Atualizado em Wed Jun 08 11:54:27 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Em alguns momentos da vida podemos nos sentir um pouco mais apertados ou até confusos com a organização das finanças pessoais, da casa ou da empresa. Quando algumas contas não fecham, às vezes, é preciso recorrer a uma fonte de dinheiro extra.

E como conseguir dinheiro extra? Nesses casos, o empréstimo pode ser uma solução temporária para garantir o equilíbrio da sua saúde financeira com uma renda extra. Principalmente, porque as taxas costumam ser mais baixas do que outras opções do mercado.

Aqui, nós vamos entender quando vale a pena buscar por um empréstimo para organizar as suas finanças.

1. Cartão de crédito e cheque especial

Entrar no rotativo do cartão de crédito ou usar o limite do cheque especial, até conseguir pagar a conta com a sua renda atual, pode ser uma enrascada. Esses juros costumam ser altos – entre 8 e 15% - e o valor a ser pago acumula, ficando cada vez maior com o tempo. Nessa situação, solicitar um empréstimo pode facilitar a quitação da dívida, pois as taxas são mais baixas e existem possibilidades que permitem diminuir os juros. Por isso, é importante pesquisar e comparar.

2. Financiamento de imóvel

Ao buscar pelos planos de financiamento de imóvel, nos deparamos com taxas de juros altas conforme maior for o tempo necessário para o pagamento das parcelas. Nesse momento, para sair do aluguel e conquistar sua casa própria, pode ser uma boa opção procurar por um empréstimo com taxas mais baixas que o financiamento e oferecer o pagamento do imóvel à vista, podendo até mesmo baixar o valor sugerido antes. Assim você consegue evitar uma dívida de financiamento que pode durar muitos anos.

3. Pagar dívidas caras

Ter uma reserva de emergência é o ideal nos casos de um imprevisto como uma conta de hospital, multas de quebras de contrato, consertos gerais ou outras situações do dia a dia. Mesmo assim, podemos estar desprevenidos e, nesses momentos, solicitar um empréstimo com taxas mais baixas pode ser melhor do que segurar a dívida com o risco de sujar o seu nome. Em caso de várias dívidas, a opção de pagar todas de uma só vez com o empréstimo e concentrar apenas uma taxa de juros, acaba sendo mais fácil do que tentar administrar todas elas e prejudicar o planejamento das finanças. 

4. Para investir no seu negócio

Às vezes, um investimento preciso pode ajudar a alavancar a entrada de renda para o seu negócio. Seja comprando um forno maior para fazer mais bolos e vender mais, seja adquirindo um equipamento de fotografia melhor e cobrando mais pela qualidade das fotos ou uma nova ferramenta para começar o seu negócio do zero. São custos que, de início, podem ser altos e não caber em nosso orçamento, mas com o auxílio do empréstimo é possível começar rápido e pagar aos poucos com taxas baixas.

Quanto de renda posso comprometer para um empréstimo?

Ao considerar a possibilidade de solicitar um empréstimo é recomendado que o valor não seja maior que 30% da sua renda atual, pois, acima disso, é preciso ter cuidado para não ficar no vermelho e acabar sujando o nome, caso não consiga pagar.

Uma opção rápida de dinheiro extra

Muitas pessoas podem se sentir apreensivas com a ideia de solicitar um empréstimo, pois têm a impressão de que essa opção é apenas para quando a sua situação financeira é irreversível. Mas solicitar um empréstimo pode ser uma saída mais barata para o seu bolso, nas situações acima.

Como vimos, o empréstimo pode ser aquele dinheiro extra para facilitar as suas contas e te ajudar a fugir de taxas muito altas como o rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial.

Para ele valer a pena, o valor dos juros da negociação que você está analisando deve ser menor do que a dívida que está sendo considerada, além de, claro, estar dentro do seu orçamento.

Assim, você consegue manter a sua saúde financeira em dia equilibrando as contas sem comprometer-se com juros muito altos.

Conheça a Sim, fintech do Santander. Por meio de uma plataforma 100% digital e segura oferecemos o dinheiro extra que você precisa para organizar as suas contas.