Atualizado em Fri Apr 19 19:24:13 GMT-03:00 2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
No topo da imagem, a frase: cartão comum X cartão internacional. No lado inferior direito, a ilustração de um homem sentado em um cartão de crédito vermelho.

Atualmente, são inúmeros os meios de pagamento que uma pessoa tem ao seu alcance na hora de realizar compras. O que antes era só o dinheiro em espécie, hoje já são muitas as soluções disponíveis na compra presencial ou realizada pela internet.

Sem dúvidas, a principal delas é o cartão. Para se ter ideia, no fim de 2022, o número de cartões ativos no Brasil era de mais de 200 milhões. E dentro do universo dos cartões, existe o cartão internacional. Você já tem o seu ou ainda não conhece essa solução?

Ao fazer compras, especialmente online ou em transações internacionais, é essencial entender as diferenças entre utilizar um cartão de crédito comum e um cartão internacional.

Ambos os métodos oferecem vantagens distintas, dependendo das suas necessidades e do tipo de transação que você está realizando. São essas diferenças que vamos entender no texto a seguir.

Leia também: Como desbloquear um cartão de crédito Santander?

O que é um cartão de crédito?

Um cartão de crédito é um método de pagamento que permite que você faça compras e pague por elas posteriormente, em parcelas ou em uma única vez, sujeito a um limite de crédito determinado pelo banco ou outra instituição financeira.

No Brasil, os cartões de crédito geralmente são de bandeiras como Visa, MasterCard, American Express, entre outras.

Se preferir, leia o guia completo sobre cartão de crédito.

Cartão de crédito nacional

Os cartões de crédito brasileiros são projetados principalmente para uso dentro do país. Eles são aceitos em estabelecimentos locais e em sites brasileiros. Geralmente, esses cartões são vinculados a uma conta bancária brasileira e são regulamentados pelas leis e normas financeiras do país.

Além disso, a maioria dos cartões de crédito no Brasil oferece programas de recompensa e benefícios específicos para consumidores nacionais.

Quais as vantagens do cartão de crédito comum?

1 - Aceitação local: são amplamente aceitos em estabelecimentos dentro do Brasil;

2 - Programas de recompensa: oferecem benefícios e pontos que podem ser trocados por produtos, descontos ou milhas;

3 - Facilidades de pagamento: podem incluir opções de parcelamento adaptadas ao mercado brasileiro.

Cartão internacional

Por outro lado, um cartão internacional é projetado para uso em transações globais. Esses cartões têm a capacidade de serem utilizados não apenas no Brasil, mas em todo o mundo, em lojas físicas e online que aceitam a bandeira do cartão.

Os cartões internacionais geralmente oferecem taxas de câmbio competitivas e podem incluir benefícios adicionais, como seguro de viagem e proteção contra fraudes em compras internacionais.

Quais as vantagens do cartão internacional?

1 - Aceitação global: pode ser usado na maioria dos estabelecimentos pelo mundo;

2 - Conversão de moeda: facilita compras em diferentes moedas, com taxas de câmbio favoráveis;

3 - Benefícios adicionais: como seguro de viagem e assistência em emergências.

Qual a diferença entre cartão nacional e internacional?

Em resumo, a aceitação é uma diferença crucial entre o cartão internacional e o nacional. O cartão brasileiro é ideal para uso local e pode ter restrições em compras internacionais, enquanto o internacional é mais versátil globalmente.

As taxas também precisam ser lembradas, assim como os benefícios. Os cartões internacionais podem receber alguma taxação em compras fora do país, porém oferecem benefícios adicionais para viagens e compras no exterior.

Lembre-se: cada banco ou instituição financeira trabalha com taxas diferentes, oferecem variadas vantagens para seus clientes. Por isso, antes de contratar um cartão ou qualquer outro tipo de produto e serviço, é preciso conhecer as condições que estão sendo oferecidas.

Qual o cartão internacional do Santander?

A Select Global, a conta internacional do Santander, disponibiliza para você um cartão de débito que é aceito em mais de 200 países.

Com esse cartão internacional em mãos, você estará mais do que preparado para viajar para fora do brasil e comprar produtos e serviços em sites do exterior. Se precisar sacar dinheiro? Com o cartão da Select Global é possível sacar em todos os caixas eletrônicos do Santander espalhados pelo mundo com isenção de tarifa.

Ficou interessado?

Quero Select Global

Avalie esse artigo