Atualizado em Tue Jan 04 17:26:44 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Quando o assunto é organização financeira, é importante ressaltar que não existe mágica, truque ou método definitivo. Para colocar suas finanças em ordem você precisa de duas coisas básicas: vontade e disciplina. É com esses dois elementos que você vai conseguir resolver os seus problemas, eliminar suas dívidas e ter sua conta bancária no azul. Se você está disposto a assumir esse desafio, nós temos algumas sugestões bem importantes para te apresentar e que podem fazer toda a diferença na sua vida. Veja só:

Você precisa ter iniciativa

Querer colocar suas contas em ordem já é um grande passo dado. Então, respire fundo, se parabenize por ter tomado essa atitude importante, deixe o passado para trás e vamos ao que é preciso fazer. Agora, é hora de se organizar!

Coloque tudo na ponta do lápis ou em uma planilha

Se você não sabe exatamente o quanto ganha e o quanto gasta mensalmente é provável que sua saúde financeira esteja comprometida. Por isso, encare esse desafio e coloque numa folha de caderno ou em uma planilha tudo o que for preciso: seu salário, as contas que você precisa pagar mensalmente e suas dívidas, como cheque especial, cartão de crédito e financiamento.

Quer uma dica de ouro? Confira uma planilha incrível e totalmente gratuita que nossos especialistas fizeram para facilitar sua vida na hora de organizar suas contas: clique aqui.

Faça o seu planejamento

Agora é hora de planejar. Primeiro, separe seus gastos fixos, como aluguel, condomínio, financiamento, mensalidade escolar, diarista e plano de saúde. Em seguida, separe seus gastos variáveis, tais como conta de luz, gás, água, cartão de crédito e alimentação. E, depois, separe seus gastos eventuais, como passeios, roupas, calçados e cabeleireiro. Sobrou algum dinheiro? Então vamos ao próximo passo. Se não sobrou dinheiro, é preciso que você reveja os seus gastos e identifique o que é possível cortar, pois assim você conseguirá um alívio nas contas e começar a virada da sua vida financeira.

Aprenda a economizar, guardar e investir dinheiro

Não adianta só pagar as contas e achar que está tudo bem. Você precisa poupar dinheiro para eventuais planos ou emergências do futuro. Trace objetivos, como trocar de carro, comprar um imóvel ou fazer aquela viagem dos sonhos. Comece a guardar dinheiro ainda hoje e estude sobre investimentos. Hoje em dia, tudo ficou muito mais fácil com a internet.

Os juros altos e as dívidas estão atrapalhando sua saúde financeira? Você pode fazer um empréstimo de maneira fácil, rápida e segura. Conheça a Empréstimo Sim, fintech do Santander.

Procurando crédito, mas ainda não tem conta aqui? Conheça as soluções disponíveis para não correntistas.