são realizados na sua conta corrente em um lançamento com o valor total dos tributos federais. Os comprovantes contam com a informação detalhada do que compõe o pagamento dos tributos relacionados à DI.

Facilidades no seu internet banking

O serviço oferece a vantagem e a comodidade de poder fazer várias transações e consultas online. Essas funcionalidades estão disponíveis 24h, sete dias por semana. Todo o processo segue as mesmas regras de segurança do internet banking, ou seja, têm autorizações com assinatura eletrônica e token e geram comprovante.

● Cadastro de contas – é possível incluir, consultar ou excluir contas autorizadas a operar em Siscomex, assim como cadastrar ou alterar o limite diário de débitos para segurança.

● Cadastro dos representantes ou despachantes – você consegue incluir, alterar o nome, ativar, reativar, excluir ou consultar as pessoas autorizadas a operar em Siscomex. Tudo em tempo real.

● Relatórios gerenciais – o histórico de pagamentos  dos últimos dez anos pode ser consultado por conta, período, despachante e até por protocolo. O resultado da pesquisa vem detalhado e pode ser salvo em PDF ou Excel.

● Cláusulas contratuais – você pode imprimir ou salvar a qualquer momento.

● Comprovantes – possuem a informação detalhada dos códigos de receita do pagamento dos tributos relacionados à DI.

Condições de contratação

Como contratar

Primeiro, é preciso fazer o seu cadastro ou o do representante da sua empresa na Receita Federal. Assim, conseguirá usar o Siscomex e incluir a sua declaração de importação no sistema.

Depois do cadastramento na Receita Federal, na sua conta corrente, você pode cadastrar os CPFs autorizados a operar em seu nome pelo internet banking empresarial. Na aba Siscomex, é possível ler e assinar o termo e efetuar o cadastro. Se preferir vá a uma agência para assinar o formulário e registrar as autorizações.

Tarifas

A adesão ao Siscomex é isenta de tarifas.

Pagamentos

Os débitos são feitos apenas quando há saldo em conta.