O que você procura?

Sobre o Santander Brasil

Perfil Corporativo

Somos o Banco Santander Brasil, o único banco internacional com escala no país, sendo o terceiro maior banco privado. Com foco no Varejo e forte integração com o Banco de Atacado, fazemos parte do Grupo Santander, com sede na Espanha, e contribuímos com 29% dos resultados globais no primeiro semestre de 2019.

Estamos listados no segmento tradicional da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão, com os tickers de SANB3, SANB4 e SANB11 para ações ordinárias, ações preferenciais e units, respectivamente. Além disso, estamos também presentes na Bolsa de Nova York, por meio da negociação de American Depositary Receipts (ADRs), sob o código BSBR.

Temos convicção de que o caminho para crescer de forma rentável, recorrente e sustentável é prestar serviços com excelência para aumentar o nível de satisfação e obter mais clientes, mais vinculados.

Nossa atuação está pautada em uma relação próxima e duradoura com clientes, fornecedores e acionistas. Para isso, nosso propósito é contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem, sendo um banco Simples, Pessoal e Justo.

No primeiro semestre de 2019, nosso lucro líquido atingiu R$ 7,1 bilhões, crescimento de 21,0% em relação ao mesmo período do ano anterior. Nossos ativos totais somaram R$ 836,3 bilhões enquanto a carteira de crédito atingiu 317,6 bilhões.

Histórico

O Grupo Santander foi fundado na Espanha em 1857 e expandiu-se mundialmente por meio de várias aquisições e da integração dos negócios adquiridos.

Em 1957, o Grupo Santander entrou pela primeira vez no mercado brasileiro por meio de contrato operacional com o Banco Intercontinental do Brasil S.A. Desde os anos 1990, o Grupo Santander procurou estabelecer sua presença na América Latina, em particular no Brasil. Em 1970, o Grupo Santander abriu um escritório de representação no Brasil, seguido pela sua primeira agência, em 1982. Continuamos seguindo essa estratégia por meio do crescimento orgânico e também de aquisições, entre os quais se destacam:

• Em novembro de 2000, o Grupo Santander comprou o Banespa, um banco detido pelo Estado de São Paulo, e tornou-se um dos maiores grupos financeiros brasileiros.

• Em 24 de julho de 2008, o Santander Spain assumiu o controle acionário indireto do Banco Real, que a seguir absorveu o Grupo Santander para consolidar ainda mais seus investimentos no Brasil. Em 29 de agosto de 2008, foi aprovada a aquisição pelo Santander Brasil do capital social do Banco Real por meio de operação de incorporação de ações, e o Banco Real se tornou subsidiária integral do Santander Brasil antes de ser incorporado pelo Santander Brasil em 30 de abril de 2009.Em 7 de outubro de 2009, nossas Units e ações ordinárias e preferenciais foram listadas para negociação na B3, e nossas ADRs, que representam American Depositary Shares (“ADSs”) registradas na SEC de acordo com o Securities Act, foram listadas para negociação na Bolsa de Nova York (“NYSE”).

Nos últimos anos, adquirimos empresas que complementam nossos negócios, como (i) Getnet Adquirência e Serviços para Meios de Pagamento S.A. (“GetNet”), empresa de tecnologia especializada em soluções de pagamento eletrônico; (ii) uma joint venture nos setores de crédito consignado e de cartão de crédito consignado conhecida como Banco Olé Bonsucesso Consignado; (iii) uma parceria com o Banque PSA Finance (associado às marcas de veículos Peugeot, Citroën e DS) e uma joint venture com a Hyundai Capital Services, Inc.; (iv) o lançamento da Conta Super, um sistema de cartões pré-pagos que permite aos usuários gerenciar suas atividades financeiras diárias totalmente on-line; e (v) o acordo com a American Airlines para a comercialização e emissão de cartões de crédito com o objetivo de oferecer milhas do programa AAdvantage® aos seus clientes com base nas suas compras diárias.

Em 2017, adquirimos 70% da Ipanema Empreendimentos e Participações S.A., empresa que atua diretamente na gestão de portfólios de créditos em atraso e que deverá ampliar ainda mais nossa expertise na recuperação de crédito. Ainda em 2017, também anunciamos uma joint venture com a HDI Seguros S.A. (“HDI Seguros”) no segmento de seguros de automóveis. Além disso, continuamos a expandir os serviços oferecidos aos nossos clientes em 2017. Por exemplo, lançamos a Superdigital, uma evolução da ContaSuper, que permite aos clientes administrar suas finanças de forma diferente e dinâmica por meio de uma conta pré-paga.

Em 2018, a Webmotors S.A., companhia com 70% de participação detida indiretamente pelo Santander Brasil, firmou acordo para adquirir participação societária correspondente a 51% do capital social da Loop Gestão de Pátios S.A. ou “Loop”, empresa que atua no segmento de comercialização e leilão físico e virtual de veículos automotores e possibilita a Webmotors expandir seu portfólio de serviços e fortalecer sua posição de liderança. Também seguimos com a expansão do nosso ecossistema através da criação da empresa BEN Benefícios e Serviços S.A ou “BEN Benefícios”, a qual tem o objetivo de transformar o segmento de benefícios a funcionários como vale-refeição e similares, e lançamento da PI Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A., uma nova plataforma online de investimentos que complementa a nossa oferta de produtos e serviços para clientes correntistas e não-correntistas.

Estratégia

Estamos convictos de que o caminho para crescer de forma rentável, recorrente e sustentável é prestar serviços com excelência para aumentar o nível de satisfação e obter mais clientes, mais vinculados. Nossa atuação está pautada em uma relação próxima e duradoura com clientes, fornecedores e acionistas. Com isso, nosso propósito é contribuir para que as pessoas e os negócios prosperem. Somos um banco Simples, Pessoal e Justo, com as seguintes prioridades estratégicas:

• Aumentar a preferência e a vinculação dos clientes com produtos e serviços segmentados, simples, digitais e inovadores, por meio de uma plataforma multicanal.

• Gerar resultados de forma sustentável e rentável, com maior diversificação de receitas, considerando equilíbrio entre crédito, captação e serviços. Ao mesmo tempo, manter uma gestão preventiva de riscos e controle rigoroso de despesas.

• Ter disciplina de capital e liquidez para conservar a solidez, enfrentar mudanças regulatórias e aproveitar oportunidades de crescimento.

• Ganhar participação de mercado de forma rentável por meio de nosso robusto portfólio, otimizar o ecossistema e lançar novos negócios, melhorando continuamente a experiência dos nossos clientes.

Priorizamos o crescimento com uma relação próxima e duradoura com clientes, fornecedores e acionistas, bem como o alinhamento com a agenda de desenvolvimento econômico e social do país.

Negócios

Estamos entre os principais bancos múltiplos do Brasil, com operação nos segmentos de Banco Comercial e Banco Global de Atacado:

•  1. Segmento Banco Comercial
Focamos na construção de relacionamentos de longo prazo com nossos clientes correntistas e não correntistas através da concessão de crédito e oferta de serviços e produtos a pessoas físicas e empresas (à exceção de clientes corporativos globais, que são atendidos por seu segmento de Banco Global de Atacado) por meio de empréstimos pessoais (inclusive financiamento imobiliário e de veículos, financiamento ao consumidor, cheques especiais, cartões de crédito e empréstimos consignados), leasing, empréstimos comerciais, linhas de capital de giro e financiamentos de comércio exterior. A nossa oferta de produtos se estende a planos de aposentadoria privada, seguros, recebimento de contas e serviços de processamento. As operações do Segmento Banco Comercial também incluem serviços de private banking, tipicamente para pessoas físicas com ativos disponíveis para investimento superiores a R$ 5 milhões. Nosso modelo de negócio é baseado em uma abordagem personalizada para cada faixa de renda dos clientes pessoa física, (segmentos de alta, média e baixa renda) atendendo, assim, suas necessidades específicas.

1.1 Banco de Varejo
1.1.1 Pessoa Física
O modelo de segmentação de pessoa física atualmente se apresenta da seguinte forma:

• Private Banking Business: atende a um grupo seleto de clientes com um mínimo de R$ 5,0 milhões em ativos disponíveis para investimento. Nosso objetivo é oferecer a nossos clientes uma gama abrangente e personalizada de produtos e serviços financeiros onshore e offshore, consultoria relacionada a investimentos, empréstimos e alocação de ativos por meio de um gerente dedicado para investimentos e serviços bancários;

• Santander Select: atende clientes com renda mensal acima de R$ 20.000, ou renda mensal acima de R$ 10.000 e R$ 30.000 em investimentos, ou sem renda mensal, mas com mais de R$ 300.000 em investimentos. Nosso objetivo é oferecer uma proposta de valor com produtos e serviços diferenciados, espaços exclusivos de atendimento, gerentes de relacionamento que atendam a um pequeno número de clientes e serviços de assessoria em gestão de ativos.

• Santander Select Direct: atende os clientes Santander Select que procuram horas de serviço mais flexíveis, das 8h às 22h, e que preferem usar uma interface digital. Esse segmento complementa nossa oferta para indivíduos de alta renda e amplia nossa capilaridade, atendendo também regiões onde não temos presença física.

• Santander Van Gogh: atende clientes com renda mensal de R$ 4.000 a R$ 10.000, ou com pelo menos R$ 40.000 em investimentos. Nosso objetivo é atender as necessidades de nossos clientes em cada etapa de sua vida e fornecer aconselhamento financeiro por meio de um relacionamento multicanal, incluindo produtos e serviços financeiros, para construção de patrimônio.

• Santander Especial: atende clientes que ganham menos de R$ 4.000 por mês. Nosso modelo de negócios oferece soluções simples e eficientes, com custo benefício atrativo para o cliente, principalmente por meio de canais eletrônicos.

1.1.2 Pequenas e médias empresas:

Atendemos as Pequenas e médias empresas (PMEs) por meio da marca Santander Negócios e Empresas. Nosso modelo de classificação atual para PMEs é o seguinte:

Empresas Núcleos: atende empresas com faturamento anual entre R$ 30 milhões e R$ 200 milhões. Nosso modelo de serviço é baseado em gerentes de relacionamento dedicados, uma equipe de especialistas para demandas mais complexas e gerentes de crédito especializados em gerenciamento de risco para o segmento. Também fornecemos serviços especializados para multinacionais e outras grandes empresas, a fim de atender às suas necessidades específicas;

Empresas Polo: atende empresas com faturamento anual entre R$ 3 milhões e R$ 30 milhões. Oferecemos a esses clientes uma gama abrangente de produtos e serviços de forma conveniente e simples ao usuário, principalmente por meio de um gerente de relacionamento com base na agência do cliente. Também temos comitês específicos para analisar o perfil de cada cliente e assim ofertar produtos adequados;

Negócios Agências: atende Empresas com receita anual de até R$ 3 milhões. Oferecemos a esses clientes uma solução bancária simples por meio de uma conta integrada (Santander Conta Integrada) que combina uma conta corporativa com um terminal de pagamento para fornecer benefícios ao usuário, que deve simplesmente concentrar as vendas de cartão de crédito MasterCard e Visa no terminal Getnet e recebimentos em uma conta corrente do Santander Brasil. Acreditamos que isso resulta em maior eficiência comercial à medida que os clientes recebem nossos produtos e serviços por meio de um único ponto de acesso com acesso a produtos padronizados e com preços automáticos fornecidos com a assistência de modelos de risco pré-aprovados e sistema automatizado de tomada de decisões; e

Negócios Direct: atende empresas com faturamento anual de até R$ 300 mil. Atendemos esses clientes principalmente por meio de um gerente de relacionamento disponível por meio de canais digitais. Acreditamos que isso melhora a disponibilidade e a simplicidade do serviço para nossos clientes, incluindo o atendimento disponível em horário estendido (das 8h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira). Também oferecemos a esses clientes uma gama completa de outros serviços bancários via canais digitais.

1.2 Segmento Corporate:
Nosso segmento de clientes Corporate é composto por grandes empresas que têm receita bruta anual superior a R$200 milhões (exceto clientes corporativos globais). Procuramos promover um relacionamento próximo com nossos clientes corporativos, fornecendo serviços personalizados para cada cliente nas áreas de comércio exterior, cash management, ativos estruturados, crédito rural e construção civil.
 
 
1.3 Financiamento ao Consumo:
O Santander Financiamentos (nossa marca comercial utilizada pela nossa subsidiária Aymoré CFI) é o nosso principal canal de financiamento ao consumidor, com expertise na concessão de crédito ao consumidor (para financiamento de veículos automotores, além de outros bens e serviços) diretamente aos consumidores ou por meio de agentes intermediários.

• 2. Banco Global de Atacado Santander Corporate & Investment Banking (“SCIB”) é uma unidade de negócios global que cobre aqueles clientes que, devido a seu tamanho e complexidade, exigem serviços personalizados ou produtos de atacado com alto valor agregado. Nesse segmento, fornecemos uma ampla variedade de serviços financeiros domésticos e internacionais a grandes sociedades brasileiras e multinacionais com forte atuação global. Nossos clientes do segmento SCIB se beneficiam da estrutura de serviços global fornecida pelo Grupo Santander com sua rede integrada mundial de banco de investimento e soluções de serviços globais, combinada à sua especialização de mercado local e ao fornecimento de serviços integrados.