Atualizado em Wed Jun 22 20:46:29 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Criada pelo alemão Karl Von Drais em 1817, a bicicleta é um dos veículos mais utilizados nos dias de hoje, isso porque reduz drasticamente o impacto ao meio ambiente e muitas pessoas têm usado para se deslocarem em seus trajetos diários como ir ao trabalho, escola, faculdade entre tantos.

Mas você sabe a história por trás da bicicleta e qual a sua importância para saúde? Então continue a leitura e conheça mais sobre esse meio de transporte.

A história da bicicleta

Como falado, a bicicleta foi criada em 1817 pelo alemão Karl Von Drais com a intenção de facilitar o transporte das pessoas no seu dia a dia. Mas o primeiro nome dado a esse meio de transporte não foi bicicleta, como todos conhecemos, e sim draisiana.

Seu formato era composto por uma espécie de viga de madeira com duas rodas ligadas e alinhadas no sentido de giro, um assento e uma alavanca. Em sua primeira versão, não havia pedal, então para movimentar-se o usuário precisava deslizar os pés sobre o chão alternadamente.

Apesar de ter um formato um pouco estranho e totalmente desconfortável, a criação foi um sucesso e vários produtores tentaram realizar diversas mudanças no seu layout, pensando sempre em melhorar a experiência dos usuários, sendo um modelo base para a criação do automóvel.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o dia mundial da bicicleta é comemorado no dia 19 de abril, a ONU decretou em 2018 que a comemoração oficial é no dia 03 de junho, com o objetivo de lembrar os benefícios do meio de transporte para a população.

A importância da bicicleta

A bicicleta tem proporcionado inúmeros benefícios à sociedade desde o seu início, uma vez que é um meio de transporte sustentável e acessível a uma vasta gama de indivíduos. Como resultado, é um fantástico aliado dos transportes urbanos.

As bicicletas também ajudam a reduzir o congestionamento do tráfego e o ruído gerado pelo excesso de veículos motorizados na estrada. Como resultado, elas desempenham um papel crítico na vida da cidade.

Além disso, tornou-se frequente você encontrar diversos parceiros de aplicativos de delivery utilizando uma bicicleta para realizar as suas entregas, ou seja, esse transporte ajuda também aqueles que não possuem um automóvel e querem realizar entregas para fazer um dinheiro extra.

E um dos benefícios mais importantes das bicicletas é sua contribuição para a saúde, afinal, praticando as pedaladas com acompanhamento médico, você pode garantir uma melhora no seu fôlego, reduzir o colesterol, controlar a pressão arterial e, claro, ter uma vida com mais bem-estar.

O Santander também oferece possibilidades para você que utiliza a bicicleta no dia a dia. Quando precisar fazer uma pausa, procure pela Parada Santander, um espaço criado para incentivar o transporte de bicicletas na cidade e você pode dar uma parada para recarregar as energias.

E em breve, você vai contar com 40 Paradinhas para sua bike com calibrador de pneu, painel de ferramentas, suporte para regulagem de bike e bicicletários.

Conheça essa e outras ações do banco do ciclismo brasileiro.

Saiba mais

Depois de conhecer um pouco mais da história da bicicleta e todos os benefícios desse meio de transporte ficou com vontade de andar de bike? Então garanta a sua com o programa Mobilidade Santander, onde você financia até 100% do valor da sua bike.

QUERO FINANCIAR MINHA BIKE

Todo conteúdo desta publicação foi tirado das fontes aqui informadas. Esse blog possui caráter informativo, não representando a opinião, recomendação ou posicionamento formal do Santander ou das empresas de seu conglomerado.