O que você procura?

Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de deliberação colegiada do Banco conforme estipulado em nosso estatuto social e na legislação em vigor.  O conselho de administração é responsável por orientar os negócios do Banco e de suas subsidiárias e empresas associadas no Brasil.

Desde 2 de setembro de 2009, e conforme previsto em nosso estatuto social, o conselho de administração é constituído por no mínimo cinco membros e no máximo doze, eleitos em assembleia geral para mandatos de 2 (dois) anos.  No mínimo 20% dos membros do conselho de administração deverão ser conselheiros independentes. O conselho de administração tem um Presidente e um Vice-Presidente eleitos na assembléia geral por maioria de votos.

O Conselho reunir-se-a, ordinariamente, 9 (nove) vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho.

Os atuais membros do conselho de administração foram eleitos na assembleia geral ordinária e extraordinária realizada em 30 de abril de 2021. O mandato dos atuais membros do conselho de administração encerrar-se-á na assembleia geral de acionistas a ser realizada nos primeiros quatro meses de 2023.

Membros do Conselho

Sérgio Agapito Lires Rial - Presidente do Conselho

Sérgio Rial, é brasileiro, nascido em 28 de julho de 1960. Ingressou no Santander Brasil, no início de 2015, como Presidente Executivo. A partir de 2016, atuou como CEO da empresa (durante 6 anos, até 31.12.21), e como head da América do Sul nos últimos três anos. A América do Sul, onde o Brasil responde por mais de 70% do resultado, é o principal motor de crescimento do Grupo, representando mais de 50% de todo o crescimento gerado e mais de 30% do lucro total. A partir de janeiro de 2022, Rial assumiu o cargo de presidente do Conselho do Banco no Brasil, permanecendo também como membro do Conselho do Grupo na Espanha.

Antes de ingressar no Santander, Rial ocupou cargos de liderança em diversas grandes empresas financeiras e do agronegócio. Trabalhou no ABN AMRO por 18 anos, atuando como membro do Conselho Executivo Global do ABN AMRO (o primeiro não-holandês) e, anteriormente, como CEO da Ásia-Pacífico, SVP Client Coverage na Europa, Presidente na China e Hong Kong, e Chefe das Mesas de Mercados Emergentes de Renda Fixa em Amsterdã. Depois do ABN AMRO, ele liderou os negócios de Mercado de Capitais do Bear Stearns internacionalmente a partir de Nova York. Logo após o Bear Stearns, Rial passou a fazer da equipe de executivos seniores da Cargill, concentrando-se inicialmente nos negócios de aves e ingredientes alimentícios da Cargill em toda a América Latina e, posteriormente, assumindo a função de CFO Global da Cargill a partir de Minneapolis, fazendo parte da equipe de liderança sênior e do conselho de administração da companhia.

De volta ao Brasil, assumiu o cargo de CEO da Marfrig Global Foods, a segunda maior empresa de carnes do mundo, liderando uma das mais desafiadoras histórias de reestruturação do país. Como Conselheiro, atuou nos conselhos da Mosaic Fertilizer e Carval nos EUA e da Cyrela Realty no Brasil. Atualmente, é membro do conselho da Delta Airlines em Atlanta, co-presidente do Conselho de Conservação da Natureza para a América Latina (LACC) e presidente da Ebury, uma fintech de pagamentos internacionais focada em PMEs. É também presidente da CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras) e membro do Conselho Estratégico da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Estudou Direito e Economia no Rio de Janeiro (UFRJ e UGF), possui MBA pelo IBMEC e participou de diversos cursos no Insead, Harvard e Wharton.

Alberto Monteiro de Queiroz Netto - Conselheiro

O Sr. Monteiro é brasileiro e nasceu em 30 de novembro de 1967. É graduado em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Também concluiu pós-graduação em instituições financeiras pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas da Universidade de São Paulo e MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. De 2009 a 2011, ele atuou como diretor financeiro e de relações com investidores na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional. Entre 2011 e 2014, foi o diretor financeiro e de relações com investidores da Suzano Papel e Celulose S.A. Entre 2014 e 2016, ocupou o cargo de diretor vice-presidente executivo de finanças na Graninvestimentos S.A. Em 2017, atuou como diretor vice-presidente executivo do Banco do Brasil S.A. responsável pelas áreas de finanças, relações com investidores e fusões & aquisições (M&A). Atualmente, o Sr. Monteiro é o Diretor Vice-Presidente Executivo responsável pelo segmento de Wealth Management do Santander Brasil e, em 17 de dezembro de 2021 foi eleito membro do Conselho de Administração do Santander Brasil.

Angel Santodomingo - Conselheiro

O Sr. Santodomingo é espanhol, nascido em 16 de novembro de 1965. É formado em Economia e Administração, com especialização em Finanças, pelo ICADE Universidade de Madri e Analista Financeiro Certificado (CFA) pela CFA Society dos EUA. Como um de nossos Vice-Presidentes Executivos, ele ocupa o cargo de Diretor Financeiro (CFO) e Diretor de Relações com Investidores desde 2014. Começou no Grupo Santander em 2005 como Head de Desenvolvimento Internacional na Administração de Ativos, e posteriormente passou a ser Responsável Global pela área de Relações com Investidores do Grupo. Antes disso, trabalhou como Head do Grupo Fortis na Espanha e como Diretor e membro do Conselho do Banesto Bolsa. Trabalhou ainda em Usera y Morenés S.V.B. - Sociedade de Valores y Bolsa e Arthur Andersen (Deloitte). De 1996 a 2008, atuou como membro fundador da organização sem fins lucrativos CFA Society na Espanha, ocupando diversos cargos incluindo de Presidente, e de 2009 a 2014, foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da AERI (Asociación Española de Relaciones con Inversores). Foi, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Webmotors S.A. de 2018 à 2021 e Diretor Presidente da Santander Leasing S.A. Arrendamento Mercantil e Santander Corretora de Seguros, Investimentos e Serviços S.A. de 2018 a 2022. Atualmente é membro efetivo do Conselho Consultivo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e Presidente dos Conselhos de Administração do Banco Hyundai Capital Brasil S.A. e Banco PSA Finance Brasil S.A. e atua como membro dos Conselhos de Administração do Banco RCI Brasil S.A. ,HDI Seguros Brasil e Banco Santander (Brasil) S.A. Desde março de 2022 é membro do Conselho de Administração da Creditel e Credito de la Casa, ambas companhias sediadas no Uruguai.

Deborah Patricia Wright - Conselheira Independente

A Sra. Deborah Wright é brasileira, nascida em 4 de setembro de 1957. Formada em administração de empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). A Sra. Wright iniciou sua carreira em 1980, no Departamento de Marketing da Kibon, onde permaneceu até 1989. Em 1989, ingressou na Unilever como gerente de marketing, e trabalhou no segmento de alimentos. Em 1991, ela retornou à Kibon como diretora de marketing, e tornando-se vice-presidente comercial em 1994. Em 1995, ela se tornou gerente-geral da Kraft Suchard Foods. Em 1997, ocupou o cargo de gerente geral da Kibon. Na ICI/Paints, ocupou o cargo de gerente geral das Tintas Coral Brasil de 1997 a 1999 e, subsequentemente, foi gerente regional da ICI. Também foi diretora-geral na Parmalat Brasil em 1999, e diretora-presidente da Divisão de Internet do Grupo Pão de Açúcar de 2000 a 2001. De 2002 a 2007, foi vice-presidente corporativa/vice-presidente comercial na área de Vendas e Marketing Corporativo do Grupo Abril. De 2009 a 2010, foi diretora-presidente/gerente regional da Ipsos Brasil, uma firma de pesquisas de mercado. Atua como membro de conselho desde 2001. De 2001 a 2005, foi membro do Conselho da Escola Americana de São Paulo (Graded School). De 2005 a 2006, foi membro do conselho superior do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). De 2008 a 2009 foi membro do Conselho de Administração do Hospital Samaritano em São Paulo. De 2008 a 2014, foi membro do Conselho de Administração das Lojas Renner, empresa brasileira de capital aberto com especialização em varejo de vestuário, assim como presidente do Comitê de Sustentabilidade, de 2012 a 2014. De 2013 a 2016 foi membro do Conselho Consultivo da Eurofarma, 4ª maior empresa farmacêutica brasileira, de capital fechado e não listada em bolsa. Atualmente ela está associada às seguintes entidades: Grupo Brasileiro da WCD (Women Corporate Directors), da qual foi co-fundadora em 2010 ; É coordenadora da Comissão de Estratégia do IBGC ( Instituto Brasileiro de Governança Corporativa ) ; Forum Estratégico de Governança Corporativa da Amcham; Fórum Estratégico de Governança Corporativa da AmCham (American Chamber of Commerce); e é embaixadora do 30% Club e do WOB (Women on Boards), estando envolvida na defesa de diversidade de gênero há mais de uma década. Além disso, Sra. Wright é membro independente do conselho de administração, membro do comitê de nomeação e governança e coordenadora do comitê de remuneração do Banco Santander (Brasil) S.A..

Deborah Stern Vieitas - Conselheira Independente

A Sra. Deborah Vieitas é brasileira, possui nacionalidade francesa, e nasceu em 21 de agosto de 1957. É formada em Administração Pública pela FGV-SP e em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Possui também pós-graduação em Administração pela FGV-SP e em Administração Pública pela École Nationale d’Administration. Ela é atualmente CEO da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). De 2015 a 2017, ela foi membro independente do conselho da AXA Seguros SA. De 2008 a 2014, foi CEO e membro do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral - Brasil. De 2000 a 2008, ela foi diretora vice-presidente do Banco BNP Paribas Brasil, responsável por Large Corporate e Financial Institutions Coverage e pelas carteiras de financiamento. De 1998 a 2000, foi diretora vice-presidente do Banco CCF Brasil encarregada do Large Corporate & Corporate Coverage, Capital Markets, Trade Finance e Câmbio. Atualmente é membro independente do Conselho de Administração e coordenadora do Comitê de Auditoria do Banco Santander (Brasil) S.A, além de já ter sido membro do Comitê de Riscos e Compliance.

José Antonio Álvarez Álvarez - Conselheiro

O Sr. José Antonio Álvarez é espanhol, nascido em 6 de janeiro de 1960. É formado em administração e ciências econômicas pela Universidade de Santiago de Compostela e mestre em administração de Empresas pela Universidade de Chicago. O Sr. Alvarez tornou-se Diretor-Presidente do Grupo Santander em 1º de janeiro de 2015 e Vice-Presidente Executivo em 15 de janeiro de 2019. Anteriormente, foi Diretor Financeiro do Banco de 2004 a 2015, e Diretor do departamento de finanças de 2002 a 2004. Antes de ingressar no Banco Santander, foi do departamento de finanças do BBVA (1999 - 2002) e da Argentina (1995 - 1999). Anteriormente, ele atuou como Diretor Financeiro do Banco Hipotecario de España, Vice-presidente da Finanpostal Gestión Fondos de Inversión y Pensiones e ocupou cargos no Banco de Crédito Industrial e no Instituto Nacional de Industria. Foi membro dos conselhos de administração do Santander Consumer Finance SA, do Santander Consumer Bank AG e do Banco de Crédito Local SA, entre outros, e dos conselhos de supervisão de várias subsidiárias autônomas do Grupo Santander na Polônia, Alemanha e nos Estados Unidos. Foi Presidente da Federação Europeia de Bancos e do Comitê de Supervisão Bancária de 2009 a 2012 e atualmente é Membro do Conselho de Administração do Santander Brasil.

José Antonio Garcia Cantera - Conselheiro

O Sr. Cantera é espanhol e nascido em 26 de maio de 1966. Possui graduação em engenharia industrial e também possui MBA pela IE Business School. O Sr. Cantera é vice-presidente executivo sênior do Grupo Santander na Espanha. Tornou-se Diretor Financeiro e Chefe da Divisão de Gestão Financeira em janeiro de 2015. Antes de seu papel atual, o Sr. Cantera foi Chefe da divisão global de Wholesale Banking, reportando-se diretamente ao CEO do Grupo. Em 2006 o Sr. Cantera tornou-se CEO do Banesto, tendo ingressado em setembro de 2003 como Vice-Presidente Executivo Sênior de Wholesale Banking, compreendendo Corporate Banking, Tesouraria, Mercado de Capitais, Banesto Bolsa e operações internacionais do banco. Antes de ingressar no Banesto o Sr. Cantera ocupava o cargo de executivo sênior no Salomon Brothers-Citigroup. Ele foi membro do Comitê de executivo do Citigroup EMEA e do Conselho de Administração do Citigroup Capital Markets UK e Citigroup EMEA. Durante sua atividade como analista de investimentos na América Latina foi considerado como o melhor analista por diversas publicações incluindo Institutional Investor, Reuters, Extel e Global Investor entre 1995 e 2002.

José de Paiva Ferreira - Conselheiro

O Sr. José Paiva é português, nascido em 1º de março de 1959. Possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, e um MBA da The Wharton School of Business, na Universidade da Pensilvânia. Trabalha em mercados financeiros há mais de 40 anos. O Sr. Paiva iniciou sua carreira no Banco Bradesco em 1973 e ocupou diversos cargos. Em seguida, ingressou no Banco Geral do Comércio, Noroeste e no Santander Brasil, onde foi vice-presidente executivo, responsável pelos ramos de Negócios, Recursos Humanos, Operações, Tecnologia, Patrimônio, Produtos, Marketing, Cartões de Crédito, Seguros, Arrendamento e Rede de Agências. De 2000 a 2001, ocupou o cargo de diretor de e-business da América Latina, para a Divisão América do Santander Central Hispano. No final do ano 2001, voltou ao Brasil para trabalhar no Banco Banespa, como vice-presidente executivo, responsável por Recursos Humanos, Tecnologia, Operações e Patrimonio. Em 2003, se tornou o vice-presidente executivo responsável pelos setores de Marketing, Produtos e Varejo do Santander Brasil. Em 2008, tornou-se o diretor presidente do Santander Brasil, cargo que ocupou até a fusão com o Banco Real, ocasião em que se tornou vice-presidente executivo sênior, responsável pelo Setor de Varejo. Em março de 2011, o Sr. Paiva tornou-se conselheiro no Conselho de Administração do Santander Brasil, e ingressou no Grupo MMitsubishi Corp com sede em Los Angeles, Califórnia, EUA no cargo de Senior Executive Vice President. De julho de 2013 a dezembro de 2019, retornou ao Santander Brasil e atuou como vice-presidente executivo sênior responsável por Recursos Humanos, Organização, Patrimônio, Processos, Operações, Tecnologia e Custos. Adicionalmente desempenhou as seguintes funções:  Diretor Executivo da Febraban (2014 a 2019), Presidente do Conselho de Auto Regulação da Febraban (2016 a 2019), Presidente do Conselho de Administração da CIP- Câmara Interbancária de Pagamentos (2015 a 2018), Presidente do Conselho da Tecban – Tecnologia Bancária (2014 a 2015), Conselheiro do Instituto do Câncer - SP (2009 a 2010) e Mentor do Programa Inova Unicamp (2011 a 2013). Atualmente, o Sr. Paiva é membro do Conselho de Administração e membro do Comitê de Riscos e Compliance do Banco Santander (Brasil) S.A..  

Marília Artimonte Rocca - Conselheira Independente

A Sra. Marilia Rocca é CEO do Grupo Hinode desde novembro de 2018, maior empresa de Marketing Multinível de bens de consumo do Brasil, com atuação também na América Latina. Anteriormente, ela foi diretora geral da Ticket no Brasil, uma empresa de tickets de alimentação pertencente ao grupo Edenred. Anteriormente, ela foi vice-presidente da TOTVS, a 6ª maior empresa de software do mundo com sede em São Paulo. De 2008 a 2012, Marília foi sócia-gerente da Mãe Terra, uma B-Corp de alimentos naturais e orgânicos vendida para a Unilever em 2017. Antes disso, ela foi cofundadora e administrou a Endeavor Brasil, a ONG de maior sucesso no apoio ao empreendedorismo inovador no país. Em 2000, ela também cofundou a Fundação Brava, uma fundação familiar voltada para a transferência de ferramentas de gestão para o setor público e ONGs brasileiras para aumentar sua eficácia. De 1995 a 1998, Marília trabalhou para o Walmart como uma das primeiras diretoras da organização no Brasil. Por 20 anos, Marília atuou como conselheira de empresas privadas e de capital aberto dos setores de Educação, TI, Serviços e Bens de Consumo. Marilia é graduada em Administração de Empresas pela EAESP / Fundação Getúlio Vargas e possui MBA em Administração pela Columbia University, com bolsa da Fundação Estudar. Ela é Henry Crown Fellow de 2006 do The Aspen Institute e membro da Aspen Global Leadership Network. Além disso, Marília é conselheira independente e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Banco Santander (Brasil) S.A.

Mario Roberto Opice Leão - Conselheiro

Mario Roberto Opice Leão. O Sr. Leão é brasileiro, nascido em 21 de julho de 1975. Ele é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ingressou no Santander Brasil em outubro de 2015 como Diretor-Executivo responsável pela área de Corporate & Investment Banking. Em julho de 2017 foi nomeado Vice-Presidente Executivo de Corporate e PMEs, bem como membro do Comitê Executivo. É Diretor-Presidente do Santander Brasil desde janeiro de 2022. Antes de ingressar no Santander Brasil, atuou como Diretor-Geral de Mercados de Capitais do Morgan Stanley no Brasil de 2008 a 2015, trabalhou no Goldman Sachs de 2006 a 2008, e no Citibank Brasil de 1996 a 2006.

Pedro Augusto de Melo - Conselheiro Independente

O Sr. Pedro Augusto de Melo é brasileiro e nascido em 04 de novembro de 1961. Possui graduação em ciências contábeis e pós-Graduação em administração Contábil e Financeira pela Faculdade São Judas Tadeu de Ciências Contábeis de São Paulo. Desde 2 de março de 2020, ocupa o cargo de CEO do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Em julho de 2021, ele foi nomeado para a coordenação do Comitê de Auditoria do Hospital Sírio Libanês. Ele desenvolveu sua carreira nas áreas de auditoria da Deloitte e KPMG. De 2008 a 2017, foi CEO da KPMG Brasil, acumulando, em 2015, o cargo de CEO da KPMG South America. Em 1º de outubro de 2017, ele assumiu as funções de COO para a América do Sul e Líder de Clientes e Mercados para a América do Sul até se aposentar da empresa no início de 2020. Ele também participou ativamente de outros níveis de governança na KPMG International, KPMG Americas e KPMG América do Sul. Foi Presidente do Conselho de Administração do IBRACON - Instituto Brasileiro de Auditores Independentes entre 2009 e 2010. Ele também foi membro do Comitê de Governança da Amcham Brasil e executivo do Sindicato das Empresas de Contabilidade - SESCON. Atualmente, é membro do conselho de administração e coordenador do Comitê de Riscos e Compliance do Banco Santander (Brasil) S.A..

 

Diretoria Executiva

A nossa diretoria executiva é responsável pela administração de nosso Banco.

Nossa diretoria executiva é composta por no mínimo dois e no máximo setenta e cinco membros, eleitos por nosso conselho de administração para mandatos de 2 (dois) anos, devendo um deles ser designado presidente e os demais vice-presidentes seniores executivos, vice-presidentes executivos, diretor de relações com investidores, diretores executivos e diretores sem designação específica.  Alguns de nossos diretores executivos são também membros da diretoria e do conselho de administração de nossas subsidiárias.

A diretoria executiva se reúne com a frequência determinada pelo CEO ou pelo diretor por ele designado. O mandato dos diretores executivos expirará na primeira reunião do conselho de administração após a assembleia geral de acionistas a ser realizada nos primeiros quatro meses de 2023. Nos termo da lei brasileira, um diretor em exercício ocupará seu cargo até que sua reeleição ou a eleição de um sucessor.

Membros da Diretoria Executiva

Mario Roberto Opice Leão - Diretor Presidente

Mario Roberto Opice Leão. O Sr. Leão é brasileiro, nascido em 21 de julho de 1975. Ele é formado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ingressou no Santander Brasil em outubro de 2015 como Diretor-Executivo responsável pela área de Corporate & Investment Banking. Em julho de 2017 foi nomeado Vice-Presidente Executivo de Corporate e PMEs, bem como membro do Comitê Executivo. É Diretor-Presidente do Santander Brasil desde janeiro de 2022. Antes de ingressar no Santander Brasil, atuou como Diretor-Geral de Mercados de Capitais do Morgan Stanley no Brasil de 2008 a 2015, trabalhou no Goldman Sachs de 2006 a 2008, e no Citibank Brasil de 1996 a 2006.
 
 
Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Angel Santodomingo - Diretor Vice-Presidente Executivo e de Relações com Investidores

O Sr. Santodomingo é espanhol, nascido em 16 de novembro de 1965. É formado em Economia e Administração, com especialização em Finanças, pelo ICADE Universidade de Madri e Analista Financeiro Certificado (CFA) pela CFA Society dos EUA. Como um de nossos Vice-Presidentes Executivos, ele ocupa o cargo de Diretor Financeiro (CFO) e Diretor de Relações com Investidores desde 2014. Começou no Grupo Santander em 2005 como Head de Desenvolvimento Internacional na Administração de Ativos, e posteriormente passou a ser Responsável Global pela área de Relações com Investidores do Grupo. Antes disso, trabalhou como Head do Grupo Fortis na Espanha e como Diretor e membro do Conselho do Banesto Bolsa. Trabalhou ainda em Usera y Morenés S.V.B. - Sociedade de Valores y Bolsa e Arthur Andersen (Deloitte). De 1996 a 2008, atuou como membro fundador da organização sem fins lucrativos CFA Society na Espanha, ocupando diversos cargos incluindo de Presidente, e de 2009 a 2014, foi Vice-Presidente do Conselho de Administração da AERI (Asociación Española de Relaciones con Inversores). Foi, ainda, Presidente do Conselho de Administração da Webmotors S.A. de 2018 à 2021 e Diretor Presidente da Santander Leasing S.A. Arrendamento Mercantil e Santander Corretora de Seguros, Investimentos e Serviços S.A. de 2018 a 2022. Atualmente é membro efetivo do Conselho Consultivo do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e Presidente dos Conselhos de Administração do Banco Hyundai Capital Brasil S.A. e Banco PSA Finance Brasil S.A. e atua como membro dos Conselhos de Administração do Banco RCI Brasil S.A. ,HDI Seguros Brasil e Banco Santander (Brasil) S.A. Desde março de 2022 é membro do Conselho de Administração da Creditel e Credito de la Casa, ambas companhias sediadas no Uruguai.
 
 
Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Alberto Monteiro de Queiroz Netto - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Monteiro é brasileiro e nasceu em 30 de novembro de 1967. É graduado em administração de empresas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro. Também concluiu pós-graduação em instituições financeiras pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas da Universidade de São Paulo e MBA em Finanças Corporativas pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. De 2009 a 2011, ele atuou como diretor financeiro e de relações com investidores na CSN – Companhia Siderúrgica Nacional. Entre 2011 e 2014, foi o diretor financeiro e de relações com investidores da Suzano Papel e Celulose S.A. Entre 2014 e 2016, ocupou o cargo de diretor vice-presidente executivo de finanças na Graninvestimentos S.A. Em 2017, atuou como diretor vice-presidente executivo do Banco do Brasil S.A. responsável pelas áreas de finanças, relações com investidores e fusões & aquisições (M&A). Atualmente, o Sr. Monteiro é o Diretor Vice-Presidente Executivo responsável pelo segmento de Wealth Management do Santander Brasil e, em 17 de dezembro de 2021 foi eleito membro do Conselho de Administração do Santander Brasil.
 
 
Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Alessandro Tomao - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Tomao é brasileiro, nascido em 8 de março de 1977. É bacharel em Direito pela Uni-FMU e possui MBA em Administração de Empresas-RH pela Universidade de São Paulo. Na qualidade de Vice-Presidente Executivo, é responsável pela Vice-Presidência de Assuntos Jurídicos e Corporativos desde fevereiro de 2018. Entre junho de 2010 e fevereiro de 2018, foi responsável por todo o departamento contencioso, consultoria legal trabalhista e pelos Entidades de previdência do Santander Brasil. Entre janeiro de 2000 e maio de 2010 foi responsável pelo departamento jurídico trabalhista e Entidades de previdência no Banco Itaú-Unibanco. Desde janeiro de 2020 o Sr. Tomao é membro da Diretoria Executiva da FEBRABAN e membro do Conselho da CACEIS.
 
 
Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Andrea Marques de Almeida - Diretora Vice-Presidente Executiva

A Sra. Andrea é brasileira, nascida em 13 de janeiro de 1971. É formada em engenharia de produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui também MBA em Finanças pelo IBMEC - Rio de Janeiro e MBA em gestão pela Universidade do Estado de São Paulo. Antes de ingressar no Santander Brasil, a Sr. Andrea ocupou cargos de gestão na Vale S.A nas áreas de gestão de risco e finanças. Também ocupou o cargo de Diretora Executiva de Finanças e Relações com Investidores na Petrobrás S.A. Atualmente é a diretora responsável pelo departamento de Finanças, e Estratégia.
 
 
Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Antonio Pardo de Santayana Montes - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Pardo é espanhol, nascido em 5 de novembro de 1971. Formado em Economia e Direito pela ICADE, na Universidade Pontifícia Comillas. Como um de nossos Vice-Presidentes Executivos, é responsável pelo departamento de Administração de Riscos e Líder Regional de Riscos para a América do Sul.Também atua como Diretor Executivo do Banco Bandepe S.A., Aymoré CFI, Santander Leasing S.A. Arrendamento Mercantil e Sancap Investimentos e Participações S.A., e é membro do Comitê Executivo de Riscos Global e do Comitê de Controle de Riscos Global do Grupo Santander. No Santander Brasil, ocupou anteriormente o cargo de Diretor responsável pelas áreas de Recuperação de Crédito, Riscos de Atacado e da Aymoré Financiamentos. Foi consultor na PricewaterhouseCoopers, de 1995 a 1998, analista sênior de riscos no Santander Central Hispano/Santander Investment, de 1998 a 2000, e gerente sênior do Monitor Company, de 2000 a 2005. Retornou ao Grupo Santander em 2005, como Diretor Associado na área de Riscos de Atacado, onde permaneceu até 2009, quando veio trabalhar no Brasil.
 
 
Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Ede Ilson Viani - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Viani é brasileiro e nasceu em 5 de setembro de 1967. É formado em ciências contábeis e possui MBA em Finanças pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – Insper. Foi auditor no Banco Itaú S.A. de 1986 a 1990. Trabalhou no BankBoston S.A. por 16 anos como Auditor Sênior, Superintendente de Riscos de Crédito, Superintendente Executivo de Produtos de Empréstimos e Supte Exec de Pequenas e Médias Empresas. Começou no Santander Brasil em 2007 como Diretor responsável por Pequenas e Médias empresas e de julho de 2010 a 2014 foi Diretor de Riscos do Varejo. A partir de 2014 foi Diretor responsável por Empresas, Governos & Instituições e Agronegócios e na sequência Diretor responsável pela rede de agências até dezembro de 2019 quando assumiu o cargo de vice-presidente executivo, responsável por Tecnologia & Operações.

Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.    

Elita Vechin Pastorelo Ariaz - Diretora Vice-Presidente Executiva

A Sra. Ariaz é brasileira e nasceu em 28 de março de 1970. É formada em direito pela Universidade de São Paulo, possui mestrado em direito (LL.M.) pela Temple University – Pennsylvania, e é graduada pelo Programa Especial em Finanças Corporativas da New York University. Ela é membro da Ordem dos Advogados do Brasil e da Bar Association do estado de Nova York. Entre 1992 e 1996, atuou como advogada na Tenenge – Técnica Nacional de Engenharia S.A.; entre 1997 e 1998, atuou como advogada estrangeira no Cameron & Hornbostel LLP, em Washington, DC; entre 1998 e 2001, atuou como advogada associada no LeBoeuf, Lamb, Greene e MacRae, LLP, em Nova York, NY. Entre 2002 e 2018 atuou como advogada no Grupo Safra, tendo iniciado como responsável pelo apoio jurídico a operações offshore do Grupo, sendo nos últimos 6 anos também responsável pelo apoio jurídico às operações do banco de investimentos do Grupo Safra e por sua divisão de asset management. Em 2018, ingressou no Santander Brasil onde atuou como Diretora responsável pelo Departamento Jurídico de Negócios – atacado e varejo até 2021. Como uma de nossas Diretoras Vice-Presidente Executivas, atualmente é responsável pela vice-presidência de Recursos Humanos.
 
 
Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.
 

Gilberto Duarte de Abreu Filho - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Abreu é brasileiro, nascido em 7 de agosto de 1973. É formado em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo e possui MBA pelo Massachusetts Institute of Technology em Cambridge, MA. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Abreu era gerente sênior na McKinsey & Company, administrando projetos nas áreas financeira e de varejo. Atualmente é responsável pela Vice-Presidência de Corporate e também é Diretor-Presidente da Sancap Investimentos e Participações S.A.  

Jean Pierre Dupui - Diretor Vice-Presidente Executivo

O Sr. Dupui é brasileiro, nascido em 23 de setembro de 1968. É bacharel em Economia, e possui especialização pela Universidade de Boston. Atualmente é responsável pelo Global Corporate & Investment Banking do Santander Brasil. De 1992 a 1998 trabalhou no departamento de finanças estruturadas e comerciais do Grupo Lloyds TSB, em São Paulo e Londres. De 1998 a 2001 trabalhou no departamento de finanças estruturadas do Citigroup Brasil. De 2001 a 2004 trabalhou para a BBVA Brasil no departamento de mercados de capital de dívidas. De 2004 a 2006 foi diretor financeiro do Citigroup em Nova York e São Paulo. Iniciou sua carreira no Grupo Santander em 2006, onde assumiu o departamento de mercados de crédito do Santander Brasil. De 2009 a 2012 foi responsável por serviços bancários de operações globais do Santander em Madrid. O Sr. Dupui é também Diretor Executivo do Banco Bandepe e do Santander Cultural, membro do Conselho Curador da Fundação Santander e membro do Conselho de Administração da S3 Caceis Brasil DTVM S.A.


Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Patrícia Souto Audi - Diretor Vice-Presidente Executivo

A Sra. Patrícia Souto Audi é brasileira e nasceu em 15 de maio de 1968. possui bacharelado em Administração de Empresas. É especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Foi Secretária da Transparência e Prevenção à Corrupção no Ministério da Transparência; Diretora de Benefícios do INSS; Coordenadora da OIT (Organização Internacional do Trabalho) no Brasil; Secretária de Gestão no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão do governo Federal e Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Casa Civil, órgão do governo diretamente ligado à Presidência da República do Brasil. Ela se juntou ao Santander Brasil em agosto de 2018 como Superintendente Executiva líder da área de relações institucionais. Atualmente, é Vice-Presidente Executiva, responsável pelas áreas de relações institucionais e sustentabilidade.


Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Vanessa de Souza Lobato Barbosa - Diretora Vice-Presidente Executiva

A Sra. Lobato é brasileira, nascida em 24 de dezembro de 1968. Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, e possui especialização em Marketing pela Universidade Federal de Minas Gerais. De 1990 a 1995, atuou na área de Marketing, no Banco Nacional, sendo responsável pelo orçamento de patrocínio e micro atividades de marketing com foco na rede de varejo. Trabalhou, também, no Unibanco, em Recife, de 1995 a 1999, onde era a responsável por diversas agências na cidade de Recife. Em 1999, passou a trabalhar para o Santander Brasil, onde atuava como Gerente Geral da filial de Recife. De 2001 a 2006, trabalhou como Superintendente Local, onde era a responsável por um dos Regionais de Varejo, com sede em Belo Horizonte, que cobria os estados de Minas Gerais, Goiás, bem como Brasília, e os estados da região nordeste. De 2006 a 2013, a Sra. Lobato assumiu o cargo de Superintendente Executiva de nossa rede de agências, tendo como responsabilidade uma de nossas agências de varejo no Brasil, especificamente a agência “SPI Centro Sul”, em Campinas, estado de São Paulo, que abrangia cidades importantes como: Campinas, Jundiaí, Sorocaba, Piracicaba, Limeira e Americana, em um total de 258 agências em 94 cidades. De 2013 à 2020 liderou, como uma de nossas Diretoras Vice-Presidente Executivas, a vice-presidência de Recursos Humanos e atualmente é a Vice-Presidente responsável pela vice-presidência de Varejo.


Membro do comitê executivo, que é um comitê não estatutário que participa de decisões sobre políticas relacionadas à administração dos negócios e suporte operacional, recursos humanos, alocação de capital, além das decisões sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Adriana Marques Lourenço de Almeida - Diretor sem designação específica

A Sra. Almeida é brasileira, nascida em 04 de outubro de 1972. Graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e com MBA pela Columbia Business School, EUA. Possui experiência de mais de 25 anos em bancos nacionais e multinacionais. A partir de 2017, atuou como executiva no Banco Santander (Brasil) S.A., respondendo pela gestão de negócios com empresas Multinacionais bem como com o Setor Automotivo no Banco. Em 2019 passou a liderar a área de Cash Management, Supply Chain Finance e Empréstimos em moeda local no Banco Santander (Brasil) S.A. para o Atacado - segmento de grandes empresas.

Alexandre Guimarães Soares - Diretor sem designação específica

O Sr. Alexandre Guimarães Soares é brasileiro, nascido em 27 de agosto de 1969. É formado em engenharia pela Escola Mauá de Engenharia e possui extensão em economia pela Faculdade de Economia e Administração / USP e pós-graduação em marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Alexandre ocupou cargos de gestão no Banco Safra, BankBoston Banco Múltiplo S.A e Banco Real S.A. É membro suplente dos conselhos deliberativos da Câmara Interbancária de Pagamentos e TECBAN – Tecnologia Bancária. Como um de nossos diretores, Alexandre é responsável pela Manufatura na Vice-Presidência de Tecnologia & Operações.

Ana Paula Vitali Janes Vescovi - Diretora sem designação específica

Sra. Vescovi é brasileira e nasceu em 8 de abril de 1969. É graduada em economia pela Universidade Federal do Espírito Santo, é mestre em administração pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas/RJ, mestre em Economia Pública pela Universidade de Brasilia/DF e possui pós-graduação em Gerenciamento de Políticas Públicas e Governamentais pela Escola Nacional de Administração Pública do Distrito Federal. Desde 1999, trabalhou no setor público, com ênfase em gestão fiscal e financeira e políticas públicas, com experiência executiva nas três esferas de governo. Atuou como Presidente do Conselho de Administração do Banco do Estado do Espírito Santo – BANESTES, Instituto de Resseguros do Brasil e da Caixa Econômica Federal, e como membro do Conselho de Administração da Eletrobrás. É membro do Conselho de Administração da Ultrapar. Ocupou as funções de Secretária do Tesouro Nacional e de Secretária-executiva no Ministério da Economia, entre 2016 e 2018. Como uma de nossas diretoras, é responsável pelo departamento de Economia.

André de Carvalho Novaes - Diretor sem designação específica

O Sr. Novaes é brasileiro e nasceu em 14 de abril de 1969. Formou-se em economia pela Universidade Federal Fluminense, e possui MBA executivo da BPS Business School (São Paulo e Toronto). De 1993 a 1997, trabalhou como coordenador de produtos no Santander Brasil, onde era o responsável pelas análises de propostas de crédito, e em diversas áreas na Aymoré CFI e em cargos como o de operador comercial, chefe de cobrança e crédito. Em 1996, atuou como coordenador de produtos em São Paulo. De 1997 a 2001, trabalhou como gerente comercial. De 2002 a 2008, atuou como gerente regional. De 2008 a 2012, atuou no Santander Brasil como a pessoa responsável pelo Segmento Outros Ativos, na Aymoré CFI. Desde 2012, trabalha como superintendente executivo no Santander Brasil, com responsabilidade pelas Parcerias Veiculares da Aymoré CFI. Em dezembro de 2012, passou a ser coordenador comercial da Aymoré CFI, responsável pela equipe Comercial e de Parcerias. Atualmente, o Sr. Novaes é responsável pela Santander Financiamento, reportando-se ao CFO. Ocupa, ainda, cargo de diretor da Aymoré CFI, Presidente do Conselho de Administração da Webmotors S.A. e da CAR10 Tecnologia e Informação S.A., membro do Conselho de Administração da Santander Auto S.A. e da Loop Gestão de Pátios S.A. e membro do Conselho de Administração e Diretor de Relações Institucionais do Banco RCI Brasil S.A.

André Juaçaba de Almeida - Diretor sem designação específica

O Sr. André Juaçaba de Almeida é brasileiro, nascido em 27 de setembro de 1974. É formado em ciências econômicas pela Universidade Candido Mendes. Antes de ingressar no Santander Brasil em 2016, o Sr. André ocupou cargos na área de operações estruturadas no Banco Citibank, e também no Banco Goldman Sachs na área comercial de Derivativos de Câmbio, Juros e Commodities. Como um de nossos diretores, André é responsável pela área de relacionamento com grandes empresas – Banking, e também do Banco de Investimento - IB.

André Rosenblit - Diretor sem designação específica

O Sr. Andre Rosenblit é brasileiro, nascido em 01 de maio de 1969. É formado em administração de empresas pela Fundação Álvaro Penteado. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Andre ocupou cargos de gestão no Banco Safra S.A. e Banco Deutsche. Como um de nossos diretores, Andre é responsável pela área de Equities.

Carlos Aguiar Neto - Diretor sem designação específica

O Sr. Aguiar é brasileiro e nasceu em 5 de março de 1971. Graduou-se em engenharia eletrônica pela FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado – São Paulo) e possui especialização em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas – São Paulo). No período de 1996 a 2007, trabalhou como tesoureiro na Cargill Agrícola S/A, como diretor financeiro na Cargill Previdência e como diretor executivo do Banco Cargill S/A. Entre 2007 e 2010, foi responsável pela área financeira e relações com investidores da BrasilAgro – Cia Brasileira de Propriedades Agrícolas S.A. De 2010 a 2015, trabalhou como CEO na Macquarie Crop Partners LP, responsável por fundo que investe em Fazendas e Produção de Grãos no Brasil e Austrália. Carlos é também Diretor da ABAG (Associação Brasileira do Agronegócio), membro do COSAG (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp) e Diretor na FEBRABAN da Comissão Setorial de Credito Rural. Desde 2015, ele atua como responsável pela área de agronegócios do Santander Brasil. É, também, membro do nosso Comitê de Sustentabilidade e diretor do Banco Bandepe S.A.

Celso Mateus De Queiroz - Diretor sem designação específica

O Sr. Celso Mateus de Queiroz é brasileiro, nascido em 19 de setembro de 1974. É formado em Administração de empresas pela UNIB – Universidade Ibirapuera e possui pós graduação em administração de marketing pela Fundação Armando Alvares Penteado, MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Gestão de Negócios pela INSPER. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Celso ocupou cargos de gestão no Banco Real S.A. Como um de nossos diretores, Celso é responsável pela Rede SP Capital.

Claudenice Lopes Duarte - Diretora sem designação específica

A Sra. Duarte é brasileira e nasceu em 25 de julho de 1972. É formada em jornalismo da Faculdades Integradas Alcântara Machado com especialização em comunicação empresarial da Fundação Getúlio Vargas - São Paulo. De 1996 a 2009, trabalhou na GWA Comunicação Integrada como diretor sênior. De 2009 a 2010, foi gerente executiva de assessoria de imprensa no Santander Brasil. De 2011 a 2012, foi superintendente de relacionamento com a imprensa e Relações Institucionais do Santander Brasil e, como uma de nossas diretoras, é atualmente responsável por Comunicação interna e externa do Santander Brasil.

Francisco Soares da Silva Junior - Diretor sem designação específica

O Sr. Soares é brasileiro e nasceu em 23 de janeiro de 1970. Graduou-se em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário do Maranhão e em Administração pela Faculdade Natalense. Concluiu o curso de Pós-Graduação em Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou no Banco Santander (Brasil) S.A. no período de 2001 a 2017, ocupando diversos cargos de gerência e Superintendência na Companhia. Em 2017 assumiu o cargo de Diretor Presidente no Banco Olé Consignado, onde atuou até 2020. Atualmente, como um de nossos diretores, é responsável pelos canais externos de distribuição e vendas no varejo. 

Franco Luigi Fasoli - Diretor sem designação específica

O Sr. Fasoli é brasileiro e nasceu em 18 de setembro de 1975. É formado em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado e pós-graduado em Economia Financeira pela Universidade de São Paulo. Trabalhando desde 1997 em instituições financeiras, começou sua carreira no Santander Brasil como Gerente Sênior de Produtos e Marketing. Trabalhou por 13 anos na Argentina, Itália e Espanha sendo responsável por Empresas Multinacionais e posteriormente como responsável por Trade Finance & Correspondent Banking & Cash Management para América Latina. Desde 2014, de volta ao Brasil, atuando no mercado de Empresas e na Rede Comercial do Varejo. Como um de nossos diretores, é atualmente responsável pela Diretoria de Empresas.

Germanuela de Almeida de Abreu - Diretora sem designação específica

Sra. Germanuela nasceu em 06 de dezembro de 1975. Graduou-se em Economia pela Universidad Católica Andrés Bello – Caracas/Venezuela e concluiu MBA em Recursos Humanos pela Universidade de São Paulo. Concluiu, ainda, o Programa de Desenvolvimento para Conselheiros pela Fundação Dom Cabral. Atuou como Analista de Riscos Sênior no Banco da Venezuela (Grupo Santander Caracas), entre 1999 a 2001. No Banco Santander Brasil S/A foi Gerente de Apoio de Vendas Sênior entre 2001 e 2002, Consultora Treinamento RH entre 2002 e 2003, Consultora de RH-Riscos entre 2003 e 2006, Gerente Executiva de RH entre 2006 e 2008 e Superintendente de RH entre 2008 e 2013. Ainda no Banco Santander Brasil S/A, atuou como Superintendente Executiva de 2013 a 2018, responsável pela estratégia de Gestão De Desempenho, Carreira, Remuneração, Benefícios e Gestão de Orçamento e Gastos para o Banco e, em 2018, foi eleita Diretora da área de RH.

Geraldo José Rodrigues Alckmin Neto | Diretor sem designação específica

O Sr. Rodrigues é brasileiro e nasceu em 8 de setembro de 1981. É formado em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. No Santander Brasil, atuou como superintendente executivo desde 2013. Entre 2008 e 2013, foi Superintendente Executivo de Seguros do Banco Santander México, participando do programa de “Futuros Diretivos”. De 2004 a 2008, atuou como gerente de relacionamento e especialista de comércio exterior. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pelo desenvolvimento do nosso negócio de investimentos, assim como dos clientes de alta renda e da nossa Companhia de Capitalização.

Gustavo Alejo Viviani - Diretor sem designação específica

O Sr. Alejo é argentino e nasceu em 26 de agosto de 1975. É formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Analista Financeiro Certificado (CFA) pela CFA Society dos EUA. Ele completou os cursos de extensão acadêmica em administração de empresas na University of California-Berkeley e finanças corporativas avançadas na London Business School. De julho de 1997 a março de 1999 foi analista júnior de ações e renda fixa no Citibank (Brasil). Atua no Santander Brasil desde 2000, onde foi consultor de crédito, trader, gerente sênior de relacionamento do atacado, superintendente do corporate and investment banking, diretor geral do corporate and investment banking e diretor responsável pela área de Recuperação de Crédito do Atacado. Atualmente ele é nosso diretor do Varejo responsável pelas áreas de Recuperação de Crédito e Financeiro.

Gustavo de Souza Fosse - Diretor sem designação específica

 O Sr. Fosse é brasileiro, nascido em 14 de maio de 1972. É formado em Administração de Sistemas de Informação pela União Educacional de Brasília e possui MBA em Governança de TI e de Consultoria Financeira e Mercado de Capitais. Foi funcionário do Banco do Brasil por 34 anos, ocupando as posições de Diretor de Tecnologia e Vice-Presidente de Desenvolvimento de Negócios e Tecnologia. Em 2021 foi membro do Conselho de Administração da Cielo S.A. Como um de nossos diretores, Fosse é responsável pela área de Tecnologia de Varejo e Financeira.

Igor Mario Puga - Diretor sem designação específica

O Sr. Puga é brasileiro, nascido em 10 de novembro de 1981. Formado em comunicação social pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero e em estatística e pesquisa aplicada pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Após sua admissão no IG - Internet Group do Brasil (de 2000 a 2001) e no Terra Networks (2002), foi gerente de inteligência digital do JWT de 2003 a 2004, e gerente de mídia digital da África Propaganda (de 2005 a 2006). De 2007 a 2014, na qualidade de sócio fundador e diretor geral, trabalhou no Grupo ID\TBWA. Entre 2014 e 2016, trabalhou como diretor-presidente de Interatividade e então como diretor vice-presidente de integração e inovação do DM9DDB. O Sr. Puga ingressou no Santander Brasil em 2016, como o diretor responsável pelo Departamento de Marketing. Foi o vencedor mais novo do prêmio Caboré de todos os tempos e hoje, além de ser CMO do Santander é vice-presidente do CENP.

Jean Paulo Kambourakis - Diretor sem designação específica

O Sr. Kambourakis é brasileiro e nasceu em 09 de maio de 1980. É formado em  Engenharia  Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. No setor financeiro, iniciou sua carreira no Banco Real, onde entre 2004 e 2006 atuou em projetos de transformação. Está no Santander desde 2006, onde também liderou projetos de transformação, e dedicou 9 anos (2011 a 2019) em Gastos e Eficiência, sendo que os últimos 4 como líder deste assunto na organização, contribuindo para a evolução destacada do cost-to-income do grupo no período. Desde janeiro de 2020, como um de nossos diretores, é responsável pela área de Securitização.

Luciana de Aguiar Barros - Diretora sem designação específica

A Sra. Luciana de Aguiar Barros é brasileira, nascida em 03 de janeiro de 1980. É formado em estatística pela Universidade de Campinas e possui pós graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em gestão de risco de crédito pela INSPER. Pertence ao Grupo Santander desde 2010, passando por diversas áreas ligadas a área de crédito do Banco. Como uma de nossas diretoras, Luciana atualmente é responsável pela área de Crédito Consignado.

Luis Guilherme Mattos de Oliem Bittencourt - Diretor sem designação específica

O Sr. Bittencourt é brasileiro, nascido em 4 de dezembro de 1973. É formado em Engenharia da Computação pela Universidade de Campinas. Começou sua carreira profissional no Banco Itaú-Unibanco atuando nas áreas de Inteligência Comercial, Canais Eletrônicos e CRM, onde adquiriu 14 anos de experiência. De 2010 a 2012, no Banco HSBC Brasil, o Sr. Bittencourt trabalhou nas áreas de Distribuição, Canais de Distribuição e Gestão de Relações com Clientes, ou “CRM”. Desde 2013, o Sr. Bittencourt trabalha no Santander Brasil, primeiro como Superintendente Executivo de CRM, Canais Digitais e Sistema de Informação de Gestão, Inteligência de Mercado e CRM, foi Diretor responsável pelo setor de Inteligência do Segmento Comercial e Trade Marketing e atualmente é Diretor responsável pela área de tecnologia na vice-presidência dos setores de Meios, Tecnologia e Operações.

Luiz Masagão Ribeiro Filho - Diretor sem designação específica

O Sr. Masagão é brasileiro, nascido em 1º de setembro de 1976. É formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira em 1997, atuando como operador de opções de taxas de juros no Brasil, no Banco Citibank S.A. até 2005. Foi operador sênior de opções de câmbio de fevereiro de 2005 a setembro de 2005 no ING Bank N.V. Voltou ao Banco Citibank S.A., onde ocupou o cargo de gerente executivo de 2005 a 2008, e superintendente de 2008 a 2009. Trabalhou como superintendente executivo de vendas de produtos de renda fixa de 2009 a 2010 no Morgan Stanley, e ingressou no Santander Brasil, atuando inicialmente como chefe da equipe GCB/vendas corporativas de 2010 a 2014, e por último como superintendente executivo da equipe de vendas no Brasil. Em novembro de 2018, foi nomeado tesoureiro do Santander Brasil, responsável por todas as operações de tesouraria, incluindo Trading Proprietário, Market Making, Vendas e Produtos. É, ainda, diretor executivo do Banco Bandepe S.A. e da Santander Corretora de Seguros, Investimento e Serviços S.A.

Marcelo Augusto Dutra Labuto - Diretor sem designação específica

O Sr. Labuto é brasileiro, nascido em Belo Horizonte/MG, formado em Administração pela UNB (Universidade de Brasília) com MBA em Marketing pela COPPEAD UFRJ (Instituto de Pós-Graduação em Administração e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Atuou como Vice-Presidente de Negócios de Varejo do Banco do Brasil entre os anos de 2017 e 2018 e CEO entre os anos de 2018 e 2019. Anteriormente, o Sr. Labuto foi CEO da BB Seguridade Participações S.A.; Diretor de Seguros, Previdência Aberta e Capitalização; Diretor de empréstimos e financiamentos; Gerente Geral na Unidade de Governança de Entidades Afiliadas e Gerente Geral na Unidade de Parcerias Estratégicas no Banco do Brasil. O Sr. Labuto foi membro dos conselhos de administração da BB Seguridade Participações S.A.; Banco Votorantim; Brasilcap Capitalização S.A.; IRB Brasil Resseguros; Elo Participações S.A.; Companhia Brasileira de Soluções e Serviços; BB Mapfre SH1 Participações S.A.; Mapfre BB SH2 Participações S.A.; Brasilprev Seguros e Previdência S.A.; CIELO S.A.; Vale S.A.; Brasildental Planos Odontológicos; Alelo S.A; Movera S.A; Livelo S.A; e do Banco CBSS. Atuou como membro do Comitê Consultivo da Brasilprev Seguros e Previdência; membro do Comitê Executivo do Grupo Segurador BB e da Mapfre; membro do Comitê de Inovação da CIELO S.A. e membro do Comitê de Conformidade e Risco da Vale S.A. Como um de nossos diretores, foi responsável pela diretoria de Pessoa Física durante os anos de 2020 e 2021 e atualmente lidera os canais de distribuição do Banco.

Maria Teresa Mauricio da Rocha Pereira Leite - Diretora sem designação específica

A Sra. Maria Teresa é brasileira, nascida em 21 de junho de 1967. É formada em finanças pela Fundação Armando Alvares Penteado. Antes de ingressar no Santander Brasil, a Sr. Maria Teresa ocupou cargos de gestão no ABN AMRO Bank N.V., Royal Bank of Scotland Business e Deutsche Bank. Foi também CEO & Head de Corporate Banking pelo Deutsche Bank responsável pelos produtos de banco corporativo e relacionamento com subsidiárias multinacionais. Ingressou no Santander Brasil em 2021 como Diretora na estrutura do Santander Corporate. Ingressou no Santander Brasil em 2021 como Diretora na estrutura do Santander Corporate.

Marilize Ferrazza Santinoni - Diretor sem designação específica

A Sra. Santinoni é brasileira, nascida em 20 de novembro de 1965. Graduada em Administração pela Universidade de Ijui-RS e com MBA de Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Passo Fundo-RS. É funcionária do Banco Santander (Brasil) S.A. desde 1984, onde desempenhou diversos cargos de Gerencia e Superintendência Regional. Desde 2016 atua como Superintendente Executiva de Rede, e atualmente, como uma de nossas diretoras, é responsável pela rede bancária do Paraná e da região norte de Santa Catarina do Banco Santander (Brasil) S.A.

Murilo Setti Riedel - Diretor sem designação específica

O Sr. Riedel é brasileiro, nascido em 17 de maio de 1963. É formado em administração de empresas pela Universidade de São Paulo – FEA, possui também MBA pela Universidade de São Paulo – FEA. Antes de ingressar no Santander, o Sr. Riedel ocupou cargos de gestão na HDI Seguros S.A atuando como Diretor Técnico e Diretor Presidente. Durante o período de 2019 a 2022 foi presidente do conselho de administração da Santander Auto S.A.

Paulo César Ferreira de Lima Alves - Diretor sem designação específica

O Sr. Paulo César Ferreira de Lima Alves é brasileiro, nascido em 18 de outubro de 1968. É formado em ciências econômicas pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR e possui pós graduação em Gestão Financeira e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Paulo ocupou cargos de gestão no Banco ABN AMRO Real S.A. Como um de nossos diretores, Paulo César atualmente é responsável pela Rede Norte.

Paulo Sérgio Duailibi - Diretor sem designação específica

O Sr. Paulo Sérgio Duailibi é brasileiro, nascido em 28 de setembro de 1966. É formado em administração de empresas pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Antes de ingressar no Santander Brasil, o Sr. Paulo ocupou cargos de gestão no Banco J. Safra S.A., BankBoston Banco Múltiplo S.A e Citibank N.A. Foi Vice-Presidente do Conselho Diretor e Membro Efetivo do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança. Como um de nossos diretores, Duailibi é responsável pela Plataforma Tecnológica de Negócios Imobiliários, Financeira e Consórcio, e também é Diretor da Santander Holding Imobiliária desde 2020.

Ramón Sanchez Díez - Diretor sem designação específica

O Sr. Sanchez é espanhol, nascido em 29 de outubro de 1968. É formado em economia pela Universidad Autónoma de Madrid e concluiu o Programa de Administração Avançada (AMP) na The Wharton School of Business, na Universidade da Pensilvânia. Sr. Sanchez tem Certificação Profissional de Regulação e Compliance (CRCP) e certificação como Especialista em Proteção a Lavagem de Dinheiro (CAMS). Em 2021 obteve o Master in Studies in Law (MSL) in Corporate Compliance, pela Fordham University. Atuou como analista financeiro para o Santander, filial de Nova York de 1992 a 1997 e foi diretor de estratégia e relações com investidores no Santander em Madrid de 1997 a 2003. Foi diretor de estratégia e relações com investidores do Santander Brasil de 2004 a 2006 e posteriormente teve várias responsabilidades no Varejo como diretor de aquisição de clientes, gestão de canais de relacionamento (call center, internet, mobile e ATMs), planejamento comercial e gestão de folha de pagamento. O Sr. Sánchez foi presidente da Câmara de Comércio da Espanha no Brasil, entre 2006 e 2009. Na qualidade de um de nossos diretores, é responsável por nosso departamento de Compliance desde Junho de 2016. Atua, ainda, como diretor executivo do Banco Bandepe S.A., da Evidence Previdência, da Santander Capitalização S.A. e da Santander Corretora de Seguros, Investimentos e Serviços S.A. 

Ramon Sanchez Santiago - Diretor sem designação específica

O Sr. Sanchez é espanhol, nascido em 25 de maio de 1969. Graduado em direito pela Universidade de Salamanca, Espanha. De 2000 e 2010, foi responsável de auditoria interna em distintos Bancos do Grupo Santander (Puerto Rico, Chile, SCF). Entre 2010 e 2011, foi líder de projeto do Grupo Santander, responsável pelo projeto de redução de risk weighted assets (RWA) em todo o Grupo. De 2011 a 2014, também atuou como responsável de auditoria interna no Santander UK. Entre 2015 e 2018, ocupou o cargo de diretor de auditoria interna do Grupo Santander para capital e solvência. Como um de nossos Diretores Executivos, Sr. Santiago é responsável pelo nosso departamento de Auditoria Interna desde setembro de 2018.

Reginaldo Antonio Ribeiro - Diretor sem designação específica

O Sr. Ribeiro é brasileiro, nascido em 19 de maio de 1969. É formado em economia pela Universidade Estadual de Campinas, em ciências contábeis pela Universidade Paulista e possui MBA pela Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI da Universidade de São Paulo. Trabalhou na Arthur Andersen Consultoria Fiscal Financeira S/C Ltda. de 1990 a 2001 prestando assessoria e consultoria fiscal a empresas nacionais e internacionais. Também foi membro do Conselho Fiscal da Companhia Energética de São Paulo e da AES Tietê de 2002 a 2006. Na qualidade de um de nossos diretores, é responsável pela gestão e planejamento tributários, normas contábeis e fiscais, bem como processos de reorganizações societárias do Grupo. Também atua como administrador da Aquanima Brasil Ltda. e Summer Empreendimentos Ltda., como Diretor Executivo da Atual Serviços de Recuperação de Créditos e Meios Digitais S.A., Banco Bandepe S.A., Fundação Santander e Santander Global Cards & Digital Solutions Brasil S.A. e como Diretor Vice-Presidente da Santander Corretora de Seguros, Investimentos e Serviços S.A.

Ricardo Olivare de Magalhães - Diretor sem designação específica

O Sr. Olivare é brasileiro e nasceu em 26 de janeiro de 1979. Graduou-se em Matemática Estatística pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e possui Mestrado em Estatística Aplicada também pelo IME-USP. Funcionário do Banco Santander (Brasil) S.A. desde 2001, atuou em diversos cargos na área de crédito da Companhia. Em 2008 ocupou o cargo de Subdirector CRM no Banco Santander México e como Director de Marketing Analítico a partir de 2010. Em 2012 retornou ao Banco Santander (Brasil) S.A. para assumir o cargo de Superintendente Executivo responsável pela estratégia de recuperação de crédito. Em 2017 passou a exercer o cargo de Superintendente Executivo de produtos e canais da Aymore Crédito, Financiamento e Investimento S.A. Atualmente ocupa o cargo de Diretor Estatutário da Aymore Crédito, Financiamento e Investimento S.A e da Webmotors S.A.

Roberto Alexandre Borges Fischetti - Diretor sem designação específica

O Sr. Fischetti é brasileiro e nasceu em 28 de agosto de 1975. É formado em Economia pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo. Sr. Fischetti atua no mercado financeiro e na indústria bancária desde 1998. De 1998 a 2003, trabalhou no Deustche Bank como trader de renda fixa, responsável pela gestão de posições de juros e câmbio. De 2004 a 2007, foi Superintendente de Produtos de Tesouraria no Banco Real, responsável pela estruturação de operações e produtos de tesouraria e coordenação da equipe de produtos. Desde 2007 no Santander Brasil, Sr. Fischetti atuou como Superintendente Executivo Financeiro, responsável pelo gerenciamento de exposições estruturais a juros e taxas de câmbio, gerenciamento de liquidez local e externa e precificação de operações comerciais. Como um de nossos diretores, é hoje responsável por Gestão Financeira (ALM). É, ainda, membro do conselho de administração do Banco RCI Brasil S.A.  

Robson de Souza Rezende - Diretor sem designação específica

O Sr. Rezende é brasileiro, nascido em 24 de janeiro de 1967. Formado em estatística pela Associação Salgado Oliveira de Educação e Cultura de Niterói no estado do Rio de Janeiro, e com MBA em marketing pela ESPM-SP. Iniciou sua carreira no Unibanco, onde trabalhou entre 1985 e 1999 na Gestão de Agências e posteriormente na Área de Recursos Humanos atuando em Formação e Desenvolvimento com foco nas Agências do Unibanco. O Sr. Rezende ingressou no Santander Brasil em 1999. De 1999 a 2003, trabalhou como superintendente de recursos humanos. De 2003 a 2008, atuou como superintendente regional. De 2008 a 2010, trabalhou como superintendente de modelo comercial, período em que participou na integração do modelo comercial do Santander Brasil e Banco Real. Também liderou o projeto de expansão de agências do Santander no Brasil por 3 anos de 2010 até 2013. Foi responsável pela Rede de agências do estado do Rio de Janeiro, gerenciando aproximadamente 290 agências e 3.700 funcionários da região. Atualmente, como um de nossos diretores, é responsável pela rede comercial do varejo. 

Rogério Magno Panca - Diretor sem Designação Específica

O Sr. Panca é brasileiro e nasceu em 30 de dezembro de 1970. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Católica de Santos, possui pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA em Negócios Internacionais pela FEA-USP. Atuou como gerente executivo de operações estruturadas pelo Banco do Brasil entre 2008 e 2011. No período de 2011 a 2013 foi Head do Large Corporate do Banco do Brasil e em 2014 tornou-se Head da Unidade de Governança de Entidades Ligadas ao Banco do Brasil. Entre o período de 2015 a 2019 foi membro do conselho de administração das empresas Banco Digio S.A., Cateno S.A., Elo Serviços S.A., Livelo S.A., Alelo S.A. e Cielo S.A. Nesse período também foi Diretor estatutário do Banco do Brasil responsável pela Diretoria de Meios de Pagamento e Diretor Estatutário e Membro do Conselho de Administração da Elopar. Ingressou no Santander Brasil em 2019 e atualmente é um de nossos diretores, sendo responsável pela área de Cartões e Pagamentos Digitais.

Sandro Gamba - Diretor sem designação específica

O Sr. Gamba é brasileiro e nasceu em 31 de agosto de 1975. É formado em engenharia civil na Universidade Mackenzie, pós-graduado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo – USP e em negócios imobiliários pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP, e possui MBA pela Insper. Na Gafisa S.A., de 1998 a 2004, ocupou posições como: engenheiro, coordenador e gerente; de 2004 a 2007, atuou como gerente de novos negócios; de 2007 a 2011 atuou como diretor; de 2011 a 2014 atuou como diretor executivo e, por último, atuou como presidente executivo de 2014 a 2018. Além disso, também atuou como membro do Conselho de Administração da Construtora Tenda de 2012 a 2014 e da Alphaville Urbanismo de 2017 a 2019. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pelas plataformas de Negócio Imobiliário e Crédito Imobiliário.

Sandro Kohler Marcondes - Diretor sem designação específica

O Sr. Marcondes é brasileiro e nasceu em 16 de abril de 1964. Graduou-se em Administração de Empresas pela Unicentro do Paraná. Concluiu o curso de Mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. No Banco Santander (Brasil) S.A. desde 2018 atuou como Superintendente Executivo Global Debt Financing. Em 2018 foi Diretor Financeiro e Relações com Investidores na Neoenergia S.A. De 2005 a 2018 atuou como Diretor Executivo no Banco do Brasil S.A. Também no Banco do Brasil S.A. de 1999 a 2004 atuou como Gerente Geral na Agência de Paris e Gerente Geral Adjunto. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pela estrutura de Global Debt Financing, gerindo as atividades de Debt Capital Markets. 

Sandro Mazerino Sobral - Diretor sem Designação Específica

O Sr. Sobral é brasileiro e nasceu em 24 de fevereiro de 1975. Graduou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui pós-graduação em Ciências Econômicas pela FEA/USP e em Banking pelo IBMEC-SP. Funcionário do Banco Santander (Brasil) S.A. desde 2003, atuou em diversos cargos na área de mercados de capital e trading da Companhia, sendo responsável pela gestão dos portfólios de renda fixa, inflação, volatilidade, FX e equities. Desde 2017 atua como responsável pelas mesas de trading, sendo responsável por todos os portfolios de mercado em renda fixa, renda variável e câmbio.

Thomaz Antonio Licarião Rocha - Diretor sem designação específica

 O Sr. Thomaz Antonio Licarião Rocha é brasileiro, nascido em 02 de março de 1977. É formado em propaganda e marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Pertence ao Grupo Santander desde 2000, passando por diversas áreas ligadas a área comercial do Banco.  Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pela Plataforma de Ativos e Riscos.

Tiago Celso Abate - Diretor sem designação específica

 Tiago Celso Abate é brasileiro, nascido em 12 de junho de 1980. É formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica e possui pós graduação em finanças pela INSPER, em administração de empresas pela FGV, em Retail Managment pela FIA/Ohio University, e MBA em Negócios Digitais pela FIAP. Trabalha no mercado financeiro desde 2001, e no Grupo Santander desde 2007, passando pela área do varejo, como planejamento de vendas, modelo comercial, incentivos, PROSPERA, sempre no segmento pessoa física. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pela estrutura de Pessoa Física e Renda Massiva, vertical universidades, PROSPERA, microfinanças e Esfera, todas dentro da vice-presidência executiva de Varejo.

Vitor Ohtsuki - Diretor sem Designação Específica

O Sr. Ohtsuki é brasileiro e nasceu em 5 de junho de 1977. É formado em engenharia de produção pela Universidade de São Paulo – USP. Concluiu os cursos de MBA em marketing pela Universidade de São Paulo e mestrado em Gestão Global pela Stanford University. No Santander Brasil desde 2004, atuou como head de Private Banking, superintendente executivo de gestão de patrimônios (wealth management), superintendente de private banking, gerente executivo e gerente geral. Além disso, atuou como gerente de marketing no Banco Citibank S.A. de 2000 a 2004. Como um de nossos diretores, atualmente é responsável pelo segmento Private Banking.

 *Somente serão empossados em seus respectivos cargos após homologação de suas eleições pelo Banco Central do Brasil

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração

Além do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, o Banco Santander conta com os seguintes Comitês:

 

Comitê de Auditoria

De acordo com o regulamento do Banco Central do Brasil (Resolução no  3198/2004 do CMN), o comitê de auditoria é um órgão estatutário, separado do conselho de administração, criado por deliberação dos acionistas.  Os membros do comitê de auditoria poderão ser membros do Conselho de Administração, contanto que atendam a certas exigências de independência.  Todos os membros do nosso comitê de auditoria atendem a tais exigências de independência.  Ademais, nos termos da lei brasileira, a função de contratar auditores independentes constitui direito reservado ao Conselho de Administração.  Consequentemente, nosso Conselho de Administração funciona como nosso comitê de auditoria para fins de aprovar, caso a caso, qualquer contratação de nossos auditores independentes para prestar serviços relativos ou não a auditoria prestada às nossas subsidiárias ou a nós.  Com exceção a esse aspecto, nosso comitê de auditoria desempenha as funções dos comitês de auditoria de sociedades norte-americanas.

Nosso estatuto exige que o comitê de auditoria seja composto por três a seis membros, cada um deles eleito pelo conselho de administração, entre pessoas, membros do conselho de administração ou não, que atendam a todos os requisitos estatutários e regulamentares para o exercício de seu cargo, incluindo quaisquer requisitos para garantir o julgamento independente, sendo que um deles deve ter conhecimento comprovado em contabilidade e prática de auditoria, os quais ocuparão os cargos pelo período de um ano, podendo ser reeleitos por até quatro mandatos consecutivos, nos termos da legislação aplicável, até o máximo de um mandato de cinco anos.  Um dos membros de nosso comitê de auditoria será designado por nosso conselho de administração como coordenador do comitê de auditoria.  No mínimo um membro do comitê de auditoria deverá ter conhecimento comprovado nas áreas de contabilidade e auditoria (especialista financeiro).

Nosso Comitê de Auditoria tem as seguintes funções: 

1. assessorar o conselho de administração na contratação ou substituição do auditor externo; 

2. avaliar a qualidade das demonstrações financeiras, os relatórios da alta administração, as notas explicativas e o relatório dos auditores independentes, assim como outras informações financeiras relevantes divulgadas e enviadas aos órgãos reguladores 

3. avaliar a eficácia dos auditores independentes e internos, inclusive em relação à conformidade com as disposições normativas que se aplicam a nós, além dos regulamentos e códigos internos; 

4. avaliar o cumprimento, por nosso gerenciamento, das recomendações feitas por auditores externos ou internos; 

5. preparar, ao final dos semestres encerrados em 30 de junho e 31 de dezembro todos os anos, o relatório do comitê de auditoria, de acordo com as disposições legais e regulamentares aplicáveis; e 

6. receber e analisar os relatórios exigidos pelos órgãos regulatórios relativos às atividades do escritório de ouvidoria, nas datas base de 30 de junho e 31 de dezembro ou quando for constatado acontecimento relevante.

O Comitê de Auditoria realiza ao menos uma reunião por mês, e reunir-se-á sempre que convocado pelo Conselho de Administração, por seu Coordenador, ou por solicitação de um dos seus membros. As decisões do Comitê de Auditoria são tomadas por maioria de votos em reunião na qual esteja presente a maioria de seus membros eleitos.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Auditoria:

Membros do Comitê de Auditoria

Deborah Stern Vieitas - Coordenadora

Vide em membros do Conselho de Administração

Maria Elena Cardoso Figueira - Membro técnico qualificado

A Sra. Maria Elena Cardoso Figueira é brasileira, nascida em 29 de novembro de 1965, e graduada em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A Sra. Figueira é conselheira de administração, conselheira fiscal e membro de comitê de auditoria certificada pelo IBGC (o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e sócia da Figueira Consultoria, sua empresa individual de consultoria. A Sra. Figueira participou de programas de formação no Brasil (através do ISE, da FAAP, da KPMG, da Gonew e do IBGC) e no exterior (através do IESE, do IE e do IBGC – Jornada Técnica Israel) e possui ampla experiência profissional na área financeira e tributária, incluindo Arthur Andersen, Banco Bilbao Vizcaya, KPMG, Santander (no Brasil, como diretora adjunta encarregado do planejamento tributário e, na Espanha, de abril de 2012 a maio de 2014, onde trabalhou no Departamento de Regulação Financeira e Normas Contábeis com foco em alocação de capital). Desde 2004, a Sra. Figueira também atua como membro de comitês de auditoria e conselhos consultivos de: (i) Santander Brasil, atuando como membro independente do Comitê de Auditoria desde maio de 2018; (ii) HSBC Brasil S.A. - Banco de Investimentos (de junho de 2017 a abril de 2018), como membro e presidente do Comitê Consultivo e de Auditoria e Risco; (iii) Banco HSBC Brasil S.A. - Banco Múltiplo, de outubro de 2014 a junho de 2016, como presidente e membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Auditoria e Riscos; e (iv) Santander Brasil, de agosto de 2004 a abril de 2012, como membro independente do Comitê de Auditoria, coordenadora e especialista financeira.  Desde 2015, a Sra. Figueira é membro associado e participante da Comissão de Governança de Instituições Financeiras, do Colegiado Independente Recursal e coordenadora do Curso de Comitê de Auditoria, Fiscalização e Controle do IBGC, membro do Womens Corporate Directors – WCD - capítulo Brasil, desde 2017, é membro associado e participante do Comitê Estratégico de Governança da Amcham Brasil. Desde 2020, Maria Elena é também membro do Comitê de Auditoria das Lojas Americanas S.A. e Conselheira Fiscal da Camil Alimentos S.A., desde 2021 membro do Comitê de Auditoria do Hospital Sírio Libanês e suplente no Conselho Fiscal da B3 S.A. e desde 2022 membro do Comitê de Auditoria da Br Properties S.A.

René Luiz Grande - Membro

O Sr. René Grande é brasileiro e nasceu em 19 de abril de 1953. Formou-se em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com especialização em sistema financeiro nacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O Sr. Grande foi funcionário do Banco Central do Brasil, aprovado em concurso público, desde junho de 1975, e trabalhou no departamento de Supervisão e Inspeção do Sistema Financeiro Nacional. Enquanto trabalhava no Banco Central do Brasil, ele assumiu diversas funções, entre elas a de analista de 1975 a 1978; assistente técnico de 1978 a 1989; supervisor de fiscalização de 1989 a 1999; gerente técnico de 1999 a 2003 e chefe adjunto do departamento de Supervisão de Bancos e Conglomerados Financeiros de 2003 a 2011 (Setor Financeiro). Antes de trabalhar no Banco Central do Brasil, o Sr. Grande ocupou o cargo de chefe de Recursos Humanos da Companhia Brasileira de Embalagens Metálicas BRASILATA de 1973 a 1975. No Banco Santander (Brasil) S.A., o Sr. Grande foi Coordenador do Comitê de Auditoria entre os anos de 2012 e 2017, membro do Comitê de Riscos e Compliance entre janeiro de 2018 a junho de 2020, e atualmente é membro independente do Comitê de Auditoria.

Vania Maria da Costa Borgerth - Membro

A Sra. Vania Maria Borgerth é formada em Ciências Contábeis pela Universidade Santa Úrsula, possui MBA em Finanças pelo IBMEC e em IFRS pela FIPECAFI.  É mestre em Administração pelo IBMEC, Doutoranda em Contabilidade pela FUCAPE Business School e especialista em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas. A sra. Borgerth tem mais de 25 anos de sólida experiência no mercado financeiro, ocupando cadeiras estratégicas e estatutárias, como Conselheira, Chefe de Delegação, Contadora-chefe em instituições financeiras, Conselho Consultivo para Normas Internacionais de Contabilidade, Auditoria e Conselhos Consultivos de Ética Profissional, Relações com Investidores e Comissões Nacionais e Internacionais para apoiar os relatórios corporativos. Foi superintendente de Controladoria e membro do Comitê de Riscos do BNDES e representante do BNDES em eventos, grupos, comitês e instâncias internacionais como: Conselho de Administração da Fundação de Apoio ao Comitê de Pronunciamentos Contábeis (FACPC) e Grupo de Trabalho de Governança Corporativa do IBGC. É membro do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores, onde também foi membro dos Comitês Técnico e de Divulgação. É autora de livro voltado ao mercado financeiro, palestrante e congressista, além de professora de Graduação e Pós-Graduação. Possui Certificado Internacional de IFRS pela Association of Certified Chartered Accountants. e Certificação em Conselhos de Administração pelo IBGC.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2022
 

Comitê de Riscos e Compliance
O Comitê de Riscos e Compliance é um órgão consultivo que tem por atribuição assessorar o Conselho de Administração da Companhia em assuntos relacionados às políticas, diretrizes operacionais e metodologias de alocação de capital, gestão de risco e limites de exposição, observada a legislação aplicável, além de prestar consultoria sobre práticas de compliance para melhoria da administração do Santander Brasil, relacionadas a transparência e monitoramento de funções de compliance da sociedade.

O Comitê de Riscos e Compliance é composto por no mínimo 3 e no máximo 5 membros, e será composto, em sua maioria, por integrantes que: 

I. Não sejam e não tenham sido funcionários da Companhia nos últimos seis meses anteriores à sua nomeação; 
II. Não sejam cônjuges, ou parentes em linha reta, em linha colateral ou por afinidade, até o segundo grau, das pessoas referidas no inciso I acima; 
III. Não recebam da Companhia outro tipo de remuneração que não decorra do exercício da função de integrante do Comitê de Riscos e Compliance ou do Conselho de Administração; 
IV. Possuam comprovada experiência em gerenciamento de riscos; 
V. Não detenham o controle da Companhia e não participem das decisões em nível executivo.

Comitê é presidido por membro que atenda aos requisitos elencados acima e que não seja e não tenha sido, nos últimos seis meses anteriores à sua nomeação, presidente do Conselho de Administração ou de qualquer outro comitê da Companhia.

O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação, podendo ser destituídos a qualquer tempo.

As reuniões do Comitê de Risco e Compliance ocorrem, ao menos, quatro vezes ao ano e sempre que solicitado, extraordinariamente, por seu coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Riscos e Compliance:

Membros do Comitê de Riscos e Compliance

Pedro Augusto de Melo - Coordenador

Vide em membros do Conselho de Administração

José de Paiva Ferreira - Membro

Vide em Conselho de Administração

Sérgio Agapito Lires Rial - Membro

Vide em Conselho de Administração

Virginie Genès-Petronilho - Membro

A Sra. Virginie Genès-Petronilho é brasileira naturalizada e nascida na França em 17 de agosto de 1962. Possui graduação em administração de empresas pela ESCP EUROPE em Paris, França. Com 34 anos de experiência nos setores bancários e de resseguros, atuou como Superintendente Executivo no BNP Paribas em São Paulo, sendo a responsável pelo business management das áreas de relacionamento com clientes e pela gestão de portfólio de crédito da América Latina, e como responsável pelo Gerenciamento do Risco de Crédito no Banco Caixa Brasil, também em São Paulo, de maio de 2009 a outubro de 2011. Trabalhou por 18 anos no Grupo ABN AMRO: atuou como analista sênior de crédito corporativo no ABN AMRO em Amsterdã de 1997 até 2000, quando tornou-se Vice-Presidente da área de Crédito Corporativo dentro do Departamento de Riscos para a América Latina no ABN AMRO Banco Real em São Paulo, desempenhando a função até 2005. Ela foi Diretora de Riscos no ABN AMRO Bank no México entre 2005 e 2008. Foi Gerente de Relacionamento no Banque de Neluflize, Schlumberger, Mallet, uma subsidiaria do Grupo ABN AMRO, em Paris de 1989 a 1997 e no Credit Commercial de France de 1985 a 1989. Atualmente, a Sra. Genès-Petronilho é membro do Conselho de Administração da Câmara de Comercio França Brasil desde março de 2020 e, desde fevereiro de 2017, é Vice-presidente de Gestão de Riscos para América Latina da Unidade de Negócios de Resseguros do Grupo Swiss Re Brasil. É também membro do Comitê de Riscos e Compliance do Banco Santander (Brasil) S.A. desde junho de 2020.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2022

Comitê de Sustentabilidade
O Comitê de Sustentabilidade é um órgão consultivo responsável por prestar consultoria ao Conselho de Administração sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento social e sustentável, incluindo promoção de desenvolvimento sustentável e outras iniciativas sociais.

O Comitê é composto por no mínimo 3 e no máximo 6 membros, sendo que ao menos um membro deve ser independente. O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação.

As reuniões do comitê são realizadas no mínimo quatro vezes por ano ou quando forem convocadas extraordinariamente pelo seu Coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Sustentabilidade:

Membros do Comitê de Sustentabilidade

Marilia Artimonte Rocca - Coordenadora

Vide em Conselho de Administração

Álvaro Antonio Cardoso de Souza - Membro

O Sr. Álvaro de Souza é português e nasceu em 5 de setembro de 1948. Possui diploma em economia e administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e realizou diversos cursos de especialização em universidades americanas, como a Universidade de Pittsburgh e The Wharton Business School da Universidade da Pensilvânia. O Sr. Souza é diretor da AdS - Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda, empresa que presta consultoria sobre investimentos e administração geral. Trabalhou em diversos bancos, incluindo o Citigroup, onde atuou por 32 anos no Brasil e no exterior. Além do período em que trabalhou no Citigroup, foi fundador e Presidente do Banco ABC, então subsidiária do Grupo Globo, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil).  Foi também membro do Conselho de Administração do WWF Internacional, Mastercard International e de diversas companhias brasileiras, como AmBev S.A., Celbrás, Ultraquímica, SPCI Computadores, Banco Lazard Brasil, Banco Triângulo, CSU Cardsystems, Duratex S.A e Gol Linhas Aéreas, além de Presidente do Conselho de Administração do WWF Brasil. O Sr. Souza foi presidente do nosso Conselho de Administração de dezembro de 2016 até dezembro de 2021. Atualmente é membro do comitê do Comitê de Sustentabilidade do Santander Brasil, além do Conselho de Administração do Grupo Santander na Espanha.

Andrea Marques de Almeida - Membro

Vide em Diretoria Executiva

Carlos Aguiar Neto - Membro

Vide em Diretoria Executiva

Luiz Masagão Ribeiro Filho - Membro

Vide em Diretoria Executiva

Tasso Rezende de Azevedo - Membro

Tasso Azevedo é brasileiro, nascido em 1972. É formado como engenheiro florestal pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo. É empreendedor socioambiental e consultor em floresta, mudanças climáticas e sustentabilidade. Tasso é coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões e Remoção de Gases de Efeito Estufa (SEEG) bem como do Projeto MAPBIOMAS, plataforma que realiza mapeamento e monitoramento das mudanças de cobertura e uso da terra do Brasil, da Bacia Amazônica e de outras regiões por meio de uma colaboração multi-institucional. Também atua como pesquisador visitante da Universidade de Princeton e como membro do conselho de várias organizações, incluindo Rainforest Alliance, NEPCon, Imaflora e Insituto de Energia e Meio Ambiente. Atualmente, Tasso Azevedo é também membro do Comitê de Sustentabilidade do Banco Santander (Brasil) S.A.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2022

Comitê de Nomeação e Governança
O Comitê de Nomeação e Governança é um órgão consultivo que tem como atribuição assessorar o Conselho de Administração sobre assuntos relacionados a nomeação e governança do Santander Brasil.

O Comitê é composto por no mínimo 3 e no máximo 7 membros, sendo que ao menos dois membros devem ser independentes. O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação. As reuniões do comitê são realizadas no mínimo quatro vezes por ano ou quando forem convocadas extraordinariamente pelo seu Coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Nomeação e Governança:

Membros do Comitê de Nomeação e Governança

Sérgio Agapito Lires Rial - Coordenador

Vide em Conselho de Administração

Deborah Patricia Wright - Membro

Vide em Conselho de Administração

Luiz Fernando Sanzogo Giorgi - Membro

Sr. Luiz Fernando Giorgi é brasileiro, nascido em 3 de setembro de 1964. Graduado em administração de empresas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com mais de 30 anos de experiência em gestão e liderança. Iniciou sua carreira em 1982, na Price Waterhouse, onde trabalhou até 1986, e, então, na Embraer, onde trabalhou entre 1986 e 1989. De 1989 a 1996 trabalhou como consultor e diretor do Hay Group e de 1996 a 2003 como Presidente do Hay Group Brasil e também sócio no grupo mundial. De 2003 a 2005 trabalhou para o Grupo Suzano, como Vice-Presidente da Suzano Holding. O Sr. Giorgi foi membro do Comitê de Administração do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose, diretor presidente da Suzano Petroquímica e membro pleno do Conselho de Administração da Petroflex. Em setembro de 2005 fundou a LFG – Assessoria em Gestão Empresarial e Liderança. De 2007 a 2015 o Sr. Giorgi atuou como membro do Conselho de Administração da Santher S.A.; de 2007 a 2011 atuou como membro pleno do Conselho de Administração da J. Macedo Alimentos S.A. e, em 2008, da Vix Logística S.A.; de 2008 a 2016 como membro dos Conselhos de Administração da Vonpar S.A e das Empresas Concremat; e atuou como membro do Conselho Consultivo de 2016 a 2019 na Heads Agência de Propaganda. De 2007 a 2008 atuou como membro do Comitê de Recursos Humanos do Grupo Libra S.A.; em 2013 da Itautec S.A.; e de 2014 a 2017 da Lojas Marisa S.A. Atualmente, o Sr. Giorgi é membro do Conselho de Administração da Arezzo&Co S.A. e Teadit S.A.. O Sr. Giorgi também exerce o cargo de membro do Comitê de Recursos Humanos da Sul América de Seguros S.A.; Comitê de Pessoas e Governança do Martins Atacadista S.A., Arezzo&Co S.A. e Grupo Rodobens S.A.; e Comitê de Remuneração da Klabin S.A. É também membro dos Comitês de Nomeação e Governança e de Remuneração do Banco Santander (Brasil) S.A..

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2022

Comitê de Remuneração
De acordo com a Resolução do CMN no 3.921/2010 de 25 de novembro de 2010, nossos acionistas estabeleceram, em 7 de fevereiro de 2012, o comitê de remuneração em nosso estatuto social, que também atua como comitê de remuneração e nomeação para todas as nossas afiliadas e subsidiárias.

Os membros do comitê de remuneração podem ser eleitos pelo conselho de administração, desde que eles cumpram determinadas exigências de independência.  Todos os membros de nosso comitê de remuneração cumprem essas exigências de independência.

Nosso estatuto social exige que nosso comitê de remuneração seja composto de três a cinco membros, nomeados pelo conselho de administração entre pessoas que cumprem todas as exigências legais e regulamentares para o exercício de seu cargo, e no mínimo um dos membros não poderá ser um diretor executivo e os outros membros poderão ou não ser membros do nosso conselho de administração, no mínimo dois membros deverão ser independentes. O comitê de remuneração deverá ter em sua composição membros qualificados com a experiência exigida para o exercício de julgamento independente sobre a nossa política interna de remuneração, incluindo a repercussão dessa política interna de remuneração na administração de risco.  Essas pessoas deverão atuar por um prazo de 2 anos e poderão ser reeleitas por até 4 vezes consecutivas, de acordo com a legislação aplicável.

Nosso comitê de remuneração realiza as seguintes funções:  
1. desenvolver políticas internas de remuneração aplicáveis aos nossos Diretores Executivos e fazer propostas para nosso conselho de administração a respeito das políticas de remuneração variável e fixa, benefícios e programas especiais para recrutamento e rescisões;
2. supervisionar a implementação e início das operações da política de remuneração da administração do Banco Santander;
3. propor ao conselho de administração a remuneração total dos Diretores Executivos e membros do comitê de auditoria a ser apresentada à assembleia geral, de acordo com o artigo 152 da Lei das Sociedades Anônimas Brasileira;

4. analisar nossa política e procedimentos de remuneração de diretores internos e o conselho em comparação com a prática de mercado, e recomendar alterações para alinhar nossas políticas com a prática de mercado, se diferenças significativas da prática de mercado forem identificadas;
5. preparar anualmente, em noventa dias a contar de 31 de dezembro de cada ano, o relatório do comitê de remuneração, de acordo com as disposições legais e regulamentares aplicáveis; e
6. garantir que a política interna de remuneração de conselheiros seja compatível com nossas normas de administração de risco, com as metas de desempenho e nossas condições financeiras reais ou previstas, e de acordo com as disposições regulamentares aplicáveis e regulamentos publicados pelo Banco Central do Brasil.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Remuneração:

Membros do Comitê de Remuneração

Deborah Patricia Wright - Coordenadora

Vide em Conselho de Administração

Luiz Fernando Sanzogo Giorgi - Membro

Vide em Comitê de Nomeação e Governança

Sérgio Agapito Lires Rial - Membro

Vide em Conselho de Administração

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2022

Comitê Executivo
O Presidente, os Vice-Presidentes Executivos Seniores e os Vice-Presidentes Executivos do Banco Santander constituem ainda, o Comitê Executivo, que decide acerca de temas referentes às políticas que se aplicam à administração dos negócios, suporte operacional, recursos humanos e alocação de capital. Também delibera sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Conselho Fiscal

Composto de três membros efetivos e igual número de suplentes, tem como principal objetivo fiscalizar os atos de gestão administrativa da Companhia, além de outras atribuições previstas no artigo 163 da Lei das S.A, para proteção dos interesses do Banco Santander Brasil e de seus acionistas. Seus membros reúnem-se, no mínimo, quatro vezes ao ano, no final de cada trimestre.

O Estatuto Social do Banco Santander Brasil prevê a possibilidade de um Conselho Fiscal não permanente, cuja instalação pode ser realizada mediante a solicitação dos acionistas que representam pelo menos um décimo das ações com direito a voto ou dois por cento das ações sem direito a voto.

O mandato dos atuais membros do Conselho Fiscal encerrar-se-á na assembleia geral de acionistas a ser realizada nos primeiros quatro meses de 2022. 

Membros do Conselho

Cassia Maria Matsuno Chibante - Membro titular

A Sra. Matsuno é brasileira, nascida em 19 de maio de 1978. Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Bacharel em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, também possui MBA em Finanças pelo IBMEC. A Sra. Matsuno foi gerente na área de impostos diretos na Arthur Andersen/Deloitte Touche Tohmatsu de 1999 a 2004. No período de 2004 à 2016 foi superintendente em finanças no Banco Santander (Brasil) S.A., com foco na área de planejamento tributário. Entre 2016 a 2018 atuou como superintendente da área de desenvolvimento corporativo do Banco Santander (Brasil) S.A.. Em 2018 passou à atuar como superintendente de estratégia e análise de mercado no Banco Santander (Brasil) S.A.

Louise Barsi - Membro titular

A Sra. Louise Barsi é brasileira, nascida em 07 de setembro de 1994. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Pós Graduada em Mercado de Capitais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) A Sra. Barsi é analista CNPI, tendo atuado na Elite Investimentos de 2015 a 2019, participou do Conselho Fiscal da Unipar Carbocloro de abril de 2016 a outubro de 2017, foi Suplente do Conselho Fiscal da Eletropaulo (Enel), e Conselheira Fiscal na Aes Brasil de abril de 2019 a Julho de 2020.  Atualmente é Conselheira de Administração na Eternit desde dezembro de 2017, onde também coordena o Comitê de Auditoria e Finanças, é Suplente do Conselho de Administração na Unipar Carbocloro desde abril de 2018, Conselheira Fiscal na Klabin desde Abril de 2019 na Aes Brasil desde abril de 2021. Sra. Louise Barsi é também membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Santander (Brasil) S.A. para o mandato de 2020/2021, eleita em voto separado pela maioria dos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais sem direito a voto presentes à Assembleia Geral Ordinária realizada em abril de 2020.

Luciano Faleiros Paolucci - Membro suplente

Sr. Luciano Paolucci é brasileiro e italiano, nascido em 12 de dezembro de 1977. Graduado em Direito pela UNIFEB, com mestrado pela University of Sussex (Inglaterra) – LLM Direito Comercial Internacional. Também possui duas especializações, em Direito Societário e Mercado Financeiro e de Capitais pelo INSPER e está cursando atualmente mestrado em Financiamento do Agronegócio pela ESALQ/Faculdade de Direito (USP). O Sr. Paolucci possui 4 anos de experiência na Inglaterra, onde atuou como advogado estrangeiro, inicialmente no DMH Stallard Solicitors, em Brighton, onde trabalhou com contratos, direito imobiliário e ações de indenização, e, posteriormente, no Simmons & Simmons, em Londres, um dos maiores escritórios de advocacia do país, onde atuou com Direito Financeiro/Empresarial no departamento responsável por Project Finance/Oil & Gas. No Brasil, atuou como Advogado no departamento empresarial do Demarest e Almeida Advogados, com foco em M&A e Direito Societário, e, posteriormente, no Mattos Filho Advogados, onde trabalhou com contratos comerciais em geral. Foi advogado do Banco Santander Brasil durante 7 anos, atuando no departamento de Private Equity, Direito Societário e M&A. Atualmente é um dos sócios do Escritório De Luca & Oliveira Advogados, responsável pela área empresarial do Escritório. Sr. Paolucci foi membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Olé Consignado entre junho de 2019 a janeiro de 2020 e é atualmente, desde abril de 2019, membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Santander (Brasil) S.A.

Manoel Marcos Madureira - Membro suplente

O Sr. Manoel Marcos Madureira é brasileiro, nascido em 30 de dezembro de 1951. Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté, em São Paulo, e formado em Administração pelo Centro Internacional Tóquio, no Japão. De 1976 a 2005 atuou na indústria automobilística, como diretor de Relações institucionais e comunicações da Fiat Automóveis e Mercedes Benz do Brasil. De 1998 a 2005 foi vice-presidente da Associação de Fabricantes de Veículos Automotores e presidente da Associação de Engenharia Automotiva.  Em 2006, foi eleito vice-presidente do departamento de assuntos corporativos do Santander Brasil e em 2007 assumiu a vice-presidência da Federação Brasileira de Bancos. Em 2008, foi transferido para o Grupo Santander Espanha, como Diretor de Comunicação para a América Latina, onde permaneceu até setembro de 2012. Em outubro de 2012, regressou ao Brasil como Diretor Executivo encarregado dos Departamentos de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Santander Brasil, e foi Vice-Presidente Executivo responsável pelos departamentos de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil até 2018. O Sr. Madureira foi também o Diretor Presidente da Rojo Entretenimento S.A. e Diretor Executivo da Universia Brasil S.A. O Sr. Madureira foi, ainda, Vice-Presidente e Diretor Executivo da Universia Brasil S.A. (empresa integra o grupo econômico do Santander Brasil). O Sr. Madureira atualmente é membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Santander (Brasil) S.A. e Presidente da Camara de Comercio Brasil – Espanha.

José Roberto Machado Filho - Membro titular

O Sr. Machado é brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1968. Bacharel em Engenharia Elétrica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) de São Paulo e Mestre em Administração de Empresas, Economia e Finanças pela Universidade de São Paulo. O Sr. Machado foi engenheiro da Keumkang Limited de 1990 a 1991, gerente de câmbio de 1992 a 1995 e gerente de mesa de operações de mercados emergentes de 1992 a 1996 do Banco CCF Brasil S.A. Também foi diretor executivo do Banco Rabobank Internacional Brasil S.A. de 1998 a 2003 e foi diretor executivo do Banco Real de 2003 a 2009. Foi também membro da administração do Banco Santander (Brasil) S.A. até abril de 2020. Atualmente é membro do Conselho nas companhias Heluz, Can TeraMed | OnixCann e Bright Cities.

Valmir Pedro Rossi - Membro suplente

Valmir Pedro Rossi é brasileiro e nasceu em 10 de junho de 1961. Ele é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (RS), com pós-graduação em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e em Marketing pela PUC Rio de Janeiro (RJ) e MBA’s em Administração pela USP São Paulo (SP) e em Gestão de Negócios pela UNB-Brasília (DF). É Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atuou como Contador nas empresas Casfor Ogr. Contábeis e Bertol S.A., com consultor no Sebrae RS e por 30 anos no Banco do Brasil S.A., ocupando diversos cargos, com destaque para Superintendente Estadual do Pará, Superintendente Estadual do RS, Superintendente de Varejo SP, Superintendente Corporate e Regional para a América Latina. Atuou também como Presidente do Banco da Amazônia, banco público federal, de capital aberto, com sede em Belém (PA). Atuou como Conselheiro de Administração ou Fiscal nas seguintes empresas: Metalúrgica Gerdau S.A., Brasilprev S.A., BB Seguridade S.A, Fucapi S.A., Banco da Amazônia S.A., além de diversas entidades e associações. Atualmente é Conselheiro Fiscal titular nas empresas :a) KaMin Cadam S.A. b) na CSN S.A e c) FRAS-LE e membro titular do Comitê de Auditoria da BRF S.A, e da SIMPAR S.A (holding da JSl, Movida etc).
 
É membro Titular da Comissão de Ética na Governança Corporativa do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e membro Titular do Conselho Fiscal do Instituto Mulheres em Operações, É também membro suplente do Conselho Fiscal do Banco Santander (Brasil) S.A. para o mandato de 2021/2022, eleito em voto separado pela maioria dos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais sem direito a voto presentes à Assembleia Geral Ordinária realizada em abril de 2021.