Atualizado em 11-04-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
No lado esquerdo, a frase: CNH para PcDs. No lado direito, a ilustração de um carro vermelho. Obs: Se existir imagem ao longo do conteúdo, sinalizar no texto corrido, abaixo da imagem

Você pode não saber, mas muitas pessoas com deficiência (PcD) podem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dirigir carros automáticos ou adaptados. Com isso, ter mais independência e mobilidade para viver a vida com mais conforto e dignidade.

Em outras palavras, a CNH para PcDs é uma ferramenta de inclusão social, pois entrega mais do que um documento que permite dirigir, mas uma solução fundamental para a qualidade de vida de muitas pessoas.

Apesar dos inúmeros benefícios que a CNH pode trazer para essas pessoas, o processo para adquirir o documento pode parecer complexo. No texto a seguir, vamos explicar passo a passo como tirar a CNH para PcD, tornando o caminho mais claro e acessível.

O que é a CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um documento oficial que autoriza o seu titular a conduzir veículos automotores em vias públicas. A CNH possui diversas categorias que permitem a condução de diferentes tipos de veículos, como automóveis, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros.

Emitida pelos órgãos de trânsito estaduais, a CNH atesta que o portador possui os conhecimentos teóricos e práticos necessários para dirigir de acordo com as leis de trânsito.

Para obter a CNH, é necessário passar por um processo de habilitação que inclui aulas teóricas e práticas, exames médicos e psicológicos, além de testes de conhecimento sobre legislação de trânsito e habilidades de direção.

Leia também: Sabia que sua CNH pode ser suspensa por inadimplência?

O que é a CNH para PcDs?

A Carteira Nacional de Habilitação, ou carteira de motorista, para pessoas com deficiência é o mesmo documento, porém específico para PcDs. Ou seja, é um documento voltado a pessoas com alguma restrição física e, por isso, só pode ser dado com uma prescrição médica.

E vale chamar atenção para o fato que o motorista PcD segue o mesmo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que um motorista com habilitação padrão. Com as devidas adaptações, o motorista PcD pode dirigir motos, carros, caminhões... Ou seja, o PcD se estiver habilitado tem os mesmos direitos e deveres que os motoristas comuns, com as restrições necessárias para uma condução dentro das leis.

Passo a passo para tirar a CNH para pessoas com deficiência

1. Requerimento e documentos:

O primeiro passo é reunir a documentação necessária. Isso inclui preencher o requerimento para Avaliação de Junta Médica Especial, disponível no site do Detran do seu estado.

Além disso, será necessário apresentar um laudo médico original, emitido por um médico credenciado pelo Detran, juntamente com cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência. Caso já possua CNH e esteja buscando uma mudança de categoria, é importante levar também a CNH atual. Não se esqueça do pagamento da taxa de inscrição.

2. Exame médico especial:

Após a apresentação dos documentos, você passará por um exame médico especial realizado por uma junta médica credenciada pelo Detran. Esse exame avaliará se a sua deficiência impede ou limita a condução de veículos e definirá as adaptações necessárias no veículo, bem como a categoria da CNH adequada ao seu caso.

Esse é o único processo a mais em comparação com a CNH comum. Além disso, o processo de habilitação para PcD é praticamente o mesmo.

3. Autoescola e aulas:

Com a aprovação no exame médico, é hora de se matricular em uma autoescola credenciada pelo Detran. Lá, você participará de aulas teóricas e práticas, adaptadas de acordo com a categoria da CNH que você está buscando. Se necessário, o veículo utilizado nas aulas práticas também será adaptado para atender às suas necessidades específicas.

4. Exames:

Após concluir o curso na autoescola, será necessário realizar os exames obrigatórios. Isso inclui o exame teórico de trânsito e o exame prático de direção, que poderá ser feito com um veículo adaptado, caso necessário.

5. Emissão da CNH:

Uma vez aprovado em todos os exames, a CNH especial será emitida com a categoria e adaptações indicadas pela junta médica. Isso abrirá portas para a sua independência e mobilidade, proporcionando maior autonomia em suas atividades diárias.

6. Isenções:

É importante ressaltar que PcDs podem ter direito à isenção de taxas de inscrição, exame médico e aulas práticas. Recomenda-se consultar o Detran do seu estado para obter informações específicas sobre essas isenções.

Além disso, o PcD tem direito a algumas isenções se desejar comprar um veículo e também na hora do pagamento de impostos anuais ao Estado. Entre elas, estão:

- Isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos que custam até R$200.000;

- Abono do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para compra de automóveis de até 127 HP de potência bruta;

- Isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);

- Abono do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Como renovar CNH de PcD?

Quando chegar o momento de renovar a CNH, o processo será semelhante ao da renovação da CNH comum. No entanto, um novo exame médico especial será necessário, e a validade da CNH poderá variar de acordo com a deficiência.

Para obter mais informações sobre como tirar a CNH para PCD, consulte o Detran do seu estado ou procure a autoescola credenciada mais próxima.

Leia também: Como pagar os débitos para renovar sua CNH

Carteira de motorista em mãos? E agora?

Agora falta o veículo, certo? Se você tem o sonho de comprar um carro ou uma moto, pode começar a pensar em soluções para essa realização. Um consórcio de veículos, por exemplo. Quer saber como? A gente te conta tudo aqui.

Simular consórcio

Avalie esse artigo