Atualizado em 21-02-2022

por Equipe Santander

Em diferentes cidades brasileiras o cancelamento do Carnaval 2022 de rua já é realidade. A decisão preocupa lojistas, ambulantes, além de bares e restaurantes que deixarão de faturar, pelo segundo ano consecutivo, em uma das maiores festas públicas do País.

Apesar de algumas cidades manterem os tradicionais desfiles, devido ao aumento de casos da variante Ômicron, capitais como Rio, São Paulo, Salvador, Recife e Olinda não terão mais as tradicionais folias de rua.

Mas, não desanime! Ainda dá tempo de você correr e garantir uma graninha extra durante o feriado prolongado. Para te ajudar a complementar a renda, separamos algumas dicas e opções que podem aliviar um pouco o bolso nesse período para você não sair 100% no prejuízo.

01. Entregas

Apesar de ser um trabalho que ganhou destaque e muita procura durante a pandemia, muitos comércios de bairro ainda dão preferência para entregadores fixos ou que prestem serviço no bairro, evitando o pagamento de taxas ou problemas com os pedidos em aplicativos.

Além das tradicionais entregas de bares, lanchonetes e restaurantes, existem também as entregas de farmácias, padarias, mercados de bairro ou até mesmo pequenos empreendedores próximos a você que precisam enviar encomendar diariamente aos correios.

Para as lojas, muitas vezes é um bom negócio ter alguém que possa realizar esse trabalho, pois evita tirar um funcionário de sua função para ter que despachar as encomendas, dando prioridade ao atendimento ao cliente.

E quem pensa que esse tipo de serviço só pode ser feito por quem tem carro ou moto, está muito enganado! Bicicletas são uma ótima solução para serviços de entrega.

Além de ser uma alternativa de transporte para o seu dia a dia, o uso da bicicleta ajuda a reduzir o trânsito nas nossas cidades, diminuiu suas despesas com transporte, evita congestionamentos, melhora sua qualidade de vida e muito mais.

E se você não tem uma bike, o Santander te ajuda. Aqui tem crédito para você financiar a sua. Quer saber mais, clique aqui e veja como ter a sua bicicleta.

02. Empregos temporários

Apesar das folias de rua serem canceladas, a demanda e busca por bares e restaurantes pode aumentar. Com o volume no fluxo do público durante o feriado prolongado, muitos comércios podem precisar de mais mão de obra para dar conta da demanda. 

Nestes casos, algumas profissões se destacam:

- Atendente de balcão;

- Garçons e garçonetes;

- Cozinheiro(a);

- Chapeiro(a);

- Delivery.  

E se você costuma vender comidas e quitutes durante o Carnaval, vale perguntar se esses estabelecimentos possuem interesse em vender seus produtos de forma consignada. Ou seja, você deixe seus produtos para venda em um bar ou restaurante e, em troca, oferece uma porcentagem ao dono do estabelecimento.

Com isso, você continua vendendo seus produtos e não perde o lucro durante esse período.

03. Revenda de produtos de beleza

Nos últimos anos, as maquiagens, glitters e acessórios fizeram sucesso durante o Carnaval. Atualmente no mercado, existem diversas marcas de beleza que oferecem a oportunidade de se cadastrar e começar a vender seus produtos como consultor(a). 

Mesmo não sendo fácil realizar a venda desses produtos, a procura por maquiagem nessa época do ano pode te gerar uma cartela fiel de clientes para o ano todo, transformando essa renda extra, em uma fonte de renda fixa.

Porém, muitas vezes, é preciso ter um capital para investir na compra desses produtos, é por isso que o Santander tem crédito pessoal para você pagar em até 6 anos. E o melhor: você pode solicitar direto pelo App Santander.

Para ser consultor(a), basta acessar os sites oficiais e seguir as instruções específicas de cada uma delas. 

04. Vendas Online

Com a chegada da pandemia, as pessoas começaram a consumir e comprar mais online do que presencial. Por conta disso, muita gente passou a utilizar as redes sociais como uma aliada para realizar vendas, divulgar trabalhos e expor seus produtos.

E do outro lado, quem consome também percebeu esse movimento e começou a buscar e consumir produtos nessas redes.

Hoje, esses espaços se tornaram uma ótima solução para quem que não tem uma loja física para vender seus produtos e precisa de visibilidade, uma vez que esses canais podem atingir diferentes públicos, aumentando seu potencial de venda e alcance.

Como esse ano o Carnaval de rua está suspenso em muitas cidades brasileiras, as pessoas acabam optando por comemorar o feriado em casa, viajando ou com os amigos e essa é uma boa oportunidade para vender kits de Carnaval, estilo “faça sua festa”.

Eles podem oferecer produtos como:

- Confete
- Serpentina
- Spray de espuma, tinta de cabelo
- Glitter
- Acessórios (tiaras, pulseiras, chapéus, máscara, brincos)
- Roupas
- Fantasias (completas ou simples)

Além disso, você pode aproveitar as vantagens do Santander e abrir sua conta PJ com a gente. O processo para quem é MEI, EI e SLU (antiga EIRELI) é 100% online e você tem acesso a diferentes benefícios.

Abrir conta PJ

E aí, gostou das dicas? A gente te mostrou um pouco do que é possível fazer no feriado prolongado mesmo com as restrições e cancelamentos do Carnaval desse ano.

Agora é com você, escolha a melhor opção para e boa sorte.


Todas as opiniões e depoimentos contidos nesta publicação foram tiradas das fontes aqui informadas. Esse blog possui caráter informativo, não representando a opinião, recomendação ou posicionamento formal do Santander ou das empresas de seu conglomerado.

Fonte: Folha Uol