Atualizado em 02-03-2022

por Equipe Santander

O impacto da pandemia da Covid-19 na vida cotidiana é imenso e notado por todos. Essas mudanças atingiram diversos fatores, inclusive o econômico. O que poucas pessoas sabem, no entanto, é que o brasileiro está aprendendo a conviver com essa nova realidade e se preparando para futuras novas crises.

A Associação Brasileira de Planejamento Financeiro divulgou uma pesquisa em que 65% dos entrevistados afirmaram se interessar pela reorganização financeira e utilizar a prática.

Se você tem vontade de desenvolver o planejamento financeiro, na sua vida pessoal ou na contabilidade da sua empresa, preste bem atenção neste artigo. Vamos entender a razão de organizar as finanças e como se preparar para os desafios do futuro.

O que é planejamento financeiro?

Se todo mês você tem dificuldade para pagar as contas, pessoais ou do seu negócio, se não consegue juntar uma certa quantia para alcançar objetivos, talvez esteja faltando um pouco de planejamento financeiro na sua vida. Sem dúvidas, a pandemia tem sido um momento complicado, e é justamente por isso que saber cuidar das finanças é tão importante, para ter mais segurança e conforto em situações complexas e difíceis.

O planejamento financeiro é um processo que consiste em traçar metas e gerenciar os recursos que se tem para alcançá-las. Essa atividade é essencial para entender as suas finanças profundamente, para não chegar no fim do mês sem saber para onde o dinheiro foi. Resumidamente, você vai compreender na prática o que cada decisão financeira trouxe para o seu dia a dia.

Bom, você entendeu a teoria. Agora vamos aprender algumas dicas de como se preparar financeiramente e como isso pode te ajudar. Vamos lá?

Dicas para colocar as finanças em dia

• Registre todas as despesas

Aprenda a fazer um fluxo de caixa da conta, ou seja, entenda o montante de dinheiro que recebe mensalmente, com salário e outras rendas, e o quanto você gasta nesse mesmo período. Tenha todas essas informações anotadas, numa planilha do computador ou até mesmo em um caderninho. Controlar as entradas e saídas de dinheiro é simples, mas indispensável para quem quer ter sucesso com as finanças. É o primeiro passo a ser dado.

Na sua empresa, ter uma boa gestão do fluxo de caixa é essencial.  Tenha ciência de todos os recebimentos – as vendas, o recebimento de duplicatas, entre outros. Além disso, controle sobre todos os pagamentos que precisam ser feitos – a compra de estoque, pagamento de contas e salários e muito mais.

Se precisar de um crédito rápido para cobrir despesas emergenciais do fluxo de caixa, conte com o Santander.

• Separe as contas por categoria

Agora que você entendeu o fluxo de entrada e saída de recursos da sua conta, é hora de analisar as informações. Procure entender quais os tipos de gastos e onde você gasta mais, para, depois disso, escolher onde vai economizar.

Separe todas as contas em categorias, assim, ficará mais fácil de entender o nível de prioridade em cada uma dessas despesas. Ah, e lembre-se sempre de atualizar suas informações mensalmente.

Alguns tipos de categorias são: alimentação, combustível, saúde, internet e telefonia, água e energia elétrica, gastos com animais de estimação, lazer. Nas contas empresariais, existem a compra de estoque, pagamento de salários, investimento para ampliação, gastos com publicidade, entre outros.

• Corte os dispensáveis

Você finalizou a categorização das despesas e, com esses dados, deu para compreender onde são os maiores gastos. Em seguida, o plano é selecionar os pontos em que é possível fazer qualquer economia. E o valor pode ser pequeno, hein? Toda economia é bem-vinda.

Como fazer isso? Faça uma lista com os gastos em ordem de prioridade e foque nos que ficaram em último nesse ranking.

No seu negócio, você precisa pagar os salários dos seus colaboradores. É uma despesa inegociável. Procure por soluções que vão trazer uma economia real, mas sem ocasionar a queda na qualidade do serviço que sua empresa oferece, dos produtos que ela vende.

Para a pessoa física é bem mais fácil encontrar pontos de economia. Vamos pensar em exemplos: os gastos em energia elétrica e água você não pode cortar, afinal, são essenciais para a sua vida cotidiana. Mas que tal diminuir a ida aos restaurantes? Se você costuma jantar fora pelo menos 5 vezes no mês, experimente baixar esse número para 4 e perceba que uma boa economia será feita, principalmente ao olhar o valor economizado em um ano.

• Controle a impulsividade

Essa dica vai muito de encontro com a última. Além de cortar os itens dispensáveis, há também um fator educacional que você precisa prestar atenção. Muitas das compras que realizamos no dia-a-dia são fruto do impulso.

Quem nunca abriu um site, deu de cara com uma promoção e acabou comprando um produto que nem precisava, só pelo preço que parecia tentador? Pois é, preste atenção nas compras impulsivas, evite-as e salve mais dinheiro no fim do mês.

Se gastar demais e não conseguir pagar as contas, conheça as condições especiais do Santander para renegociar as suas dívidas.

Entre no mundo dos investimentos

Ter o hábito de investir faz a diferença no mundo atual. O objetivo é alcançar a tranquilidade financeira e realizar sonhos e, para isso, saber poupar dinheiro e investir outas quantias de maneira adequada. Assim, conseguir aumentar o patrimônio pessoal, familiar e empresarial.

Mais uma vez, ter um bom planejamento será fundamental na hora de investir. É importante manter uma constância e, todos os meses, aplicar uma parte do seu salário, mas para que isso seja possível, é conhecer profundamente o seu orçamento.

Invista com o Santander

E, claro, é ideal ter um banco ao seu lado nessa caminhada. Investir pelo Santander é ter um banco seguro e sólido para te atender no mundo de um jeito rentável.

Agora você aprendeu os primeiros passos de como fazer um planejamento financeiro e, aos poucos, organizar sua vida financeira. Essa é uma atividade contínua e diária, ou seja, esteja sempre atento ao seu dinheiro, aos gastos fixos e imprevistos também. Mantenha esse compromisso consigo mesmo, essa disciplina vai te trazer bons resultados e seus sonhos estarão cada vez mais perto.