Atualizado em 24-06-2024

por Equipe Santander

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Na imagem temos um texto à direita com a frase 'Tudo sobre acionar o sinistro'. Já à esquerda, temos uma ilustração que representa um carro vermelho com um escudo na frente.

Se você tem um seguro para carro, casa ou até mesmo celular, já deve ter escutado o termo “sinistro”, mas você sabe o que isso significa?

Diferente do significado popular da palavra, sinistro no universo de seguros tem outra definição. Ele não é uma gíria e nem algo assustador, mas sim, um imprevisto ou ocorrência que pode acontecer durante o período de vigência de um seguro.

Apesar de parecer confuso, ele é mais fácil do que você imagina e serve para te ajudar a garantir o acionamento correto das coberturas e/ou assistências que você contratou.

Para entender melhor como ele funciona e o que fazer caso precise comunicar um sinistro, separamos um conteúdo especial com as principais dúvidas sobre o tema.

Borá lá? Boa leitura!

Leia também: Prêmio do Seguro: o que é?

Para começar, o que é um seguro?

O seguro é um serviço oferecido por instituições como corretoras e seguradoras, e tem como objetivo oferecer tranquilidade e proteção para quem contrata.

Ao adquirir um seguro, seja para carro, casa, vida, entre outros, você passa a ter proteção para diferentes tipos de imprevistos e tem direito a receber indenização pelos danos.

Afinal, o que é um sinistro?

Sinistro são situações ou imprevistos que ocorrem de forma inesperada. Esses eventos inesperados são passíveis de indenização ou reparo, desde que estejam contemplados no contrato de seguro e este ainda esteja vigente.

Por exemplo, vamos supor que você bateu o seu carro e seu seguro possui cobertura para colisões especificada na apólice. Diante da situação, você poderá acionar o seguro e comunicar o sinistro ocorrido para receber a indenização.

Vamos pensar em outro exemplo?

Vamos supor que você tem um seguro residencial com algumas coberturas e, por uma infelicidade, a rede elétrica da sua casa entra em curto e causa um incêndio.

Você imediatamente entra em contato com a seguradora e confirma que na apólice do seu seguro existe cobertura contratada para danos elétricos e incêndios. É neste momento que o sinistro deve ser comunicado e acionado.

Como acionar um sinistro?

A orientação é que você comunique o sinistro imediatamente, assim que um imprevisto acontecer.

Após acionar o sinistro, um conjunto de medidas será realizada, é o que chamamos de etapas do processo de apuração dos prejuízos: solicitação de documentação, avaliação das obrigações legais do segurado, fotos, prejuízos indenizáveis e se necessário vistoria.

Aqui no Santander, por exemplo, nós temos um Portal de Sinistros, que facilita o atendimento e o acionamento. Nele, as solicitações e acompanhamentos de sinistro são feitos de maneira 100% digital pelo celular ou computador, em poucos minutos.

O serviço está disponível 24h, 7 dias por semana e sempre que for necessário enviar alguma documentação, você pode fazer o compartilhamento dos arquivos direto do seu celular ou computador, sem precisar ir até uma agência.

Além disso, aqui no Santander, você pode acionar o sinistro pelo aplicativo e até pelo WhatsApp. Ou seja, você vai poder fazer diversas ações relacionadas ao seu seguro.

A nossa inteligência coletiva vai te ajudar a:

- Acionar e acompanhar assistências

- Acionar sinistros

- Realizar pagamentos

- Tratar de assuntos sobre a apólice, como vigência e renovação

- Realizar alterações e estornar (apenas pelo app)

Seguros é com o Santander

Aproveite também para conhecer as opções de seguros que o Santander oferece. Tem diferentes tipos de serviço que vão desde roubo ou furto de carro, até seguro para transferências como Pix.

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