Atualizado em Wed Jan 21 18:04:13 GMT-03:00 2026

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumentar espessura do texto A+
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

Artigos Salvos

Frase ‘janeiro chegou e o IPTU também’ ao centro com elementos que remetem a um imóvel à direita.

Uma despesa que se repete todos os anos no mês de janeiro é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por se tratar de um tributo obrigatório, é fundamental acompanhar os prazos e valores para ter o pagamento em dia.

Como os calendários de pagamento foram divulgados pelas prefeituras das cidades, você já pode conferir o valor atualizado deste tributo e se programar para começar a pagar. Continue a leitura e saiba mais sobre as informações sobre o IPTU a seguir.

À vista ou parcelado: conheça as modalidades de pagamento

As prefeituras oferecem duas modalidades de pagamento: à vista ou parcelado. É comum que apliquem algum desconto para os proprietários que optem por pagar o valor do IPTU em conta única. Já dividido em parcelas, pode ser em até dez vezes na maioria das cidades.

Em São Paulo, o desconto para a quitação do débito à vista é de 3% para o exercício de 2026. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, o abatimento é de 7%. Ambos são válidos para pagamentos realizados até a data do vencimento da primeira parcela ou cota única, que ocorre em fevereiro.

Nos demais municípios também pode ter desconto, porém a porcentagem costuma ser diferente. Por isso, é importante consultar essa informação diretamente no site da prefeitura da sua cidade.

O pagamento à vista com desconto pode ser vantajoso. No entanto, não se esqueça que essa quantia pode conflitar com as outras grandes despesas de janeiro, como o IPVA. Considere qual modalidade é melhor para o seu orçamento de forma a não se atrapalhar financeiramente.

Lembre-se: se você é locatário, é preciso confirmar como funciona o pagamento do IPTU de acordo com o seu contrato. Há casos em que essa despesa está inclusa no valor cobrado de aluguel e em outros em que deve ser pago a parte.

Quais são as datas de vencimento do IPTU 2026?

O prazo para pagar a cota única ou cada uma das parcelas mensais seguirá as datas informadas no calendário disponibilizado por cada prefeitura. Em 2026, a consulta online dos valores em São Paulo, por exemplo, fica disponível a partir de 15 de janeiro nos canais oficiais do município.

Para os demais estados, esse documento ficará disponível nos sites dos municípios, assim como os boletos para pagamento. Basta acessar os portais oficiais e informar o número do imóvel. Não deixe de se atentar ao período de vencimento para fazer o pagamento sem multas por atraso.

Além disso, é fundamental ter cuidado com a segurança digital ao realizar seus pagamentos. Com a popularização do Pix, criminosos podem enviar boletos falsos ou sites clonados para capturar valores. Sempre confira se o destinatário do pagamento é a Prefeitura Municipal correspondente antes de confirmar qualquer transação no aplicativo Santander.

Você sabe como o valor do IPTU é calculado?

O IPTU é cobrado anualmente para todos os proprietários de imóveis que estão em região considerada como urbana, ou seja, é válido para apartamentos, casas ou salas comerciais.

Muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre como é feito o cálculo dessa cobrança. Mas saiba que é bem simples: cada município cobra uma determinada quantia de acordo com o local em que está o imóvel. Em seguida, o imposto é calculado tendo o valor venal do imóvel como base, esse é o preço da propriedade definido pelo Poder Público.

Por fim, os municípios aplicam acréscimos, descontos ou alíquotas específicas para cada tipo de construção. Apesar de ter um limite para aumentos, todos os anos o valor do IPTU é reajustado, seja por causa da valorização da localidade ou por outro motivo estipulado pela legislação municipal.

Leia também: Como financiar a compra de um imóvel?

Como funciona a isenção do IPTU?

Você já ouviu falar sobre a isenção do IPTU? Há regras específicas para quando o proprietário do imóvel não precisa pagar esse tributo, que seguem as leis municipais ou nacionais.

Não são todos os municípios que oferecem essa possibilidade de forma ampla. Para os que disponibilizam a isenção, alguns exemplos de quem tem direito são aposentados pelo INSS e pensionistas. Também podem ser contempladas pessoas com deficiência ou famílias de baixa renda, dependendo da metragem e do valor do imóvel.

Entenda se você tem direito consultando o site oficial da sua prefeitura, pois as regras mudam conforme a cidade. Lembre-se que, se você não for isento, o planejamento é o melhor caminho. O aplicativo do Santander possui ferramentas de organização financeira que podem facilitar o controle desses gastos fixos ao longo do ano.

Saiba como pagar o seu IPTU pelo Santander

Para pagar o seu IPTU, utilize o app Santander. Você resolve tudo pelo celular, de forma rápida e segura.

No Santander, o processo é intuitivo. Você pode utilizar o leitor de código de barras ou a função Pix para quitar o IPTU em poucos segundos. O controle fica na palma da sua mão, permitindo que você consulte os comprovantes sempre que precisar de forma rápida.

Lembre-se: você pode receber o boleto em casa ou emitir a guia pela internet. Além disso, também é possível cadastrar a conta no débito automático.

Pelo Aplicativo Santander:

  • Passo 1 – Acesse a sua conta;

  • Passo 2 – Vá em “Pagar”;

  • Passo 3 – Em seguida, digite o código de barras do boleto do IPTU ou aponte a câmera para o QR Code do Pix;

  • Passo 4 – Confirme as informações, escolha quando pagar e pronto!

Se você ainda não é cliente Santander, abra sua conta agora mesmo para aproveitar todas essas facilidades e muito mais!

Abra sua conta

Avalie esse artigo