Desculpa, mas infelizmente nosso site não está habilitado para o seu navegador

Para ter uma melhor experiência ao usar o portal Santander, prefira um dos navegadores abaixo

Navegadores compatíveis

Internet Explorer 11

Prev Primeiros Passos - Santander

Prev Primeiros Passos

Plano de Previdência para garantir o futuro de quem você ama, como filhos, netos, sobrinhos...

Benefícios exclusivos para apoiar o futuro da criança

Vantagens em relação aos impostos para que você consiga guardar dinheiro mais rápido

Conte com várias alternativas para investir - do perfil conservador ao mais arrojado

Com contribuições mensais, você forma uma reserva que a criança poderá usar mais para a frente em estudos, viagens ou início da vida profissional.

Entenda como o investimento funciona

Quais os tipos de planos?

Você pode achar confuso escolher entre tantas letras: PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres) ou VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres)? Para facilitar, criamos uma regra que diminui suas dúvidas: se você faz sua declaração de imposto de renda no modelo simplificado, o melhor para você é o VGBL.

Já se sua declaração é feita no modelo completo, o melhor é o PGBL.
Mas aqui você precisa de um pouco mais de atenção: para aproveitar dos benefícios do PGBL, é necessário estar contribuindo com o INSS e investir no máximo 12% da sua renda anual neste tipo de fundo. Quando alcançar esse valor, você pode começar a guardar dinheiro em outro plano do tipo VGBL. 

Quais são as opções de tributação?

Ao iniciar seu plano de previdência, você precisará escolher entre dois modelos: Regressiva ou Progressiva. Não há um modelo melhor que o outro. Há vantagens e desvantagens em cada um e os modelos se complementam. Um bom planejamento financeiro prevê o uso de mais do que um plano de previdência para que você possa aproveitar ao máximo todos os benefícios que esses investimentos oferecem.

Como posso descobrir o modelo da minha última declaração?

Você pode pesquisar no programa de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal. Ao abrir a sua última declaração, consulte o quadro “Opção pela tributação”. Há duas opções: “Por deduções legais” (chamada de modelo completo) e “Por desconto simplificado” (modelo simplificado). A opção feita na última declaração estará selecionada. 

O que acontece se eu precisar interromper as contribuições?

Você pode interromper suas contribuições a qualquer momento, sem prejuízo para os recursos que já acumulou no plano.
Quanto mais você investe, maior a reserva dedicada à criança assistida. Por isso, recomendamos que mantenha a disciplina, investindo todos os meses e fazendo aportes sempre que tiver um dinheiro extra. Assim seus objetivos serão alcançados mais rapidamente.

Dúvidas? A gente te ajuda!

O que é Previdência Privada?

É um tipo de investimento que muitos brasileiros utilizam como forma de aposentadoria particular, ou seja, ela não está ligada ao INSS – tipo de aposentadoria social.
Ela é utilizada como forma de reservar seu dinheiro para o futuro, mas também pode ser utilizada para outros projetos como: construção de patrimônio ou complemento de renda no futuro.

Quais são os tipos de plano de Previdência Privada?

Os dois principais produtos de Previdência Privada oferecidos pelo mercado atualmente são:

PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) - indicado para quem faz a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo e é vinculado a Previdência Social. Além disso, dependendo da renda bruta anual e dos investimentos, pode ser vantajoso para quem ainda não faz declaração pelo modelo completo. No momento do resgate, a tributação incidirá sobre o montante integral.

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) - indicado para quem faz a declaração de Imposto de Renda pelo modelo simplificado e isento ou já contribuiu com 12% da renda bruta tributável anual em um plano do tipo PGBL. A tributação no momento do resgate incide apenas sobre os rendimentos no momento do resgate ou recebimento do benefício.
Confira os conteúdos especiais que preparamos sobre o PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre).

Qual a rentabilidade da Previdência Privada Santander?

A rentabilidade dos Planos de Previdência Privada do Santander dependerá diretamente dos produtos e fundos selecionados na hora da contratação.
Para entender melhor, consulte nossa tabela de rentabilidade.

Como declarar Previdência Privada no Imposto de Renda?

A declaração dos planos de previdência no IR deverá ser feita observando os seguintes critérios:
- Modalidade do plano contratado;
- Total de contribuições feitas nos planos de previdência ao longo do ano e o percentual que esse valor representa da renda bruta anual.
Caso você tenha contratado um plano da modalidade PGBL, poderá contribuir até 12% da sua renda bruta anual no Plano de Previdência e declarar isso como uma despesa dedutível no seu IR.

Como posso descobrir o modelo da minha última declaração?

Você pode pesquisar no programa de declaração do Imposto de Renda Pessoa Física da Receita Federal. Ao abrir a sua última declaração, consulte o quadro “Opção pela tributação”. Há duas opções: “Por deduções legais” (chamada de modelo completo) e “Por desconto simplificado” (modelo simplificado). A opção feita na última declaração estará selecionada. 

O que acontece se eu precisar interromper as contribuições?

Você pode interromper suas contribuições a qualquer momento, sem prejuízo para os recursos que já acumulou no plano.
Quanto mais você investe, maior a reserva para sua viagem, segunda carreira e até aposentadoria. Por isso, recomendamos que mantenha a disciplina, investindo todos os meses e fazendo aportes sempre que tiver um dinheiro extra. Assim seus objetivos serão alcançados mais rapidamente.

Condições de contratação

Como contratar

Se você ainda não é correntista do Santander, abra a sua conta na agência mais próxima e contrate o plano que mais se encaixa ao seu perfil. Se você já é correntista, contrate pelo app Santander, pela assessoria de investimentos na nossa central de atendimento ou fale com o seu gerente.

Recomendação

O Banco Santander recomenda que você planeje sua vida financeira em três passos: reservas emergenciais, algum projeto de médio prazo e formação de reserva pensando no futuro.

Como avisar sinistro

Você pode comunicar o sinistro de previdência por email, telefone ou preenchendo o formulário de notificação.

Informações adicionais

Condições gerais da Prev Primeiros Passos PGBL

Condições gerais da Prev Primeiros Passos VGBL

Guia de Declaração de Imposto de Renda 2021

Trata-se de uma modalidade de investimento que não conta com a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

Os investimentos apresentados podem não ser adequados aos seus objetivos, situação financeira ou necessidades individuais. O preenchimento do formulários API – Análise de Perfil do Investidor é essencial para garantir a adequação do perfil do cliente ao produto de investimento escolhido. Leia previamente as condições de cada produto antes de investir.

Esta instituição é aderente ao código da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) de Regulação e Melhores Práticas para Atividades de Distribuição de Produtos de Investimentos no Varejo.

DISCLAIMER

Planos de Previdência administrados pela Zurich Santander Brasil Seguros e Previdência S.A., CNPJ no 87.376.109/0001-06. A aprovação dos planos pela SUSEP não implica, por parte da autarquia, incentivo ou recomendação à sua comercialização. O participante poderá optar ou não pelo critério de tributação por alíquotas decrescentes. A opção pelo regime de tributação regressiva é irretratável. As condições contratuais/regulamento deste produto, protocolizadas pela sociedade/entidade junto à SUSEP, poderão ser consultadas no endereço eletrônico www.susep.gov.br, de acordo com o número de processo constante da apólice/proposta, também disponíveis na rede de agências ou no site www.santander.com.br. Canal Ouvidoria nº 0800 726 0322.