Desculpa, mas infelizmente nosso site não está habilitado para o seu navegador

Para ter uma melhor experiência ao usar o portal Santander, prefira um dos navegadores abaixo

Navegadores compatíveis

Internet Explorer 11

Índices de Mercado ESG - Santander

Índices de mercado

Conheça e entenda os índices ESG dos quais participamos

Visão geral da posição do Santander em 2022/2023

ÍndiceCDPFTSE4GoodICO2 B3ISE B3ISS ESG

Santander BR

B

3,5

Não há ranking

16º lugar

C

Grupo Santander

A

4,5

-

-

C

ÍndiceMSCIS&P GlobalSustainalyticsV.E

Santander BR

AA

51

23,2

59

Grupo Santander

AA

83

22,4

61

Entenda os índices que integramos

CDP

O Carbon Disclosure Project é uma organização internacional sem fins lucrativos que atua junto a empresas, investidores e cidades de todo o mundo para medir e entender seu impacto ambiental. Desde 2011 respondemos ao questionário da organização, que consolida e disponibiliza à sociedade o maior banco de dados sobre práticas empresariais relacionadas a clima, água e florestas.
As respostas são avaliadas de acordo com quatro critérios - transparência, conscientização, gestão e liderança - e recebem uma pontuação final que varia de F- a A+, sendo A+ a mais alta.

FTSE4Good Index Series

Aferido pela Financial Times Stock Exchange (FTSE) Russell, da Bolsa de Valores de Londres, o FTSE4Good mede o desempenho de empresas de capital aberto em critérios ESG (ambientais, sociais e de governança). Cada empresa recebe uma nota que vai de 0 a 5, sendo 5 a mais alta.

São avaliados mais de 300 indicadores, que abrangem temas como uso de recursos naturais, mudanças climáticas, direitos humanos, corrupção e gerenciamento de riscos. A nota é usada como referência tanto por investidores quanto por fundos de investimento responsáveis.

Índice Carbono Eficiente da B3 (ICO2 B3)

O índice avalia o desempenho de empresas da carteira IBrX 100, levando em consideração suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Para integrar o ICO2 é necessário aderir à iniciativa e reportar o inventário anual de GEE de acordo com o nível de abrangência definido pela B3. A avaliação considera o total emitido ponderado pela receita bruta da empresa e o valor de mercado de cada empresa no momento da aferição.

Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 (ISE B3)

O índice analisa a performance das empresas listadas na B3 com o objetivo de fornecer aos investidores informações sobre o compromisso das corporações com o desenvolvimento sustentável, além de servir como um indutor de boas práticas. São avaliadas informações em cinco dimensões: capital social, capital humano, governança corporativa e alta gestão, meio ambiente e modelo de negócios e inovação. Os desempenhos das empresas participantes estão disponibilizados na Plataforma ESG Workspace. O Santander Brasil integra a carteira do ISE desde 2011.

ISS ESG

Com uma classificação de vai do A+ ao D-, este rating da Institutional Shareholder Services (ISS) coleta informações públicas com base em padrões já reconhecidos de divulgação e avaliação de desempenho ESG e avalia a performance das empresas participantes. São avaliados cerca de 100 indicadores ambientais, sociais e de governança corporativa que consideram os aspectos mais relevantes para o setor em que a organização atua.

MSCI ESG Rating

Para monitorar a resiliência das empresas no longo prazo, este rating avalia sua exposição a riscos ambientais, sociais e de governança corporativa que podem afetar o desempenho financeiro do negócio. Para isso, coleta informações públicas a partir de diversas fontes, avalia e classifica as empresas em um ranking que vai de CCC (empresas com alta exposição e gerenciamento falho de riscos ESG significativos) até AAA (empresas líderes na gestão de riscos e oportunidades ESG relevantes).

S&P Global

A S&P, uma das maiores agências de classificação de risco do mundo, realiza anualmente uma avaliação completa das práticas de sustentabilidade de empresas de capital aberto. Em média, as organizações que participam da avaliação ESG da S&P Global respondem a 130 perguntas customizadas para seu setor de atuação. As respostas depois são checadas em documentos públicos da própria empresa, da mídia e de outros stakeholders relevantes. Cada pergunta recebe uma nota de acordo com o seu peso, gerando uma pontuação final que vai de 0 a 100, sendo 100 a pontuação máxima. Veja a avaliação completa.

Sustainalytics ESG Risk Ratings

Criado pela holandesa Sustainalytics, este rating avalia e classifica empresas de capital aberto segundo seu desempenho nas áreas de proteção ambiental, impacto social e de governança corporativa, considerando especialmente sua capacidade de identificar riscos relevantes para seu negócio e gerenciá-los. A classificação de risco abrange cinco faixas: de 0 a 10 (insignificante), de 10 a 20 (baixo), de 20 a 30 (mediano), de 30 a 40 (alto) e acima de 40 (severo). Veja a avaliação completa.

Vigeo-Eiris (V.E) / Moody´s ESG

A V.E, parte da Moody's ESG Solutions, é uma das principais agências de avaliações, dados, pesquisas, benchmarks e análises ESG. Suas avaliações são baseadas na dupla materialidade, ou seja, consideram tanto os impactos de riscos socioambientais no desempenho financeiro da empresa, quanto os impactos socioambientais da empresa em seu entorno. Em uma escala de 0 a 100, sendo 100 a pontuação máxima.