Se você possui um contrato de empréstimo ativo, com certeza já pensou em formas de diminuir os valores das parcelas restantes, para conseguir quitar mais rápido a sua dívida, não é mesmo?
Hoje isso é possível através do processo de amortização. Nesse conteúdo falaremos mais sobre o que é, como funciona e como amortizar as parcelas do seu contrato de empréstimo.
Continue a leitura e aproveite!
O que é amortização?
A amortização é como pagar uma grande compra, como um carro caro, dividindo o pagamento em várias partes menores.
Imagine que você comprou um carro que custa muito dinheiro, mas em vez de pagar tudo de uma vez, você divide o custo em pequenas partes e paga um pedacinho a cada semana.
A cada pagamento, você quita um pouco do que deve até que, no final, você tenha pagado tudo e o carro seja seu.
Quando você paga um empréstimo ou financiamento, a ideia é bem parecida. Você deve um certo valor, e em vez de pagar tudo de uma vez, divide os pagamentos em parcelas menores.
Cada pagamento que você faz vai um pouco para pagar o valor principal, ou seja, o dinheiro que você pediu emprestado, e outro pouco para cobrir o custo dos juros, que é uma taxa extra pelo empréstimo.
O objetivo da amortização é tornar o pagamento de grandes dívidas mais acessível e gerenciável.
Ao pagar um pouco a cada vez, você consegue quitar sua dívida gradualmente até que, no final do prazo acordado, você tenha pagado tudo que devia e esteja livre da dívida.
A amortização é frequentemente usada em financiamento imobiliário, empréstimo com garantia de imóvel e financiamentos de carros, por exemplo.
Veja também: o é que CET- Custo Efetivo Total?
Qual a importância da amortização?
O processo de amortização é uma forma de alcançar metas financeiras a longo prazo. Isso proporciona clareza sobre quanto você realmente deve e como esse valor diminuirá ao longo do tempo.
A importância da amortização pode ser resumida em três pontos principais:
-
Reduzir o saldo devedor:
A cada pagamento de amortização, o saldo devedor é reduzido. Isso significa que você estará mais perto de quitar o empréstimo.
-
Evitar o pagamento de juros excessivos:
Quanto mais tempo você leva para pagar um empréstimo, mais juros você pagará. A amortização pode ajudá-lo a pagar o empréstimo mais rapidamente e, portanto, pagar menos juros.
-
Melhorar o seu crédito:
Quando você paga suas dívidas em dia, isso melhora o seu crédito. Um bom crédito pode ajudá-lo a obter melhores taxas de juros em empréstimos futuros.
Ou seja, a amortização é uma excelente forma de você conseguir organizar sua vida financeira, para quitar o seu empréstimo ou financiamento com um fôlego a mais.
Como realizar a amortização no Santander?
Se você ficou interessado e deseja amortizar suas parcelas no Santander, veja como é simples no passo a passo abaixo:
1. Acesse o portal Imobiliário Santander.
2. Insira seu CPF se você é um correntista e digite sua senha do internet banking
3. No menu lateral, vá para "Solicitações", depois "Amortização extraordinária" e escolha a "Data da amortização".
4. Informe o valor total da amortização e clique em "Simular", depois em "Avançar" e "Continuar".
Viu como é fácil realizar o processo de amortização?
Como realizar o cancelamento da amortização?
Caso você queira cancelar a amortização realizada, siga esses passos:
1. No menu lateral, vá para “Solicitações”
2. Clique em “Amortização extraordinária”
3. Em seguida vá para “Opção da amortização” e “Cancelar”.
Entender o significado da amortização é fundamental para quem possui empréstimos ou financiamentos.
Isso proporciona uma compreensão clara do pagamento ao longo do tempo e ajuda a planejar estratégias financeiras eficazes para quitar a dívida sem sobrecarregar as finanças, contribuindo para uma gestão financeira sólida e bem-sucedida.
E se você está precisando de um empréstimo para colocar a vida financeira em dia, conheça o Usecasa Santander, uma modalidade de crédito que te oferece maior prazo para pagamentos e as melhores taxas do mercado.
Utilize o crédito de forma consciente. Sujeito à aprovação de crédito e demais condições do produto vigentes no momento da contratação.