Compromissos - Santander

Compromissos

Assumimos publicamente pactos e compromissos que promovem negócios éticos e responsáveis.

Impulsionamos e incentivamos a adoção de boas práticas em nossas operações, redes de relacionamentos e esfera de influência. A implementação dos pactos e compromissos que subscrevemos é gerida e monitorada, em um processo que envolve diversas áreas do banco.

Compromissos do setor financeiro

Autorregulação Bancária

Somos signatários da Autorregulação Bancária da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que complementa os mecanismos de controle seguidos pelas instituições financeiras, estabelecendo elevados padrões de conduta para o setor.
Saiba mais

Compromisso Coletivo de Ação pelo Clima

Em 2019, o Grupo Santander assumiu esse compromisso, que estabelece ações e prazos para as instituições financeiras signatárias aumentarem sua contribuição ao combate às mudanças climáticas e alinharem suas carteiras aos objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima.

Saiba mais

Princípios do Equador

Estabelecem diretrizes para a avaliação de riscos ambientais e sociais em financiamentos a grandes projetos (Project Finance) industriais e de infraestrutura, como hidrelétricas e linhas de transmissão.
Saiba mais

Princípios para Responsabilidade Bancária (UNEP FI)

O Grupo Santander é signatário e membro fundador dos Princípios para Responsabilidade Bancária do UNEP FI. Com esse compromisso, o conglomerado se uniu a uma coalizão global de 130 bancos que se comprometem a assumir um papel decisivo na construção de um futuro mais sustentável. Os Princípios fornecem parâmetros para um sistema bancário sustentável e diretrizes para a demonstração de seus impactos e contribuições.
Saiba mais

Compromissos empresariais

Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial

Plataforma de articulação entre empresas comprometidas em promover a inclusão e a valorização da diversidade étnico-racial. Em 2017, o Santander tornou-se signatário dos 10 Compromissos com a Promoção da Igualdade Racial.
Saiba mais

Livres & Iguais

O Santander Brasil assumiu o compromisso de apoiar a campanha das Nações Unidas pela igualdade de direitos e tratamento justo para as pessoas LGBTI. Esse compromisso inclui a implementação dos Padrões de Conduta para Empresas, que envolve o fortalecimento da cultura de diversidade e a redução da discriminação no ambiente de trabalho.

Saiba mais

ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

Incorporamos à nossa estratégia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda global para combater os maiores problemas mundiais até 2030.
Saiba mais

Pacto Global da Organização das Nações Unidas

Desde 2006, aplicamos os princípios do Pacto Global, maior iniciativa voluntária de responsabilidade corporativa do mundo, em nossas práticas de gestão e relacionamentos com terceiros.
Saiba mais

Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo

Estabelece linhas de ação que as empresas signatárias devem desenvolver para enfrentar o trabalho escravo em suas cadeias produtivas.
Saiba mais

Princípios de Empoderamento das Mulheres

Em 2017 nos tornamos signatários da iniciativa criada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global para ajudar a comunidade empresarial a incorporar em seus negócios valores e práticas para a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Os sete princípios oferecem orientações claras e práticas sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, no mercado de trabalho e na comunidade.
Saiba mais

Respeito aos Direitos Humanos

Norteado pelos Princípios Orientadores para Empresas e Direitos Humanos (POs) das Nações Unidas, o Santander adota políticas e processos para prevenir violações aos direitos humanos entre clientes, funcionários e fornecedores. Além disso, possui mecanismos para identificar e tratar eventuais denúncias envolvendo esse tema. Para saber mais sobre os processos existentes, acesse a nossa Política de Responsabilidade Socioambiental e o Código de Conduta Ética.

Saiba mais sobre as Políticas do Santander

Compromissos com a transparência

CDP (Carbon Disclosure Project)

Com a abertura de capital, passamos a responder, em 2011, ao questionário do CDP, organização internacional que detém o maior banco de dados sobre práticas corporativas relacionadas às mudanças climáticas no mundo.
Saiba mais

CDP Supply Chain

Em 2017, aderimos à iniciativa do Carbon Disclosure Project com objetivo de engajar nossos parceiros na transição para negócios mais eficientes e preparados para a economia de baixo carbono.
Saiba mais

GRI (Global Reporting Initiative)

Seguimos as diretrizes da Global Reporting Initiative para a elaboração do nosso Caderno de Indicadores, divulgado junto com o Relatório Anual. Atualmente, utilizamos a versão GRI Standards, na opção essencial de relato.
Saiba mais

IIRC (International Integrated Reporting Council)

Nosso Relatório de Sustentabilidade, divulgado junto com o Relatório Anual, também segue as orientações do IIRC (International Integrated Reporting Council), mostrando de maneira integrada como nos relacionamos com os diversos capitais que compõem o negócio.
Saiba mais

Programa Brasileiro GHG Protocol

O programa adaptou ao contexto nacional o uso da ferramenta GHG, mundialmente utilizada por empresas e governos para a realização de inventários das emissões de gases do efeito estufa. Divulgamos nosso inventário desde 2009 e, a cada ano, aprimoramos a coleta de informações.
Saiba mais

Sustainability Accounting Standards Board

Reportamos alguns indicadores recomendados pelo SASB, uma organização sem fins lucrativos que define padrões de reportes financeiros tendo como foco o reporte de indicadores de governança sustentabilidade para investidores.

Saiba mais

Saiba mais

Compromissos socioambientais

Neste infográfico consolidamos os principais pactos assinados pelo Santander, que representam demandas socioambientais nos âmbitos global, setorial ou em temas específicos.