Atualizado em 18-01-2024

por Equipe Santander

Acessibilidade

Tema para daltônicos

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Se está em busca de um empréstimo para quitar suas dívidas, empreender ou até mesmo para seus estudos, a melhor forma é buscar um crédito que contêm condições mais vantajosas e que estejam dentro do seu orçamento.

O Usecasa, o empréstimo com garantia de imóvel do Santander, pode ser sua melhor opção.

Neste artigo, vamos explorar detalhadamente as taxas, juros e demais despesas que fazem parte desse tipo de crédito. Estar informado sobre os custos é vital para uma decisão financeira sólida.

Boa leitura!

Quais as despesas do empréstimo com garantia de imóvel? 

Antes de contratar o seu Usecasa, é muito importante que saiba que existem alguns custos em seu contrato.

Essas despesas podem incluir taxas de avaliação do imóvel, realizadas para determinar o valor da garantia, bem como taxas de análise de crédito e taxas de contratação do empréstimo.

Além disso, é importante levar em consideração os custos relacionados à elaboração do contrato, que podem abranger taxas administrativas e taxas de registro, variando de acordo com a instituição financeira.

Vejamos quais os custos a seguir:

Seguros DFI e MIP 

O Seguro DFI – Seguro de danos físicos, é um tipo de seguro que cobre especificamente danos a integridade física do imóvel.

Ou seja, na ocorrência de um sinistro, o DFI cobre as despesas com reparos, devolvendo o local para suas condições originais.

Os incidentes cobertos por esse seguro são:

- Incêndio, raio ou explosão;

- Alagamento ou inundação

- Vendaval

- Destelhamento

- Desmoronamento total ou parcial

- Risco de desmoronamento comprovado

- Qualquer situação que comprometa a moradia neste imóvel.

O Seguro MIP (Morte e invalidez permanente), é obrigatório para quem contrata um empréstimo com garantia de imóvel. Ele serve para que o valor seja quitado em caso de morte ou invalidez do responsável pelo contrato.

No entanto, quando mais de uma pessoa é responsável pelo crédito, o percentual de cobertura para cada indivíduo, e a proteção do seguro é ajustada de acordo com essa proporção.

Esses seguros servem para minimizar efeitos de despesas que possam ocorrer e quitar ou amortizar o saldo devedor em caso de impossibilidade de pagamento.

Tarifa de avaliação documental

Nesse tipo de empréstimo, a instituição financeira responsável vai avaliar os documentos do seu imóvel e os seus documentos pessoais. Essa avaliação é feita por uma empresa especializada e tem um custo.

Além da avaliação, você também vai pagar os custos cartorários para registrar o empréstimo no cartório de registro de imóveis. Esses custos variam de acordo com o valor do imóvel e o estado em que o imóvel está localizado.

Então, lembre-se que, além dos juros, você também vai pagar esses custos quando fizer um empréstimo com garantia de imóvel.

Registro no Cartório 

Seguindo com os custos para contratar o empréstimo com garantia de imóvel, temos os registros do cartório. Nesses casos, será preciso pagar os custos cartorários para registrar o contrato.

Isso ocorre porque, durante o empréstimo, a propriedade fica alienada ao banco. Mas, você pode continuar morando nela normalmente. O imóvel só voltará a ser seu quando a dívida for quitada totalmente.

Taxa de juros 

Quando você pede um empréstimo ao banco, ele cobra juros para te emprestar o dinheiro. Os juros são calculados todos os meses, sobre o valor que você ainda deve.

No Santander, você pode consultar as taxas de juros do empréstimo com garantia de imóvel no nosso site ou no momento da simulação.

CET – Custo efetivo total

O CET, ou custo efetivo total, corresponde ao custo real de um empréstimo ou financiamento. Ele inclui todos os encargos e despesas envolvidos na operação, como juros, tarifas, tributos e seguros.

Por exemplo, um empréstimo com CET de 10% significa que o cliente pagará, além do valor principal, mais 10% de juros, tarifas, tributos e seguros.

O CET é uma ferramenta importante para comparar diferentes ofertas de empréstimos ou financiamentos. Ele permite que o cliente escolha a opção mais vantajosa, levando em consideração todos os custos envolvidos.

Portanto, ao considerar um empréstimo com garantia de imóvel, é fundamental avaliar todos esses custos e garantir que esteja plenamente ciente de como cada um afeta suas finanças.

Com o Usecasa, você conta com a melhor taxa de mercado, além de um prazo maior para pagamento e uma análise de crédito feito na mesma hora. Ficou interessado? Faça sua simulação agora mesmo!

Simular crédito

 

 

Avalie esse artigo