App Santander
Compromissos
Conheça os compromissos e pactos empresariais que somos signatários
Impulsionamos e incentivamos a adoção de boas práticas em nossas operações, redes de relacionamentos e esfera de influência. A implementação dos pactos e compromissos que subscrevemos é gerida e monitorada, em um processo que envolve diversas áreas do banco.
Compromissos do setor financeiro aos quais aderimos globalmente
O Santander integra o Climate Action 100+, iniciativa liderada por investidores para garantir que os maiores emissores corporativos de gases de efeito estufa do mundo tomem as medidas necessárias em relação às mudanças climáticas.
Saiba mais
Saiba mais
O Grupo Santander assumiu, em 2019, o compromisso da UNEP FI que estabelece ações e prazos para as instituições financeiras signatárias aumentarem sua contribuição ao combate às mudanças climáticas e alinharem suas carteiras aos objetivos do Acordo de Paris sobre o Clima.
Saiba mais
A associação, formada por instituições financeiras signatárias dos Princípios do Equador, é responsável pelo gerenciamento, administração e desenvolvimento das diretrizes para a avaliação de riscos ambientais e sociais em operações de Project Finance. Enquanto signatário, o Santander analisa os riscos ambientais e sociais de todas as operações de financiamento de projetos que se enquadram nos princípios do Equador e participa ativamente da evolução dos critérios, que são a referência para o setor financeiro avaliar e gerenciar o risco ambiental e social dos projetos que financia.
Saiba mais
Saiba mais
O Grupo Santander é signatário e membro fundador dos Princípios para Responsabilidade Bancária do UNEP FI. Com esse compromisso, o conglomerado se uniu a uma coalizão global de 130 bancos que se comprometem a assumir um papel decisivo na construção de um futuro mais sustentável. Os Princípios fornecem parâmetros para um sistema bancário sustentável e diretrizes para a demonstração de seus impactos e contribuições.
Saiba mais
Saiba mais
O Banco integra a Glasgow Financial Alliance for Net Zero, uma coalizão global de instituições financeiras líderes comprometidas em acelerar a descarbonização da economia.
Saiba mais
Saiba mais
O IIGCC (The Institutional Investors Group on Climate Change) é o órgão europeu para colaboração de investidores em mudanças climáticas e a voz dos investidores que agem para um futuro próspero e de baixo carbono. O IIGCC conta com mais de 350 membros, principalmente fundos de pensão e gestores de ativos de 23 países, com mais de € 51 trilhões em ativos sob gestão.
Saiba mais
Saiba mais
Reconhecendo o papel vital do setor financeiro na transição da economia global para emissões líquidas zero, esta iniciativa, da qual o Santander é co-fundador, reforça, acelera e apoia a implementação de estratégias de descarbonização por bancos do mundo todo. Para isso, fornece um framework e diretrizes para a definição de metas climáticas, além de apoio para a implementação, o que inclui capacitações e compartilhamento de aprendizados entre os pares.
Saiba mais
O Grupo Santander é signatário e membro fundador dos Princípios para Responsabilidade Bancária do UNEP FI. Com esse compromisso, o conglomerado se uniu a uma coalizão global de 130 bancos que se comprometem a assumir um papel decisivo na construção de um futuro mais sustentável. Os Princípios fornecem parâmetros para um sistema bancário sustentável e diretrizes para a demonstração de seus impactos e contribuições.
Saiba mais
Compromissos empresariais
Plataforma de articulação entre empresas comprometidas em promover a inclusão e a valorização da diversidade étnico-racial. Em 2017, o Santander tornou-se signatário dos 10 Compromissos com a Promoção da Igualdade Racial.
Saiba mais
Saiba mais
Iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), da Nature Conservancy e da Tropical Forest Alliance para acelerar empréstimos e investimentos para produção sustentável de carne bovina e soja nos biomas Amazônia, Cerrado e Chaco.
Saiba mais
Organização sem fins lucrativos que mobiliza os diferentes setores na prevenção e erradicação do trabalho escravo e infantil nas cadeias produtivas de empresas nacionais e internacionais. Ao aderir aos compromissos do InPACTO, a empresa participa de grupos de trabalho, trocas de experiência e seminários, além de ter suas ações acompanhadas.
Saiba mais
Tem como objetivo de engajar e capacitar investidores profissionais brasileiros para que eles busquem contribuir com as metas do Acordo de Paris, avançando na agenda de descarbonização de seus portfólios enquanto buscam retornos mais ajustados ao risco.
Saiba mais
Liderada pela Fundação CERTI e com a coparticipação e investimentos dos membros do Plano Amazônia (Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander) e do Fundo Vale, a iniciativa tem como objetivo promover negócios inovadores que apoiem a manutenção da floresta em pé. Para isso, vai capacitar até 3 mil talentos e estimular a criação de 200 startups por meio da Plataforma Jornada Amazônia.
Saiba mais
Maior iniciativa voluntária de responsabilidade corporativa no mundo, o Pacto Global mobiliza a comunidade empresarial para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. O Pacto Global lidera os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), um conjunto de 17 objetivos que endereçam os temas acima.
Saiba mais
Em 2017 nos tornamos signatários da iniciativa criada pela ONU Mulheres e pelo Pacto Global para apoiar a comunidade empresarial na incorporação de práticas para a equidade de gênero e o empoderamento feminino. Os sete princípios oferecem orientações claras e práticas sobre como delegar poder às mulheres no ambiente de trabalho, no mercado de trabalho e na comunidade.
Saiba mais
Reúne e mobiliza empresas no Brasil para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do compartilhamento de conhecimentos e de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos, visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção.
Saiba mais
Diretrizes, condutas e metodologias de reporte
Desde 2011 respondemos ao CDP, o maior banco de dados sobre práticas empresariais
relacionadas a mudanças climáticas, emissões, água e florestas. A iniciativa mobiliza investidores, companhias e governos em torno do objetivo de acelerar o desenvolvimento sustentável.
Saiba mais
Saiba mais
Em 2017, aderimos à iniciativa do Carbon Disclosure Project com objetivo de engajar nossos parceiros na transição para negócios mais eficientes e preparados para a economia de baixo carbono.
Saiba mais
Saiba mais
Seguimos as diretrizes da Global Reporting Initiative para a elaboração do Caderno de Indicadores, que faz parte do nosso Relatório Anual. Atualmente, utilizamos a versão GRI Standards, na opção essencial de relato.
Saiba mais
Saiba mais
A Fundação IFRS (International Financial Reporting Standards) provê, globalmente, uma estrutura abrangente para a elaboração de relatórios que mostram como as organizações criam, preservam ou declinam seu valor a partir de seus recursos e relacionamentos, consolidando os padrões do International Integrated Reporting Council (IIRC) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), usados em nosso Relatório Anual Integrado.
Saiba mais
Saiba mais
Parceria global de instituições financeiras focada no desenvolvimento de metodologias para mensuração de emissões financiadas e investidas, criada com o objetivo de apoiar a avaliação e a divulgação de emissões de GEE associadas às atividades financeiras. A metodologia atribui diferentes pontuações de acordo com a qualidade dos dados utilizados pela instituição financeira, indo de 1 - qualidade mais alta de dados a 5 – menor qualidade de dados.
Saiba mais
Saiba mais
Conjunto de diretrizes do Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para países e empresas prevenirem, abordarem e remediarem situações de abusos de direitos humanos.
Saiba mais
Saiba mais
O Programa é responsável pela adaptação do método GHG Protocol ao contexto brasileiro e pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa (GEE). Nosso histórico de emissões está disponível no Registro Público de Emissões do Programa Brasileiro GHG Protocol.
Saiba mais
Saiba mais
Força-tarefa que reúne uma série de organizações com o objetivo de desenvolver um padrão comum para que empresas possam medir e divulgar os riscos financeiros relacionados ao clima. Aderimos globalmente às diretrizes do TCFD em 2017.
Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais
Compromissos socioambientais
Neste infográfico consolidamos os principais pactos assinados pelo Santander, que representam demandas socioambientais nos âmbitos global, setorial ou em temas específicos.