Santander no Mundo

Buscar por

Santander no mundo

Com sede mundial na Espanha, o Santander é o maior banco da zona do euro e um dos maiores do mundo.

Nossa história

O Santander foi fundado em 1857 na província da Cantábria, na Espanha. A instituição atua com foco no banco comercial, que representa a maior parte de suas receitas, e está em presente em dez mercados principais, na Europa e nas Américas.


Atualmente, é o principal conglomerado financeiro na América Latina, onde tem posições de destaque no Brasil, México, Argentina e Chile.   O propósito do Santander é “Contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem”. Queremos fazer isso de uma forma simples, pessoal e justa.

Modelo de negócio

O Grupo Santander possui um modelo de negócio voltado para o cliente, com alto nível de recorrência em seus resultados e receitas, apesar do difícil cenário econômico e financeiro dos últimos anos.

Esse modelo é sustentado por seis pilares

Enfoque comercial

O Santander oferece aos seus clientes ampla variedade de produtos e serviços financeiros por meio da maior rede de agências entre todos os bancos internacionais.

Disciplina no capital e solidez financeira

É um dos bancos mais sólidos e solventes do mundo. Além disso, mantém uma posição de liquidez confortável, baseada no financiamento por meio de depósitos dos clientes e emissões de títulos de dívidas a médio e longo prazo.

Prudência nos riscos

Os índices de inadimplência e de cobertura do Santander são melhores que a média do setor nas áreas geográficas onde o banco opera. Toda a organização está envolvida no gerenciamento do risco, desde as equipes das agências até a alta direção, incluindo o conselho administrativo.


Seus princípios de gerenciamento do são independência da função do risco, suporte aos negócios mantendo a qualidade do risco, decisões tomadas com base em comitês, uso de ferramentas e sistemas de última geração para medir e analisar o risco, e o envolvimento do conselho administrativo.

Diversificação geográfica

O Santander tem diversificação geográfica equilibrada entre os mercados desenvolvidos e emergentes. Sua presença concentra-se em doze países: Espanha, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Polônia, México, Chile, Argentina, Estados Unidos, Porto Rico e Uruguai, na maioria dos quais alcançou alta participação como banco de varejo.

Marca

A marca Santander é uma das mais valorizadas do setor financeiro, de acordo com consultorias especializadas, e representa os valores que tornam o grupo único: dinamismo, força, inovação, liderança, enfoque comercial e ética profissional.

Eficiência

Possui uma das mais avançadas plataformas tecnológica e de operações entre os bancos internacionais, o que permite converter sinergias de custos em valor agregado para o cliente. É um dos bancos mais eficientes do mundo, com índice de eficiência de 41,7% (37,6% se excluídas as depreciações e amortizações).