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Segurança: como se proteger de golpes e fraudes - Santander

Segurança Santander

Conheça as nossas dicas e proteja a sua vida digital.

Como se proteger de golpes
O que fazer em caso de fraudes
Como deixar sua empresa segura

Segurança no Santander: o que oferecemos para você


O Santander tem como proposito ajudar você a se manter seguro. Para isso, disponibilizamos as melhores soluções tecnológicas para a sua proteção.
Confira abaixo as principais funções que ajudam a te manter protegido ao utilizar os nossos canais, produtos e serviços.

O que o Santander não faz

Nós nunca ligamos pedindo senhas, ID Santander e códigos de validação.

Não enviamos funcionários em seu endereço para retirar o cartão. Sempre que for necessário descartá-lo, corte o chip ao meio.

Não entramos em contato por ligação ou SMS pedindo que realize uma transação para cancelar uma compra ou Pix não reconhecido em sua conta, e nem que vá ao caixa eletrônico para fazer qualquer outro procedimento de cancelamento.

Outros Golpes

Faça o curso e torne-se um Cyber Hero

O mundo está cada vez mais digital e essa transformação traz diversos benefícios que facilitam o nosso dia a dia. Redes sociais, compras pela internet, pagamentos instantâneos e até ligações por vídeo com quem gostamos.

No entanto, não podemos deixar a segurança online de lado. Por isso, criamos o Cyber Hero: um curso gratuito para você conhecer os riscos do mundo digital, e saber como se proteger contra fraudes e golpes digitais.

Confira

10 dicas para ficar mais seguro

Utilize o cartão online para fazer compras na internet e tenha um antivírus instalado em seus dispositivos.

Confira o valor na maquininha antes de digitar a senha ou aproximar o cartão.

Nunca anote senhas no bloco de notas do celular, em navegadores web e nem as compartilhe com ninguém.

Nunca informe senhas, ID Santander, código de segurança do cartão em ligações, SMS ou WhatsApp.

Ative a autenticação em duas etapas no WhatsApp e em todas as suas redes sociais.

Ao pagar um boleto, fazer transferências ou Pix confirme se o valor e o beneficiário estão corretos antes de finalizar.

Crie senhas fortes compostas por letras, números e caracteres especiais e nunca use a senha do banco em outros tipos de cadastro.

Não utilize redes de WiFi públicas para fazer suas transações bancárias, utilize somente ambientes seguros.

Não aceite ajuda de estranhos nos Caixas Eletrônicos.

Saiba como manter a sua empresa protegida

Compartilhe essas dicas de segurança com todos da Empresa.

Leia no Blog

Quer ainda mais dicas de segurança para a sua empresa? Confira o nosso conteúdo e fique por dentro.

Conheça o Avançar+

Para você que é empreendedor, temos vídeos educativos sobre questões de segurança e proteção.

Dúvidas frequentes

01 - O que fazer em caso de perda ou roubo do celular ou cartão?

Comunique imediatamente nossa Central de Atendimento para bloqueio dos dispositivos de segurança e, em seguida, entre em contato com a sua operadora de telefonia.

4004 3535 (regiões metropolitanas)
0800 702 3535 (demais localidades)
0800 723 5007 (para pessoas com deficiência auditiva e de fala)

Nos casos de perda ou roubo do cartão, faça o bloqueio imediato do cartão e solicite a 2ª via pelos apps Santander ou Way:
App Santander: Menu > Segurança > Bloquear e 2ª via de cartão
Way: Opções > Perdi/Roubaram meu cartão > Deslize para bloquear > Bloquear > Reemitir Cartão

02 - Como alterar a senha do app?

Acesse o App Santander > Acessar sua conta > insira o seu CPF > clique no botão “Esqueci minha senha”. Em seguida, digite a senha do seu cartão e clique em “Confirmar”.

Você deverá criar uma nova senha, seguindo os passos do aplicativo e as boas práticas para uma senha forte.

03 - Esqueci minha senha, o que devo fazer?

Para quem é Cliente PF: Acesse o App Santander > Faça login em sua conta > Insira o seu CPF > Clique no botão “Esqueci minha senha”. Em seguida, digite a senha do seu cartão e clique em “Confirmar”;

Para quem é Cliente PJ: Acesse o App Santander Empresas > Administrativo > Senha de Acesso.

04 - Onde consulto a senha do cartão?

Você pode consultar no app Way:

Acesse o app > Faça o login > Menu lateral > Opção “Senha do cartão” > Selecione qual o cartão que você deseja visualizar a senha.

Pronto! A senha e a chave de segurança vão aparecer na tela.

Atenção: só será possível ver a senha de qualquer cartão se o seu ID Santander estiver ativo.

05 - Como habilitar o ID?

A habilitação pode ser feita pelo celular. É bem rápido e simples:

Passo 1 – Baixe o aplicativo do Santander e faça o primeiro acesso;
Passo 2 – Menu lateral > Segurança > Habilitar ID Santander
Passo 3 – Siga as orientações apresentadas no aplicativo;
Passo 4 – Pronto! Agora é só realizar as transações com segurança.

Se você tiver problemas na habilitação do ID, entre em contato com a Central de Atendimento:

• 4004 3535 – para capitais e regiões metropolitanas
• 0800 702 3535 – para demais localidades
• 0800 723 5007 – para pessoas com deficiência auditiva e de fala

06 - Como eu cadastro a Biometria Facial?

O cadastro deve ser feito via app Santander:

Passo 1 – Acesse o App Santander e faça o login;
Passo 2 – Menu lateral > Segurança > Biometria Facial
Passo 3 – Siga as instruções que aparecem nesta etapa para que a sua imagem fique nas condições ideais (isso faz a diferença!).

07 - Não reconheço uma compra, o que fazer?

Para compras não reconhecidas feitas com cartão em sites ou apps você pode contestar pelo app Santander ou Way, é rápido é fácil:

App Santander: Menu > Cartões > Minha Fatura > Consultar > Selecione a compra e em seguida a opção “Não reconheço esta compra” e siga as instruções para a contestação.
Acompanhe o status em Menu > Segurança > Compras não reconhecidas

Way: Tela principal > Selecione a compra e em seguida a opção “Não reconheço esta compra” e verifique as instruções para a contestação.
Acompanhe o status em Menu > Compras não reconhecidas.

Caso não reconheça uma transação feita na conta corrente, entre em contato com a Central de Atendimento

4004 3535 (regiões metropolitanas)
0800 702 3535 (demais localidades)
0800 723 5007 (para pessoas com deficiência auditiva e de fala)

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O que adotamos em relação ao armazenamento e uso das informações de clientes e visitantes.

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Segurança da Informação e Segurança Cibernética

Conheça os processos e controles que o Santander estabelece para proteção da informação e tratamento dos riscos e ameaças relacionadas à Segurança da Informação e Segurança Cibernética