Taxa e tarifa - Santander

Taxa e tarifa: conheça as principais diferenças

Quando o assunto é pagamento de taxa ou tarifa, é comum surgir a dúvida sobre qual é a diferença entre cada uma delas. Mas, além da importância de saber como cada uma funciona, também é necessário entender como essas cobranças de taxa ou tarifa aparecem no dia a dia, em quais serviços estão ligadas e como podem ser aplicadas.

O que é taxa

A taxa é uma espécie de tributo e está ligada ao pagamento de um serviço público. Ou seja, nada mais é que uma das nomenclaturas possíveis para o preço de um determinado serviço.
Como exemplo, temos as taxas de pedágio, taxa de limpeza, entre outras.
Taxa também é a razão dos juros, isto é, a percentagem que se refere aos juros obtidos sobre um valor específico, normalmente durante o período de um ano.

O que é tarifa

A tarifa também é uma das nomenclaturas possíveis para o preço de determinado serviço. As empresas privadas adotam a tarifa como forma de cobrança pelos seus serviços. Ou seja, o cliente escolhe qual serviço quer contratar e ao concordar com as regras de compromisso, começa o vínculo entre a prestadora de serviço e o cliente.

Alguns exemplos de tarifas que são facilmente encontradas no dia a dia são os valores cobrados pela utilização da linha telefônica, o valor das passagens de transporte e os serviços prestados pelas instituições bancárias, como emissões de cheques, transferências e outros.

Taxa versus tarifa

Dois serviços, duas finalidades diferentes, mas que confundem muitas pessoas. Conforme vimos acima, a principal diferença entre taxas e tarifas é que as taxas são cobranças obrigatórias, instituídas pela União, Estados ou Municípios para remuneração de um serviço público. Independem de contratação pelo cidadão e são cobradas independente da prestação do serviço.

Já as tarifas são as formas de remuneração de um serviço privado, dependem de contratação e só são pagas mediante a prestação do serviço.

Pacote de serviços

Com tarifa aqui e ali, muitas vezes é mais válido procurar por um pacote de serviços quando você usa um ou mais serviços com certa frequência.

Pacote de serviços é um conjunto de transações que você pode contratar para movimentar sua conta corrente pagando um valor fixo mensal, que é menor se comparado a soma das tarifas individuais de cada serviço. A contratação de um pacote não é obrigatória e clientes correntistas podem optar por utilizar os serviços essenciais, que são gratuitos, porém também são mais limitados a transações básicas.

A franquia dos serviços de ambas as opções, pacote de serviços e serviços essenciais do Santander podem ser consultadas na tabela geral, clicando aqui .

No Santander, orientamos que o cliente analise a frequência do uso de cada um dos serviços disponíveis no pacote, como transferências, saques e demais transações, e escolha a opção que melhor atende suas necessidades, de forma que possamos apoiar proporcionando mais economia se comparado a contratação e valor pago individualmente por cada serviço.

É possível acessar o App Santander e consultar o valor e descontos da mensalidade do pacote de serviços, acompanhar o consumo da franquia e verificar o uso de serviços avulsos tarifados. Para acessar basta baixar o App Santander, clicar em Menu e, em seguida, em Serviços da Conta.

Conheça a conta corrente Santander

Seja cliente e aproveite os benefícios

*Abertura de conta sujeita à análise e aprovação.