Atualizado em 26-01-2024

por Equipe Santander

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Acessibilidade

c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 12
Aumento de espessura do texto Aa
Preto e amarelo - tema para daltônicos (WCAG 16:44:1)
Preto e branco - tema para daltônicos (WCAG 21:1)
c. concepts / client-service/Bank and Counter/simple credit Copy 11

Modo escuro

0:00

 / 

0:00

Uma despesa que todos os anos está presente no mês de janeiro é o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Por ser um dos pagamentos de categoria obrigatória, é importante ficar por dentro de quais são os prazos e os valores desta despesa.

Como os calendários das cidades já foram divulgados pelas prefeituras, você já pode conferir o valor atualizado deste tributo e fazer o pagamento. Continue a leitura e saiba mais sobre as informações sobre o IPTU a seguir.

Você sabe como o valor do IPTU é calculado?

O IPTU é cobrado anualmente para todos os proprietários de imóveis que estão em região considerada como urbana, ou seja, é válido para apartamentos, casas ou salas comerciais.

Muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre como é feito o cálculo dessa cobrança. Saiba que é bem simples: cada município cobra uma determinada quantia de acordo com o local em que está o imóvel e esse é um ponto comum de se ter dúvidas.

Em seguida, o imposto é calculado tendo o valor venal do imóvel como base, o qual é o preço da propriedade definido pelo Poder Público. Por fim, os munícipios aplicam acréscimos, descontos ou alíquotas.

Apesar de ter um limite para aumentos, todos os anos o valor do IPTU é reajustado, seja por causa da valorização da localidade ou por outro motivo estipulado pela legislação municipal.

À vista ou parcelado: conheça as modalidades de pagamento

As prefeituras oferecem duas modalidades de pagamento: à vista ou parcelado. É comum que apliquem algum desconto para os proprietários que optem por pagar o valor do IPTU em conta única. Já dividido em parcelas, pode ser em até dez vezes na maioria das cidades.

Em São Paulo o desconto para a quitação do débito à vista é de 3%, enquanto no Rio de Janeiro é de 7%, sendo ambos válidos para pagamentos até a data do vencimento em fevereiro. Nos demais municípios também pode ter desconto, porém a porcentagem costuma ser diferente e é importante consultar essa informação diretamente no site da prefeitura.

O pagamento à vista com desconto pode ser vantajoso. No entanto, não se esqueça que essa quantia pode conflitar com as outras grandes despesas de janeiro, como o IPVA. Então, considere qual é a modalidade melhor para o seu orçamento de forma a não se atrapalhar financeiramente.

Lembre-se: se você é locatário, é preciso confirmar como funciona o pagamento do IPTU de acordo com o seu contrato. Há casos em que essa despesa está inclusa no valor cobrado de aluguel e em outros em que deve ser pago a parte.

Isenção do IPTU

Você já ouviu falar sobre a isenção do IPTU? Há regras específicas para quando o proprietário do imóvel não precisa pagar esse tributo, as quais seguem as leis municipais ou nacionais.

Não são todos os munícipios que oferecem essa possibilidade, enquanto para os que disponibilizam a isenção, alguns exemplos de quem tem direito são: aposentados pelo INSS, pensionista, pessoas com deficiência ou de baixa renda, entre outros.

Para saber ter certeza se você se encaixa em um desses critérios, procure a sua prefeitura.

Quais são as datas de vencimento do IPTU 2024

O prazo para pagar a cota única ou cada uma das parcelas mensais seguirá as datas informadas no calendário disponibilizado por cada prefeitura. Esse documento ficará disponível nos sites dos municípios, assim como os boletos para pagamento. Basta acessar os portais oficiais e informar o número do imóvel.

De qualquer forma, é fundamental se atentar ao período de vencimento para fazer o pagamento sem multas por atraso.

Como pagar o seu IPTU pelo Santander

Para pagar o seu IPTU, você pode ir em terminais de autoatendimento, em caixas eletrônicos, nas lotéricas ou fazer tudo pela internet. Este último jeito facilita e agiliza o pagamento, já que você nem precisa sair de onde estiver para concluir a transação.

No Santander você pode pagar o boleto do IPTU pelo Internet Banking ou pelo aplicativo:

Pelo Aplicativo Santander

Passo 1 – Acesse a sua conta;

Passo 2 – Vá em “Pagar” e clique em “Código de barras”;

Passo 3 – Em seguida, digite o código de barras do boleto do IPTU ou use o leitor;

Passo 4 – Confirme as informações, escolha quando pagar e pronto!

Pelo Internet Banking (somente para São Paulo)

Passo 1 – Acesse a sua conta;

Passo 2 – Vá em “Pagamentos e Recargas”;

Passo 3 – Clique em “IPTU”, dentro de “Pagamento de Impostos”;

Passo 4 – Cadastre as informações e pronto!

Se você ainda não é cliente Santander, abra sua conta agora mesmo para aproveitar todas essas facilidades e muito mais.

Abra sua conta

Avalie esse artigo