Santander

Ainda tem dúvidas sobre o Open Banking?

Abaixo, separamos as perguntas e respostas mais frequentes para você se manter bem informado

Para que serve o pré-cadastro?

No pré-cadastro você terá a oportunidade de selecionar os dados que você tem interesse em compartilhar a partir da Fase 2 do Open Banking. Fique tranquilo, seus dados apenas poderão ser compartilhados após o lançamento dessa fase do Open Banking, de acordo com o calendário do Banco Central do Brasil. Então você será notificado para finalizar o processo e aí já fica tudo pronto para acessar, em primeira mão, os benefícios do Open Banking:  
  • Melhores condições para produtos de crédito.
  • Acesso a facilidades para organizar sua vida financeira.
  • Consultar os seus saldos e movimentações de outras instituições.
Você consegue agendar os dados que teria interesse em compartilhar sendo ou não cliente Santander.
 

Como eu faço para compartilhar?

Basta acessar www.santander.com.br/obk-pre-consentimento/ e preencher o formulário, escolhendo: 1) A instituição financeira de origem; 2) O período em que os dados poderão ser compartilhados no futuro; 3) Quais os tipos de dados que você quer compartilhar. Todo esse processo é feito em um ambiente seguro.

A partir de quando posso agendar os dados que poderei compartilhar?

A partir de 23/05/2021.

Como faço para cancelar meu pré-agendamento?

Acesse www.santander.com.br/obk-pre-cancelamento/ e preencha o formulário de cancelamento.

Se eu fizer o agendamento, o compartilhamento dos meus dados será automático?

Não. O compartilhamento ocorre de acordo com o calendário do Banco Central do Brasil, apenas após sua autorização. E será possível cancelar essa autorização a qualquer momento em qualquer das instituições envolvidas no compartilhamento.

Você sabe o que é Open Banking?

Open Banking é um sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados, produtos e serviços, de forma segura, entre clientes e instituições autorizadas pelo Banco Central.

O que você e as instituições financeiras ganham com o Open Banking?

Você terá mais autonomia e controle sobre sua vida financeira. Já as instituições, passam a conhecer melhor o seu perfil como cliente, oferecendo produtos e serviços mais adequados às suas necessidades.

Por que isso é bom para você?

Com esse novo sistema aberto, as instituições terão acesso aos seus dados de maneira igual. Ou seja, quando você quiser abrir uma nova conta ou adquirir novos produtos e serviços, não vai precisar mais começar do zero.

Como o Open Banking vai impactar sua vida?

O Open Banking vai te ajudar a conquistar novas possibilidades como cliente. Isso porque sua principal característica é oferecer autonomia para você ter mais controle sobre sua vida financeira, gerenciando suas contas e gastos em um único lugar.

Quem pode utilizar o Open Banking?

Você (pessoa física) e também o seu negócio (pessoa jurídica).

Estarei automaticamente inscrito no Open Banking?

Não, é preciso que você dê o seu consentimento primeiro.

Sempre que for necessário o compartilhamento dos seus dados em alguma das instituições participantes, você será questionado se deseja ou não compartilhar.

Após confirmar o desejo de compartilhar você será redirecionado para a instituição portadora dos dados para confirmar esta vontade e selecionar os dados a serem compartilhados.

Somente após esse processo é que seus dados serão compartilhados.

Como e por onde eu vou autorizar o compartilhamento dos meus dados no Open Banking?

Todo processo será realizado nos canais digitais das instituições, com toda segurança e comodidade para você.

- Primeiro você precisa se identificar (realizar login e senha, por exemplo) em um ambiente digital (como um App) da instituição que você quer que tenha acesso aos seus dados.

- Depois, você será redirecionado para a instituição que possui seus dados para confirmar e autorizar o compartilhamento.

- Por fim, você retorna para o ambiente onde solicitou o compartilhamento e só assim seus dados serão informados para a outra instituição.

É obrigatório o compartilhamento dos dados?

Não! No Open Banking, o compartilhamento dos seus dados só acontece se você quiser e permitir. Nenhuma instituição financeira terá acesso às suas informações sem autorização.

Com quais instituições será permitido compartilhar meus dados?

Você poderá compartilhar seus dados com as instituições financeiras, de pagamento ou demais instituições autorizadas pelo Banco Central. As informações sobre as instituições participantes você encontra aqui

Quando poderei compartilhar os meus dados?

A partir da 2ª fase você poderá solicitar o compartilhamento de informações cadastrais e transacionais de suas contas (depósito à vista, poupança, pagamento pré-pago), de cartões e operações de crédito.

Como eu sei que é seguro compartilhar meus dados pelo Open Banking?

O que torna o Open Banking um sistema mais ágil e seguro para o mercado financeiro, são suas regras e rigorosos requisitos que garantem a autenticidade, segurança e sigilo das informações compartilhadas.   Além disso, somente as instituições autorizadas podem participar do Open Banking e todo o processo é regulamentado pelo Banco Central.

Quem são os responsáveis pela segurança dos dados e serviços compartilhados?

As instituições participantes autorizadas do Open Banking são responsáveis pela segurança, sigilo e integridade dos dados e serviços que você está compartilhando.

Recebi uma mensagem pedindo para confirmar o compartilhamento dos meus dados. O que devo fazer?

As instituições financeiras continuam sendo responsáveis pela proteção e segurança de seus clientes. Por isso, se você tiver dúvidas ou receber qualquer solicitação de compartilhamento dos seus dados que seja suspeita, entre em contato com a instituição que mandou a mensagem.

O Open Banking respeita a Lei de Proteção de Dados (LGPD)?

Sim, pois o Open Banking entende que o cliente é o dono dos seus dados pessoais. Ou seja, somente você tem o direito de solicitar o compartilhamento. Por isso, suas informações só devem ser disponibilizadas para as instituições financeiras se você autorizar. Essas questões respeitam as medidas de segurança descritas na LGPD.

Como faço para cancelar o compartilhamento dos meus dados?

O cancelamento pode ser solicitado tanto na instituição que você permitiu o compartilhamento de seus dados, quanto na que disponibilizou suas informações.

Será cobrado alguma tarifa ou valor pelo serviço de compartilhamento dos dados?

Não, o Open Banking é um serviço gratuito.

Como será o compartilhamento de dados entre as instituições financeiras?

As instituições devem disponibilizar as informações por meio de interfaces digitais (APIs).

As APIs são uma espécie de ponte que conecta diferentes plataformas a uma mesma base. Ou seja, quando os dados passam a ser compartilhados, as instituições autorizadas conseguem trocar informações entre si de maneira segura e padronizada, seguindo as regras e padrões estabelecidos pelo Banco Central.

O que é API?

API é a sigla de (Application Programming Interface). Ela é uma tecnologia utilizada para realizar a troca de informações entre sistemas de maneira segura e padronizada.

Quando o Open Banking começa a funcionar no Brasil e como será sua implementação?

A implementação do Open Banking aqui no Brasil já começou e está dividida em 4 fases.

 

Fase 01 – Compartilhamento de dados entre as instituições

As instituições financeiras estão disponibilizando informações entre si, em relação a seus canais de atendimento, produtos e serviços.

 

Fase 02 – Dados cadastrais e transacionais

Os clientes que quiserem poderão compartilhar dados sobre transações em suas contas, cartões e operações de crédito.

 

Fase 03 – Iniciação de transações de pagamento

Realização de pagamentos fora do ambiente do banco e encaminhamento de propostas de operação de crédito.

 

Fase 04 – Continuação da fase 2

Aqui, você dará sequência ao compartilhamento dos seus dados e disponibilizará informações sobre: operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência e contas-salário.

Fique por dentro de todas as informações sobre o Open Banking

Veja também