Artes Visuais - Santander

Artes visuais

Uma coleção significativa para a história da arte no Brasil, que traz desde nomes do modernismo no Brasil até novos expoentes da produção atual.

Nosso acervo

O núcleo de artes visuais integra ações em diversos âmbitos, que compreendem o tratamento museológico da coleção – catalogação, classificação, restauro, armazenamento e circulação –, avaliações de mercado e estudos das obras ou de artistas, além da elaboração de projetos de divulgação e de circulação das obras por meio de exposições, publicações e empréstimos.

A reserva técnica de artes visuais da Coleção Santander Brasil é um espaço de guarda e tratamento de acervo qualificado de acordo com padrões internacionais de conservação, com mobiliário e equipamentos especiais.

As iniciativas de difusão, voltadas para o público interno ou externo, têm o objetivo de compartilhar a coleção com a sociedade, pois acreditamos que é na interação com as pessoas que se forma e se ativa o significado da arte.

Veja nossas iniciativas

Acervo de artes visuais

Composto por pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e outros suportes, de artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, produzidas a partir da década de 1920 até os dias atuais. Destacam-se obras do modernismo, do construtivismo e da abstração informal, além de trabalhos de artistas contemporâneos. O acervo também compreende diferentes manifestações culturais, incluindo a arte popular e a cartografia do século 17 ao 19.

Um traço característico do processo de formação da coleção, comum a outras coleções corporativas constituídas no Brasil e no mundo, é que, ao longo do tempo, foram incorporadas obras recém produzidas, ou seja, que refletiam a arte daquele momento, fomentando assim o trabalho dos artistas em atividade. Essa abordagem faz da Coleção Santander Brasil uma coleção contemporânea a seu tempo, tanto ontem como hoje.

Atendimento a pesquisadores, curadores e interessados. Entre em contato: acervo.cultural@santander.com.br

Convivendo com arte

Da convicção da importância da arte na vida de todos nós como fonte de inspiração e transformação nasceu o programa Convivendo com Arte, que leva a coleção ao ambiente de trabalho dos colaboradores Santander. Desde o início de 2010, mais de 400 obras foram instaladas nos vários andares do edifício-sede do Santander Brasil, em São Paulo, distribuídas segundo temas com o intuito de orientar o olhar e abrir múltiplas possibilidades de leitura.

Recebemos vários depoimentos de funcionários, comentando que o convívio com a arte  lhes trouxe a sensação de acolhimento, familiaridade com o ambiente de trabalho e a possibilidade de despertar o olhar e a criatividade. Outros ainda manifestaram seu orgulho de pertencer a uma organização que preserva a sua memória e o patrimônio brasileiro.