Atualizado em 23-10-2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Do lado esquerdo, a frase ‘empréstimo do FGTS: vale a pena?’. Do lado direito, mulher segurando um cartão de crédito eu homem ao lado de um cofre.

Se você já trabalhou com carteira assinada, sabe que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma reserva financeira importante, que pode ser usada em momentos específicos, como a demissão sem justa causa ou a compra da casa própria.

Mas o que muita gente não sabe é que é possível usar esse saldo para obter um empréstimo. Essa modalidade, chamada de empréstimo FGTS ou antecipação do saque-aniversário, tem se tornado popular por ser rápida e com possibilidade de ter juros baixos. 

Na prática, como funciona o empréstimo FGTS? Será que ele é uma boa opção para você? 

O que é o empréstimo FGTS?

Antes de qualquer coisa, é fundamental entender como funciona o empréstimo FGTS e os seus mecanismos. Ele é uma modalidade de crédito que permite a antecipação de parte do saldo da sua conta do FGTS. Ele se baseia na modalidade de saque-aniversário, criada em 2019, que permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo do seu fundo de garantia anualmente, no mês do seu aniversário.

Para fazer a antecipação, você precisa, primeiro, aderir ao saque-aniversário. Depois, autoriza a instituição financeira de sua preferência a consultar seu saldo do FGTS. Com essa autorização, o banco consegue calcular o valor que você pode antecipar, que geralmente corresponde a algumas parcelas anuais do saque-aniversário.

O que acontece quando faço um empréstimo do FGTS?

O grande diferencial, e o que explica como funciona o empréstimo FGTS, é a sua forma de pagamento. Em vez de você ter que pagar parcelas mensais, o banco recebe o valor do empréstimo diretamente da sua conta do FGTS, uma vez por ano, na data em que você receberia seu saque-aniversário.

Assim, você não precisa se preocupar com parcelas no seu orçamento mensal, já que a quitação da dívida ocorre de forma automática e anual.

Vale a pena fazer um empréstimo com o FGTS?

Agora que você já entendeu como funciona o empréstimo FGTS, é válido entender se essa modalidade realmente vale a pena para você. A resposta depende da sua situação financeira e de suas prioridades, como explicaremos a seguir:

Vantagens 

As possíveis vantagens do empréstimo FGTS se destacam, e a melhor forma de compreendê-las é sabendo como funciona o empréstimo FGTS na prática. Elas incluem:

  • Juros baixos: as taxas de juros do empréstimo FGTS podem ser mais brandas do que as de um empréstimo pessoal, por exemplo, ou do rotativo do cartão de crédito. Isso porque, nesse caso, o banco tem a garantia de que o pagamento será feito diretamente do seu saldo, o que reduz o risco de inadimplência.

  • Sem parcelas mensais: como a cobrança é anual e feita direto da sua conta do FGTS, você não precisa se preocupar com mais uma conta fixa no seu orçamento mensal. Isso pode ser ideal para quem já tem outras despesas e não quer comprometer ainda mais a renda.

  • Aprovação: justamente por ter como garantia seu saldo no FGTS, a aprovação de crédito pode ser mais fácil.

  • Liberdade de uso: o dinheiro pode ser usado para qualquer finalidade. Você pode quitar dívidas, fazer uma reforma, investir em um negócio ou viajar, por exemplo.

Quais são os pontos de atenção?

Apesar de ter a possibilidade de taxas de juros mais baixas, ao entender como funciona o empréstimo FGTS, você vai entender que ele tem pontos de atenção que podem impactar seu planejamento financeiro. O principal deles está ligada à forma de saque escolhida. Entenda:

  • Saque-aniversário: para ter acesso ao empréstimo FGTS, é obrigatório aderir ao saque-aniversário. Isso significa que você abrirá mão do saque-rescisão, que permite retirar todo o saldo do FGTS se for demitido sem justa causa. Se você for demitido sem justa causa, só terá direito à multa de 40%, o que pode ser um problema se você precisar do fundo para se reestruturar.

  • Saldo bloqueado: ao fazer o empréstimo, as parcelas do seu saque-aniversário ficam bloqueadas na sua conta do FGTS para garantir o pagamento. O valor é desbloqueado apenas após a quitação total da dívida.

  • Disponibilidade limitada: a antecipação depende do saldo disponível na sua conta do FGTS, e se o saldo for baixo, o valor liberado para o empréstimo também poderá ser limitado, conforme análise de crédito.

Passo a passo para contratar

Para quem quer saber como funciona o empréstimo FGTS na prática, o processo de contratação é simples e pode ser feito de forma 100% online. Para isso, siga os seguintes passos:

1. Adesão ao Saque-Aniversário: primeiro, baixe o aplicativo do FGTS e opte pela modalidade de saque-aniversário. É fundamental fazer isso para liberar o acesso ao seu saldo.

2. Autorização para a instituição financeira: no aplicativo do FGTS, procure a opção "Autorizar bancos a consultarem seu FGTS" e selecione o banco de sua preferência para a consulta.

3. Simulação e contratação: procure a instituição financeira que oferece a antecipação (como aqui no Santander), e simule o empréstimo, conferindo as condições e, se estiver de acordo, enviando a documentação necessária para a análise e assinatura do contrato.

4. Liberação do valor: se aprovado, o valor é depositado na sua conta bancária em poucos dias.

Como você conferiu até aqui, entender como funciona o empréstimo FGTS pode ser valioso se precisar de uma opção de crédito, especialmente considerando a possibilidade de taxas de juros baixas e a forma de pagamento que não pesa no seu orçamento mensal.

No entanto, é crucial lembrar que a adesão ao saque-aniversário abre mão do saque-rescisão, e, por isso, é válido confirmar se essa é uma troca que vale a pena para a sua situação.

Dependendo da sua realidade, o empréstimo do FGTS pode ser uma solução eficiente e econômica. Por isso, pondere os prós e contras e tome a melhor decisão para o seu futuro financeiro.

E agora que você já sabe como funciona o empréstimo FGTS, a possibilidade de juros baixos e mais tranquilidade de não ter parcelas mensais, chegou a hora de dar o próximo passo. Com a segurança e a confiança de um banco como o Santander, você pode antecipar o seu FGTS* para realizar seus planos.

Simule o Empréstimo FGTS

*Sujeito à análise de crédito.

 

Avalie esse artigo