Atualizado em Wed Jun 08 12:02:37 GMT-03:00 2022

por Equipe Santander

Por que consultar meu CPF antes de um empréstimo?

Essa simples ação pode te ajudar a descobrir se você possui alguma restrição ou pendência em seu nome. Caso exista alguma dívida, você poderá regularizar a situação e com isso ter um acesso mais fácil a uma linha de crédito.

Foi pensando nisso que separamos algumas dicas para você não errar e nem cair em golpes na hora de realizar a consulta, além de descobrir se seu nome possui alguma restrição.

Vamos lá?

O que negativa um CPF?

A inadimplência é a principal causa para negativar um CPF, mas não a única. Quando você deixa de pagar por algum produto ou serviço, seja por atraso ou falta de dinheiro, seu nome pode ir para os registros dos órgãos de proteção ao crédito, exemplo: Serasa, SPC Brasil e Boa Vista, onde seu CPF poderá ser consultado por qualquer empresa que tenha acesso a estas bases de dados e queira checar o histórico financeiro de alguém.

Porém, existem outras situações que podem provocar isso também como, por exemplo, deixar de realizar a declaração do Imposto de Renda. Esse tipo de pendência além de gerar um bloqueio em seu CPF, pode impedir você de realizar movimentações na sua conta bancária, solicitar financiamentos, saque do FGTS, crédito pessoal, entre outros serviços financeiros.

Por isso, antes de solicitar um empréstimo ou buscar uma linha de crédito é importante verificar se você possui alguma dívida em aberto e se está em dia com a Receita Federal.

Como saber se eu estou inadimplente?

Existem algumas formas de saber se você está com problemas em seu CPF. Uma delas é o recebimento da notificação da dívida por carta. Normalmente, a empresa que você possui alguma pendência, registra a dívida em seu CPF e envia uma carta para oficializar a cobrança.

Mas, caso você não receba essa carta ou não lembre de nenhuma dívida, vale realizar periodicamente uma consulta online em sites como Serasa e o Boa Vista SCPC, que disponibilizam a consulta online através de um cadastro simples.

Aqui no Santander, por exemplo, nossos clientes podem acompanhar a situação financeira atual e consultar o CPF de forma gratuita, sem burocracia, utilizando o Santander On – uma solução disponível no App Santander que ajuda você a controlar as finanças de forma prática e segura.

Para saber mais sobre essa funcionalidade, clique aqui.

Além disso, no Santander temos outras soluções para te ajudar a reorganizar a vida financeira, clique aqui para saber mais.

Tenho pendências em meu CPF, e agora?

Se você fez a consulta e descobriu alguma irregularidade, não se apavore, a partir da notificação, você tem até 10 dias para quitar ou negociar o débito. Além disso, busque por informações adicionais da dívida que consta em seu nome como: valor, data, formas de pagamento, possibilidades de negociação, entre outras informações. Em alguns casos, é possível sanar a dívida em aberto com desconto ou parcelamento.

O importante é identificar a pendência e descobrir as possibilidades de regularizar sua situação o quanto antes. Afinal, ter o nome sujo não é vantajoso, isso porque você poderá ter dificuldades para:

• Conseguir um empréstimo;
• Fazer qualquer tipo de financiamento;
• Abrir uma conta corrente;
• Solicitar um cartão de crédito;
• Se for correntista do banco pode ter o cheque especial bloqueado e não conseguir a emissão de novos talões de cheque.

Não tenho reserva de emergência ou renda suficiente, como vou quitar a dívida?

Comece organizando suas finanças, entenda o que você gasta x o que você ganha. Com isso, fica mais fácil de você saber onde poupar e se é possível sobrar dinheiro no fim do mês para montar uma reserva de emergência.

Após se organizar, verifique a possibilidade de renegociar a dívida ou utilizar um crédito que te ajude a resolver a pendência. Aqui no Santander, você encontra diferentes soluções para seu momento atual, clique aqui para conhecer todas elas.

Mas, lembre-se: utilize o crédito de forma consciente. Se não você vai acabar trocando uma dívida pela outra e o problema vai virar uma bola de neve.

E se você não é cliente Santander, mas busca uma opção de crédito para te ajudar a reorganizar a vida financeira, a gente oferece diferentes soluções. Dá só uma olhada:

Procurando crédito, mas ainda não tem conta aqui? Conheça as soluções disponíveis para não correntistas.

img      img
 
img      Sim garantia auto
 
img