Atualizado em 23-10-2025

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Do lado direito, a frase ‘cuidado nos caixas eletrônicos’. Do lado esquerdo, ilustração de um caixa eletrônico.

Cuidar das suas informações pessoais e bancárias é fundamental em qualquer situação, até mesmo quando você está dentro da sua agência do seu banco. E sabe por quê? Porque existe um tipo de fraude chamado Golpe da Ajuda, uma abordagem em que pessoas mal-intencionadas se aproveitam de quem está utilizando caixas eletrônicos para aplicar golpes.

Existem várias formas de se proteger, e vamos explicar cada uma delas aqui. Assim, você vai entender como evitar cair nessa armadilha e, caso aconteça, saberá o que fazer em seguida. Continue lendo para ficar por dentro!

Como funciona o Golpe da Ajuda? 

Imagine a cena: você está fazendo uma operação no caixa eletrônico e alguém se aproxima oferecendo ajuda. Parece inofensivo, certo? Mas esse é justamente o ponto de partida do Golpe da Ajuda, também conhecido como Golpe da Falsa Ajuda ou Golpe do Caixa Eletrônico.

Os criminosos podem agir sozinhos ou em dupla e geralmente escolhem como alvo pessoas idosas ou demonstram ter dificuldade para mexer em opções dos caixas eletrônicos. Eles se aproximam com ar de gentileza, mas o objetivo é sempre o mesmo: conseguir acesso às senhas ou ao cartão da vítima.

O truque é ganhar a confiança da pessoa para, em seguida, aplicar o golpe. Muitas vezes, trocam o cartão verdadeiro por um falso, observam a digitação da senha ou até mesmo tentam acessar a conta corrente da vítima sem que ela perceba.

Atenção redobrada: o perigo nos finais de semana

Os criminosos intensificam suas ações durante os finais de semana, feriados e horários em que as agências bancárias estão fechadas ou com menos pessoas por perto.

Muitos se aproveitam dessa situação para se passar por funcionários do banco, oferecendo uma falsa sensação de segurança para aplicar o golpe com mais facilidade. Por isso, se você precisar usar um caixa eletrônico fora do horário comercial, redobre sua atenção!

3 dicas para não cair nesse golpe 

Agora que você ficou sabendo como criminosos agem e como funciona o Golpe da Ajuda, todo cuidado é pouco ao usar o caixa eletrônico. Para aumentar ainda mais sua proteção, veja algumas dicas:

1. Precisa de ajuda? Fale com os funcionários 

Se você realmente estiver precisando de ajuda no caixa eletrônico, converse somente com quem esteja identificado como funcionário do banco, seja do Santander ou de outra instituição financeira. Procure por pessoas uniformizadas e com crachá. 

Dessa forma, você terá o apoio que precisa com colaboradores verdadeiros e não precisará passar as suas informações para outros clientes que você não conhece.

2. Não aceite ajuda de estranhos 

O Golpe da Ajuda acontece justamente entre você e desconhecidos. Por isso, caso um estranho ofereça ajuda para você, não aceite. Diga que vai esperar um funcionário da agência bancária não forneça nenhum dos seus dados pessoais ou bancários.

3. Sempre verifique o seu cartão 

Ao tirar o seu cartão do caixa eletrônico após o uso, confirme se é realmente o seu cartão e se tem o seu nome escrito.

Leia também: Proteja-se do Golpe da Transação Falsa

Seu cartão ficou preso no caixa eletrônico? Siga este passo a passo e proteja-se! 

Os golpistas utilizam armadilhas e ferramentas para prender o cartão dentro do caixa eletrônico. Se isso acontecer com você, mantenha a calma e siga rigorosamente as seguintes orientações:

  • Não aceite ajuda de desconhecidos: por mais simpática e prestativa que a pessoa pareça, recuse qualquer tipo de ajuda nesse momento. Golpistas usam a gentileza como isca;

  • Não deixe ninguém ligar por você: criminosos podem se oferecer para ligar para a central de atendimento do banco para “te ajudar”. Eles usam um número falso, onde um comparsa solicitará sua senha e orientará que você deixe o cartão na máquina. Cuidado!

  • Ligue você mesmo, do seu celular: a única atitude segura é utilizar o seu próprio celular e ligar para a central de atendimento do banco 4004-3535.

  • Nunca informe sua senha: nenhum funcionário do Santander ou de qualquer outro banco está autorizado a pedir a senha do seu cartão ou de acesso a conta. Sua senha é pessoal e intransferível.

  • Não deixe o cartão sozinho: jamais deixe seu cartão preso na máquina sem supervisão, mesmo que um suposto "funcionário" ou "segurança" peça para você fazer isso. Se o cartão ficar preso, acesse o site Bloqueio Imediato Santander por qualquer celular ou aparelho com conexão à internet para bloqueá-lo imediatamente.

Por fim, lembre-se: nunca compartilhe suas senhas ou informações confidenciais com ninguém, em nenhuma circunstância. Criar esse hábito simples já aumenta muito a sua segurança em qualquer situação.

Tudo sobre segurança

Se você foi vítima de um golpe ou fraude, entre em contato imediatamente com a Central de Atendimento do Santander. Nossa equipe está pronta para ajudar você. Basta ligar para o telefone 4004 3535.

 

Avalie esse artigo