Atualizado em 29-08-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Quase que diariamente, o telejornal nacional fala sobre as novidades do Ibovespa, isto é, se teve alta ou queda. Mesmo que você não tenha nenhum investimento, é possível que saiba a atual situação do mercado de ações, pois faz parte da vida cotidiana do país.

No texto a seguir, nós vamos entender o que é o Ibovespa, para que serve e como ele funciona. Resumidamente, é um índice que acompanha o desempenho das principais ações da bolsa brasileira e, assim, compreende o comportamento dos investidores a cada pregão.

O pregão, por sua vez, é o momento que acontece nos dias úteis, designado para a negociação e realização das ordens de compra e venda de um ativo na Bolsa de Valores, como as ações das empresas que estão listadas. Ou seja, as transações das ações só podem acontecer dentro do horário do pregão da bolsa.

Continue a leitura e vamos aprofundar no tema.

O que é o Ibovespa?

Vamos começar falando sobre a Bolsa de Valores, o local onde é possível comprar e vender ações de empresas que têm capital aberto. Como assim capital aberto? Uma empresa pode ter o seu capital social formado por ações, que serão negociadas livremente no mercado. Ou seja, um investidor pode comprar uma ação e se tornar titular de uma parte de determinada empresa.

Para abrir o capital social de uma empresa, será preciso fazer uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Ficou curioso? Veja como funciona o IPO, a abertura de capital de uma empresa na Bolsa de Valores.

E são muitas as empresas que estão disponíveis para que você, investidor, possa comprar as ações e se tornar sócio. Diante dessa grande gama de possibilidades, existem ações mais procuradas do que outras. Essa diferença de procura é representada pelo volume de negociação, sendo as ações mais procuradas tendo um volume maior de movimentação financeira.

O Ibovespa significa Índice da Bolsa de Valores de São Paulo e ele indica o desempenho médio das principais ações listadas. Resumidamente, o Ibovespa é uma carteira teórica de ações que contém os ativos que movimentam os maiores volumes de negociação. Entre as ações analisadas pelo índice estão, por exemplo, o Santander (SANB11), Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e Ambev (ABEV3), só para citar algumas.

O Ibovespa é considerado o parâmetro da renda variável por muitos. Em ouras palavras, se a sua carteira valorizou mais do que o índice, é um indício de que a sua carteira está equilibrada e de que os seus investimentos estão indo bem.

O que é a B3?

A sigla B3 significa ‘Brasil, Bolsa, Balcão (B³)’, sendo uma empresa brasileira que surgiu com a fusão de duas outras empresas, a BM&F Bovespa e a CETIP. Com essa fusão, essas empresas são as responsáveis pela negociação, registro, oferta, liquidação e operacionalização de ativos e demais instrumentos financeiros do mercado. Atualmente, a B3 é a maior bolsa de valores da América Latina e uma das principais do mundo.

Como funciona o Ibovespa e para que serve?

É importante saber que os investidores mantêm os olhos ligados no índice diariamente, e deve existir uma razão para isso. A razão é uma só: o Ibovespa é considerado um termômetro do mercado de renda variável brasileiro, apontando se a tendência é de alta ou de queda.

O Ibovespa é medido em pontos e quando essa pontuação sobe, significa que possivelmente a maioria das ações contidas no Ibovespa valorizaram ou que algumas tiveram valorização forte o suficiente para puxar o índice para cima. E a mesma coisa acontece no sentido contrário: quando as ações negociadas caem, a pontuação do Ibovespa também cai. O nome dado ao processo de crescimento ou queda no preço das ações é “volatilidade” e nada mais é do que um sinal de como os investidores enxergam o andamento e as expectativas a respeito da economia e do mercado brasileiro.

Em outras palavras, se existe um investidor estrangeiro pensando em investir em empresas brasileiras, ele pode verificar o Ibovespa para entender como está o andamento do mercado acionário brasileiro.

Quais ativos podem ser negociados na bolsa de valores?

São vários os ativos financeiros que podem ser negociados na bolsa de valores. Vamos conhecer alguns deles:

• Ações de empresas:

Entre os investimentos de Renda Variável, as ações estão entre as mais conhecidas e, consequentemente, os ativos mais negociados na Bolsa brasileira. O funcionamento é simples: como dissemos anteriormente, uma empresa pode abrir seu capital social e negociar as ações livremente para os investidores.

Ao comprar uma ação, o investidor adquire uma parte do capital da empresa e, assim, torna-se sócio, podendo receber uma parte dos lucros daquele negócio. Na maioria das vezes, essa repartição de lucros acontece por forma de dividendos. Mais ações = mais possibilidade de dividendos.

• ETFs (Exchange Traded Funds):

Outro ativo que pode ser comercializado na Bolsa de Valores são os Exchange Traded Funds (ETFs), ou Fundos Negociados em Bolsa, na tradução livre. O funcionamento é parecido com os fundos de investimentos: o fundo capta recursos dos investidores para alocar em vários investimentos. Quando você adquire uma cota de um fundo, com apenas um aporte, conseguirá ter acesso a uma diversidade de investimentos, mesmo que indiretamente. No caso dos ETFS, busca-se replicar a performance de um índice.

Ou seja, os ETFs reúnem investidores e, com uma maior soma de dinheiro, investe em diversos ativos listados na Bolsa. Ao aplicar o seu capital, você investirá indiretamente em uma série de ativos, sem a necessidade de comprar cada ativo separadamente. 

Os ETFs podem ser indicados para investidores que não conhecem profundamente as empresas de capital aberto na bolsa para investir delas diretamente. Quem investe em ETF procura acompanhar a performance média de algum segmento ou estratégia de mercado, pois este instrumento busca replicar um índice, como o próprio Ibovespa. Porém, há algumas desvantagens, dentre elas, a não distribuição de dividendos.

• Fundos Imobiliários (FIIs):

Os fundos imobiliários também funcionam de forma similar aos fundos de investimento. FIIs costumam ser mais acessíveis, pois em muitas oportunidades é possível que um investidor compre uma cota por menos de R$ 100.

Esses fundos são compostos por investidores que aplicam recursos em diferentes investimentos imobiliários, seja em imóveis físicos ou mesmo títulos que busquem de alguma forma financiar imóveis. Por exemplo: um fundo constrói um shopping center e coloca todas as suas lojas para alugar. O lucro de todos esses aluguéis será distribuído entre os investidores.

Ao adquirir cotas de um fundo, você terá a sua parte na distribuição dos dividendos. Por lei, o FII é obrigado a repartir 95% dos lucros entre os cotistas a cada 6 meses, apesar de ser bastante comum ver fundos que optam pela distribuição mensal. Outro ponto que agrada muito os investidores é que atualmente não há cobrança de Imposto de Renda sobre os dividendos repartidos para pessoas físicas

• Opções:

Existem ainda outras possibilidades dentro da Bolsa de Valores brasileira, como as Opções, porém são ativos mais indicadas para investidores experientes. Estes instrumentos são contratos de compra e venda, para um determinado preço e data, de mercadorias, commodities, ações e outros ativos para o futuro. As opções são utilizadas principalmente para proteção e/ou especulação.

Esses contratos são conhecidos por sofrerem oscilações e, talvez até por isso, permanecem distantes do público em geral. Como dito anteriormente, exige do investidor experiência e bastante análise.

Revisando o aprendizado

Para não confundir os termos, vamos revisar o que vimos no texto acima.

Ibovespa - Índice Bovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das ações negociadas na B3 - Brasil, Bolsa, Balcão. É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses.

Bolsa de Valores - O mercado onde se negociam ações de empresas de capital aberto e outros ativos, como os Fundos Imobiliários, os ETFs e as Opções.

B3 – É a empresa que faz a infraestrutura da Bolsa de Valores brasileira.

Invista com responsabilidade

O universo dos investimentos pode ser muito frutífero, mas toda ação precisa ser feita com responsabilidade, afinal, é do seu dinheiro que estamos falando. Para isso, é necessário ter um banco seguro e com credibilidade. Só assim para você ver os seus investimentos renderem de forma contínua.

Quero investir

Avalie esse artigo