Atualizado em 11-03-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00
Na imagem temos um texto à esquerda com a frase “Proteção ao usar o cartão Santander

De acordo com um levantamento realizado pela Comscore, o estudo “Tendências de Social Media 2023”, o Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome redes sociais. Esse dado indica que os brasileiros estão bastante conectados às plataformas atuais, como Instagram, TikTok, Facebook, entre outras.

Mas, com tantos acessos diários e grande visibilidade, as redes sociais se tornaram um alvo para armadilhas digitais.

Neste cenário, os aplicativos e as contas de diversas pessoas são invadidas por golpistas para que usem os seguidores a fim de alcançarem ainda mais vítimas. Ou até mesmo golpistas podem criar perfis falsos para divulgarem promoções fraudulentas afim de roubar seu dinheiro ou dados sigilosos.

O nosso time de segurança preparou dicas de como você pode ter cuidado e se proteger dos golpes em redes sociais. Boa leitura!

Cuidado com Golpe em Redes Sociais: entenda como ele acontece

As redes sociais são usadas em diferentes contextos e já há algum tempo mais uma situação foi adicionada neste conjunto: os golpes. Há chances de você já ter visto alguma pessoa famosa ou não relatando ter tido a sua conta hackeada, seja no Instagram ou em outra plataforma.

Nos golpes em Redes Sociais, os criminosos invadem os perfis legítimos para disseminarem comunicações falsas com o intuito de chamarem a atenção dos seguidores dessas pessoas ou empresas, o que torna possível o alcance de ainda mais vítimas.

O contexto dessas armadilhas está baseado no método de engenharia social. Isto é, mensagens ou abordagens com tentativa de convencimento, como as que os criminosos publicam em stories ou no feed do Instagram, nas quais constam promoções bastante atrativas, tipos de investimentos milagrosos que rendem dinheiro rapidamente, descontos expressivos em produtos ou programas, e outras comunicações que parecem imperdíveis aos olhos do público.

Para se passarem pelo dono do perfil, eles invadem a conta do usuário em questão e fazem publicações como se fossem verdadeiras. Além disso, há casos em que até mesmo vídeos irreais da vítima são utilizados com a ajuda do recurso deepfake.

| Leia também: O que é o golpe Catfish?

Atenção nas redes sociais! Veja como se proteger deste golpe

Existem diferentes formas de se proteger dos golpes em redes sociais, tanto em relação a ter o seu perfil invadido quanto ao ver mensagens nas contas de pessoas mais conhecidas. O ponto principal é reforçar a proteção das suas contas online com as indicações de segurança abaixo:

- Desconfie de publicações na internet que ofereçam serviços e bens por um valor abaixo do preço de mercado ou “investimentos milagrosos”. Suspeite também de pessoas que estão pedindo dinheiro nas redes sociais;

- Crie senhas diferentes para cada tipo de acesso, como sites, aplicativos, redes sociais e sistemas bancários. Utilize senhas longas combinando letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais ($, %, &, #). Nunca as compartilhe com outras pessoas;

- Utilize a verificação de segurança em duas etapas. Esta camada extra de segurança impede o acesso de terceiros às suas contas, mesmo que sua senha seja vazada;

- Mantenha suas informações pessoais seguras, não revele dados bancários e do cartão, senhas das contas bancárias, códigos de segurança, entre outros;

- Suspeitou de alguma publicação ou conta? Denuncie diretamente no aplicativo, clicando nos três pontos superiores e em “Denunciar”.

Além disso, se você seguir algum perfil que esteja oferecendo promoções fora do padrão da conta, pedidos de doação de dinheiro ou quantidades para aplicar em investimentos, e por aí vai, desconfie. A pessoa pode ter sido vítima de hackers que conseguirem acessar a conta e querem alcançar novas pessoas.

Compartilhe essas dicas com amigos e familiares. E para ver ainda mais conteúdos sobre medidas de proteção, continue acompanhando o Blog Santander ou confira o nosso Site de Segurança.

Leia sobre segurança

Avalie esse artigo