Santander | participação em fóruns

Participação em fóruns

Para viabilizar o desenvolvimento sustentável é preciso o envolvimento de todos.

Integramos grupos de trabalho e participamos, apoiamos e promovemos debates junto a diversas esferas da sociedade, contribuindo para o avanço das práticas empresariais e o fortalecimento de políticas públicas.

Fóruns permanentes

Afrobras

Organização não governamental que reúne representantes de diversos setores da sociedade com o objetivo de promover a inclusão, qualificação, protagonismo e empoderamento do jovem negro na educação, cultura, ciência, tecnologia, mercado de trabalho, comunicação social, esportes e empreendedorismo. Desde 2016 o Santander participa das discussões e ações relacionadas ao contexto empresarial.
Saiba mais

BISC (Benchmark de Investimento Social Corporativo)

Criado pela Comunitas, o BISC é uma ferramenta para o acompanhamento anual dos nossos investimentos. Além disso, promove discussões a fim de construir e disseminar conhecimento sobre esse tema. O Banco participa por meio de contribuição associativa anual, respondendo à pesquisa e nos espaços de discussão promovidos pela instituição.
Saiba mais

BEI (Banking Environment Initiative)

Criada em 2010 por 11 das maiores instituições financeiras do mundo, entre elas o Santander, a iniciativa tem como missão liderar o setor bancário no direcionamento coletivo de capital para a promoção do desenvolvimento sustentável da economia.

Participamos do Soft Commodities Compact, resultado da colaboração entre o BEI e o Consumer Goods Forum (CGF). O objetivo é mobilizar o setor bancário em torno da questão de desmatamento nas cadeias de "soft commodities" (soja, óleo de dendê e produtos florestais).
Saiba mais

CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável)

Fundado em 1997, o CEBDS reúne os maiores grupos empresariais do Brasil e tem como missão integrar os princípios do desenvolvimento sustentável às práticas de negócio. O Santander é associado ao CEBDS e participa de duas Câmaras Temáticas: CTClima, que tem como objetivo promover diálogos e troca de informações sobre práticas da responsabilidade climática, e CTFin, que contribui para que as instituições financeiras assumam seu papel na promoção do desenvolvimento sustentável.
Saiba mais

Equator Principles Association

A associação, formada por instituições financeiras signatárias dos Princípios do Equador, é responsável pelo gerenciamento, administração e desenvolvimento das diretrizes para a avaliação de riscos ambientais e sociais em operações de Project Finance. O Santander Brasil faz parte de dois grupos de trabalho: de Capacitação e Treinamento e de promoção dos Princípios do Equador na América Latina.
Saiba mais

Instituto Ethos

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social tem a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.
Saiba mais

Febraban (Federação Brasileira de Bancos)

Integramos a Comissão de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, participando nos Grupos de Trabalho de Economia Verde, Educação Financeira, Green Bonds, Código Florestal e quantificação de perdas socioambientais relacionadas a risco. Participamos também do Programa de Valorização da Diversidade.
Saiba mais

GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas)

Organização sem fins lucrativos que é referência no país em investimento social privado (ISP), o GIFE gera conhecimento a partir de articulações em rede para aperfeiçoar o ambiente político-institucional do investimento social por meio de agendas estratégicas como “Alinhamento entre investimento social e o negócio” e “Avaliação”, temas de destaque para a equipe de ISP do Santander.
Saiba mais

Grupo de Trabalho Pecuária Sustentável

Constituído por representantes de toda a cadeia da pecuária bovina (indústrias, associações de produtores, comerciantes, bancos, organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades), o grupo trabalha para promover a sustentabilidade, estabelecendo normas e práticas comuns às atividades do setor. Fazemos parte do Conselho Diretor desde a sua criação, em 2007.
Saiba mais

Movimento Mulher 360º

Lançada em outubro de 2015, a Associação Movimento Mulher 360o tem como missão contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus. Isso é feito por meio da sistematização e difusão de avanços nas políticas e práticas empresariais, bem como do engajamento da comunidade empresarial e da sociedade em geral. Somos um dos sócios fundadores da associação e, atualmente, membros do conselho. Desde 2014 participamos dos encontros mensais para debater questões e ações relacionadas ao tema.
Saiba mais

Programa Brasileiro GHG Protocol

O Santander é um dos fundadores e membro do programa, que incentiva e facilita a aplicação do método GHG Protocol, utilizado mundialmente na elaboração de inventários de GEE. O programa oferece suporte técnico e organiza grupos de trabalho para o aperfeiçoamento da contabilização de emissões de GEE de acordo com a realidade brasileira, além de hospedar o Registro Público de Emissões, onde os participantes publicam anualmente seus inventários.
Saiba mais

Rede Empresarial de Inclusão Social

A REIS visa reunir e mobilizar empresas no Brasil para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A ação é realizada por meio do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos e de parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos. O Santander tornou-se membro em 2018.
Saiba mais

Round Table on Responsible Soy

O Santander é membro deste grupo internacional, que reúne representantes de toda a cadeia de produção da soja e da sociedade civil. O objetivo é definir diretrizes para a plantação e o processamento sustentável da soja, diminuindo seus impactos negativos. O grupo foi responsável pela criação do Padrão RTRS de Produção Responsável de Soja.
Saiba mais