Atualizado em 19-02-2024

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na lateral inferior direita, uma ilustração de uma mão segurando um celular, com o app do Santander aberto. No centro da imagem, o texto: Recebeu um pix por engano? Veja o que fazer.

O WhatsApp não sai das nossas mãos. Com mais de 2 bilhões de usuários(as) ativos, é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo. Só no Brasil, são cerca de 147 milhões de contas ativas, o que equivale a 70% da população brasileira, segundo dados de um estudo divulgado pelo centro de pesquisa Statista, em 2022.

A popularidade é tanta por aqui, que nos colocou como o terceiro país que mais utiliza o app, perdendo apenas para Índia e Indonésia. E um dos principais motivos que fez o WhatsApp cair no gosto dos brasileiros, é a facilidade que ele oferece na hora de enviar e receber mensagens pelo celular.

Mas, sabia que além de trocar mensagens de texto, enviar fotos, memes, gifs ou áudios para seus amigos e familiares, também é possível realizar pagamentos através do aplicativo?

Isso mesmo! Sem sair da conversa, você pode enviar e receber valores para seus contatos, incluindo empresas e pequenos negócios.

Para saber como essa opção funciona e o passo a passo para configurar o sistema de pagamentos no seu celular com segurança, e ainda se como se prevenir contra golpes, confira o conteúdo que preparamos abaixo!

O que é a funcionalidade de Pagamentos no WhatsApp?

Disponível para todos os usuários do aplicativo, a função “Pagamentos do WhatsApp” (também conhecido como WhatsApp Pay) é uma ferramenta habilitada pelo Meta Pay, dentro do próprio aplicativo de mensagens.

 Com ela, você pode enviar e receber dinheiro sem sair do app e com poucos toques na tela. Você pode realizar até 20 transferências por dia, para diferentes contatos. A ferramenta também funciona para pagar empresas e tudo isso sem taxas!

Atenção: aqui estamos falando sobre fazer uma cobrança e receber o pagamento, não sobre ganhar dinheiro puramente com o aplicativo WhatsApp.

Como fazer pagamentos com o WhatsApp?

Para realizar pagamentos pelo WhatsApp, é necessário configurar a ferramenta no seu celular com o app do banco que deseja usar.

Ao cadastrar a conta será necessário informar: o seu nome completo, CPF e CEP. Os dados são solicitados para que o aplicativo confirme a sua identidade e evite fraudes.

No aplicativo, o processo para realizar pagamentos é simples:

1. Abra a conversa com o contato desejado;

2. Toque no ícone de clipe de papel e selecione a opção “Pagamentos”;

3. Em seguida, insira o valor que deseja transferir;

4. Para finalizar, confirme a transação com o PIN ou biometria.

Pronto, o valor será enviado para o seu contato. Lembre-se que para receber o pagamento é necessário ter o WhatsApp Pay configurado no celular. 

É possível fazer cobranças pelo WhatsApp?

Sim! Você também pode cobrar pelo aplicativo de um jeito bem simples.

Para isso, siga o passo a passo abaixo:

1. Selecione o contato que deseja cobrar;

2. Abra a opção “Pagamento” e clique em “Solicitar”;

3. Em seguida, digite o valor e envie o pedido para o contato.

Mas atenção: após receber a mensagem no aplicativo, você tem até dois dias para aceitar o pagamento. Caso não aceite, o valor voltará para o remetente.

Cadastre o seu cartão Santander

Você também pode usar o seu cartão de débito Santander para realizar pagamentos no WhatsApp. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo e cadastrar o seu cartão com segurança.

Importante: A transferência pelo WhatsApp está disponível, por enquanto, para todos os cartões com a bandeira MasterCard e com a função débito ativa.

Em breve, a transferência estará disponível também para bandeira Visa!

Dá para realizar pagamentos utilizando cartão de crédito?

Por enquanto, o uso do cartão de crédito está disponível apenas para empresas e usuários do WhatsApp Business.

Se você ainda não tem um cartão de débito Santander, abra sua conta agora mesmo e solicite o seu cartão.

Leia também: WhatsApp Business na Getnet: conheça as vantagens para o seu negócio

 Abrir conta

Siga o passo a passo para configurar o seu cartão Santander para Pagamentos no WhatsApp:

 Passo 1: Selecione o ícone Pagamento     

Passo 2: Crie um PIN com seis dígitos

Passo 3: Insira seu nome completo e CPF
  
Passo 4: Adicione seu cartão Santander Mastercard
Passo 5: Escolha o modo de verificação
Passo 6: Confirme o código
 

Dica: use também o seu cartão virtual (disponível no app Way) para ter ainda mais segurança nas transações online. 

É seguro realizar pagamentos pelo WhatsApp?

Sim, a Meta (empresa dona do WhatsApp) afirma que os dados pessoais e bancários dos usuários são protegidos por criptografia e outras camadas de segurança. Além disso, antes de finalizar a transação, é necessário incluir o PIN de seis dígitos ou a biometria.

Os pagamentos são sempre através do seu cartão de débito, ou seja, é necessário ter saldo na conta para realizar a transação.

Como proteger sua conta

Você já sabe que transações online exigem bastante cuidado, né? Por isso, para usar o Pagamentos do WhatsApp com mais segurança, é importante prestar atenção nos seguintes pontos:

- Verifique seus contatos: saiba para quem está enviando o dinheiro. Antes de confirmar o pagamento, certifique-se de que o destinatário é alguém que você conhece.

- Não compartilhe seus dados: nunca informe o seu PIN ou dados bancários e, se preferir, cadastre a sua biometria para diminuir os riscos de vazamento de informações.

- Use senhas fortes: tanto no celular, quanto no app do banco, você deve usar senhas bem construídas e nunca compartilhar os dados com alguém.

O histórico das transações realizadas fica disponível no aplicativo para você consultar sempre que desejar.

Benefícios em utilizar os Pagamentos do WhatsApp

- Agilidade e conveniência: fazer transações sem precisar sair do aplicativo.

- Integração nas conversas:  resolver tudo no mesmo app de forma dinâmica.

- Custo-benefício: os pagamentos feitos através do WhatsApp são isentos de taxas ou qualquer outro tipo de custo.

Agora que você já sabe como realizar pagamentos com o WhatsApp, é hora de confirmar se todos os dispositivos estão protegidos e assim aumentar a segurança para as suas transações online.

Avalie esse artigo