Sair do aluguel e ter a casa própria ainda é o sonho de muitos brasileiros, mas a gente sabe que nem sempre é fácil juntar dinheiro para adquirir um imóvel à vista.
Por conta disso, o Santander oferece linhas de crédito para ajudar a conquistar seus sonhos. Uma dessas opções é o financiamento imobiliário, que dentre suas principais vantagens, permite a flexibilização do pagamento do imóvel, além de outros benefícios.
Ao longo deste conteúdo, vamos te contar como ele funciona, além de dicas que vão te ajudar a encontrar a opção mais vantajosa para você.
Então se você tem dúvidas sobre o tema, continue a leitura e confira como o financiamento imobiliário pode te ajudar na compra de uma casa ou apartamento.
1. O que é um financiamento imobiliário?
É uma linha de crédito oferecida pelos bancos ou programas do governo para ajudar você na compra de um imóvel. Com ele, é possível parcelar o pagamento, dentro dos limites previstos nas normas aplicáveis. Ao solicitar o financiamento, essas informações poderão ser verificadas previamente.
2. Por que fazer um financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é uma ótima solução para quem deseja comprar um imóvel no modelo parcelado.
Se você tem receio em optar pelo financiamento por medo de se comprometer com um débito a longo prazo, saiba que quando bem planejado, o financiamento se torna uma opção muito vantajosa, principalmente para quem não tem dinheiro guardado para pagamento integral do preço e precisa ter opções mais acessíveis.
Além disso, ele permite que você saia do aluguel e adquira um imóvel próprio.
3. Quais os benefícios do financiamento?
Além das vantagens que já te apresentamos, existem outros benefícios que o financiamento imobiliário pode proporcionar para você. Olha só:
- Condições facilitadas:
O grande diferencial e benefício do financiamento imobiliário são suas condições de pagamento. Além de poder financiar um imóvel por um longo período, você também consegue simular e escolher a linha de crédito que atendam às suas necessidades.
Outra vantagem é a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) como valor de entrada para o financiamento ou, se preferir, para amortizar as parcelas ou até quitá-las, desde que enquadradas as regras previstas no Manual do FGTS – Utilização na Moradia Própria, publicado pela Caixa Econômica Federal.
Além dessas possibilidades, você também pode compor renda com outra pessoa. Opção para quem já encontrou o imóvel que deseja, mas não possui renda suficiente para fechar o financiamento.
- Construção do patrimônio:
Ao adquirir um imóvel você está fazendo um investimento no futuro, construindo o seu patrimônio e garantindo qualidade de vida para você e para sua família.
4. Como contratar um financiamento?
Antes de contratar o seu financiamento imobiliário, é importante conhecer as condições necessárias para a aquisição. Atenção também para a documentação solicitada, ela pode variar de uma instituição para outra.
Esses são alguns dos documentos que costumam ser solicitados:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de Renda (holerites, notas e etc);
- Certidão de nascimento;
- Comprovante de estado civil (se tiver);
- Extrato de declaração do Imposto de Renda;
- Extrato do FGTS (se você tiver saldo disponível, poderá utilizá-lo)
Aqui no Santander, a análise de crédito é na hora e 100% digital.
Para fazer a sua simulação e acessar as nossas condições de financiamento imobiliário, valor das parcelas, entre outras informações, é só clicar no botão abaixo.