Futuros - Santander

Futuros

Contratos de commodities ou financeiros negociados em bolsa, que vencem em uma determinada data futura.

Oportunidade para quem busca se proteger de oscilações nos preços dos ativos

Você pode negociar os contratos pelo Home Broker ou pelo app Santander Corretora

Os contratos futuros podem ser usados, por exemplo, para proteger seus ativos de oscilações de preços ou para buscar ganhos financeiros.

Conheça mais vantagens

Nos contratos futuros de commodities

Os contratos futuros de commodities podem servir para que um produtor rural (de soja, por exemplo) consiga definir o preço de venda de sua produção a ser colhida no futuro, vendendo contratos futuros de soja.

Nos contratos futuros financeiros

Os contratos futuros financeiros podem servir para que um importador se proteja de uma eventual alta do dólar frente à moeda brasileira. Para isso ele pode comprar contratos futuros de dólar fixando o preço a ser pago pela moeda no futuro.

Não é necessário um grande montante de dinheiro para começar

Você não precisa ter todo valor financeiro do contrato para negociar. Pode aplicar apenas um percentual desse valor dado como margem de garantia.

Principais Contratos Futuros negociados

Café

É possível operar contratos futuros de café do tipo arábica. Esta commodity é negociada em sacas de 60 kg e cada contrato é composto por 100 sacas.

Soja

Você pode negociar esta commodity com um contrato futuro de soja com 450 sacas de grão a granel tipo exportação.

Milho

O contrato futuro de milho é negociado em reais por saca. Cada contrato possui 450 sacas.

Boi Gordo

O contrato futuro de boi gordo é negociado com 330 arrobas líquidas de animal bovino macho.

Açúcar Cristal

Você pode negociar contratos futuros de açucar cristal em contratos futuros negociados em reais por sacas.

Etanol Hidratado

O ativo negociado neste contrato é o etanol hidratado combustível, de acordo com as especificações técnicas da ANP (Agência Nacional de Petróleo). A operação é feita em reais por m³.

Petróleo

O contrato de petróleo negociado equivale a 100 barris de petróleo light sweet crude oil (WTI). O preço é cotado em dólar por barril.

Ibovespa e Míni Ibovespa

Você pode negociar o Ibovespa em contratos padronizados pela própria B3. Este tipo de contrato permite se proteger de quedas do Ibovespa, por exemplo.

Dólar e Míni Dólar

Os contratos de dólar e mini dólar podem ser utilizados como instrumentos de proteção para importadores e exportadores que tem suas atividades influenciadas pela variação do dólar frente a moeda brasileira, por exemplo.

S&P 500

Com o contrato de S&P 500, você negocia hoje a expectativa de preço futuro para o portfólio de ações de empresas americanas representadas pelo índice S&P 500 calculado pela Standard & Poor´s.

App Santander Corretora

Você acompanha o mercado na palma da sua mão e ainda recebe orientações sobre os seus investimentos.

Mais informações

Garantia de patrimônio

Esta é uma modalidade de investimento que não conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Classificação de risco

Alto.

Prazo

Depende do contrato futuro.

Desempenho esperado

Relacionado ao desempenho do ativo-objeto do contrato futuro.

O uso de derivativos como instrumentos de proteção consegue minimizar riscos, diminuindo possíveis perdas nas estratégias aplicadas. Mas vale lembrar que, em outras operações com intenção de alavancagem, os contratos futuros são classificados como investimentos de alto risco e podem levar a perdas financeiras.

Antes de aplicar neste produto, recomendamos que você conheça as características dos contratos futuros. Considere sempre o seu perfil de investidor no momento de fazer o investimento.  

Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. O preenchimento do formulários API – Análise de Perfil do Investidor é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Leia previamente as condições de cada produto antes de investir. Esta instituição é aderente ao código da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) de Regulação e Melhores Práticas para Atividades de Distribuição de Produtos de Investimentos no Varejo. Trata-se de uma modalidade de investimento que não conta com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC.