Atualizado em Wed Jun 15 16:51:59 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Com certeza você já deve ter feito a seguinte pergunta “quanto está valendo o dólar hoje?”, principalmente quando estamos falando de uma possível viagem internacional em que a moeda local seja a americana.
 
Para responder adequadamente essa pergunta, é preciso atentar-se a outro fator importante: qual dólar será comprado, o turismo ou comercial?
 
Para entender melhor, as diferenças e variações entre eles, preparamos esse artigo para você. Boa leitura!
 

O que é o dólar comercial?

Como o próprio nome já diz, o dólar comercial é aquele utilizado pelas grandes empresas e governos nas transações financeiras internacionais, como por exemplo, importação e exportação de produtos, matérias primas, serviços ou até mesmo para investimentos.
 
A sua função é facilitar processos de negociação, já que cada país possui sua própria moeda, assim como o Brasil possui o Real e a Argentina o Peso Argentino, o dólar comercial serve como moeda em comum para ambas as partes.
 
Porém, se você como Pessoa Física for a uma agência de câmbio não pode comprar essa moeda, porque ela é utilizada exclusivamente para as grandes empresas e o seu valor da taxa de câmbio é menor, quando comparado com o dólar turismo e isso ocorre por conta das altas transações diárias.
 
Durante todo o dia o valor sofre quedas e aumentos, mas ao final, essas variações são fechadas e é divulgado o valor oficial. Esse balanço é conhecido como Ptax e é administrada pelo Banco Central. Então quando você assiste em algum noticiário sobre a variação do dólar, geralmente o valor apresentado é o comercial.
 
Ta precisando realizar transações internacionais? Então conheça o One Pay, uma solução 100% digital para enviar e receber o seu dinheiro no exterior.
 
 
 

E o que é o dólar turismo?

Se você está planejando uma viagem internacional e tem a pretensão de realizar compras dos mais diversos itens, essa é a cotação do dólar que deve acompanhar.
 
A principal diferença entre eles é a variação dos preços, onde o dólar turismo tem um preço acima do comercial. Isso ocorre pelo oposto do citado anteriormente, as transações são menores do que as empresas e governos realizam. Além disso, o fato de haver um custo de operações para assegurar o comprador e as empresas, implicam diretamente nessa diferença.
 
Portanto, é importante se planejar cuidadosamente para viagens internacionais, desde a compra das passagens aéreas até a compra do dólar para usar no país, porque todos esses fatores estão diretamente ligados a essa variação do dólar turismo.
 
A viagem internacional dos sonhos pode se tornar realidade, mas é sempre importante atentar-se a taxa de câmbio e planejar a compra do dólar, para garantir o melhor preço.
 
Nas agências de câmbio do Santander, você encontra as principais moedas do mundo disponíveis para você com cotação diferenciada e com a segurança de um banco internacional