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Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é órgão de deliberação colegiada do Banco conforme estipulado em nosso estatuto social e na legislação em vigor.  O conselho de administração é responsável por orientar os negócios do Banco e de suas subsidiárias e empresas associadas no Brasil.

Desde 2 de setembro de 2009, e conforme previsto em nosso estatuto social, o conselho de administração é constituído por no mínimo cinco membros e no máximo doze, eleitos em assembleia geral para mandatos de 2 (dois) anos.  No mínimo 20% dos membros do conselho de administração deverão ser conselheiros independentes. O conselho de administração tem um Presidente e um Vice-Presidente eleitos na assembléia geral por maioria de votos.

O Conselho reunir-se-a, ordinariamente, 9 (nove) vezes por ano e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente do Conselho.

Os atuais membros do conselho de administração foram eleitos na assembleia geral ordinária e extraordinária realizada em 26 de abril de 2019. O mandato dos atuais membros do conselho de administração encerrar-se-á na assembleia geral de acionistas a ser realizada nos primeiros quatro meses de 2021.

Membros do Conselho

Álvaro Antonio Cardoso de Souza - Presidente do Conselho (Conselheiro independente)

O Sr. Cardoso de Souza é português e nasceu em 5 de setembro de 1948. Possui diploma em economia e administração de empresas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e realizou diversos cursos de especialização de universidades americanas, como a Universidade de Pittsburgh e The Wharton Business School da Universidade da Pensilvânia. O Sr. Cardoso de Souza é diretor da AdS - Gestão, Consultoria e Investimentos Ltda, empresa que presta consultoria sobre investimentos e administração geral. É presidente do Conselho de Administração do Santander Brasil e membro do Conselho de Administração Global do Santander Espanha. Trabalhou em diversos bancos, incluindo o Citigroup, onde trabalhou por 32 anos no Brasil e no exterior. Além do período em que trabalhou no Citigroup, foi Presidente do Banco ABC-Roma, uma subsidiária do Grupo Globo, presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e presidente da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil). Foi também Membro do Conselho do WWF Internacional, WWF Brasil e de diversas companhias brasileiras, como AmBev S.A., Celbrás, Ultraquímica, SPCI Computadores, Banco Lazard Brasil, Banco Triângulo, CSU Cardsystems, Duratex S.A e Gol Linhas Aéreas. Foi também membro do conselho da Mastercard International. O Sr. Cardoso de Souza é também membro dos Comitês de Riscos e Compliance e de Remuneração e coordenador do Comitê de Nomeação e Governança do Santander Brasil, além de membro independente do Conselho de Admnistração e coordenador do Comitê de Riscos do Grupo Santander.

Sergio Agapito Lires Rial - Vice-Presidente

O Sr. Rial é brasileiro, nascido em 28 de julho de 1960. É formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Economia pela Universidade Gama Filho, além de possuir um MBA pelo IBMEC, em São Paulo, bem como especializações pela Harvard Business School, Wharton School of Business, na Universidade da Pensilvânia e INSEAD, na França. Sua carreira profissional inclui os cargos diretor presidente da Marfrig Global Foods S.A., vice-presidente executivo e de diretor financeiro mundial da Cargill. Também foi membro do conselho de administração da Cargill por nove anos. Foi diretor-gerente no Bear Stearns & Co., em Nova York, diretor do ABN AMRO Bank e membro do conselho de administração do ABN AMRO Bank na Holanda, bem como membro do conselho de administração da Mosaic Fertilizantes. Atualmente, é vice-presidente do conselho de administração e diretor presidente do Santander Brasil, além de presidente do conselho de administração da Universia Brasil, S.A e membro do conselho de administração do Grupo Santander.

Deborah Patricia Wright - Conselheira Independente

A Sra. Wright é brasileira, nascida em 4 de setembro de 1957. Formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). A Sra. Wright iniciou sua carreira em 1980, no Departamento de Marketing da Kibon, onde permaneceu até 1989. Em 1989, ingressou na Unilever como Gerente de Marketing, e trabalhou no segmento de alimentos. Em 1991, ela retornou à Kibon como Diretora de Marketing, tornando-se Vice-Presidente Comercial em 1994, Em 1995, ela se tornou Gerente-Geral da Kraft Suchard Foods. Em 1997, onde ocupou o cargo de Gerente Geral da Kibon. Na ICI/Paints, ocupou o cargo de Gerente Geral das Tintas Coral Brasil de 1997 a 1999 e, subsequentemente, foi Gerente Regional da ICI. Também foi Diretora-Geral na Parmalat Brasil, em 1999, e Diretora-Presidente da Divisão de Internet, do Grupo Pão de Açúcar, de 2000 a 2002. De 2002 a 2007, foi Vice-Presidente Corporativa/Vice-Presidente Comercial na área de Vendas e Marketing Corporativo, no Grupo Abril. De 2009 a 2010, foi Diretora-Presidente/Gerente Regional da Ipsos Brasil, uma firma de pesquisas de mercado. Atua como membro do conselho desde 2001. De 2001 a 2005, foi membro do Conselho da Escola Americana de São Paulo (Graded School). De 2005 a 2006, foi membro do conselho superior do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). De 2008 a 2014, foi membro do Conselho das Lojas Renner, assim como Presidente do Comitê de Sustentabilidade, de 2012 a 2014. Ela foi um membro do Conselho Consultivo da Eurofarma de 2013 a 2016. Altualmente, ela está associada às seguintes entidades: Grupo Brasileiro da WCD (Women Corporate Directors); Comitê Estratégico e Inovativo do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa); Comissão de Estratégia e do Grupo; e Diversidade de Gêneros – Mulheres em Diretorias. Atualmente, é membro de nosso Comitê de Nomeação e Governança e coordenadora do Comitê de Remuneração.

Deborah Stern Vieitas - Conselheira Independente

Sra. Vieitas é atualmente CEO da American Chamber of Commerce do Brasil (Amcham Brasil) e membro do Conselho de Administração da AXA Seguros S.A. De 2008 a 2014, ela foi CEO e membro do Conselho de Administração do Banco Caixa Geral - Brasil. De 2000 a 2008, ela foi Diretora Vice-Presidente do Banco BNP Paribas Brasil, responsável por Corporate Coverage e empréstimos e carteiras de financiamento. De 1998 a 2000, foi Diretora Vice-Presidente do Banco CCF Brasil.

José Antonio Álvarez Álvarez - Conselheiro

O Sr. Álvarez é espanhol, nascido em 6 de janeiro de 1960. É formado em Administração e Ciências Econômicas pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e um tem um MBA em Negócios pela Universidade de Chicago. Começou no Santander Espanha em 2002 como chefe de gerenciamento financeiro, e em novembro de 2004 foi designado Diretor Financeiro. Trabalhou como Chefe da Divisão Financeira do Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, S.A. na Espanha, de 1999 a 2002, e como Diretor Financeiro da Corporación Bancaria de España, S.A. (Argentaria) de 1995 a 1999. Foi também o Diretor Financeiro do Banco Hipotecario, S.A. na Espanha, de 1993 a 1995, e vice-presidente da Finanpostal Gestión Fondos de Inversión y Pensiones, de 1990 a 1993, e ocupou cargos no Banco de Crédito Industrial e no Instituto Nacional de Indústria. Foi membro do conselho de administração do Banco de Crédito Local S.A., de 2000 a 2002, Presidente do Comitê de Supervisão Bancária da Federação Bancária Europeia, de 2009 a 2012. Atualmente, é o Diretor Presidente do Grupo Santander, membro do Conselho de Administração do Santander Consumer Finance, S.A., membro do Conselho de Supervisão do Banco Zachodni WBK S.A., membro do Conselho de Supervisão do Santander Consumer Bank AG e do Santander Consumer Holding GmbH, além de ser membro do Conselho de Supervisão do Santander Holdings USA, Inc. até janeiro de 2015. É membro de nosso Conselho de Administração desde 2009.

José de Paiva Ferreira - Conselheiro

O Sr. Paiva é português, nascido em 1º de março de 1959. Possui especialização em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, e um MBA da The Wharton School of Business, na Universidade da Pensilvânia. Trabalha em mercados financeiros há mais de 40 anos. Iniciou sua carreira no Banco Bradesco em 1973 e ocupou diversos cargos. Em seguida, ingressou no Banco Geral do Comércio, Noroeste e no Santander Brasil, onde foi Vice-Presidente Executivo, responsável pelos ramos de Negócios, Recursos Humanos, Operações, Tecnologia, Propriedade, Produtos, Marketing, Cartões de Crédito, Seguros, Arrendamento e Rede de Agências. De 2000 a 2001, ocupou o cargo de Diretor de e-Business da América Latina, para a Divisão Americano do Santander Central Hispano. No final do ano 2001, voltou ao Brasil para trabalhar no Banco Banespa, como Vice-Presidente Executivo, responsável pelo Departamento de Recursos Operacionais. Em 2003, se tornou o Vice-Presidente Executivo responsável pelos setores de Marketing, Produtos e Varejo do Santander Brasil. Em 2008, tornou-se o Diretor Presidente do Santander Brasil, cargo que ocupou até a fusão com o Banco Real, ocasião em que se tornou Vice-Presidente Sênior Executivo, responsável pelo Setor de Varejo. Em março de 2011, tornou-se Conselheiro no Conselho de Administração do Santander Brasil, e ingressou na Diretoria do grupo com sede em Los Angeles, Califórnia, EUA, onde suas principais atividades envolviam inovações tecnológicas. Atualmente, é membro do nosso Conselho de Administração, e desde julho de 2013 acumula o cargo de Vice-Presidente Executivo Sênior, responsável pelos setores Recursos Humanos, Organização, Propriedade, Processos, Operações, Tecnologia e Custos. É também o Presidente do Conselho de Administração do Santander Leasing S.A. Arrendamento Mercantil, membro do Conselho de Administração do TECBAN – Tecnologia Bancária, membro das Diretorias do Getnet Adquirência e Serviços para Meios de Pagamento S.A. e membro do nosso Comitê de Risco e Compliance.

José Maria Nus Badía - Conselheiro

O Sr. Badía é espanhol, nascido em 9 de fevereiro de 1950. É Diretor de Riscos no Banco Santander, S.A. além de ser o Vice-Presidente Executivo Sênior desde 19 de janeiro de 2015. O Sr. Badía foi Vice-Presidente Executivo de Riscos, Chefe da Divisão de Planejamento Estratégico e de Riscos, de março de 2014 até janeiro de 2015. Trabalhou, ainda, como Vice-Presidente Executivo da divisão Santander Operações no Reino Unido, no Banco Santander, S.A. e como Diretor de Riscos e Diretor Executivo no Santander UK, plc., de 17 de março de 2011 até 1º de março de 2014. Foi o Vice-Presidente Executivo de Riscos na Argentaria e no Bankinter, membro do Conselho de Administração do Banco de Vitoria, Banco de Negócios Argentaria, Banco de Credito Local e do Banco de Alicante. Também atuou como Diretor Executivo e Diretor de Riscos do Banco Banesto. Anteriormente, foi Diretor de Riscos, no Banco Español de Credito, S.A., onde atuou no Conselho de Administração e Diretoria Executiva. É Diretor Executivo, na Alliance & Leicester, plc., desde 17 de março de 2011. É também membro do conselho da Societat Catalana d'Economia. É membro de nosso Conselho de Administração desde 2015.

Marília Artimonte Rocca - Conselheira Independente

A Sra. Rocca é brasileira e nasceu em 31 de janeiro de 1973. Graduou-se em administração pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e possui MBA em administração pela Columbia Business School, Nova York. Participou do Programa Executivo – Família nos Negócios na Harvard Business School, em Boston. A Sra. Rocca começou sua carreira no departamento de operações do Wal-Mart Brasil, e trabalhou na empresa desde sua instalação inicial no Brasil até 1998. Administrou organizações do terceiro setor durante seis anos e também foi co-fundadora e diretora geral da Endeavor Brasil, ONG líder em empreendedorismo de alto impacto, e da Fundação Brava, organização voltada à promoção da gestão pública. Iniciou e desenvolveu parte do Escritório Familiar das famílias Lemann, Sicupira e Telles. Foi Vice-Presidente da TOTVS e sócia da Mãe Terra. A Sra. Rocca foi membro dos conselhos de administração da TOTVS de 2001 a 2012, e da Endeavor Brasil de 2005 a 2012. Foi ainda membro do Conselho de Administração do Grupo IBMEC de 2004 a 2008, tendo sido nomeada membro do Comitê de Avaliação Externa do Insper. De 2012 a 2016, a Sra. Rocca exerceu o cargo de Conselheira Independente do Banco Santander (Brasil) S.A. De agosto de 2016 a junho de 2018, trabalhou como diretora executiva na Ticket e atualmente é CEO do Grupo Hinode.

Pedro Augusto de Melo - Conselheiro Independente

Pedro Augusto de Melo é brasileiro e nascido em 04 de novembro de 1961. Possui graduação em ciências contábeis e pós-Graduação em administração Contábil e Financeira pela Faculdade São Judas Tadeu de Ciências Contábeis de São Paulo. Desde 2 de março de 2020, ocupa o cargo de CEO do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ele também é membro do Comitê de Governança da Amcham Brasil e executivo do Sindicato das Empresas de Contabilidade - SESCON. Ele desenvolveu sua carreira nas áreas de auditoria da Deloitte e KPMG. De 2008 a 2017, foi CEO da KPMG Brasil, acumulando, em 2015, o cargo de CEO da KPMG South America. Em 1º de outubro de 2017, ele assumiu as funções de COO para a América do Sul e Líder de Clientes e Mercados para a América do Sul até se aposentar da empresa no início de 2020. Ele também participou ativamente de outros níveis de governança na KPMG International, KPMG Americas e KPMG América do Sul. Foi Presidente do Conselho de Administração do IBRACON - Instituto Brasileiro de Auditores Independentes entre 2009 e 2010.

Diretoria Executiva

A nossa diretoria executiva é responsável pela administração de nosso Banco.

Nossa diretoria executiva é composta por no mínimo dois e no máximo setenta e cinco membros, eleitos por nosso conselho de administração para mandatos de 2 (dois) anos, devendo um deles ser designado presidente e os demais vice-presidentes seniores executivos, vice-presidentes executivos, diretor de relações com investidores, diretores executivos e diretores sem designação específica.  Alguns de nossos diretores executivos são também membros da diretoria e do conselho de administração de nossas subsidiárias.

A diretoria executiva se reúne com a frequência determinada pelo CEO ou pelo diretor por ele designado. O mandato dos diretores executivos expirará na primeira reunião do conselho de administração após a assembleia geral de acionistas a ser realizada nos primeiros quatro meses de 2021. Nos termo da lei brasileira, um diretor em exercício ocupará seu cargo até que sua reeleição ou a eleição de um sucessor.

    

Comitês de Assessoramento ao Conselho de Administração

Além do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva, o Banco Santander conta com os seguintes Comitês:

 

Comitê de Auditoria

De acordo com o regulamento do Banco Central do Brasil (Resolução no  3198/2004 do CMN), o comitê de auditoria é um órgão estatutário, separado do conselho de administração, criado por deliberação dos acionistas.  Os membros do comitê de auditoria poderão ser membros do Conselho de Administração, contanto que atendam a certas exigências de independência.  Todos os membros do nosso comitê de auditoria atendem a tais exigências de independência.  Ademais, nos termos da lei brasileira, a função de contratar auditores independentes constitui direito reservado ao Conselho de Administração.  Consequentemente, nosso Conselho de Administração funciona como nosso comitê de auditoria para fins de aprovar, caso a caso, qualquer contratação de nossos auditores independentes para prestar serviços relativos ou não a auditoria prestada às nossas subsidiárias ou a nós.  Com exceção a esse aspecto, nosso comitê de auditoria desempenha as funções dos comitês de auditoria de sociedades norte-americanas.

Nosso estatuto exige que o comitê de auditoria seja composto por três a seis membros, cada um deles eleito pelo conselho de administração, entre pessoas, membros do conselho de administração ou não, que atendam a todos os requisitos estatutários e regulamentares para o exercício de seu cargo, incluindo quaisquer requisitos para garantir o julgamento independente, sendo que um deles deve ter conhecimento comprovado em contabilidade e prática de auditoria, os quais ocuparão os cargos pelo período de um ano, podendo ser reeleitos por até quatro mandatos consecutivos, nos termos da legislação aplicável, até o máximo de um mandato de cinco anos.  Um dos membros de nosso comitê de auditoria será designado por nosso conselho de administração como coordenador do comitê de auditoria.  No mínimo um membro do comitê de auditoria deverá ter conhecimento comprovado nas áreas de contabilidade e auditoria (especialista financeiro).

Nosso Comitê de Auditoria tem as seguintes funções: 

1. assessorar o conselho de administração na contratação ou substituição do auditor externo; 

2. avaliar a qualidade das demonstrações financeiras, os relatórios da alta administração, as notas explicativas e o relatório dos auditores independentes, assim como outras informações financeiras relevantes divulgadas e enviadas aos órgãos reguladores 

3. avaliar a eficácia dos auditores independentes e internos, inclusive em relação à conformidade com as disposições normativas que se aplicam a nós, além dos regulamentos e códigos internos; 

4. avaliar o cumprimento, por nosso gerenciamento, das recomendações feitas por auditores externos ou internos; 

5. preparar, ao final dos semestres encerrados em 30 de junho e 31 de dezembro todos os anos, o relatório do comitê de auditoria, de acordo com as disposições legais e regulamentares aplicáveis; e 

6. receber e analisar os relatórios exigidos pelos órgãos regulatórios relativos às atividades do escritório de ouvidoria, nas datas base de 30 de junho e 31 de dezembro ou quando for constatado acontecimento relevante.

O Comitê de Auditoria realiza ao menos uma reunião por mês, e reunir-se-á sempre que convocado pelo Conselho de Administração, por seu Coordenador, ou por solicitação de um dos seus membros. As decisões do Comitê de Auditoria são tomadas por maioria de votos em reunião na qual esteja presente a maioria de seus membros eleitos.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Auditoria:

Membros do Comitê de Auditoria

Deborah Stern Vieitas - Coordenadora

Vide em membros do Conselho de Administração

Luiz Carlos Nannini - Membro técnico qualificado

O Sr. Nannini é brasileiro, nascido em 2 de janeiro de 1960. Graduado em ciências contábeis, com diversos cursos de especialização no Brasil e no exterior, incluindo Curso de Liderança em Harvard. O Sr. Nannini possui mais de 30 anos de experiência em prestação de serviços de auditoria independente, incluindo: preparação de demonstrações financeiras de acordo com o IFRS e com os GAAP dos EUA; due diligence; implementação de controles internos (incluindo controles de TI); reestruturação societária; planejamento e questões tributárias; e participação em Conselhos Consultivos no Brasil, nos EUA e em outros países. Além disso, o Sr. Nannini possui experiência significativa em comitês de auditoria e conselhos fiscais de companhias brasileiras de capital aberto. Atualmente, ele é membro e especialista financeiro de nosso Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Auditoria e Riscos Estatutário da Eletrobrás.

Maria Elena Cardoso Figueira - Membro

A Sra. Figueira é brasileira, nascida em 29 de novembro de 1965, e graduada em economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. A Sra. Figueira é membro certificado do conselho de administração e do conselho fiscal do IBGC (o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e sócia da Figueira Consultoria Financeira, sua empresa individual de consultoria financeira. A Sra. Figueira participou de programas de formação no Brasil (através do ISE, da FAAP, da KPMG e do IBGC) e no exterior (através do IESE e do IE) e possui ampla experiência profissional na área financeira e tributária, incluindo Arthur Andersen, Banco Bilbao Vizcaya, KPMG, Santander (no Brasil, como diretora adjunta encarregado do planejamento tributário e, na Espanha, de abril de 2012 a maio de 2014, onde trabalhou no Departamento de Regulação Financeira e Normas Contábeis com foco em alocação de capital). Desde 2004, a Sra. Figueira também atua como membro de comitês de auditoria e conselhos consultivos de: (i) Santander Brasil, atuando como membro independente do Comitê de Auditoria desde maio de 2018; (ii) HSBC Brasil S.A. - Banco de Investimentos (de junho de 2017 a abril de 2018), como membro e presidente do Comitê Consultivo e de Auditoria e Risco; (iii) Banco HSBC Brasil S.A. - Banco Múltiplo, de outubro de 2014 a junho de 2016, como presidente e membro do Conselho Consultivo e do Comitê de Auditoria e Riscos; e (iv) Santander Brasil, de agosto de 2004 a abril de 2012, como membro independente do Comitê de Auditoria, coordenadora e especialista financeira.  Desde 2015, a Sra. Figueira é membro associado e participante do Comitê de Governança de Instituições Financeiras do IBGC, membro do Womens Corporate Directors – WCD - capítulo Brasil e, desde 2017, é membro associado e participante do Comitê Estratégico de Governança da Amcham Brasil.

René Luiz Grande - Membro

O Sr. Grande é brasileiro e nasceu em 19 de abril de 1953. Formou-se em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e com especialização em sistema financeiro nacional pela Fundação Instituto de Administração (FIA). O Sr. Grande foi funcionário do Banco Central do Brasil, aprovado em concurso público, desde junho de 1975, e trabalhou no departamento de Supervisão e Inspeção do Sistema Financeiro Nacional. Enquanto trabalhava no Banco Central do Brasil, ele assumiu diversas funções, entre elas a de analista de 1975 a 1978; assistente técnico de 1978 a 1989; supervisor de fiscalização de 1989 a 1999; gerente técnico de 1999 a 2003 e chefe adjunto do departamento de Supervisão de Bancos e Conglomerados Financeiros de 2003 a 2011 (Setor Financeiro). Antes de trabalhar no Banco Central do Brasil, o Sr. Grande ocupou o cargo de chefe de Recursos Humanos da Companhia Brasileira de Embalagens Metálicas BRASILATA de 1973 a 1975. O Sr. Grande foi Coordenador do nosso Comitê de Auditoria entre os anos de 2012 e 2017 e membro do nosso Comitê de Riscos e Compliance entre janeiro de 2018 a junho de 2020.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2021
 

Comitê de Riscos e Compliance
O Comitê de Riscos e Compliance é um órgão consultivo que tem por atribuição assessorar o Conselho de Administração da Companhia em assuntos relacionados às políticas, diretrizes operacionais e metodologias de alocação de capital, gestão de risco e limites de exposição, observada a legislação aplicável, além de prestar consultoria sobre práticas de compliance para melhoria da administração do Santander Brasil, relacionadas a transparência e monitoramento de funções de compliance da sociedade.

O Comitê de Riscos e Compliance é composto por no mínimo 3 e no máximo 5 membros, e será composto, em sua maioria, por integrantes que: 

I. Não sejam e não tenham sido funcionários da Companhia nos últimos seis meses anteriores à sua nomeação; 
II. Não sejam cônjuges, ou parentes em linha reta, em linha colateral ou por afinidade, até o segundo grau, das pessoas referidas no inciso I acima; 
III. Não recebam da Companhia outro tipo de remuneração que não decorra do exercício da função de integrante do Comitê de Riscos e Compliance ou do Conselho de Administração; 
IV. Possuam comprovada experiência em gerenciamento de riscos; 
V. Não detenham o controle da Companhia e não participem das decisões em nível executivo.

Comitê é presidido por membro que atenda aos requisitos elencados acima e que não seja e não tenha sido, nos últimos seis meses anteriores à sua nomeação, presidente do Conselho de Administração ou de qualquer outro comitê da Companhia.

O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação, podendo ser destituídos a qualquer tempo.

As reuniões do Comitê de Risco e Compliance ocorrem, ao menos, quatro vezes ao ano e sempre que solicitado, extraordinariamente, por seu coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Riscos e Compliance:

Membros do Comitê de Riscos e Compliance

Pedro Augusto de Melo - Coordenador

Pedro Augusto de Melo é brasileiro e nascido em 04 de novembro de 1961. Possui graduação em ciências contábeis e pós-Graduação em administração Contábil e Financeira pela Faculdade São Judas Tadeu de Ciências Contábeis de São Paulo. Desde 2 de março de 2020, ocupa o cargo de CEO do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ele também é membro do Comitê de Governança da Amcham Brasil e executivo do Sindicato das Empresas de Contabilidade - SESCON. Ele desenvolveu sua carreira nas áreas de auditoria da Deloitte e KPMG. De 2008 a 2017, foi CEO da KPMG Brasil, acumulando, em 2015, o cargo de CEO da KPMG South America. Em 1º de outubro de 2017, ele assumiu as funções de COO para a América do Sul e Líder de Clientes e Mercados para a América do Sul até se aposentar da empresa no início de 2020. Ele também participou ativamente de outros níveis de governança na KPMG International, KPMG Americas e KPMG América do Sul. Foi Presidente do Conselho de Administração do IBRACON - Instituto Brasileiro de Auditores Independentes entre 2009 e 2010.

Álvaro Antonio Cardoso de Souza - Membro

Vide em Conselho de Administração

José de Paiva Ferreira - Membro

Vide em Conselho de Administração

Virginie Genès-Petronilho - Membro

Virginie Genès-Petronilho é brasileira naturalizada e nascida na França em 17 de agosto de 1962. Possui graduação em administração de empresas pela ESCP EUROPE em Paris, França. Com 34 anos de experiência nos setores bancários e de resseguros, atuou como Superintendente Executivo no BNP Paribas em São Paulo sendo a responsável pelo business management das áreas de relacionamento com clientes e pela gestão de portfólio de crédito da América Latina e como responsável pelo Gerenciamento do Risco de Crédito no Banco Caixa Brasil, também em São Paulo, de maio de 2009 a outubro de 2011. Trabalhou por 18 anos no Grupo ABN AMRO: em março de 1997 atuou como analista sênior de crédito corporativo na ABN AMRO Bank NV em Amsterdã até 2000, quando tornou-se Vice-presidente da área de Crédito Corporativo dentro do Departamento de Riscos para a América Latina no ABN AMRO Banco Real em São Paulo, desempenhando a função até 2005. Ela foi Diretora de Riscos no ABN AMRO Bank no México entre 2005 e 2008. De 1989 a 1997 foi Gerente de Relacionamento no Banque de Nelflize Schluberger Mallet em Paris e, entre 1981 a 1989, foi Gerente de Relacionamento no Credit Commercial de France. Atualmente Sra. Genès-Petronilho é membro do Conselho de Administração da Câmara França Brasil desde março de 2020 e, desde fevereiro de 2017, é Vice-presidente de Gestão de Riscos para América Latina da Unidade de Negócios de Resseguros da Swiss Re Brasil Resseguros em São Paulo.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2021

Comitê de Sustentabilidade
O Comitê de Sustentabilidade é um órgão consultivo responsável por prestar consultoria ao Conselho de Administração sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento social e sustentável, incluindo promoção de desenvolvimento sustentável e outras iniciativas sociais.

O Comitê é composto por no mínimo 3 e no máximo 6 membros, sendo que ao menos um membro deve ser independente. O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação.

As reuniões do comitê são realizadas no mínimo quatro vezes por ano ou quando forem convocadas extraordinariamente pelo seu Coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Sustentabilidade:

Membros do Comitê de Sustentabilidade

Marilia Artimonte Rocca - Coordenadora

Vide em Conselho de Administração

Carlos Rey de Vicente - Membro

Vide em Diretoria Executiva

Tarcila Reis Corrêa Ursini - Membro

Sra. Corrêa Ursini é brasileira, nascida em 9 de maio de 1974. Graduada em economia pela Faculdade de Economia e Administração de Empresas da Universidade de São Paulo, em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e mestre em desenvolvimento e direito pela Kings College, London. Tarcila iniciou sua carreira como advogada, com experiências de trabalho no Brasil, Espanha e Inglaterra. Foi advogada associada ao Machado, Meyer, Sendancz e Opice de 1997 a 2000 no grupo societário e de Fusões e Aquisições. Desde 2001, a Sra. Ursini trabalha em estratégia, gestão e pesquisa para a sustentabilidade, assessorando organizações dos mais diversos setores, portes e culturas. Foi gerente do Instituto Ethos de 2003 a 2007. A Sra. Ursini foi representante internacional do Brasil no desenvolvimento da ISO 26000. A Sra. Ursini foi membro do Conselho Internacional de Stakeholders da Global Reporting Initiative (GRI), Holanda. Desde 2012, é membro independente do Comitê de Sustentabilidade do Conselho da Duratex SA., passando a presidi-lo em 2016; é membro independente do Comitê de Sustentabilidade do Conselho do Grupo Baumgart desde fevereiro de 2017; é membro independente do Comitê de Sustentabilidade do Grupo JSL SA desde 2018. A Sra. Ursini é membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC, da Comissão de Estudos de Inovação e da Comissão de Sustentabilidade desde sua fundação, e fez parte da 40ª turma de formação Conselheiros. É membro da WCD - Women Corporate Directors (IFC/IBGC/KPMG), do Grupo de Mulheres Lideres pela Sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente e apoiadora voluntária de diversas organizações da sociedade civil e de startups de impacto socioambiental. É professora de pós-graduação em gestão socioambiental da FIA. A Sra. Ursini é coautora do The World Guide to CSR, capítulo Brazil, Greenleaf 2009, colaboradora do Communication in Progress do Pacto Global das Nações Unidas, coautora do Termo de Referência que definiu a Sustentabilidade do Sistema Sebrae.

Carlos Aguiar Neto - Membro

Vide em Diretoria Executiva

Mario Roberto Opice Leão - Membro

Vide em Diretoria Executiva

Tasso Rezende de Azevedo - Membro

O Sr. Azevedo é brasileiro, nascido em 25 de março de 1972. É formado como engenheiro florestal pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, com especialização em Política Florestal pela Universidade de Oxford e Certificação Florestal na Suécia. É consultor florestal, de clima e sustentabilidade, empresário social, além de auditor líder de certificação florestal desde 1998. O Sr. Azevedo é coordenador do Sistema de Estimativa de Emissões e Remoção de Gases de Efeito Estufa (SEEG), um Sistema para Estimar as Emissões de Gases de Efeito Estufa no Brasil, Peru e Índia, bem como MAPBIOMAS, plataforma que realiza o acompanhamento dos mapas históricos de cobertura da terra e mudanças no uso da terra do Brasil, da Bacia Amazônica e de outras regiões por meio de uma colaboração multi-institucional. O Sr. Azevedo também atua como membro do conselho de várias organizações, incluindo Rainforest Alliance, NEPCon, Imaflora e Institute of Energy and Environment.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2021

Comitê de Nomeação e Governança
O Comitê de Nomeação e Governança é um órgão consultivo que tem como atribuição assessorar o Conselho de Administração sobre assuntos relacionados a nomeação e governança do Santander Brasil.

O Comitê é composto por no mínimo 3 e no máximo 7 membros, sendo que ao menos dois membros devem ser independentes. O prazo de mandato dos membros é de dois anos, permitida a renomeação. As reuniões do comitê são realizadas no mínimo quatro vezes por ano ou quando forem convocadas extraordinariamente pelo seu Coordenador.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Nomeação e Governança:

Membros do Comitê de Nomeação e Governança

Álvaro Antonio Cardoso de Souza - Coordenador

Vide em Conselho de Administração

Deborah Patricia Wright - Membro

Vide em Conselho de Administração

Luiz Fernando Sanzogo Giorgi - Membro

Luiz Fernando Sanzogo Giorgi. Sr. Giorgi é brasileiro, nascido em 3 de setembro de 1964. Graduado em administração de empresas da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), com mais de 26 anos de experiência em administração. Iniciou sua carreira em 1982, na Price Waterhouse, onde trabalhou até 1986, e, então, na Embraer, onde trabalhou entre 1986 e 1989. De 1989 a 2003 trabalhou como consultor e diretor do Hay Group e de 2003 a 2005 trabalhou para o Grupo Suzano, como Vice-Presidente da Suzano Holding. O Sr. Giorgi foi membro do Comitê de Administração do Conselho de Administração da Suzano Papel e Celulose, diretor presidente da Suzano Petroquímica e membro pleno do Conselho de Administração da Petroflex. Em setembro de 2005 fundou a LFG – Assessoria em Gestão Empresarial e Liderança. De 2007 a 2015 o Sr. Giorgi atuou como membro do Conselho de Administração da Santher S.A. e de 2007 a 2011 atuou como membro pleno do Conselho de Administração da J. Macedo Alimentos S.A. Em 2008, atuou como membro pleno do Conselho de Administração da Vix Logística S.A.; de 2007 a 2008 atuou como membro do Comitê de Recursos Humanos do Conselho de Administração do Grupo Libra S.A.; e em 2013 atuou como membro do Conselho de Administração da Itautec S.A. Atualmente, o Sr. Giorgi é membro dos Conselhos de Administração da Vonpar S.A e das Empresas Concremat. É também membro do Conselho Consultivo da Heads Agência de Propaganda e Presidente do Conselho de Administração da Teadit S.A. O Sr. Giorgi exerce o cargo de membro dos Comitês de Recursos Humanos da Sul América de Seguros S.A., Lojas Marisa S.A. e Martins Atacadista S.A. É também membro do nosso Comitê de Nomeação e Governança.

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2021

Comitê de Remuneração
De acordo com a Resolução do CMN no 3.921/2010 de 25 de novembro de 2010, nossos acionistas estabeleceram, em 7 de fevereiro de 2012, o comitê de remuneração em nosso estatuto social, que também atua como comitê de remuneração e nomeação para todas as nossas afiliadas e subsidiárias.

Os membros do comitê de remuneração podem ser eleitos pelo conselho de administração, desde que eles cumpram determinadas exigências de independência.  Todos os membros de nosso comitê de remuneração cumprem essas exigências de independência.

Nosso estatuto social exige que nosso comitê de remuneração seja composto de três a cinco membros, nomeados pelo conselho de administração entre pessoas que cumprem todas as exigências legais e regulamentares para o exercício de seu cargo, e no mínimo um dos membros não poderá ser um diretor executivo e os outros membros poderão ou não ser membros do nosso conselho de administração, no mínimo dois membros deverão ser independentes. O comitê de remuneração deverá ter em sua composição membros qualificados com a experiência exigida para o exercício de julgamento independente sobre a nossa política interna de remuneração, incluindo a repercussão dessa política interna de remuneração na administração de risco.  Essas pessoas deverão atuar por um prazo de 2 anos e poderão ser reeleitas por até 4 vezes consecutivas, de acordo com a legislação aplicável.

Nosso comitê de remuneração realiza as seguintes funções:  
1. desenvolver políticas internas de remuneração aplicáveis aos nossos Diretores Executivos e fazer propostas para nosso conselho de administração a respeito das políticas de remuneração variável e fixa, benefícios e programas especiais para recrutamento e rescisões;
2. supervisionar a implementação e início das operações da política de remuneração da administração do Banco Santander;
3. propor ao conselho de administração a remuneração total dos Diretores Executivos e membros do comitê de auditoria a ser apresentada à assembleia geral, de acordo com o artigo 152 da Lei das Sociedades Anônimas Brasileira;

4. analisar nossa política e procedimentos de remuneração de diretores internos e o conselho em comparação com a prática de mercado, e recomendar alterações para alinhar nossas políticas com a prática de mercado, se diferenças significativas da prática de mercado forem identificadas;
5. preparar anualmente, em noventa dias a contar de 31 de dezembro de cada ano, o relatório do comitê de remuneração, de acordo com as disposições legais e regulamentares aplicáveis; e
6. garantir que a política interna de remuneração de conselheiros seja compatível com nossas normas de administração de risco, com as metas de desempenho e nossas condições financeiras reais ou previstas, e de acordo com as disposições regulamentares aplicáveis e regulamentos publicados pelo Banco Central do Brasil.

A tabela a seguir apresenta os nomes e cargos dos atuais membros do Comitê de Remuneração:

Membros do Comitê de Remuneração

Deborah Patricia Wright - Coordenadora

Vide em Conselho de Administração

Álvaro Antônio Cardoso de Souza - Membro

Vide em Conselho de Administração

Luiz Fernando Sanzogo Giorgi - Membro

Vide em Comitê de Nomeação e Governança

Prazo de Mandato: 1ª RCA após a AGO de 2021

Comitê Executivo
O Presidente, os Vice-Presidentes Executivos Seniores e os Vice-Presidentes Executivos do Banco Santander constituem ainda, o Comitê Executivo, que decide acerca de temas referentes às políticas que se aplicam à administração dos negócios, suporte operacional, recursos humanos e alocação de capital. Também delibera sobre os principais projetos tecnológicos, de infraestrutura e de serviços.

Conselho Fiscal

Composto de três membros efetivos e igual número de suplentes, tem como principal objetivo fiscalizar os atos de gestão administrativa da Companhia, além de outras atribuições previstas no artigo 163 da Lei das S.A, para proteção dos interesses do Banco Santander Brasil e de seus acionistas. Seus membros reúnem-se, no mínimo, quatro vezes ao ano, no final de cada trimestre.

O Estatuto Social do Banco Santander Brasil prevê a possibilidade de um Conselho Fiscal não permanente, cuja instalação pode ser realizada mediante a solicitação dos acionistas que representam pelo menos um décimo das ações com direito a voto ou cinco por cento das ações sem direito a voto.

O Conselho Fiscal do Banco Santander Brasil foi instalado na assembleia geral ordinária e extraordinária realizada em 30 de abril de 2020, para o mandato anual que vigorará até a posse dos eleitos pela assembleia geral ordinária de 2021. 

Membros do Conselho

Antonio Melchiades Baldisera - Membro titular

O Sr. Baldisera é Contador, pós-graduado em Controle Gerenciais Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, com MBA em Gestão de Controladoria, Auditoria e Tributos também pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou como Gerente Geral de Contabilidade no BANCO NOROESTE S.A até 1997. No Banco Santander Brasil atuou como Gerente Geral a Diretor Adjunto de Contabilidade de 1998 a 2000. Foi Gerente Geral de Auditoria do BANCO SUDAMERIS DO BRASIL S.A de 2000 a 2003. Foi, ainda, representante na FEBRABAN na Subcomissão de Fraudes Eletrônicas e Subcomissão de Segurança Operacional, representante na Febraban na Comissão de Auditoria Interna. Foi Superintendente Executivo do Banco Santander Brasil entre 2003 e 2018, atuando na área de Gestão de Fraudes Internas, Externas e Eletrônicas. Atualmente é Consultor na AMB – Consultoria Empresarial em Prevenção e Tratamento de Fraudes Financeira, Segurança Operacional e Auditoria.

Luciano Faleiros Paolucci - Membro suplente

O Sr. Paolucci é brasileiro e italiano, nascido em 12 de dezembro de 1977. Graduado em Direito pela UNIFEB, com mestrado pela University of Sussex (Inglaterra) – LLM Direito Comercial Internacional. Também possui duas especializações, em Direito Societário e Mercado Financeiro e de Capitais pelo INSPER e está cursando atualmente mestrado em Financiamento do Agronegócio pela ESALQ/Faculdade de Direito (USP). O Sr. Paolucci possui 4 anos de experiência na Inglaterra, onde atuou como advogado estrangeiro, inicialmente no DMH Stallard Solicitors, em Brighton, onde trabalhou com contratos, direito imobiliário e ações de indenização, e, posteriormente, no Simmons & Simmons, em Londres, um dos maiores escritórios de advocacia do país, onde atuou com Direito Financeiro/Empresarial no departamento responsável por Project Finance/Oil & Gas. No Brasil, atuou como Advogado no departamento empresarial do Demarest e Almeida Advogados, com foco em M&A e Direito Societário, e, posteriormente, no Mattos Filho Advogados, onde trabalhou com contratos comerciais em geral. Foi advogado do Banco Santander Brasil durante 7 anos, atuando no departamento de Private Equity, Direito Societário e M&A. Atualmente é um dos sócios do Escritório De Luca & Oliveira Advogados, responsável pela área empresarial do Escritório.

João Guilherme de Andrade So Consiglio - Membro titular

O Sr. Consiglio é Conselheiro de Administração da Unipar Carbocloro S.A. Trabalhou no mercado financeiro e como economista por mais de 25 anos. Foi Vice-Presidente Executivo do Banco Santander (Brasil) e membro do Comitê Executivo do Banco no Brasil por 7 anos, responsável pelos negócios com grandes clientes corporativos (Corporate). Foi também Diretor de Produtos do ABN AMRO/Banco Real e trabalhou na área de Desenvolvimento Corporativo, liderando aquisições e desinvestimentos do Banco no Brasil, atuou em Private Equity e operações de Mercado de Capitais. Antes de entrar no mercado financeiro foi Economista no Grupo Bunge. Participou em vários Conselhos de Administração como: Banco RCI Brasil S.A, CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos), Cia Brasileira de Soluções e Serviços, entre outros. Formado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), com post-laurea pela Universidade Degli Studi di Genova, Itália.

Manoel Marcos Madureira - Membro suplente

O Sr. Madureira é brasileiro, nascido em 30 de dezembro de 1951. Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade de Taubaté, em São Paulo, e formado em Administração pelo Centro Internacional Tóquio, no Japão. De 1976 a 2005 atuou na indústria automobilística, como diretor de relações institucionais e comunicações da Fiat Automóveis e Mercedes Benz do Brasil. De 1998 a 2005 foi vice-presidente da Associação de Fabricantes de Veículos Automotores e presidente da Associação de Engenharia Automotora. Em 2006, foi eleito vice-presidente do departamento de assuntos corporativos do Santander Brasil e em 2007 assumiu a vice-presidência da Federação Brasileira de Bancos. Em 2008, foi transferido para o Grupo Santander Espanha, como Diretor de Comunicação para a América Latina, onde permaneceu até setembro de 2012. Em outubro de 2012, regressou ao Brasil como Diretor Executivo encarregado dos Departamentos de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais do Santander Brasil, e foi Vice-Presidente Executivo responsável pelos departamentos de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil até 2018. O Sr. Madureira foi também o Diretor Presidente da Rojo Entretenimento S.A. e Diretor Executivo da Universia Brasil S.A. O Sr. Madureira foi, ainda, Vice-Presidente e Diretor Executivo da Universia Brasil S.A. (empresas integram o grupo econômico do Santander Brasil). O Sr. Madureira atualmente é Diretor Presidente e membro do Conselho Curador do Santander Cultural.

Louise Barsi - Membro titular

A Sra. Barsi é brasileira, nascida em 07 de setembro de 1994. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Ciências Contábeis pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). Atualmente cursa pós-graduação em Mercado de Capitais na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e Mestrado Acadêmico em Contabilidade com especialização Financeira na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP). A Sra. Barsi é analista CNPI da Elite Investimentos, participou do Conselho Fiscal da Unipar Carbocloro de abril de 2016 a outubro de 2017. Atualmente é Conselheira de Administração na Eternit desde abril de 2018, é Suplente do Conselho de Administração na Unipar Carbocloro desde abril de 2018 e Suplente no Conselho Fiscal da Eletropaulo (Enel).

Eleita em votação em separado, pela maioria dos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais sem direito a voto presentes na assembleia geral ordinária e extraordinária realizada em 26 de abril de 2019.

Valmir Pedro Rossi - Membro suplente

O Sr. Rossi é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (RS), com pós-graduação em Finanças pela Universidade de Caxias do Sul (RS) e em Marketing pela PUC Rio de Janeiro (RJ) e MBA’s em Administração pela USP São Paulo (SP) e em Gestão de Negócios pela UNB-Brasília (DF). É Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal Certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atuou coma Contador nas empresas Casfor Ogr. Contábeis e Bertol S.A., como consultor no Sebrae RS, por 30 anos no Banco do Brasil S.A., ocupando diversos cargos, com destaque para Superintendente Estadual do Pará, Superintendente Estadual do RS, Superintendente de Varejo SP, Superintendente Corporate e Regional para a América Latina. Atuou também como Presidente do Banco da Amazônia, banco público federal, de capital aberto, com sede em Belém (PA). Atuou como Conselheiro de Administração ou Fiscal nas seguintes empresas: Metalúrgica Gerdau S.A., Brasilprev S.A., BB Seguridade S.A, Fucapi S.A., Banco da Amazônia S.A., além de diversas entidades e associações. Atualmente é Conselheiro de Administração titular na empresa Kepler Weber S.A. e Conselheiro Fiscal titular na empresa KaMin Cadam S.A.

Eleito em votação em separado, pela maioria dos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais sem direito a voto presentes na assembleia geral ordinária e extraordinária realizada em 26 de abril de 2019.