Atualizado em Fri Dec 12 14:26:28 GMT-03:00 2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Frase ‘use o cartão pelo celular’ à esquerda com ilustrações que remetem à pagamento na direta.

Se antes pagar com cartão de crédito era o ápice da praticidade, hoje uma carteira recheada deles já parece algo do passado. A possibilidade de usar cartão pelo celular oferece conveniência, agilidade e, o mais importante, um nível de segurança maior.

Isso é possível porque, hoje, os smartphones são equipados com uma tecnologia que permite transferir dados entre aparelhos próximos um do outro de forma rápida, além de aplicativos que permitem gerenciar seus cartões de forma digital.

Aqui, você aprenderá passo a passo como colocar o cartão no celular e fazer pagamentos com as principais carteiras digitais. Continue a leitura e prepare-se para modernizar a forma com que você paga por suas compras!

O que significa usar o cartão pelo celular?

Usar o cartão pelo celular, em sua essência, significa digitalizar seu cartão de crédito ou débito armazená-lo em um aplicativo específico, conhecido como carteira digital ou digital wallet.

As carteiras digitais, como o Google Pay (para dispositivos Android) ou o Apple Pay (para iPhones), utilizam uma tecnologia chamada NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade). É o mesmo mecanismo que permite o pagamento por aproximação com cartões físicos.

Ao adicionar o seu cartão na carteira digital, você cria uma versão virtual e segura dele. Na hora de pagar em lojas físicas, em vez de passar o cartão na maquininha, você simplesmente aproxima o seu celular.

A transação é realizada de forma instantânea, sem a necessidade de digitar senha na maquininha para valores menores e com autenticação (biometria ou senha do celular) para garantir a sua segurança.

Por que os pagamentos móveis ficam tão populares?

A crescente popularidade dos pagamentos móveis não é um acaso. Ela é impulsionada por três pilares fundamentais: conveniência, velocidade e segurança.

  • Conveniência: ter o cartão sempre disponível no celular elimina a necessidade de carregar a carteira para todo lugar. Esqueceu o cartão em casa? Sem problemas, o celular está sempre com você.

  • Rapidez: a transação por aproximação é significativamente mais rápida do que inserir o cartão e digitar a senha, tornando as filas menores e a experiência de compra mais fluida.

  • Segurança reforçada: as carteiras digitais utilizam tecnologias como a tokenização e a criptografia, garantindo que o número real do seu cartão nunca seja exposto ao lojista.

Como colocar o cartão no celular

O primeiro passo para usar essa tecnologia é saber como colocar cartão no celular. O processo é simples e intuitivo, mas exige atenção a alguns detalhes específicos do seu dispositivo.

Verifique a compatibilidade do seu celular

Antes de tudo, para usar o pagamento por aproximação, seu smartphone precisa ter a tecnologia NFC.

  • Android: a maioria dos modelos atuais já possui o chip NFC. Você pode conferir nas configurações do seu aparelho, geralmente na seção "Conexões" ou "Dispositivos Conectados".

  • iPhone: todos os modelos de iPhone a partir do 6 (lançado em 2014) já possuem o NFC, que é ativado automaticamente pelo sistema para uso exclusivo no Apple Pay.

Além disso, certifique-se de que o seu cartão Santander é compatível com a carteira digital de sua escolha. O Santander suporta as principais carteiras, garantindo que você possa aproveitar essa facilidade.

Adicionando seu cartão no Apple Pay (para iPhone)

1. Abra o app: localize e abra o aplicativo "Carteira" no seu iPhone;

2. Adicione um cartão: toque no ícone de adição (+) no canto superior direito;

3. Siga as Instruções: selecione a opção "Cartão de Débito ou Crédito" e posicione a câmera do iPhone para escanear seu cartão, ou digite os dados manualmente;

4. Verificação Santander: o banco fará uma verificação de segurança. Geralmente, será necessário confirmar a adição do cartão por meio de um código enviado por SMS ou através do aplicativo;

5. Pronto: após a verificação, o cartão no celular estará pronto para uso.

Adicionando seu cartão no Google Pay (para Android)

1. Baixe o app: se ainda não tiver, baixe o aplicativo Carteira na Google Play Store;

2. Abra e adicione: abra o aplicativo e toque no ícone de adição (+) ou "Adicionar um cartão";

3. Insira os dados: use a câmera para escanear as informações do seu cartão Santander ou digite o número manualmente;

4. Verificação e segurança: leia e aceite os Termos e Condições e siga o processo de verificação de segurança (geralmente via SMS ou app do banco);

5. Finalize: uma vez verificado, você terá o seu cartão no celular ativo para pagamentos.

Outras carteiras digitais

Embora Google Pay e Apple Pay sejam as mais populares, existem outras opções robustas no mercado. A Samsung Wallet, por exemplo, é uma excelente alternativa para proprietários de smartphones Samsung.

O importante é que a tecnologia fundamental para como usar cartão de crédito no celular é a mesma em todas as carteiras, focada na segurança e praticidade da digitalização do seu meio de pagamento.

Como pagar com cartão pelo celular

Colocar o cartão no celular é apenas o primeiro passo. O próximo é entender como funciona a mágica do pagamento por aproximação, que é sem dúvidas a forma mais rápida de usar seu cartão no celular.

Onde pagar com o celular

Você pode pagar com o celular em qualquer estabelecimento que aceite pagamentos por aproximação. Se a maquininha de cartão exibir o símbolo do NFC (quatro linhas curvas, semelhante ao símbolo do Wi-Fi), ela está pronta para receber o pagamento móvel.

Essa tecnologia já está amplamente difundida no Brasil, desde grandes redes de supermercados até pequenos comércios e táxis.

Pagando com Google Pay

1. Desbloqueie o celular: simplesmente desbloqueie a tela do seu smartphone, não é necessário abrir o aplicativo da carteira;

2. Aproxime o celular: aproxime a parte de trás do seu celular da maquininha de cartão.

3. Autenticação: para altos, a carteira digital poderá solicitar a autenticação biométrica (digital ou facial) ou a senha do celular.

4. Confirmação: a maquininha exibirá a mensagem de transação aprovada.

Se quiser usar um cartão diferente do que está configurado como padrão para pagamentos, abra o Google Pay, selecione o cartão desejado e, então, aproxime-o da maquininha.

Pagando com Apple Pay

1. Ative o pagamento: pressione o botão lateral (iPhone com Face ID) ou o botão Home (iPhone com Touch ID) duas vezes rapidamente para abrir a carteira;

2. Autentique: olhe para o celular (Face ID) ou coloque o dedo no sensor (Touch ID) para autenticar a transação.

3. Aproxime: mantenha o topo do iPhone próximo ao leitor NFC da maquininha.

4. Concluído: uma marca de verificação e a palavra "Concluído" aparecerão na tela, e a maquininha confirmará a aprovação.

Dicas para uma transação sem problemas

Para garantir que a experiência de usar o cartão pelo celular seja sempre rápida e eficiente, é fundamental conhecer alguns truques e verificar certos detalhes no momento da compra. Siga estas orientações simples para que seu pagamento por aproximação seja aprovado de primeira:

  • Verifique o NFC: certifique-se de que o NFC do seu celular (Android) está ativado nas configurações antes de tentar pagar;

  • Posição correta: a área de leitura NFC do celular costuma ser na parte superior ou traseira. Tente manter essa área diretamente sobre o símbolo de aproximação da maquininha;

  • Aplicativo atualizado: mantenha o app da carteira digital e o app do Santander sempre atualizados.

Vantagens de usar o cartão pelo celular

A conveniência de usar cartão pelo celular é inegável, mas as maiores vantagens dessa tecnologia reside na segurança e no controle que ela oferece.

Tokenização e criptografia

Este é, talvez, o ponto mais importante. A segurança dos pagamentos móveis é, muitas vezes, superior à do cartão físico graças à tokenização.

Quando você adiciona o cartão no celular, o número real do seu cartão não é armazenado no celular nem transmitido para a loja. Em vez disso, a carteira digital cria um número de conta virtual, chamado token.

O token é usado exclusivamente para aquela transação e é inútil para golpistas. Mesmo que um hacker intercepte os dados, ele só terá o token, não o número real do seu cartão. Além disso, todas as comunicações entre o celular e a maquininha são criptografadas, adicionando mais uma camada de proteção.

Proteção contra roubo e perda

Se você perder sua carteira, seus cartões físicos podem ser usados até você ligar para o banco. No entanto, para usar o cartão no celular, é quase sempre exigida uma autenticação (biometria ou senha do aparelho). Sem a sua digital ou face, o ladrão não consegue usar o cartão.

Você também pode apagar todos os dados da carteira digital remotamente através do Google ou da Apple, garantindo que o seu dinheiro fique seguro, mesmo que o dispositivo seja perdido ou roubado.

Controle e organização financeira

As carteiras digitais, como o Google Pay e o Apple Pay, registram o histórico de suas transações, permitindo um acompanhamento imediato dos gastos, o que facilita o controle do seu orçamento.

Cartão virtual para compras online

Além do pagamento por aproximação em lojas físicas, o cartão no celular é a base para o uso de cartões virtuais em compras online. O cartão online, que pode ser facilmente gerado no app do Santander, também utiliza um número diferente do seu cartão físico, e muitos podem ter validade limitada, reforçando a segurança nas transações via internet.

Seu dinheiro mais seguro com tecnologia

A resposta para como usar cartão pelo celular é clara: através das carteiras digitais, da tecnologia NFC e da tokenização, você consegue aliar a modernidade do smartphone com a segurança e a praticidade dos seus cartões.

Não perca tempo! Se você ainda não digitalizou o seu cartão, siga os passos para adicioná-lo no Google Pay ou no Apple Pay e comece a pagar com o celular hoje mesmo, aproveitando todas as vantagens que essa tecnologia tem a oferecer.

Com os cartões Santander, você transforma o seu celular em um meio de pagamento rápido e confiável.  Não fique de fora: peça o seu cartão Santander e comece a pagar com o seu smartphone hoje mesmo!

Peça seu cartão

Avalie esse artigo