Desculpa, mas infelizmente nosso site não está habilitado para o seu navegador

Para ter uma melhor experiência ao usar o portal Santander, prefira um dos navegadores abaixo

Navegadores compatíveis

Internet Explorer 11

Amigo de Valor União Espírita Bageense — Santander

Diagnóstico e cuidado que mudam vidas

Com o apoio do Amigo de Valor, a União Espírita Bageense criou em Bagé (RS) o Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas.

02/01/2020
Foto: União Espírita Bageense / Divulgação

A Débora tem cinco anos e, no dia 8 de setembro de 2019, surpreendeu seus pais com um convite feito em alto e bom som: “vamos jantar?”. Foi a primeira vez que ela interagiu com os pais dessa maneira. Até pouco tempo atrás, não falava. Quando queria algo, puxava a mão da mãe e, usando-a como uma extensão de seu corpo, apontava para a mesa ou para o fogão.

Ouvir a filha fazer esse pedido, com autonomia, foi um momento de muita emoção para Gladis Rejane Rodrigues More. Débora começou a fazer tratamentos fisioterapêuticos aos três meses, por apresentar rigidez nas pernas e não conseguir sentar. Como nasceu prematura, passou muito tempo recebendo cuidados baseados no diagnóstico de baixo peso ao nascer.

“A gente sabia que tinha algo mais, mas não entendia o que era. Ela dormia pouco, chorava muito e não acalmava quando a gente pegava no colo”, conta Gladis. Como não apresentava melhoras, aos quatro anos, Débora passou a ser atendida no Centro de Atenção Psicossocial (Caps Infantil) de sua cidade, Bagé (RS). Só então foi diagnosticada com autismo, uma condição que costuma comprometer a comunicação, linguagem, interação social e o comportamento das crianças.

Conhecendo a carência de serviços dedicados a autistas na região, Gladis procurou ajuda na entidade Caminho da Luz, mantida pela União Espírita Bageense. A instituição foi selecionada pelo Amigo de Valor no final do ano passado e, com os recursos repassados por meio das doações feitas pelos funcionários e clientes do Santander, criou o Centro de Referência Especializado em Atendimento para Autistas. Até então, a entidade tinha apenas uma pequena sala dedicada às crianças e adolescentes com essa condição.

O Centro de Referência também oferece hidroterapia e equoterapia.

Ampliação do atendimento

A verba possibilitou aumentar o número de vagas, que saltou de 30 para 160. Foram contratados mais médicos e especialistas e a equipe foi capacitada. Foram montadas quatro novas salas de atendimento e comprados materiais e equipamentos. O prédio teve seu piso reformado e ganhou grades de proteção.

Depoimento

"Conseguimos nos equipar para diagnosticar o problema e prestar cuidados adequados a um número maior de crianças e adolescentes que estavam desassistidos. "

RUIBAR BEROCI LEITE FREITAS

Presidente da União Espírita Bageense

A nova estrutura abriu as portas para a Débora, que começou a ser atendida no início de 2019. “Ela tem registrado progressos diários”, conta Gladis. “Começou a falar, aprendeu a cantar e está mais calma”. Mais de uma centena de outras crianças, que também estavam na fila de espera, iniciaram seus tratamentos.

A melhora foi incrível”, diz Juliana Vasconcelos Feijó Meneses, mãe do Bernardo, de quatro anos e meio. “Ele não falava, caminhava na ponta do pé, chorava muito e, quando tinha acessos de raiva, batia a cabeça na parede”. Ela conta que, além de apresentar melhoras significativas nesses aspectos, Bernardo vem evoluindo na escola. “Ele não pegava lápis e caneta e não tocava em tinta de jeito nenhum. Agora, já consegue rabiscar e pintar”.

Tudo isso por conta do trabalho multidisciplinar, feito por neuropediatras, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas. Além do cuidado destes profissionais, o Centro de Referência oferece hidroterapia e, também, equoterapia. “A gente tem observado um aumento no número de casos de autismo e, aqui na região, o único serviço disponível era o Caps Infantil, que tem muitas demandas e prioridades”, comenta a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Bagé, Ildamar Silva Martinez.

O Amigo de Valor tem dado uma contribuição inestimável para a proteção e o desenvolvimento de nossas crianças”, reforça. Além da ajuda direta, segundo Ildamar, o programa tem inspirado outras empresas a articularem ações similares para fortalecer o sistema de apoio às crianças e adolescentes da região.