Consórcio ou Financiamento - Santander

Consórcio ou Financiamento: qual escolher?

Entenda a diferença entre eles e qual é o melhor para o seu objetivo.

Comprar o primeiro carro, renovar a frota, ter imóvel próprio, se aposentar e morar em um barco, existem vários tipos de sonhos e projetos e também muitas maneiras de realizá-los. Os mais comuns incluem financiamento e consórcio, que são alternativas sugeridas por bancos e instituições financeiras.

E aí é muito comum surgir a dúvida entre escolher por um consórcio ou financiamento. Mas apesar de terem o mesmo objetivo, são diferentes. O fator determinante para essa escolha é a urgência.

Se o indivíduo ou até mesmo uma empresa puder se planejar, vai poder pagar menos por isso. Agora, se tiver a necessidade imediata, o financiamento vai atender melhor essa necessidade.

Separamos algumas informações que podem te ajudar a entender como cada um funciona e qual a melhor opção para o seu contexto. Confira!

Financiamento


O financiamento é um facilitador financeiro utilizado para aquisição de um bem por meio de um empréstimo disponibilizado de forma integral para o contratante. É muito comum para aqueles que pretendem comprar algo a curto prazo, de forma imediata, e paga esse valor com o acréscimo de uma taxa de juros, diluída nas prestações mensais.

Essa modalidade já tem estabelecida qual é o bem, por exemplo: a casa X, na região Y. A partir do momento em que o financiamento for realizado, não há como trocar por outra opção, como alterar a compra da casa por um terreno, por exemplo.

Consórcio


Diferente do financiamento, o consórcio funciona por meio de pagamentos mensais sem a cobrança de juros. E você tem a possibilidade de escolher o que quer comprar, dentro da modalidade de consórcio escolhida, só no momento da contemplação.

No consórcio, você e um grupo de pessoas (com o mesmo objetivo) compartilham de uma “poupança” coletiva que será gerenciada pela administradora de consórcio. Todos os meses o valor depositado pelo grupo será utilizado para contemplar os participantes, por sorteio. Até o prazo final de duração do grupo, todos os consorciados que estiverem com o pagamento em dia, receberão sua carta de crédito.

Ou seja, recebe o crédito integralmente e pode comprar o bem ou serviço dentro da categoria que foi escolhida. Esse modelo de compra é muito indicado para compras de médio/longo prazo, sem ter pressa para aquisição.


O Consórcio Santander oferece diversas opções para você, como consórcio imobiliário, de carros e motos, sustentável, de serviços, agrícolas e veículos pesados. Com taxas de administração atrativas, parcelas sem juros e flexibilidade para usar o crédito.

Consórcio Santander

Veja como é o consórcio Santander