Desculpa, mas infelizmente nosso site não está habilitado para o seu navegador

Para ter uma melhor experiência ao usar o portal Santander, prefira um dos navegadores abaixo

Navegadores compatíveis

Internet Explorer 11

Volta às Aulas - Santander

5 dicas para economizar com a volta às aulas

Material escolar, matrícula e rematrícula são as principais preocupações dos pais e responsáveis com a volta às aulas.

Todo ano é a mesma preocupação: encaixar todas as contas extras no orçamento que parece aumentar, e muito, a cada volta às aulas. É rematrícula, uma lista gigante de material escolar, uniformes novos e até possíveis passeios que aparecem no calendário escolar. É bastante movimentação dentro das escolas e dos bolsos dos responsáveis.

Para esse agito não sair do controle, preparamos uma lista com 5 dicas para você economizar com a volta às aulas. Confira:

1. Tenha um planejamento financeiro


Antes de ir em busca dos materiais escolares ou pedir uma ajuda financeira para rematricular o seu filho na escola, primeiro faça um levantamento do orçamento que você tem disponível. Anote tudo. Veja quanto aumentou a mensalidade, se você teve mais algum aumento nas suas contas diárias ou se o seu rendimento salarial mensal teve alguma queda. Para fazer sua soma com rapidez, acesse aqui o planejador de controle financeiro.

Agora, tenha em mente até quanto você está disposto a gastar com a volta às aulas e se pergunte “É algo que está sob meu controle financeiro?”. É importante pensar a longo prazo, evitando dívidas.

2. Reconsidere a escola


Você fez conta aqui, fez conta acolá e o orçamento não fecha? Reveja se a mensalidade da escola do seu filho está de acordo com o que você pode proporcionar hoje. Faça outros orçamentos, ou seja, pesquise outras redes de ensino.

Já pensou em tentar uma bolsa de estudos? Outra alternativa é procurar por programas de descontos progressivos. Ou então tente agendar uma conversa na coordenação com o responsável financeiro. Tente verificar na instituição de ensino se existe alguma política interna que possa conceder isenção no material escolar, como livros, ou até mesmo na rematrícula.

3. Compra de material escolar


Dá para começar o ano sem gastar muito com material escolar, mas isso exige empenho. Primeiro é importante estar com a lista de materiais em mãos. Entre os itens é comum encontrar lápis, caneta, estojo, borracha e outros objetos frequentemente usados em sala de aula, por isso é bom revisitar o material usado no ano anterior. E se encontrar algum item em bom estado, reutilize. Também veja outros itens em sua casa, como folha sulfite, e corte da lista de gastos.

Mas, se esse não for o caso e na lista tiver uma infinidade de materiais para comprar, então a dica é pesquisar. É comum na época de retorno às aulas, ter uma diferença de preço muito grande entre uma loja e outra, por isso não sair comprando é sempre a melhor opção. Pesquise na internet, vá em centros que tenham comércios mais acessíveis e evite desperdício de dinheiro em suas compras.

Porém, se a maré não está para peixe nenhum, também é possível checar com a escola se existem materiais de segunda mão que possam ser reutilizados pelo seu filho no ano letivo.

Essas dicas valem também para a compra de livros, que costumam ser os vilões do orçamento na hora de iniciar o ano escolar. Lojas de sebo também podem ser ótimas opções para encontrar livros com preço reduzido.

Quer facilitar suas compras?

Peça seu Cartão Santander

4. Uniforme escolar


Outra preocupação de pais, mães e responsáveis é o uniforme escolar. Não é porque um novo ano letivo começou que as roupas precisam ser novas. Se o conjunto do ano passado servir, reaproveite. Caso não sirva, veja com outros pais a possibilidade de trocar ou até mesmo de comprar o uniforme do coleguinha que não serve mais.

5. Outros gastos


Gastos que parecem menores, como dinheiro para um lanche no intervalo, por exemplo, precisam ser revistos. Isso porque com a volta às aulas tudo o que mexer no ponteiro do orçamento mensal faz diferença. Então a dica é mapear cada gasto, por menor que seja, e manter as contas equilibradas para começar o próximo ano letivo com menos preocupação financeira.

Ainda não é cliente Santander?

Abra sua conta no banco que incentiva a Educação

*Os produtos estão sujeitos à aprovação de crédito e são contratados separadamente.